O que fazer em Palmas, Tocantins

Conheça a cidade de Palmas, capital do Tocantins. Tocas as dicas de turismo para chegar e visitar os pontos turísticos da cidade e região.

Palmas TO
Vista aérea do Palácio Araguaia e centro da cidade
  Por Jair Prandi
 

A cidade de Palmas, capital do estado de Tocantins, surgiu do nada a apenas 33 anos, e hoje conta com cerca 300 mil habitantes. É uma cidade planejada, que foi construída para ser a capital do novo estado brasileiro, fundada no ano de 1989.

Apesar de um crescimento populacional muito grande de Palmas, Tocantins, com apenas 33 anos de idade, a cidade ainda, não atingiu a população idealizada por ser fundadores. Por isso, tem um aspecto de cidade grande misturado com interior.

Palmas é a porta de entrada para o Jalapão, destino mais procurado pelos turistas no Tocantins. Mas a capital não decepciona em seus pontos turísticos, e merece que você reserve pelo menos um dia de sua viagem para conhece-la.

Além dos pontos turísticos de Palmas em si, as praias de água doce, e também atrações urbanas, distrito de Taquaruçu, localizada na região serrana do município, se destaca pelas inúmeras cachoeiras.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Palmas, Tocantins, destacando seus pontos turísticos e as dicas para sua viagem.

Palmas - Fonte da Praça dos Girassóis
Fonte da Praça dos Girassóis

Turismo em Palmas, Tocantins

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Palmas TO

Navegue por este post

Quando ir a Palmas: Melhor época

Faz calor o ano todo em Palmas TO, as temperaturas médias vão de 22ºC a 30ºC com pouca variação durante o ano. O que muda no clima local é que há uma estação seca e outra chuvosa.

Ilha do Canela - Palmas
Ilha do Canela e a orla da cidade ao fundo

O período entre o início de maio e o final de setembro compreende a estação seca (verão local), quando dificilmente chove.
Esta é a melhor época para visitar Palmas, principalmente para curtir as suas praias de água doce, como também as cachoeiras de Taquaruçu e para fazer uma expedição ao Jalapão, como também nas Serras Gerais do Tocantins.

A época chuvosa vai de outubro a abril, mas, as chuvas, geralmente são pancadas rápidas, e acaba não atrapalhando tanto a visita.

Voltar ao índice

Como chegar em Palmas, Tocantins

Para quem vem de longe e chega de avião, o aeroporto de Palmas Brigadeiro Lysias Rodrigues, é a porta de entrada, que serve tanto a capital como todo o estado do Tocantins.

Aeroporto de Palmas, Tocantins
Aeroporto de Palmas, Tocantins

O aeroporto fica a 18 km do centro da cidade de Palmas e uma corrida de Uber vai custar em torno de R$30 (ref. junho de 2022). O aeroporto recebe alguns voos diários das principais capitais brasileiras e com conexões para as demais.

Para quem chega de ônibus, a rodoviária de Palmas fica 11 km ao Sul da Praça dos Girassóis, no centro. Uma corrida de Uber vai custar pouco mais de R$20 (ref. maio 2022).

Como circular na cidade de Palmas

A cidade de Palmas é uma das mais espalhadas do Brasil, com ruas largas com enormes canteiros centrais e rotatórias, bastante semelhante à cidade de Brasília.

Palmas e Rio Tocantins
Av. Juscelino Kubitscheck e o lago do Rio Tocantins ao fundo

Com isso, tudo fica distante, e você terá que estar de carro ou utilizar táxi ou Uber para conhecer os pontos turísticos de Palmas TO.
Porém, a praça dos Girassóis concentra boa parte das atrações e nos seus arredores está boa parte da rede hoteleira, onde é possível fazer esta parte caminhando.

Em minha viagem ao Tocantins, depois que retornei da Expedição no Jalapão, que fiz com a Jalapão Eletrizante, aluguei um carro e fiquei mais 2 dias na região.

Assim, aproveitei para conhecer a cidade de Palmas, as cachoeiras de Taquaruçu e as praias do rio Tocantins, nas cidades de Lajeado e Miracema do Tocantins.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Palmas: Dicas de hotéis e localização

A maior parte dos hotéis de Palmas TO, se concentra nos arredores da Praça dos Girassóis, no centro da cidade, onde é a melhor localização para ficar hospedado. Nessa área há várias opções também de comércio e restaurantes.

Pousada dos Girassóis - Palmas TO
Hotel Pousada dos Girassóis

Ficamos 3 noites em Palmas, duas delas no Hotel Pousada dos Girassóis e uma no Victória Plaza Hotel, duas opções com ótimo custo benefício. Mas há várias outras em diferentes padrões.

Voltar ao índice

O que fazer em Palmas, Tocantins

O que fazer em Palmas TO - Parque Cesamar
Cascata no Parque Cesamar

Se você chegar na capital do Tocantins e ficar meio perdido sobre o que fazer em Palmas, depois deste post, o seu roteiro será facilmente elaborado. A cidade planejada conta com alguns parques, praças e monumentos, que merecem a sua visita.

A Oeste da cidade fica o Rio Tocantins, onde estão as praias de água doce, principais atrativos da capital. Se tiver mais tempo estenda o roteiro até Taquaruçu, distrito de Palmas, que conta com inúmeras cachoeiras.

Conheça agora os principais pontos turísticos de Palmas, capital do Tocantins:

Voltar ao índice

Pontos turísticos de Palmas TO

Praça dos Girassóis – Palmas, Tocantins

O que fazer em Palmas, Tocantins - Praça dos Girassóis
Vista aérea da parte central da Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis, localizada no centro de Palmas, Tocantins é considerada a maior praça da América Latina e uma das maiores do mundo, com 571.000 m2. Teve sua construção iniciada no ano de 1999 e inaugurada em 07 de setembro de 2000.

Além de vários monumentos, a praça abriga as sedes dos poderes públicos estaduais: Poder Executivo (Palácio Araguaia), Legislativo (Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins) e Judiciário (Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins). Assim como as Secretarias de Governo.

Palmas - Tocantins
Vista aérea do Palácio Araguaia, praça dos Girassóis e a cidade ao fundo

Um detalhe curioso que fica imperceptível é que a grande calçada de pedras portuguesas e jardins, localizada em frente ao palácio, vistas de cima mostram o mapa do estado de Tocantins.
No meio da calçada fica o marco do Centro Geodésico do Brasil, o ponto central entre os extremos do nosso país (norte-sul, leste-oeste).

A Praça dos Girassóis reúne boa parte das atrações da lista do que fazer em Palmas. Há vários monumentos arquitetônicos, memoriais e uma bela fonte que iremos falar separadamente logo abaixo.

Palácio Araguaia

O que fazer em Palmas TO - Palácio do Araguaia
Fachada do Palácio do Araguaia

Como já citado anteriormente, o Palácio Araguaia é sede do Governo de Tocantins, localizado no centro da Praça dos Girassóis. Tem uma área de 14.000 m2 e é um dos principais cartões postais da cidade.

A sua arquitetura é muito imponente, tendo em sua fachada arcos vermelhos em homenagem a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A fachada também conta com esferas de 4 metros de diâmetro. Os pórticos de entrada, tem 5 metros de altura e 30 de largura.

O Palácio tem 4 pavimentos, sendo um deles subterrâneo. O hall de entrada, que pode ser visitado, conta com duas grandes pinturas em painéis que representam um pouco da história do Estado, além de maquetes da cidade.

Horário de funcionamento para visitação do hall de entrada:
De segunda a sexta-feira, das 08h30min às 11h e de 14h30min às 17h.

Fonte da Praça dos Girassóis

Palmas TO - `Praça dos Girassóis
Fonte da Praça dos Girassóis

Mais um interessante monumento da Praça dos Girassóis, em Palmas, Tocantins, a fonte é um grande destaque e chama muito atenção por sua beleza, localizada na parte de trás do palácio.

A fonte possui um belíssimo paisagismo, formada por uma cascata artificial, que deságua em três piscinas. É também, iluminada por 64 leds e 16 bombas que formam um chafariz de 15 metros de altura.

Memorial Coluna Prestes – Palmas TO

O que fazer em Palmas TO - Memorial Coluna Prestes
Memorial Coluna Prestes

Obra de um dos maiores arquitetos da história, Oscar Niemeyer, o Memorial também fica situado na Praça dos Girassóis. Foi construído para homenagear o movimento político-militar Coluna Prestes, possui um belo visual, além da estátua em sua frente.

A arquitetura da edificação carrega os traços curvilíneos das obras de Niemeyer, e conta com salas de exposições que exibem fotografias, e um auditório com capacidade para quase 100 pessoas.

Horário de funcionamento interno:
De segunda-feira à sábado: de 08h às 18h.

Monumento aos Dezoito do Forte

O que fazer em Palmas TO - Monumento aos 18 do Forte
Monumento aos 18 do Forte, na Praça dos Girassóis

Inaugurado em 05 de outubro de 2001, o monumento homenageia a revolução contra a República Velha. As 18 estatuas representam a guarnição de soldados que manteve de pé o Forte de Copacabana e a Escola no Realengo.

As estatuas estão dispostas sobre formações de pedras que representam os calçadões da Avenida Atlântica. A estátua que se encontra mais a frente representa o Tenente Siqueira Campos, um dos líderes da revolta, que leva uma bandeira do Brasil.

O monumento também fica na Praça dos Girassóis, próximo do Memorial Coluna Prestes.

Catedral de Palmas

Catedral de Palmas e Praça dos Girassóis
Vista da Catedral de Palmas na Praça dos Girassóis

A atual Catedral do Divino Espírito Santo de Palmas é de arquitetura simples e moderna, teve sua construção finalizada em 2011, mas possui dimensões que já não suporta mais a estrutura que a catedral necessita.

Com isso, em 2015 foi iniciado um novo projeto, que está em construção, e contará com uma área de cerca de 6.000 m2 e uma capacidade para 800 pessoas.

A construção em si já foi iniciada e se encontra em andamento, o projeto com certeza estará à altura das outras obras arquitetônicas da Praça dos Girassóis, fazendo dela ainda mais interessante.

Monumento aos Pioneiros de Palmas

Monumento aos Pioneiros de Palmas
Monumento aos Pioneiros de Palmas

Obra do escultor carioca Mauricio Bentes, o monumento homenageia a primeira família que se mudou para a cidade de Palmas, durante sua construção e auxiliou nas obras iniciais.

As esculturas são feitas de bronze e representam a família, sendo composta por seus nove integrantes: pai, mãe, filhos, filhas e um carneiro. A maior dela tem 2,36 metros de altura e a família está em posição de agradecimento por fazer parte da história da cidade de Palmas, Tocantins.
Logo em frente a este monumento há um outro de um cruzeiro.

Parque Cesamar – Palmas TO

Palmas - Parque Cesamar
Vista aérea do Parque Cesamar

Criado no ano de 1998, o Parque Cesamar conta com uma área de 96.770 m² de reserva biológica sendo um pulmão para a cidade. É também, abrigo para diversos animais, como araras, papagaios, macacos, tatus, capivaras e muitos outros.

Além da vida animal, o parque também abriga o lago da bacia do Córrego Brejo Comprido, onde são realizados passeios de pedalinho e há belas cascatas artificiais. É também um ótimo local para caminhadas, atividades físicas e de diversões para crianças.

O local conta com restaurantes, locais para andar de skate e outros esportes e também abriga a Casa Saçuapara, sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas, que hoje é um pequeno museu.

Horário de funcionamento:
Todos os dias, das 05h às 23h.

O que fazer em Palmas: Parque dos Povos Indígenas

Palmas - Parque dos Povos Indígenas
Vista aérea do Parque dos Povos Indígenas

O local é considerado um legado dos Jogos Mundiais Indígenas, apesar de ainda estar em fase de construção. O parque terá oito etapas de obras, que homenagearão etnias indígenas do Tocantins. A primeira etapa, já concluída, homenageia todos os povos indígenas do mundo.

A primeira obra revitalizou a área da Praça da Árvore, além de receber paisagem natural, iluminações, pista de skate, quadras para prática de esporte, pistas, ciclovias e diversas estruturas que proporcionam um dia de esporte e lazer muito completo.

O que fazer em Palmas: Museu histórico de Tocantins

Museu Histórico do Tocantins - Palmas
Uma das salas do Museu Histórico do Tocantins

Mais conhecido como Palacinho, a edificação feita de madeira jatobá foi a primeira construção de Palmas e também a primeira sede do Poder Executivo do Governo Estadual do Tocantins. A sua construção data do ano de 1989 e já foi usado como sede diversas instituições governamentais.

Atualmente transformado em museu, mantém algumas de suas salas originais, como o Gabinete do Governador, além de exposições de objetos históricos, arqueológicos e de bem cultural do Estado, que contam um pouco da história de Tocantins e de sua capital.

Horário de funcionamento:

  • De terça-feira a sábado, das 8h às 17h.
  • Domingo, das 09h às 16h.
  • Segunda-feira: fechado.
  • Entrada gratuita.

O que fazer em Palmas: Ponte Fernando Henrique Cardoso

Ponte de Palmas - Tocantins
Ponte Fernando Henrique Cardoso

A Ponte Fernando Henrique Cardoso, também chamada de Ponte da Amizade e da Integração, foi inaugurada no ano de 2002. Na verdade, se trata de um complexo de pontes e aterros que liga Palmas ao distrito de Luzimangues, no município de Porto Nacional.

O complexo inteiro tem uma extensão de 8 Km, entre quatro aterros e três pontes, duas pontes de 100 metros e outra de 1.042 metros de comprimento, que atravessa o Rio Tocantins. O rio foi alargado pela barragem da Usina Luis Eduardo Magalhães, situada 60 km ao norte de Palmas.

O que fazer em Palmas: Feira da 304 Sul

Palmas TO - Feira 304 Sul
Feira 304 Sul

A Feira da 304 Sul (Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante) é um ótimo local para conhecer os produtos típicos da região e da cidade de Palmas. Fica em um enorme pavilhão na quadra 304 Sul, onde são comercializadas frutas, legumes, verduras, comidas típicas e produtos diversos.

É um bom local para provar comidas e lanches típicos, como tapioca, pamonha, paçoca, sucos, entre tantas outras guloseimas. É também um bom local para comprar os famosos produtos de artesanato do capim dourado

Diferente de outras feiras normais, esta acontece no período noturno, em alguns dias da semana.

  • Ocorre todas as terças e sextas, a partir das 17h
  • Aos sábados a partir das 7 horas.

O que fazer em Palmas: Mirante do Limpão

Palmas TO - Mirante do Limpão
Mirante do Limpão – Crédito: @b.c.studio

O mirante do Limpão é uma plataforma natural de pedra que oferece belas vistas do vale onde fica a cidade de Palmas. O local é muito procurado para quem busca curtir o nascer do Sol ou o pôr do Sol.

O acesso é pelo Portal do Limpão, lanchonete que fica aos pés da serra. A partir de lá, são 500 metros de caminhada morro acima até o mirante. Existem várias trilhas que chegam ao mirante, muito usada por motociclistas e ciclistas. Fica a 8 km do centro da cidade de Palmas.

Reserve aqui a sua hospedagem em Palmas

Voltar ao índice

Praias de Palmas – Rio Tocantins

Quando se fala de praias em Tocantins, fica a exclamação, já que o estado não é banhado pelo Oceano Atlântico. O fato é que o arenoso Rio Tocantins atravessa a cidade e forma diversas praias de água doce.
Conheça as principais praias do Rio Tocantins, em Palmas, no sentido Norte-Sul:

Praia dos Arnos – Palmas

Palmas - Praia dos Arnos
Vista aérea da Praia dos Arnos

A praia dos Arnos fica situada no norte da cidade de Palmas, há cerca de 3 Km do centro e 2,5 km da ponte Fernando Henrique Cardoso. Com 350 metros d extensão, possui boa infraestrutura, repleta de quiosques, bares, banheiros e duchas, ótima para passar o dia por lá.

Apesar de ser bem frequentada pelos moradores, a praia dos Arnos é pouco visitada por turistas.

Praia da Graciosa – Palmas

Palmas TO - Praia da Graciosa
Praia da Graciosa

A Praia da Graciosa é uma das praias de Palmas, Tocantins, devido à sua localização central em relação ao centro, situada logo ao lado da ponte, numa área repleta de restaurantes e calçadões.

A praia tem 500 metros e possui ótima estrutura para alimentação e higiene. Frequentemente acontecem eventos culturais e festivos em sua orla. A noite o local é bem movimentado por ser o principal polo gastronômico da cidade de Palmas.

A praia dispõe de quadras de esportes, espaço para recreações infantis e muita área verde, com árvores e plantas que dão um toque ainda mais natural. O local oferece a melhor vista da ponte e do do pôr-do-sol, e é também local de partida dos barcos para Ilha do Canela.

Ilha do Canela – Palmas

Palmas - Ilha do Canela
Vista aérea da Ilha do Canela

Cercada pelas águas da Lagoa de Palmas, a Ilha do Canela é a praia mais famosa e bonita de Palmas, atração obrigatória na lista do que fazer em Palmas, Tocantins.

A ilha tem uma área de 45.000 m2, e fica a pouco mais de 3 km do cais da praia da Graciosa de onde saem os barcos. É conhecida como o Oásis da capital tocantinense e é privilegiada com um espetacular pôr-do-sol.

A ilha oferece ótima infraestrutura com restaurantes, quiosques a beira da água e até uma área de camping. No local, há também algumas atividades aquáticas disponíveis.

Palmas - Praia da Graciosa
Cais da Praia da Graciosa, de onde partem os barcos para a Ilha do Canela

Como chegar à Ilha do Canela:
Para chegar na ilha, basta pegar um pequeno barco no Píer 1, ao lado da ponte, na Praia da Graciosa. O percurso de 3,2 km é feito em 10 minutos e custa R$50 por pessoa, ida e volta (ref. maio 2022). O visitante pode ficar quanto tempo quiser na ilha.

Os horários são:

  • De segunda à sexta-feira: de 8h30min às 17h30min.
  • Fins de semana e feriados: de 8h30min às 18h.
  • Muitos visitantes ficam para ver o pôr-do-sol, último horário de barcos que vem da ilha.

Praia do Prata – Palmas

Palmas - Praia do Prata
Vista aérea da Praia do Prata

Entre as praias de Palmas, a Praia do Prata é a mais visitada por contar com vários restaurantes e enormes quiosques na beira do rio. Além dos restaurantes que servem comidas típicas do estado, a érea de camping, quadras para prática de esporte e áreas de lazer.

De águas claras e com temperaturas agradáveis, a praia conta com diversas mesas com coberturas de palha juntamente com a água do Lago de Palmas. A praia também recebe eventos culturais, esportivos e festividades. Fica a cerca de 9 Km do centro da cidade.

Praia do Caju – Palmas

Palmas - Praia do Caju
Praia do Caju

Se você busca uma praia mais tranquila, sem muito movimento é na Praia do Caju que você vai encontrar. Ela foi inaugura recentemente, mas já tem uma boa estrutura para receber seus visitantes e turistas.

As águas são muito calmas, limpas e de ótima temperatura, contando com quiosques e mesas na beira da água. Fica localizada a 12 km do centro de Palmas TO, no sul da cidade e tem uma orla de cerca de 370 metros.

Reserve aqui a sua hospedagem em Palmas

Voltar ao índice

Cachoeiras de Taquaruçu

Taquaruçu - Cachoeira do Evilson
Cachoeira do Evilson, uma das cachoeiras de Taquaruçu

Taquaruçu é um distrito de Palmas, localizado na parte serrana do município. A sede é praticamente uma pequena cidade de 5 mil habitantes, que tem como grande destaque suas inúmeras cachoeiras.
Visitamos as principais cachoeiras e escrevemos um artigo completo e detalhado sobre o destino.

Conheça as cachoeiras de Taquaruçu

Jalapão

Jalapão - Tocantins
Dunas no Parque Estadual do Jalapão

O Jalapão é o principal destino do estado do Tocantins e que acaba trazendo também o turismo para a cidade de Palmas. Não faz parte do município, porém, todos que vão ao Jalapão precisam chegar pelo aeroporto de Palmas ou passar pela cidade.

A melhor forma de visitar o Jalapão é através de uma expedição com uma agência. Foi assim que conhecemos o destino através de um roteiro de 6 dias com a Jalapão Eletrizante.

Se pretende visitar o Jalapão, leia nosso artigo abaixo, um guia completo para viver esta aventura, acesse:

Serras Gerais do Tocantins

Serras Gerais - Cânion Encantado
Cânion Encantado

Menos conhecida do que o Jalapão, as Serras Gerais, se localizam um pouco mais ao Sul e possui atrações tão belas quanto. A região abrange um conjunto de serras e platôs de arenito e calcário que abrange 22 municípios.

As atrações são formadas por montanhas, cânions, cachoeiras, cavernas, formações rochosas e prainhas em rios e lagos de águas cristalinas. As atrações que mais se destacam são o Cânion Encantado, Rio Azuis, Lagoa do Japonês e Lagoa da Serra.

Saiba o que fazer nas Serras Gerais do Tocantins

Onde comer em Palmas TO

Palmas TO - Restaurante na Praia do Graciosa
Filezinho de Pirarucu, prato típico nos restaurantes na Praia do Graciosa

Sem muitos rodeios, podemos afirmar que o melhor ponto gastronômico da cidade de Palmas fica na orla da praia da Graciosa. Junto ao calçadão há vários restaurantes de qualidade, inclusive com música ao vivo.
O mais famoso é o Dona Maria Beach que abre das 11h até as 24h. Outros abrem a partir do final da tarde.

Nas quadras ao redor da Praça dos Girassóis, no centro, há também inúmeras opções de bares e restaurantes, incluindo pizzarias.

Mapa de Palmas: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Palmas listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here