Lagoa do Japonês – Tocantins

Conheça a Lagoa do Japonês, uma atração paradisíaca em meio ao cerrado, nas Serras Gerais do Tocantins.

Lagoa do Japonês
Lagoa do Japonês na área da gruta
  Por Jair Prandi
 

A Lagoa do Japonês é uma atração paradisíaca do estado do Tocantins. É um tesouro escondido que faz parte de muitos roteiros de ecoturismo do Jalapão e das Serras Gerais do Tocantins.

A Lagoa do Japonês que tem o tamanho aproximado de 1 hectare e possui águas extremamente cristalinas de coloração que varia de verde esmeralda para azul turquesa.

O ponto de visitação mais bonito é a gruta que fica em um dos estremos da lagoa onde a água apresenta a coloração mais bonita. A piscina natural em conjunto com as paredes rochosas da gruta, rendem fotos fantásticas.

Neste post iremos mostrar como é e como chegar na Lagoa do Japonês, Tocantins.

Lagoa do Japonês, vista aérea
Vista aérea da lagoa

Lagoa do Japonês – Tocantins

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer na Lagoa do Japonês

Navegue por este post

Sobre a Lagoa do Japonês

Localizada em uma propriedade particular no meio do nada, a Lagoa do Japonês é um paraíso escondido em uma área remota do Tocantins. Apesar disso, é uma atração famosa bastante procurada pelos turistas.

Lagoa do Japonês - Tocantins
Visual da parte mais bonita da lagoa

Na verdade, é uma atração das Serras Gerais do Tocantins, fora da área do Jalapão. Porém, devido à sua grande beleza cênica, as agências têm incluído esta atração, também nos roteiros do Jalapão, no mesmo dia da visitação da Pedra Furada, outra famosa atração da região.

É um local para passar o dia curtindo suas águas cristalinas, olhando os peixes, e mergulhando. Porém, quando o passeio é feito junto com os pacotes das agências, a visitação dura umas duas horas.

Infraestrutura

Lagoa do Japonês - Serras Gerais do Tocantins
Vista aérea da área do parque

A Lagoa do Japonês é um ótimo local para passar o dia e oferece uma boa estrutura. Possui banheiros, vestiários, e restaurante com comida típica local, além de bebidas e petiscos.

Oferece também áreas de descanso e aluguel de equipamentos para alugar, como sapatilhas para água (há pedras cortantes no local) e coletes salva vidas. Há também canoas de apoio para levar os visitantes até a gruta.

Lagoa do Japonês - TO
Canoa de apoio para ir até a gruta
  • Horário de funcionamento: de 8h às 18h.
  • Valor da entrada para passar o dia: R$40 (ref. maio 2022).
  • Aluguel de colete, sapatilha e canoa para a gruta: R$10.
  • No local há opção de camping.

Voltar ao índice

Onde fica a Lagoa do Japonês: Como chegar

A Lagoa do Japonês fica no município de Pindorama do Tocantins, 35 km ao Sul da cidade. O aeroporto mais próximo é o de Palmas, capital do Tocantins, situado a 236 km.

De Palmas até Pindorama, o acesso é todo pavimentado, já a partir da cidade, há 35 km por estrada de terra e areia. Os últimos 14 km de acesso à lagoa, possuem trechos bem ruim, incluindo uma serrinha, onde é indicado carro com tração 4×4.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Então, se você chegar de avião, por Palmas, há duas formas de chegar à Lagoa do Japonês: de carro alugado, ou através de uma expedição ao Jalapão ou nas Serras Gerais, que inclua o atrativo.

Conhecemos a Lagoa do Japonês através de uma expedição de 6 dias ao Jalapão que fizemos com a Jalapão Eletrizante.

Lagoa do Japonês - Pindorama do Tocantins - TO
Visual da lagoa

Voltar ao índice

Quando ir a Lagoa do Japonês: melhor época

A melhor época para visitar a Lagoa do Japonês vai de maio a setembro, quando chove muito pouco. Nessa época, as águas ficam mais cristalinas ainda e o acesso também fica mais tranquilo.

Vale ressaltar que a visitação ao local tem um limite diário de 150 pessoas. Durante os feriados e o mês de julho (férias) o local fica bem movimentado, ou seja. Então, vá cedo ou tente evitar estas datas para garantir a sua visita.

Lagoa do Japonês
Visual da lagoa no caminho para a gruta

Voltar ao índice

Onde ficar se hospedar por perto

A Lagoa do Japonês conta com camping, se você é adepto a esse tipo de acomodação, leve sua barraca, colchão inflável e outros mantimentos para passar a noite.

Se prefere hotel ou pousada, fique em uma das cidades da região, para depois visitar outras atrações na mesma viagem.

Opções de hospedagem em Ponte Alta do Tocantins

Voltar ao índice

O que fazer na Lagoa do Japonês, Tocantins

Mergulho

Lagoa do Japonês - Jalapão
Águas transparentes e azuis nas proximidades da caverna

A Lagoa do Japonês é ótima para mergulhar, com suas águas cristalinas e calmas que proporcionam uma ótima experiência submersa.
No local de entrada há um deck onde já você verá os diversos peixes e poderá tirar fotos incríveis, assim como enquanto mergulha e observa o fundo da lagoa.

Gruta na Lagoa do Japonês

Gruta da Lagoa do Japonês - Tocantins
Parte seca da gruta

A beleza da gruta é indescritível, se misturando as águas cristalinas da lagoa, que no local ganham um azul ainda mais intenso. No local há belas formações rochosas da gruta que compreendem uma parte seca e outra alagada.

O ideal é estar de colete, pois a piscina natural é profunda no local. É possível adentrar por um lado e sair por outro da gruta, local que rende belas fotos.

O acesso a gruta é feito por meio de barco, com acompanhamento da equipe do local. Também é possível ir nadando, já que a distância é de pouco mais de 50 metros do deck até a gruta.

Gruta da Lagoa do Japonês - Tocantins
Passagens com água na gruta

Trilhas e tirolesas

Além da própria lagoa, o local também conta com diversas trilhas que aproximam ainda mais os turistas da natureza, podendo observar de mais perto a fauna e flora e ao mesmo ver as belas paisagens.

Uma grande atração para quem gosta de algo com um pouco mais de adrenalina é a tirolesa, com cerca de 300 metros de extensão, e atravessa uma boa parte da lagoa.

Voltar ao índice

Dicas gerais da Lagoa do Japonês, Pindorama do Tocantins

  • Procure chegar cedo para aproveitar bem este paraíso natural.
  • Se você não tem um calçado para água, alugue uma sapatilha no local. Há pedras cortantes na lagoa.
  • Há uma parte da estrada de acesso em uma serrinha que é bem complicada para subir na volta, o ideal é ir com carro 4×4.
  • Os melhores pontos para foto são em frente à gruta, onde o azul da lagoa ganha um azul intenso.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here