Alicante, Espanha: O que fazer na cidade

Conheça alicante, uma cidade do litoral da Espanha repleta de praias e também de atrações históricas e arquitetônicas como o Castelo de Santa Bárbara.

345
Alicante - Espanha
Castelo Santa Bárbara

Alicante é uma cidade litorânea da Espanha, banhada pelo Mar Mediterrâneo, capital da província de mesmo nome. A cidade tem cerca de 3.000 anos de história e teve suas primeiras instalações no Monte Benacantil.

Por ser uma cidade com cerca 15 km de litoral, as praias de águas cristalinas banhadas pelo Mar Mediterrâneo são as principais atrações de Alicante e vamos falar aqui de muitas delas e de toda a sua beleza.

Mas Alicante, na Espanha, se resume a praias. A cidade tem uma grande concentração de edificações históricas, além de diversas manifestações da cultura espanhola e de uma vida noturna agitada.

A cidade faz parte da Comunidade Valenciana, sendo a segunda maior em população, com cerca de 300.000 habitantes. Neste post iremos mostrar o que fazer em Alicante, na Espanha.

Pontos turísticos de Alicante, Espanha
Praia de Postiguet e o castelo Santa Bárbara ao fundo

Turismo em Alicante

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Alicante, Espanha

Navegue por este post

Quando ir a Alicante

A cidade de Alicante conta com um clima semiárido frio, tendo em média uma temperatura de cerca de 22ºC durante todo o ano. O verão é de ótima temperatura e com poucas chuvas, já no inverno as chuvas aumentam um pouco, mas nada muito exagerado.

O que fazer em Alicante, Espanha
Mirante no topo do Castelo Santa Bárbara

A época mais quente do ano (ideal para aproveitar as praias) vai de junho a setembro, quando as temperaturas médias máximas vão a 28ºC. Já a estação mais fria acontece entre novembro e março com a temperatura média máxima de 19ºC.

Em relação as chuvas, a época em que menos chove é entre os meses de junho e agosto, principalmente em julho que quase não chove.

Voltar ao índice

Onde fica Alicante: Como chegar

Alicante - Castelo de Santa Bárbara
Área central da cidade vista do castelo

Alicante fica no litoral Leste da Espanha, a 426 km de Madrid, a 170 km de Valência e a 527 km de Barcelona. Conheça as principais formas de chegar na cidade:

De avião

A cidade conta com um aeroporto internacional, com voos que chegam principalmente da Europa e voos nacionais vindos de outros destinos da Espanha.

Saindo do Brasil, provavelmente você encontrará passagens com escala em Madrid ou Barcelona. O aeroporto está a 12 km do centro, e você pode sair de lá, com táxi, aplicativo, ônibus, bonde ou carro alugado.

PASSAGENS PROMO – Acesse o buscador de passagens aéreas promocionais com os melhores preços do mercado! Pague em até 10x!
FAÇA SUA BUSCA DE VOOS BARATOS!

De carro alugado

Cheguei a Alicante de carro alugado que reservei com antecedência, retirei em Madri e devolvi em Barcelona. Neste roteiro pela Espanha passei por várias cidades espanholas e rodei 2200 km.

Antes de Alicante, visitei Málaga, Nerja e Granada. Nas proximidades conheci também as cidades de Benidorm, Calpe e Valência, para depois seguir a Barcelona.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Vista do Castelo de Santa Bárbara - Alicante
Vista do Castelo de Santa Bárbara

De trem

O trem bala espanhol é uma boa opção para chegar a Alicante partindo de várias cidades da Espanha. A estação fica no centro da cidade. Para chegar de trem a Alicante a partir de Madri (2h15min), de Barcelona (4h50) ou de Valência (2h).

Os preços das passagens de trem variam de acordo com a antecedência da compra e disponibilidade. Consulte preços e horários de trem na Espanha.

De ônibus

O ônibus costuma ser a opção mais barata para chegar a Alicante partindo de outras cidades. É uma opção para quem busca economia, sem se importar em demorar um pouco mais.
A Trailine no link acima também disponibiliza a busca de passagens de ônibus.

Voltar ao índice

Onde ficar em Alicante: Dicas de hotéis

Se tratando de onde ficar em Alicante, na Espanha, a cidade oferece opções para todos os tipos de gostos, tanto para quem busca uma hospedagem mais econômica, quanto para quem quer algo mais bem localizado e confortável, além de apartamentos para famílias.

Alicante, Espanha - Mar Mediterrâneo
Área costeira ao Norte do centro

O centro é o melhor local para se hospedar em Alicante, pelas opções do centro histórico e também por ficar próximo à praia, porém, os preços em geral são mais altos.

Ensanche Diputación é um bairro beira-mar que fica do ladinho de centro histórico e oferece muitas comodidades. Outros bairros interessantes, um pouco mais longe do centro, são: A Albufereta, Cabo de Las Huertas, Playa de San Juan e Vistahermosa. Todos estes bairros contam com ótimas opções para hospedagem e preços mais acessíveis.

Conheça algumas dicas do boas opções de hospedagem em Alicante, Espanha:

Voltar ao índice

O que fazer em Alicante, Espanha: Pontos turísticos

Veja agora as nossas dicas do que fazer em Alicante, Espanha, onde iremos mostrar e falar um pouco dos principais pontos turísticos, confira!

Castelo de Santa Bárbara

Alicante - Castelo de Santa Bárbara
Castelo de Santa Bárbara (lado Oeste)

O Castelo de Santa Bárbara foi conquistado por Alfonso de Castilla, no dia 04 de dezembro de 1248, data em que se comemora o dia de Santa Barbara, por isso, recebe este nome. É sem dúvida a principal atração da lista do que fazer em Alicante, na Espanha.

Localizado no Monte Benacantil, a 166 metros de altura em uma ótima localização central na cidade, oferece uma vista estratégica da cidade de Alicante e também de uma vasta parte do litoral com suas praias.

Alicante - Vista do Castelo de Santa Bárbara
Vista do Castelo de Santa Bárbara (lado Leste)

A sua origem remete ao século IX, mas passou por diversas reformas e destruições durante as guerras e batalhas que ali aconteceram. O castelo pode ser dividido em três partes, a parte superior, intermediária e inferior.

A parte superior é a mais antiga e tem um aspecto mais militar. Possui uma plataforma para artilharia, a Torre del Homenaje, além do Baluarte dos Ingleses, do Parque dos Engenheiros, da Sala Nobre e da Casa do Governador.

Na parte intermediária podemos encontrar instalações importantes como a o imponente Salão Felipe II, o Pátio das Armas, que abriga o Baluarte da Rainha e ruínas da ermida de Santa Barabara, já na parte inferior encontramos o Revellín del Bon Repós.

Alicante, Espanha - Castelo de Santa Bárbara
Caminho que circunda o castelo e proporciona belas paisagens

O acesso se dá por um túnel e um elevador situado em frente à praia de Postiguet. A volta pode ser feita tanto pelo elevador como por um caminho que circula o castelo e desce até o centro, de onde se tem vistas incríveis da cidade de Alicante.

Horário de visitação:

  • De 15 de novembro a 27 de fevereiro: De segunda a domingo: de 10h às 18h.
  • De 28 de fevereiro a 16 de junho: De segunda a domingo: de 10h às 20h.
  • De 17 de junho a 4 de setembro: De segunda a domingo: de 10h às 23h.
  • De 5 de setembro a 14 de novembro: De segunda a domingo: de 10h às 20h.
  • Fechada: dia 24 de junho; dias 24, 25 e 31 de dezembro; dias 01 e 06 de janeiro.

Esplanada da Espanha – Alicante

Alicante - Esplanada da da Espanha
Calçadão da Esplanada da da Espanha

A Esplanada da Espanha é um passeio com um grande calçadão formado por cerca 6 milhões de ladrilhos de mármore e 3.400 m2 de área, localizada entre o centro histórico e a orla da Marina de Alicante.

O local é muito movimentado tanto de dia como à noite para caminhadas e faz parte do cotidiano dos populares da cidade. O local é muito bonito, já que junta os belos mosaicos do calçadão com a paisagem do mar.

Passeio Mirador Puerto Levante de Alicante

Alicante, Espanha - Paseo Mirador del Puerto
Paseo Mirador del Puerto

Este ponto turístico de Alicante consiste em um calçadão elevado situado à beira mar na área do porto, com uma extensão de 360 metros. Fica ao lado de uma área repleta de restaurantes próximo da marina.

Basílica de Santa Maria

Alicante, Espanha - Basílica de Santa Maria
Fachada da Basílica de Santa Maria

Construída sobre uma antiga mesquita, a Basílica de Santa Maria tem sua construção datada do século XIV, a mais antiga da cidade de Alicante. tem como maior característica a arquitetura gótica e barroca.

Na parte externa, as esculturas e detalhes na sua fachada barroca chamam muita atenção. Em seu interior encontra-se uma nave muito bem decorada, principalmente na parte altar, destacam-se também as capelas laterais.

Horário de funcionamento:
De segunda a domingo: de 10h às 13h e de 18h às 19h30min.

Catedral de San Nicolás de Bari

O que fazer em Alicante - Catedral San Nicolas de Bari
Catedral San Nicolas de Bari – Crédito: Fernando / Wikimedia commons

Construída entre os anos de 1613 e 1662, a Co Catedral se localiza na Plaza del Abad Penalva, no centro histórico da cidade. É muito conhecida pela sua arquitetura, que foi erguida sob uma mesquita história.

Sua arquitetura tem um estilo renascentista Herreriano, formada por uma nave única de cruz latina, com diversas capelas, sendo a Capela da Comunhão, o grande destaque dentre elas, de estilo barroco. A catedral conta com diversas esculturas, um belo altar e detalhes que enchem os olhos.

Horário de Funcionamento:

  • De terça a sexta, das 7h30 às 13h e de 17h30 às 20h;
  • Sábados, Domingos e Feriados, das 8h30 às 13h30 e de 17h30 às 20h30.
  • Não abre às segundas.

Câmara Municipal de Alicante, Espanha

Câmara Municipal de Alicante, Espanha
Câmara Municipal de Alicante, Espanha

Localizado bem no centro histórico da cidade de Alicante, o edifício que abriga a Câmara Municipal de Alicante tem uma arquitetura barroca do século XVIII. Há duas torres com sinos que tocam durante todo o dia, tem 41 metros de altura e chamam bastante atenção.

Na parte interna há diversas salas, capela para orações, outro destaque do local é a “Cota Cero” que é o ponto de referência para medidas de altitudes de muitas cidades da Espanha. Entre as salas, destacam-se a Sala Azul e a Sala do Plenário.

Outro ponto interessante é o La Ciudad Descubierta que se trata de exposição de peças históricas retiradas de sítios arqueológicos.

Horário de Funcionamento:

  • De outubro a junho:
    De segunda a sexta, das 9h às 14h.
    Sábados, domingos e feriados: Fechado
  • De julho a setembro:
    De segunda a sexta, das 9h às 13h.
    Sábados, domingos e feriados: Fechado

Casa Carbonell

Alicante - Casa Carbonell
Casa Carbonell

Inaugurada em 1925, a Casa Carbonell é uma das obras arquitetônicas mais famosas da cidade de Alicante. Trata-se de um edifico comercial e residencial de grande importância.

A fachada possui estilo modernista, com as decorações em relevo francês, além de suas belas torres e cúpulas, formando uma das mais belas construções de Alicante, na Espanha, localizada no final da Esplanada da Espanha.

Teatro Principal de Alicante

O que fazer em Alicante - Teatro
Teatro principal da cidade – Crédito: Zarateman / Wikimedia Commons

Localizado na Praça Ruperto Chapí, o teatro foi inaugurado em 1847, com sua fachada principal em estilo neoclássico, onde se destacam seis colunas decoradas em relevo.

Na parte interior a arquibancada é em formato de ferradura com 4 andares e é de estilo italiana e diversas apresentações culturais são feitas no Teatro, como óperas, zarzuelas, teatro, música, ballet, sendo o principal teatro da cidade.

Horário de Funcionamento: Das 12h às 14h e das 17h às 21h.

Praça de Touros de Alicante

Plaza de Toros de Alicante, Espanha
Plaza de Toros vista do castelo de Santa Bárbara

Com sua origem datada do ano de 1847, a obra passou por diversas reformas e a estrutura atual foi construída no ano de 1888. Foi uma das mais importantes praças de touros da Espanha e uma das mais antigas da Comunidade Valenciana.

Localizada em frente à Praça da Espanha da cidade, possui uma capacidade de 11.000 espectadores, e conta com uma estrutura dividida em três andares. Além das touradas, recebe outros tipos de eventos, além de possuir um museu sobre o mundo das touradas.

Horário de Funcionamento:

  • Praça: Somente durante os eventos.
  • Museu: De terça a sexta, das 10h30 às 13h e de 17h às 20h. Sábados, das 10h30 às 13h30.

Mercado Central de Alicante

Mercado Municipal de Alicante, Espanha
Mercado Municipal – Crédito: Zeisterre / Wikimedia Commons

Localizado na Plaza 25 de Mayo e construído entre 1911 e 1912, o Mercado Central de Alicante, possui arquitetura modernista, além de um telhado composto por diversos painéis. É muito conhecido e muito movimentada durante todo o dia por turistas e por populares.

O principal motivo de tantas visitas são as mais de 300 barracas distribuídas nos dois andares da edificação, que fornecem principalmente comidas típicas da região e de toda a Espanha.

Horário de Funcionamento:

  • De segunda a sexta, das 07h às 14h30.
  • Sábados e vésperas de feriados, das 07h às 15h.

O que fazer em Alicante: Museus

O que fazer em Alicante - Museu The Ocean Race
The Ocean Race Museum – Foto de divulgação

Os museus da cidade mostram um pouco da história e cultura de Alicante, da Espanha e de todo o mundo. Há vários museus e áreas culturais na cidade e iremos falar um pouquinho sobre eles agora:

  • Museu Arqueológico de Alicante – MARQ: Possui acervos arqueológicos com origem desde era paleolítica até a Cultura Contemporânea.
  • Museu de Arte Contemporânea de Alicante – MACA: Abriga obras de arte do século XX, de artistas como Eusebio Sempere, Picasso, entre outros.
  • Museu de Belas Artes de Gravina – MUBA: Abriga criações artísticas do período entre Idade Média e o início do século XX, principalmente de origem da cidade de Alicante.
  • Museu da Cidade de Alicante – MUSA: Conta a história da cidade por meio de diversas exposições distintas e também abriga vestígios arqueológicos.
  • Museu da Água de Alicante e Pozos de Garrigós: Se trata de um museu criado para contar a história da água na cidade, além de ser um espaço cultural e educativo.
  • The Ocean Race Museum: Conta a história da navegação mundial por meio de exposições interativas que fazem você se aprofundar em todas as aventuras e desafios dos grandes navegadores.
  • Sítio arqueológico de Lucentum: Lucentum é o nome da cidade que ficava na região da atual Alicante e as ruínas e vestígios arqueológicos que remetem a época ibérico-romana são encontrados neste sítio.
  • Museu da Fogueira: As fogueiras de São João são as festividades mais importantes e famosas da cidade de Alicante e o museu conta um pouco da história de sua criação e de como elas são realizadas.
  • Museu do Presépio: O Museu do Presépio apresenta coleções sobre a história dos presépios na Espanha e no mundo, por meio de modelos e criações.
  • Museu das Touradas: Mostra a história da tourada na cidade, de seus toureiros e da Praça de Touros de Alicante e de tudo que ela representa na história de Alicante.
  • Museu da Universidade de Alicante – MUA: Além de exposições sobre a Arte Contemporânea, reúne apresentações artísticas e culturais de todo o tipo.

Voltar ao índice

Praias de Alicante, Espanha

Alicante tem um grande número de praias que são uma das suas principais atrações turísticas. Ano após ano recebem o reconhecimento da União Europeia com praias de Bandeira Azul que lhes conferem um merecido prestígio internacional, entre as melhores praias da costa mediterrânica.

Conheça as principais praias de Alicante, Espanha:

Praia de San Juan – Alicante

Alicante - Praia San Juan
Praia San Juan

A praia mais conhecida da cidade de Alicante e faz parte da famosa Costa Blanca, e tem uma extensão de cerca de 7 km de extensão de areias finas e águas claras, que proporcionam aos turistas um ótimo dia de banho.

Devido as qualidades das águas que a banham, a praia recebeu a famosa bandeira azul, além da ótima estrutura que a cerca. Conta com um extenso calçadão, restaurantes, bares e estrutura para passar o dia inteiro por lá.

Enseadas de Cabo de la Huerta

Localizado entre a Praia de Sán Juan e de Albufereta, o Cabo de la Huerta reúne diversas enseadas e pequenas praias, formadas por rochas, areias e água cristalina. É um lugar pouco movimentado de contato maior com a natureza.

Além das belas enseadas, a região conta com muita vegetação e uma boa estrutura para que turistas e populares possam a visitar, as praias são ótimas para mergulho, já que as rochas formam pequenas piscinas naturais.

Praia de Almadraba

Alicante - Praia Almadraba
Praia Almadraba

Localizada entre a Praia de La Albufereta e o Cabo de la Huerta, a pequena praia de Almadraba é ideal para quem busca algo mais tranquilo e mais próximo da natureza, tanto pela sua localização quanto pela pequena faixa de areia.

Formada principalmente por rochas e uma areia escura, a praia é cercada por árvores, tem uma água com pouquíssimas ondas e um pôr do sol que encanta turistas e populares.

Praia de Albufereta – Alicante

Alicante - Praia Albufereta
Praia Albufereta

Localizada na parte norte de Alicante, a Praia de La Albufereta é cercada por falésias e se trata de uma praia de 400 metros de comprimento e 20 metros de largura de areia escura e águas tranquilas.

A praia é bastante movimentada no verão, conta com salva-vidas e uma ótima estrutura como bares e restaurantes e muitos prédios em volta. Existem evidências de que a origem da cidade se deu nesta região.

Praia de Postiguet

Alicante - Praia Postiguet
Calçadão e Praia Postiguet

Uma das melhores praias de Alicante é a Praia de Postiguet, localizada em frente ao lado do centro histórico e do porto. É uma praia muito indicada para banho devido as suas águas limpas, quentes e rasas, além de areia fofa e ótima estrutura.

A praia é cercada por um belo calçadão com palmeiras e uma extensão de 900 metros, que conta também com quadras de vôlei e espaço para outras atividades. Por ser bem localizada, a praia é muito visitada e animada.

Praia de Saladares-Urbanova

Com mais de 1,5 km de comprimento e 52 metros de largura, esta praia oferece diversos espaços para a prática de esportes e atividades marítimas como passeios, windsurf e mergulhos para exploração.

Localizada em uma zona residencial a 5 km do centro da cidade, a praia conta com uma ótima estrutura com calçadão e árvores para aproveitar um belo dia de sol.

Praia de Aguamarga

A Praia de Aguamarga é uma praia de cerca de 250 metros de comprimento e 50 metros de largura, conta com uma boa estrutura, areia dourada misturada com cascalhos e águas calmas boas para banho.

Mas o que realmente a difere das outras praias é que ela é adaptada para cães, ou seja, você poderá encontras muitos populares acompanhados de seus pets tanto na areia, quanto no mar, e conta inclusive com restaurante para os animais.

Ilha de Tabarca

Alicante - Praia da Ilha Tabarca
Praia da Ilha Tabarca – Crédito: Igor Romero / Wikimedia commons

Localizada a 4 km da costa e a 20 km do centro, a Ilha Tabarca tem 1800 m de comprimento e 400 m largura. Junto com outras ilhas menores forma um pequeno arquipélago denominado Ilha de Tabarca.

A Ilha é habitada e conta com diversas prainhas além de algumas atrações históricas, antigas muralhas, portas, igrejas e construções de estilo barroco, que datam desde o século XIII, até o século XVIII.

Para chegar a Ilha de Tabarca, você poderá pegar um barco saindo do Porto de Alicante ou então do Porto de Santa Pola, normalmente os barcos saem logo de manhã e voltam ao entardecer, propiciando assim um ótimo dia de turismo na ilha.

Reservar transporte ida e volta à Ilha de Tabarca

Voltar ao índice

Mapa de Alicante: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Alicante listados nesse post. Utilize o mapa de para traçar um roteiro com a sequência de passeios.

Voltar ao índice

Ingressos para atrações e passeios em Alicante, Espanha

É possível comprar ingressos para as atrações de Alicante pela internet, com antecedência.

Costumamos comprar passeios e ingressos antecipados na Europa com a GetYourGuide e também com a Civitalis, duas empresas confiáveis que utilizamos e aprovamos em nossas viagens.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito e os ingressos são enviados por e-mail logo após a compra. Os bilhetes também podem ser apresentados na atração na tela do seu smartphone.

Voltar ao índice

Seguro Viagem Espanha

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here