O que fazer na Capadócia, Turquia: 10 atrações imperdíveis

Conheça algumas das principais atrações da Capadócia e informações para visitar esta famosa região turística da região central da Turquia.

Capadócia - Turquia
Chaminés de fadas
  Por Jair Prandi
 

A Capadócia é uma famosa região turística da Turquia, localizada numa região semiárida chamada de Anatólia Central. É conhecida por ser o principal destino de passeios de balão no mundo e também pela grande concentração de formações rochosas que foram até mesmo utilizadas como moradias no passado.

As formações da Capadócia na Turquia, são em sua maioria em formato de cone, geralmente agrupadas. Na Idade do Bronze muitas formações foram esculpidas e usadas como moradias e até mesmo como igrejas.

As três principais cidades da Capadócia são; Goreme, Urgup e Uchisar. O destino oferece paisagens com formações rochosas entre vales, construções históricas e cidades subterrâneas, além do famoso passeio de balão.

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

Capadócia - Museu a Céu Aberto de Goreme
Museu a Céu Aberto de Goreme

Turismo na Capadócia

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer na Capadócia, Turquia

Navegue por este post

Como surgiu a Capadócia

Como surgiu as formações rochosas

As formações de tufo calcário da Capadócia surgiram de uma intensa atividade vulcânica há cerca de 50 milhões de anos. Com o passar dos séculos, o vento e a chuva foram moldando a paisagem até chegar à forma atual.

Capadócia Turquia - Vale da Imaginação
Vale da Imaginação

Nos arredores de Goreme é possível observar as mais variadas formas, assim como perceber as diferentes eras geológicas dos tufos calcários, alguns mais resistentes, outros mais porosos e frágeis, que foram moldados pela natureza.

As chaminés de fadas são exemplos disso, com uma pedra mais resistente no topo e o cone mais frágil que a sustenta sendo mais castigado pela ação do vento e a chuva.

Rochas escavadas e cavernas na Capadócia

Capadócia Turquia - Goreme Open Air Museum
Goreme Open Air Museum

Além da natureza, as rochas foram também trabalhadas por centenas de anos pelo trabalho da população local, que construíram verdadeiras cidades de pedra. Parte delas subterrâneas.

Existem inúmeros pináculos e encostas de morros perfurados como se fossem casas e edifícios e até mesmo igrejas. Atualmente ainda há cavernas habitadas e até mesmo hotéis dentro delas, uma forma de hospedagem específica da Capadócia, Turquia.

Voltar ao índice

Quando ir na Capadócia Turquia

Balão Capadócia inverno
Visual da Capadócia no inverno – Crédito: Pexels

A Capadócia é um lugar de climas extremos, onde se pode pegar dias muito quentes como também temperaturas extremamente baixas e neve, dependendo da época do ano.

  • A melhor época para visitar a Capadócia pode ser considerada entre os meses de abril, maio, setembro e outubro, quando a temperatura fica mais equilibrada entre o inverno e o verão.
  • A alta temporada de verão vai de junho a agosto, quando faz bastante calor, os hotéis lotam e fica mais caro.
  • O inverno (de dezembro a março) é mais chuvoso, com mais vento, pode nevar e ter facilmente temperaturas negativas, sendo mais difícil acontecer os passeios de balão.

Voltar ao índice

Onde fica a Capadócia: Como chegar

Onde fica a Capadócia

A Capadócia é uma região fictícia da Turquia, localizada na região da Anatólia Central, bem no centro do país, distribuída em várias cidades, entre elas as três principais, que são: Goreme, Urgup e Uchisar.

Por vias rodoviárias, a cidade de Goreme fica a 727 km de Istambul, a 300 km da Ancara (capital da Turquia), a 615 km de Pamukkale (outro destino turístico importante), e a 820 km de Izmir.

Capadócia Turquia - Museu a Céu Aberto de Goreme
Museu a Céu Aberto de Goreme

Como chegar na Capadócia

Pacotes para a Turquia

A Turquia é um país um pouco complicado para viajar por conta própria, principalmente pela dificuldade da língua, além de outros fatores. Por isso, é recomendado viajar em um pacote em grupo e a Capadócia sempre está incluída nos pacotes da Turquia.

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para Turquia com guia que fala português.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para Turquia – parcelado em 10x, com guia em português

A partir de Istambul, as melhores opções são de avião, de ônibus ou com carro alugado. Há também opções de excursões guiadas saindo de Istambul de 2 dias com voos incluídos. Se viajar em um pacote, o transporte já estará incluído.

De avião

O aeroporto mais próximo é o Nevşehir Kapadokya Airoport (NEV), localizado a 43 km da cidade de Goreme.

De ônibus

Viajar de ônibus é a forma mais barata, uma opção para quem dispor de tempo, pois a viagem leva praticamente um dia todo. As rodovias são ótimas, com boa pavimentação e na maior parte do trecho duplicadas.

De excursão

Para quem busca uma opção mais cômoda e rápida há opções de excursões de 2 dias com aéreo saindo de Istambul. No botão abaixo há informações mais detalhadas e o preço.

Excursão de 2 dias a Capadócia saindo Istambul com voos

De carro alugado

Outra opção é alugar um carro e conhecer tudo com mais liberdade de locomoção. É a melhor forma para conhecer outros destinos no caminho e tem a vantagem de se deslocar com facilidade dentro da Capadócia.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Como se deslocar na Capadócia

Dependendo da cidade que ficar, algumas atrações serão próximas, mas haverá outras distantes. Se você não estiver de carro, a melhor forma de visitar e através de passeios guiados.

Excursão de 1 dia pelas melhores atrações da Capadócia

Voltar ao índice

Onde ficar na Capadócia: Dicas de hotéis

Capadócia Turquia - Pigeon Valley
Pigeon Valley

As três cidades turísticas mais importantes da Capadócia, são: Goreme, Uçhisar, Urgup e Avanos. Se hospedando em qualquer uma destas cidades você será buscado para fazer o voo.

Voltar ao índice

O que fazer na Capadócia: Pontos turísticos

Agora iremos mostrar o que fazer na Capadócia, listando algumas das melhores opções de passeios e lugares para visitar, confira!

Passeio de balão na Capadócia

Passeio de balão na Capadócia
Nosso balão a 1000 metros de altitude

O passeio de balão na Capadócia é o mais famoso do mundo e uma das experiências mais incríveis para se realizar na Turquia, sobrevoando as formações de arenito.

O voo de balão Capadócia é o passeio mais procurado e desejado no país, e todo mundo que viaja a Turquia quer viver essa aventura. É um passeio muito seguro e o voo só acontece em condições meteorológicas adequadas.

Entre 100 e 200 balões de tamanhos variados enfeitam o céu da Capadócia todas as manhãs. Só não há voos quando as condições climáticas não permitem.

Balão na Capadócia
Balões em voo rasante próximo às formações rochosas

A primeira parte do passeio é feita em baixa altitude, passando próximo das formações de arenito em voos rasantes, além da vista do nascer do sol com a vista de outros balões.

Na segunda parte do voo o balão sobe bastante, chegando aos 1000 metros de altitude, quando é possível ter uma vista panorâmica mais ampla da imensidão da Capadócia e das cidades.

O voo dura em torno de 45 minutos e no final é servido um brinde de espumante.
O passeio de balão na Capadócia é precificado em Dólar e custa a partir de USD150 por pessoa. Inclui o transporte a partir do hotel, um lanche de café da manhã, o voo e o brinde de espumante.

Mirante dos balões

Balão na Capadócia
Balões sobre as formações rochosas

Se você não fez o passeio de balão ou mesmo que tenha feito, vale a pena ir no dia seguinte no mirante para ver o nascer do sol e ao mesmo tempo o céu repleto de balões coloridos.

O View Point fica perto do centro de Goreme em um platô que oferece a vista do vale repleta de formações rochosas onde os balões fazem voos rasantes.

Goreme Open Air Museum

Goreme Open Air Museum - Capadócia
Igreja na pedra em Goreme Open Air Museum

O museu à céu aberto de Goreme é um conjunto de igrejas construídas em cavernas durante os séculos X e XIII, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Os templos escavados na rocha se mantém intactos até hoje e contam ainda com afrescos com pinturas coloridas bem conservadas em seu interior.

No interior do parque há também inúmeras rochas cônicas que serviam de moradias e o caminho para chegar é de grande beleza cênica.

Goreme Open Air Museum fica a apenas 1,5 km do centro da cidade de Goreme. O acesso é pago.

Chaminés de Fadas

Capadócia - Chaminés de Fada
Chaminés de Fada

São grandes formações rochosas naturais de forma cônica que sustentam no topo do cone um bloco de rocha de porosidade e dureza mais sólida.

Como a rocha do topo é mais sólida, sofreu menos com a erosão do vento e da chuva, com isso é maior que a ponta do cone, parecendo um chapéu, que funciona como protetor da erosão, até porque, se a erosão continuar essa rocha superior desaba.

As chaminés de fada são comuns em vários lugares do mundo, porém, as da Capadócia, na Turquia, são as mais conhecidas e encontradas em vários lugares por lá.

Love Valley – Vale do Amor

Capadócia Love Valley
Love Valley visto do mirante

O Vale do Amor (Love Valley em inglês) ganhou esse nome por causa do formato sugestivo das chaminés-de-fada, que possuem formato do órgão sexual masculino gigante.

A chegada é pela parte alta onde há um mirante, mas é possível fazer caminhadas pelo vale. No local há também camelos para fotos e passeios com o visual das formações da Capadócia.

Fica a 4,8 km de Goreme, com acesso livre.

Cidades Subterrâneas na Capadócia

Cidade subterrânea na Capadócia
Cidade subterrânea na Capadócia

Tanto na Capadócia como em outras regiões da Turquia, há várias cidades subterrâneas, locais que tinham a função de servir como esconderijo no período do Império Bizantino, assim como armazenar água e comida e também.

Descoberta em 1964, a caverna Kaymakli é a maior da Capadócia, com 85 metros de profundidade e 16 andares, um verdadeiro labirinto de passagens estreias e escuras.

  • Fica na cidade de Kaymakli a 25 km de Goreme.
  • Abre todos os dias, das 8h às 18h15 e a entrada é paga.

Vale dos Pássaros – Pigeon Valley

Capadócia - Pigeon Valley
Pigeon Valley

Pigeon Valley é um dos locais que oferece as mais belas paisagens urbanas da Capadócia com um visual exótico. No local são comuns as tradicionais árvores decoradas com olhos turcos.

O nome Vale dos Pássaros se deu pelo fato de que antigamente, os moradores construíam casas para as aves nas rochas das montanhas. Ao redor do vale há vários lugares com vistas incríveis.

Fica ao lado da cidade de Uçhisar de onde se tem também belas vistas do famoso castelo de Uçhisar.

Castelo Uçhisar – Capadócia

Capadócia - Castelo de Uçhisar
Castelo de Uçhisar

O castelo de Uçhisar fina na cidade de mesmo nome, próximo ao Pigeon Valley. Vale a pena visitar as duas atrações em conjunto. Uçhisar fica no ponto mais alto da Capadócia e o topo do Castelo oferece uma vista fantástica.

Vale da Imaginação

Capadócia - Vela da Imaginação
Vela da Imaginação, pedra em forma de camelo

O Vale da Imaginação ganhou este nome por conter um grande número de formações rochosas em variadas formas. Algumas possuem uma forma bem definida como a enorme rocha em forma de camelo, mas outras podem ser várias coisas que a imaginação de cada um revelar.

Cidade de Goreme

Goreme - Turquia
Cidade de Goreme vista de um balão

A pequena cidade de Goreme é rodeada de formações rochosas e uma graça, repleta de opções charmosas de restaurante, pousadas e comércio.

Mesmo que você se hospeda em outra cidade, vale a pena conhecer, em pouco tempo é possível fazer uma caminhada pelo centrinho e conhecer o visual da cidade.

Voltar ao índice

Mapa da Capadócia: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com cada um dos pontos turísticos da Capadócia, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Transporte e passeios guiados na Capadócia

Para quem não está viajando pela Capadócia e não está de carro, a melhor forma de conhecer as atrações é através de excursões guiadas, que levam a várias atrações no mesmo dia.

Nos botões abaixo é possível ver as opções de passeios na capadócia e também excursões vindas de Istambul e translados. A Civitatis e GetYouGuide são parceiros confiáveis que também reservo em minhas viagens.

Passeios e translados com a Civitatis

Passeios e translados com a GetYourGuide

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here