O que fazer em Campinas SP: 21 pontos turísticos

Conheça os pontos turísticos da cidade de Campinas, metrópole paulista conhecida como a Pérola do Oeste.

Campinas - Torre do Castelo
Torre do Castelo
  Por Jair Prandi
 

Campinas é uma grande cidade do interior do estado de São Paulo com mais de 1,2 milhões de habitantes, conhecida por ser um importante polo tecnológico e industrial, conhecida como Princesa do Oeste Paulista.

A cidade surgiu como um bairro rural da Vila de Jundiaí, foi local de pouso de tropeiros, cresceu junto com a produção açucareira e depois do café até se transformar na cidade de Campinas em 1842.

Com a crise do café, nos anos 1930, Campinas foi se tornando uma cidade industrial e de serviços, e depois dos anos 1960, um centro universitário e de tecnologia, sendo atualmente o maior polo tecnológico da América Latina.

Campinas SP foi a primeira cidade brasileira a se tornar metrópole sem ser uma capital. Apesar de não ser conhecida pelo turismo, a cidade tem várias atrações a desbravar, especialmente parques com áreas verdes.
Neste post iremos mostrar o que fazer em Campinas, destacando seus principais pontos turísticos.

Campinas SP
Vista aérea do centro histórico – Crédito: Paulo Arantes / @campinas_por_cima

Turismo em Campinas

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Campinas SP

Navegue por este post

Quando ir a Campinas – São Paulo

Campinas é uma cidade para ser visitada em qualquer época do ano.

  • Os meses mais secos vão de abril a setembro, que é também a época menos quente com temperaturas médias em torno de 20°C.
  • Os meses mais chuvosos vão de outubro a março e são também os mais quentes, com temperaturas médias em torno de 24°C.

Voltar ao índice

O que fazer em Campinas SP
Calçadão da rua 13 de maio, no centro da cidade

Como chegar em Campinas SP

Campinas SP fica no Centro-Leste do estado de São Paulo, a 90 km da cidade de São Paulo. É cortada e conectada por importantes, como a Rod. dos Bandeirantes, Rod. Anhanguera, Rod. Dom Pedro I, além de várias outras.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, situado 20 km ao Sul do centro da cidade de Campinas, é um importante centro de tráfego aéreo brasileiro e o Hub da Azul Linhas Aéreas.

Após passar inúmeras vezes em conexão pelo aeroporto Viracopos, resolvi explorar a cidade e região. Desci no Aeroporto, peguei o carro alugado e fiz um roteiro por Aparecida, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Monte Verde, Atibaia, Holambra, Campinas e Piracicaba.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Se você não estiver com tempo curto na cidade, uma ótima opção é fazer a visita guiada por Campinas, com acompanhamento de um guia com duração de 4 horas.

Visita guiada por Campinas

Voltar ao índice

Onde ficar em Campinas: dicas de hotéis

Campinas é uma cidade enorme e as opções de hospedagem estão espalhadas pela cidade, principalmente nas áreas mais centrais.
O ideal é estar de carro, pois as atrações são bastante espalhadas. Com isso, escolha um hotel que esteja bem avaliado e recomendado pelas notas de avaliação.

Conheça algumas das opções mais bem recomendadas para se hospedar em campinas pelo Booking:

Voltar ao índice

O que fazer em Campinas: monumentos e arquitetura

Torre do Castelo – Campinas

Campinas - Torre do Castelo
Torre do Castelo

A Torre do Castelo é um icônico monumento de campinas SP, uma antiga caixa d’água inaugurada em 1940, com 27 metros de altura e capacidade para 250 mil litros de água, que se destaca por sua localização como pela arquitetura singular.

Esse reservatório que se tornou um símbolo da cidade fica na rotatória do final do prolongamento da Avenida Andrade Neves.

Catedral Metropolitana de Campinas

Catedral de Campinas
Catedral metropolitana Nossa Senhora da Conceição

A Catedral Metropolitana de Campinas foi inaugurada em 1883, localizada na Praça José Bonifácio, local conhecido com Largo da Catedral, no centro da cidade.

Dedicada à Nossa Senhora da Conceição, a igreja possui estilo neoclássico, com seu interior, em estilo barroco baiano (sem douração) conta com um requintado trabalho de talha de madeira. A Catedral possui também um Órgão de tração mecânica de 1883.

Basílica Nossa Senhora do Carmo

Campinas - Basílica Nossa Senhora do Carmo
Basílica Nossa Senhora do Carmo

A Basílica Nossa Senhora do Carmo se localiza em frente à Praça Bento Quirino (Largo do Carmo), na parte mais antiga da cidade de Campinas SP. Foi originalmente a igreja Matriz da cidade

A igreja atual foi construída na década de 1920 em substituição da antiga, construída em 1784. Com estilo neogótico, a igreja tem seu interior decorado com pinturas internas do pintor italiano, então radicado no Brasil, Gaetano Miani.

Jockey Club Campineiro

Campinas - Jockey Clube Campineiro
Jockey Clube Campineiro

O Jockey Club Campineiro é um dos mais belos prédios históricos e culturais de Campinas SP. Construído em 1925, o prédio possui estilo eclético e com elementos do art nouveau e da neorrenascença.

O edifício foi construído para ser sede do Clube Campineiro, sendo a sua sede até a década de 1970. Em 1994 foi declarado Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas. Atualmente o prédio sedia atividades e eventos culturais.

Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Campinas - Escola de cadetes do Exército
Prédio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) é uma instituição com mais de meio século de existência, responsável pela formação do oficial combatente do Exército.

O prédio da instituição em Campinas SP é de grande beleza e merece ser visitado, mesmo que somente visto do portão, já que a visitação não é permitida. Quem vai visitar o Museu do Forte Anhanguera, também do Exército) vai passar em frente de qualquer forma.

Estação Cultura – Campinas

Estação Cultura - Campinas
Pavilhão interno da Estação Cultura

Inaugurada em 1884, a estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro é um marco histórico do Centro de Campinas, que representa o esplendor da época cafeeira.

O prédio possui arquitetura construída com tijolos importados da Inglaterra, e a estação manteve viagens de trens de passageiros até 2001. Atualmente, o prédio é utilizado pela Prefeitura de Campinas para atividades e eventos culturais.

Uma atração interessante da estação Cultura é a maquete de ferromodelismo com 300 metros de trilhos, com duas linhas principais e diversas composições. O espaço abre ao público todos os sábados, das 9h às 17h.

Voltar ao índice

O que fazer em Campinas: Parques e praças

Praça Carlos Gomes – Campinas

Campinas - Praça Carlos Gomes
Praça Carlos Gomes

A Praça Carlos Gomes atual foi inaugurada em 1913, conta com um coreto e inúmeras grandes árvores, além de altíssimas palmeiras, que funciona como um refúgio e um pulmão no centro da cidade de Campinas SP.
Localiza-se entre as Ruas General Osório, Irmã Serafina, Conceição e Boaventura do Amaral.

Largo do Rosário – Campinas

Campinas - Largo do Rosário
Largo do Rosário

Esta praça no centro da cidade de Campinas SP ganhou o nome de Pátio do Rosário por abrigar a Igreja do Rosário, ali existente desde 1817. Sempre foi um local de festividades e chegou a receber o imperador Dom Pedro II em 1848, 1875 e 1878.

Joaquim Bonifácio do Amaral, o Visconde de Indaiatuba, construiu nas proximidades, um sobrado imponente, onde hospedou o imperador nas suas visitas de 1875 e 1878.

Em 1956 a igreja foi demolida para o alargamento da Avenida Francisco Glicério e o local passou a se chamar Largo do Rosário, um importante marco do centro da cidade.

Parque Portugal Lagoa do Taquaral

O que fazer em Campinas - Parque Portugal Lagoa do Taquaral
Parque Portugal Lagoa do Taquaral – Crédito: @travel_explore_enjoy_life

O Parque Portugal (também conhecido por Lagoa do Taquaral ou Parque Taquaral) foi inaugurado em 10915 e fica no bairro Taquaral, na Região Leste de Campinas SP.

É o parque mais famoso da cidade, uma grande área verde que recebe diariamente muitos moradores turistas, principalmente aos finais de semana.

As principais atrações do Parque Portugal são:

  • Lagoa Isaura Teles Alves de Lima (Lagoa do Taquaral) com pedalinho e chafariz.
  • Planetário de Campinas, inaugurado em 1987.
  • Bonde Elétrico com uma linha ferroviária com 3 km de extensão onde circulam 4 bondes elétricos.
  • Concha Acústica (Auditório Beethoven) com capacidade para abrigar até 2 000 pessoas.
  • Réplica da Caravela Anunciação de Pedro Álvares Cabral. Aberta à visitação aos sábados, domingos e feriados da 8h às 12h e das 14h às 18h.
  • Biblioteca Guy-Christian Collet, que é o maior centro de estudos da América Latina sobre cavernas.
  • Ginásio de Esportes, inaugurado em 1960.
  • Balneário Municipal Marlene Porto, com 3 três piscinas abertas ao público.
  • Complexo Esportivo com pistas para caminhada e corrida além de inúmeras quadras de diferentes esportes.
  • Museu dos Esportes‎, inaugurado em 2016, dedicado a história do esporte da cidade de Campinas.

O parque abre todos os dias, das 9h às 17h.

Pedreira do Chapadão

O que fazer em Campinas - Pedreira do Chapadão
Pedreira do Chapadão – Crédito: Enio Prado / Wikimedia

A Pedreira do Chapadão, também conhecida como praça Ulisses Guimarães, é um parque com 130 mil m². O local que foi uma antiga pedreira, hoje é um parque que conta com um lago, uma cascata, jardins e um belo visual paisagístico, além de uma pista de cooper.

Em 1994, foi inaugurado no local o Memorial Ulisses Guimarães, com uma grande escultura de chapas de aço recortadas e soldadas, com 13 metros de altura.

Abre todos os dias, das 7h às 18h.

Parque Bosque dos Jequitibás

O que fazer em Campinas - Bosque dos Jequitibás
Bosque dos Jequitibás

O Bosque dos Jequitibás foi criado na década de 1880 e se localiza na área central da cidade de Campinas. É uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade, com 10 ha de área.

Cerca de 2,5 ha do parque são de mata nativa da Mata Atlântica. O restante mistura outros tipos de vegetação e edificações. Confira as outras atrações dentro do parque:

  • Minizoológico
  • Aquário Municipal
  • Museu de História Natural de Campinas
  • Casa do Caboclo (moradia de moradia rural, feita em pau-a-pique).
  • Teatro Carlos Maia (teatro infantil)

Abre de terça a domingo e feriados, das 6h às 18h.

Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim (Parque Ecológico de Campinas

Parque Ecológico de Campinas SP
Casarão do Parque Ecológico – Crédito: Raphael Henrique Figueira / wikimedia commons

O Parque Ecológico de Campinas é enorme, tem 110 há e está localizado na Região Leste da cidade. Com projeto paisagístico é de Roberto Burle Marx, o parque possui espécies nativas regionais, além de outras da flora brasileira, especialmente palmeiras.

Além da natureza, o Parque Ecológico abriga também e construções tombadas e restauradas da arquitetura campineira do século XIX, como o Casarão, a tulha e a capela da antiga Fazenda Mato Dentro, espaços que integram um Museu Histórico Ambiental.

Abre todos os dias, das 6h às 18h.

Parque Ecológico do Jambeiro

O que fazer em Campinas - Parque do Jambeiro
Gansos no Parque do Jambeiro

O Parque Ecológico do Jambeiro é uma nova atração na lista do que fazer em Campinas, inaugurado em 2020 de uma união da Praça José Ferreira de Toledo com a Lagoa do Jambeiro.

O parque conta com um lago, pista de caminhada, ciclovia, parquinho e academia ao ar livre. Um dos destaques são os inúmeros gansos, capivaras e saguis que habitam o local.

Abre todos os dias, das 6h às 18h.

Parque das Águas – Campinas SP

O que fazer em Campinas - Parque das Águas
Parque das Águas – Crédito: @cantinhosdecampinas

Inaugurado em 2007, O parque das Águas também é uma atração recente na lista do que fazer em Campinas SP. Possui uma ampla área verde e um lago. Possui pista de caminhada, parquinho, área para atividades ao ar livre, lanchonete e estacionamento.

Uma das principais atrações do parque é a flor de lótus, que pode ser vista no verão, entre novembro e março.

Abre todos os dias, das 6h às 18h.

Parque Botânico Amador Aguiar (Swiss park)

Parque Botânico de Campinas SP
Parque Botânico – Crédito: @cantinhosdecampinas

Inaugurado em 2009, o Parque Botânico faz parte do Swiss park e conta com uma área de 554 mil m². O parque oferece trilhas para os visitantes, e a sede conta com sanitários, água e pergolados para descanso.
A figueira centenária de mais de 20 metros de atura é um cartão-postal do Parque Botânico no Swiss Park.

Abre todos os dias, das 6h às 19h.

Voltar ao índice

O que fazer em Campinas: Outros pontos turísticos

Museu Militar do Forte Anhanguera

Campinas - Museu Militar
Tanque de Guerra no Museu Militar

Inaugurado em 2020, o Museu Militar de Campinas fica dentro da área do exército, parte dele fica em área externa e o restante em área fechada.

Já no caminho do museu fica o museu ao ar livre, onde podem ser vistos tanques de guerra e grandes canhões. Já a parte fechada é dividida em 3 salas que retratam diferentes temas e períodos: Décadas de 20, história da Fazenda Chapadão, e a criação do 1º Batalhão de Carros de Combate Leve em 1947.

  • Entrada gratuita. Visitação de Segunda a Sexta, das 10h às 11h30 e das 13h30 às 16:30h.
  • Obs: O Museu ao Ar Livre tem visitação livre, já para a área interna, não é permitida a visitação de bermuda, somente de calças (normas do Exército).

Museu da História Natural de Campinas

Museu da História Natural de Campinas
Museu da História Natural – Foto de divulgação

O Museu de História Natural está instalado dentro do parque do Bosque dos Jequitibás, no complexo que integra o Aquário e a Casa dos Animais.
Com um acervo de cerca de 6.000 peças, o museu tem como destaque o grande número de animais empanados e fósseis de diferentes biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e o Pampa).

Abre de quarta a sexta, das 9h às 13h e sábados e domingos, das 9h às 16h30.

Mercado Municipal de Campinas

Mercado Municipal de Campinas SP
Mercado Municipal de Campinas SP

Com prédio de bela arquitetura em estilo neomouristico, o Mercado Municipal de Campinas foi em 1908, sendo na época um entreposto de açúcar da Estrada de Ferro Funilense que ia até o Porto de Santos.

O prédio foi tombado como Patrimônio Artístico e Cultural tanto municipal, como estadual e é um local de vendas de variados tipos de produtos.

Abre de segunda a sábado, das 7h às 18h30 e aos domingos, das 7h às 12h30.

Estádio Moisés Lucarelli – Ponte Preta

Estádio Moisés Lucarelli - Ponte Preta
Estádio Moisés Lucarelli

O Estádio Moisés Lucarelli é a casa da Associação Atlética Ponte Preta, conhecido clube de futebol de Campinas e tem capacidade atual de 19.728 pessoas. Foi inaugurado em 1948, construído com doações de material feitas por torcedores do clube durante 6 anos.

O Moisés Lucarelli foi sócio do clube e idealizador do estádio, quem organizou a sua construção.

Obs: A visitação externa é livre. Não há uma visitação organizada no interior do estádio, porém, a visitação pode ser liberada por um porteiro, dependendo da programação do dia.

Estádio Brinco de Ouro – Guarani Futebol Clube

Estádio Brinco de Ouro - Guarani
Estádio Brinco de Ouro – Guarani

O Estádio Brinco de Ouro da Princesa foi inaugurado em 1953, tem capacidade atual é de 29 130 pessoas, pertence ao Guarani Futebol Clube, conhecido clube de futebol de campinas SP, que já foi campeão brasileiro em 1978.

Para visitar o interior do estádio basta chegar na secretaria que um funcionário o acompanhará para uma visita rápida, se não houver programação de atividades naquele horário.

Maria Fumaça Campinas

Maria Fumaça de Campinas
Maria Fumaça de Campinas – Foto de divulgação

A Maria Fumaça de campinas é um trem histórico que é composto por carros e locomotivas restauradas e originais que levam a um passeio entre Campinas e Jaguariúna.

Além do passeio há um museu ferroviário no local que preserva a história das ferrovias brasileiras, sendo o maior acervo preservado da América Latina.
Abre de terça a sexta, das 8h às 17h e sábados e domingos, das 8h às 18h.

Os passeios ocorrem aos sábados, domingos e feriados. Confira a programação e preços no site oficial da Maria Fumaça.

Voltar ao índice

Mapa de Campinas: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Campinas, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here