Saiba o que fazer em Bogotá. Dicas de como chegar, onde ficar, e lista dos principais pontos turísticos da capital da Colômbia.
A cidade de Bogotá, Colômbia, vem recebendo cada vez mais turistas brasileiros, nos últimos anos. A cidade é gigante e tem muita coisa a se fazer por lá. A metrópole se revela uma bela cidade, com atrações paisagísticas, arquitetônicas e culturais.
A capital é um importante centro cultural, com muitos teatros e museus, entre eles, o famoso Museu do Ouro e o museu Botero. Lá no alto, o Cerro Monserrate é o destaque, com a melhor vista de Bogotá, acessível por teleférico ou funicular.
Bogotá está em uma média de 2.640 metros acima do nível do mar, já o cerro Monserrate fica a 3150 m. A população é de 8 milhões, chegando a mais de 9 milhões na região metropolitana.
Turismo em Bogotá – Colômbia
- Onde fica Bogotá e como chegar
- Como circular em Bogotá
- Onde se hospedar em Bogotá
- O que fazer em Bogotá: pontos turísticos
- O que fazer nos arredores de Bogotá
- Clima de Bogotá – Colômbia
- Onde comer em Bogotá
- Mapa de Bogotá: pontos turísticos

Onde fica Bogotá e como chegar
Bogotá fica na região central da Colômbia, localizada sobre um extenso planalto conhecido como Altiplano Cundiboyacense, nos Andes, a cerca de 2.640 metros de altitude. É uma das capitais mais altas do mundo, situada a 260 km do Mar do Caribe (em linha reta) e a 1.000 km de Quito, no Equador.
O Aeroporto Internacional El Dorado é a principal porta de entrada da cidade e do país. É o terceiro em número de passageiros na América Latina. Isto porque é um aeroporto que conecta a América do Sul com a América central e do Norte.
A Avianca é a companhia que oferece o maior número de voos para o destino. Há voos diretos de algumas cidades brasileiras ou também, com conexões em Lima, no Peru.
Do aeroporto ao centro e hotéis, recomendo o transfer que custa barato por lá, mas há também as opções de táxi ou carro de aplicativo.
Reserve o transfer do aeroporto ao hotel
Como circular em Bogotá

Não há metrô em Bogotá. As formas de circular na cidade, são de táxi, Uber, o ônibus Transmilênio e ônibus turístico. O sistema Transmilênio é semelhante ao que existe em Curitiba, onde grandes ônibus articulados transitam dentro de pistas exclusivas.
Não é uma boa ideia alugar um carro para circular em Bogotá, devido ao tráfego e congestionamentos, além de haver rodízio de placas na cidade.
Uma boa alternativa é comprar o passe do ônibus turísticos que dá direito a descer e subir à vontade nas paradas próximas aos pontos turísticos de Bogotá.
Compre o bilhete do ônibus turísticos com antecedência
Onde se hospedar em Bogotá
A cidade é enorme, por isso, considere ficar mais próximo de lugares que pretende conhecer. Na Candelária (centro histórico) e proximidades estão boa parte das atrações, inclusive do acesso ao Cerro Monserrate.

Para quem curte ficar em um hostel a Candelária é também onde há mais opções, além de bons hotéis para todos os gostos e bolsos.
Veja as opções de hotéis na Candelária
Já para quem prefere ficar próximo às baladas e restaurantes, pode procurar a região de Chapinero, especialmente a Zona Rosa.
- Veja as opções de hotéis no Chapinero
- Veja as opções de hotéis na Zona Rosa
- Confira também a lista geral de hotéis na cidade
Durante nossa estadia em Bogotá ficamos no hotel San Francisco. Uma opção com ótimo custo benefício e gostamos de nossa escolha. Fica próximo a torre Colpátria e a 1,5 km da Praça Bolivar, na Candelária.
O que fazer em Bogotá: pontos turísticos
Bogotá é uma cidade enorme e oferece um bom número de atrações. Porém se você tiver pouco tempo na cidade, poderá fazer um city tour e conhecer o essencial. Conheça algumas opções:
Reserve os melhores passeios em Bogotá com a Civitatis. Você paga em Reais, parcelado em até 12x, com possibilidade de cancelamento até 24h antes do passeio.
Cerro Monserrate

Considerado a principal atração turística da cidade, o Cerro Monserrate é um dos pontos mais altos de Bogotá. Lá do alto, a 3150 m de altitude se tem a melhor vista da cidade.
Além do mirante, no topo da montanha fica a igreja do Santuário Del Monserrate. Há também um centro de artesanato, um café, e vários restaurantes, uns mais sofisticados e outros mais simples, logo depois das lojinhas.
Os pequenos restaurantes (apesar da insistência pelos clientes) dão a oportunidade de conhecer e provar várias comidas típicas da Colômbia.

O acesso é feito por teleférico ou funicular, sendo possível comprar os bilhetes separados para ir com um e voltar com outro. No dia em que fomos o teleférico estava em manutenção, então subimos de funicular.
Há também a opção de subir e descer caminhando, por trilhas. Mas com a altitude de 3150 m e a diferença de 500 m da cidade para o topo da montanha, não é aconselhável.
Se preferir, você pode fazer a visita guiada por Monserrate ou o free tour por Monserrate
Candelária

O bairro da Candelária é o Centro Histórico de Bogotá. Vai desde a praça Bolívar onde estão os prédios do governo até o acesso ao Cerro Monserrate.
Além de um grande número de belas construções históricas, o bairro concentra boa parte dos pontos turísticos da cidade: A Plaza de Bolívar, o Museo del Oro, o Museo Botero.
As ruas apertadas são repletas de antigas casas ornamentadas e coloridas. Muitas delas se transformaram em hostel, restaurantes e docerias. Não deixe de provar as delícias que tem por lá.
Faça o free tour pelo Bairro da Candelária
Praça Bolívar

A Plaza de Bolívar é parte da Candelária e concentra os mais importantes prédios da Colômbia. No entorno da praça fica a catedral de Bogotá, a prefeitura, o congresso Nacional e o Palácio da Justiça.
A praça é um espaço aberto, sem árvores ou jardins, com apenas um pequeno monumento no centro. Porém os prédios do entorno são muito bonitos e ornamentados. Como é comum nestas praças, há muitas pombas, vendedores ambulantes.
Museu do Ouro
O famoso Museo del Oro de Bogotá é o mais importante museu de ouro do mundo. Possui um acervo com 34.000 peças de ouro, além, também de peças de outros tipos de materiais, como cerâmicas e pedras.
O acervo de ouro abriga diversos tesouros das civilizações pré-hispânicas e importantes coleções pré-colombianas. O prédio tem 4 andares e muito para ver.
Horários de funcionamento:
De terça a sábado, das 9h às 18h. (Não abre nas segundas)
Domingos: das 10h às 16h.
Museu Botero

Horários de funcionamento:
É fechado às terças-feiras.
Segunda, e de quarta a sábado, das 9h às 19h.
Domingos, das 10h às 17h.
Entrada gratuita.
Casa de La Moneda

A Casa de Moneda da Colômbia foi fundado e 1621 e hoje abriga um museu com uma coleção numismática e de arte do Banco da República.
Horários de funcionamento:
Segunda, e de quarta a sábado, das 9 h às 19 h. É fechado às terças-feiras.
Domingos, das 10 h às 17 h.
Entrada gratuita
Usaquén
Usaquén era uma localidade fora da cidade, mas Bogotá foi crescendo e se tornou um bairro com charmosas ruas e casas em estilo colonial. O bairro de Usaquén se tornou um reduto de bons restaurantes, com variadas opções gastronômicas. Aos domingos acontece a feira de Usaquén, com artesanato local e gastronomia típica da Colômbia.
Mirante da Torre Colpatria

A Torre Colpatria tem 50 andares e 196 m de altura. Foi o mais alto prédio de Bogotá e da Colômbia por muitos anos. No topo da torre há um mirante que propicia vistas fantásticas da parte central da cidade. Infelizmente não ficamos num final de semana na cidade para poder visitar o mirante.
Durante a noite o prédio chama a atenção por seu sistema de luzes coloridas de Led que mudam de cor a todo momento, sendo visível de vários pontos da capital.
Uma pena que o mirante abre para visitação somente nos finais de semana e feriados.
Zona T e Parque da 93
São duas zonas indicadas para ir à noite.
- A Zona T é uma famosa rua da Zona Rosa com o formato da letra “T”, onde não há trânsito de carros. O local é reduto de diversos bares, restaurantes, lojas e discotecas badaladas.
- O Parque da 93 é uma praça rodeada por opções gastronômicas, redes de fastfood, cafés, e restaurantes finos.
O que fazer nos arredores de Bogotá
Se você tiver mais tempo em Bogotá, há alguns passeios fora da cidade, acessíveis através de tours de meio dia ou um dia inteiro, confira:
Catedral de Sal de Zipaquirá

A catedral de Sal de Zipaquirá fica a 50 km do centro de Bogotá. A atração principal é a catedral escavada a 180 m abaixo do solo, construída por mineiros em uma mina de sal.
Além da igreja subterrânea e o labirinto de túneis, o parque do Sal oferece outras atividades, como parede de escalada e tirolesa. O centro histórico da cidade de Zipaquirá também vale a visita.
Reserve o tour para a Catedral de Sal de Zipaquirá
Lagoa de Guatavita
O Lago Guatavita ou Laguna de Guatavita se localiza no município de Sesquilé, a 57 km a nordeste de Bogotá. O lago circular tem uma superfície de 19,8 hectares com água de cor esverdeada.
Reserve o tour para a Lagoa de Guatavita + Catedral de Sal de Zipaquirá
Mina de Sal de Nemocón
A mina de sal de Nemocón, localizada a 45 km de Bogotá, tem 500 anos de história e é uma das maiores da América do Sul. O passeio percorre diferentes espaços dentro da mina.
Reserve a excursão à Mina de Sal de Nemocón
Salto Tequendama
O salto de Tequendama é uma cachoeira de 132 metros de altura do rio Bogotá, localizada a 32 km a sudoeste do centro, no município de Soacha.
Seguro Viagem e Chip Internacional
O Seguro Viagem para a Colômbia não é obrigatório para quem viaja como turista, mas é altamente recomendado já que qualquer atendimento médico no país pode custar muito caro.
Além do atendimento médico, o seguro garante auxílio em caso de contratempos com atraso de voo, extravio de bagagem, e problemas jurídicos, entre outros.
MELHOR SEGURO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional. FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Use o cupom VIAGENSECAMINHOS15 e ganhe 15% de desconto.
Não fique sem internet em sua viagem, compre um chip físico ou virtual (e-sim) 5G da SimPremium, com internet ilimitada com antecedência para chegar no país já com internet.
CHIP INTERNACIONAL SIMPREMIUM – Chip físico ou virtual ilimitado com o melhor custo benefício do mercado. COMPRE O CHIP 5G INTERNACIONAL! Use o cupom viagensecaminhos na compra e ganhe 20% de desconto!
Clima de Bogotá – Colômbia

Bogotá fica acima da Amazônia e poderia ser uma cidade quente se não fosse o fator da altitude de 2650 metros, que proporciona uma temperatura amena.
A temperatura varia de 7 a 19 graus, sendo que pela manhã e à noite esfria e à tarde esquenta e se mantém assim o ano todo. Saia sempre com um agasalho leve e se prepare para tirar à tarde.
Os meses com registros de mais precipitação de chuvas são entre abril e maio e entre outubro e novembro. Já os mais secos vão de dezembro a fevereiro. É comum haver nevoeiros e bastante umidade por causa das montanhas que ladeiam a cidade.
Onde comer em Bogotá – Colômbia
Bogotá nos surpreendeu no quesito gastronomia. O que não falta são ótimos lugares para comer, e para todos os gostos e preços.
O Andres Carne de Res é o mais famoso restaurante de Bogotá, com um ambiente bem diferenciado, mas é um dos mais caros. Já no Parque da 93, há restaurantes de todos os tipos.

Mas para comer bem na cidade é muito fácil. Caminhamos bastante pela zona central da cidade e pela Candelária e ficamos surpresos com tanta oferta gastronômica. Há muitos restaurantes, lanchonetes e confeitarias de ótima qualidade, assim como no Brasil.
Dois lugares para provar de tudo um pouco, são na Candelária (não deixe de provar os doces em uma das várias docerias da rua 11) e nos restaurantes do Cerro Monserrate (onde a concorrência pelos clientes chegar a ser chata).

Segurança em Bogotá
Em termos de segurança, pode-se dizer que Bogotá é até mais segura que outras grandes cidades das Américas. Há bastante policiamento nas ruas e pelo menos nas partes mais turísticas parece bem segura.
Portanto, evite transitar em lugares isolados e bairros periféricos. Tenhas o mesmo cuidado com objetos de valor, como câmeras fotográficas, que você teria em São Paulo ou no Rio.
Mapa de Bogotá: pontos turísticos
Conheça os principais pontos turísticos de Bogotá. No mapa abaixo você pode ver a localização de cada atração.
Leia também:












Olá! Vi que vcs ficaram no Hotel San Frascisco. O que vcs scharam da hospedagem, em geral? Tinha agua quente no banheiro? O café da manhã foi bom? Eu reservei um quarto lá, porém algumas avaliações me deixaram preocupada. E em relação à segurança no entorno? Pareceu seguro à noite? Estou indo sozinha para lá, então essa é uma questão importante para mim, rs.
Enfim, é isso. Se puderem me ajudar, agradeço muito!
Obrigada.
Olá Renata! Já faz um bom tempo que a gente foi e até não lembro tão bem dos detalhes, mas o hotel atendeu bem na questão custo benefício, sim tinha água quente. Quanto à segurança, durante o dia, achei tranquilo, pois é bem movimentado o lugar e à noite quase não saímos.