
Caminho das Altas Cumbres
é um trecho montanhoso de 130 km da Ruta 20, entre Carlos Paz a Mina Clavero, em Córdoba, Argentina.
A rodovia neste percurso atravessa uma serra rochosa que atinge no seu cume 2300 metros de altitude. Fica uns 30 km a oeste de Córdoba, na região central da Argentina.
Quem vem viajando pelas retas das planícies argentinas, se depara com uma mudança brusca de cenário e temperatura. Conforme se vai subindo, a paisagem vai mudando e ficando cada vez mais bonita. É uma espécie de campo de montanha que vai se tornando cada vez mais pedregoso.
A estrada é muito sinuosa, mas o asfalto é excelente e permite atravessar com segurança. Se for no inverno, pesquise se a estrada não está fechada. Quando tem muito gelo na estrada costumam fechar a passagem.
Bem no topo fica Pampa de Achala. Um lugar fantástico onde tem uma estrada de terra que passa por uma área de preservação. Muito bom para fazer uma caminhada e curtir o visual. É incrível a quantidade de pedras para todos os lados que se olha.
Poucos quilômetros à frente se tem acesso a uma trilha imperdível que leva até a nascente do Rio Mina Clavero. A trilha passa no meio das pedras e leva até uma cachoeira de 100 metros e a um cânion.
Se estiver seguindo para Mendoza, pela ruta 20, não deixe de conhecer o Dique de La Viña. É uma represa circular com 107 metros de altura entre paredões de pedra. Para chegar lá, pegue à direita no primeiro trevo depois de Los Hornillos. Do trevo são mais 5 km. De Mina Clavero até o dique são 35 km.
Mais sobre esta viagem:
- Roteiro completo da viagem por Chile e Argentina de carro, viagem de 8000 km percorridas em 15 dias.
- Lista de destinos que visitamos na Argentina
- Lista de destinos que visitamos no Chile
Mapa do Caminho das Altas Cumbres por satélite
Belo texto, como sempre. Já deu vontade de viajar!