Casco Viejo é o centro histórico da Cidade do Panamá, um charmoso patrimônio cultural repleto de belos casarões e restaurantes.
Também conhecido como Casco Antiguo ou San Felipe, se estabeleceu em 1673, e se localiza em uma península da cidade, próximo ao Canal do Panamá, hoje é um Patrimônio Mundial da Humanidade e um dos principais pontos turísticos da Cidade do Panamá.
O lugar é ideal para caminhar pelas estreitas ruas, curtir cada detalhe das belas construções (que vem sendo restauradas), visitar os museus e curtir os restaurantes e as lojinhas de artesanato e souvenirs.
Casco Viejo – Cidade do Panamá
- História do Casco Viejo
- Onde fica o Casco Viejo: como chegar
- O que fazer Casco Viejo: principais atrações
- Onde se hospedar no Casco Viejo
- Onde comer no centro histórico
- Mapa do Casco Viejo: principais atrações

História do Casco Viejo
A cidade do Panamá foi fundada em 1519 onde hoje se encontram as ruínas do Panamá Viejo. Em 1671, a cidade foi destruída durante um ataque pirata. Em 1672, Antonio Fernández de Córdoba iniciou a construção da nova cidade (o Casco Viejo), fundada em 1673, numa península isolada pelo mar com um sistema defensivo de muralhas.
Com o passar dos anos e expansão da moderna cidade atual, o local ficou abandonado durante muito tempo, até que em 1997 foi considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, e desde então vem sendo restaurado. São cerca de 800 edifícios de diferentes estilos arquitetônicos que mostram a diversidade cultural do país.
Como Chegar ao Casco Viejo
O Casco Viejo se localiza a 25 km do aeroporto Internacional de Tocumém e 5 km da área central moderna da Cidade do Panamá. Se você tiver uma conexão longa no aeroporto (mais de 5 horas) dá para aproveitar e conhecer o centro histórico. Se for mais longa ainda (mais de 8 horas), dá para incluir a visita ao Canal do Panamá.
A melhor maneira de chegar é pegar táxi ou Uber (indo por conta própria) ou através de um passeio guiado.
Reserve passeio plo centro histórico da Cidade do Panamá
O que ver e fazer no Casco Viejo

O Casco Viejo já tem boa parte de sua área restaurada e é considerada uma área segura para turistas, com bastante policiamento, inclusive, o palácio presidencial do Panamá se encontra no centro histórico. Reserve pelo menos meio dia para percorrer as ruas e visitar as principais atrações. Se for visitar museus e conhecer mais a fundo, reserve um dia inteiro.

Os principais atrativos do Casco Viejo são: Catedral Metropolitana, El Palacio de las Garzas (palácio do governo), Igreja e Convento de São Francisco de Assis, Igreja de San José, Igreja de La Merced, Igreja e Convento de Santo Domingo, Igreja e convento da Companhia de Jesus, Palacio Municipal, que data do início do século XX, Palacio Nacional, Teatro Nacional do Panamá, Museu do Canal do Panamá, Palacio Bolívar, Casa Góngora, Plaza Bolívar, Plaza Herrera, Plaza de Francia, Plaza de la Independencia.
Muitas das atrações se encontram juntas, por isso, vamos traçar um roteiro com alguns dos pontos mais importantes a visitar.
Plaza de la Independencia
Localizada na área central do centro histórico, é conhecida também como Plaza Mayor, a praça é rodeada por importantes prédios históricos da cidade como a Catedral, Palácio Municipal, Museu do Canal do Panamá e o Museu da história do Panamá.
Plaza Simón Bolivar

A praça Bolivar é uma das mais movimentadas do Casco Viejo, principalmente à noite, por conta dos vários bares e restaurantes. Também possui importantes prédios históricos em seu entorno, como a Igreja de São Francisco, o Teatro Nacional e o Palácio Bolivar.
Plaza Francia
A Plaza de Francia se localiza no extremo da península e possui monumentos e um obelisco em homenagem aos franceses, que iniciaram a construção do Canal do Panamá.
Paseo de las Veraneras
Localizado a beira mar, ao lado da Praça Francia, o Paseo de la Veraneras é um túnel de flores, onde se concentram barraquinhas de artesanatos e souvenirs do Panamá. Do local se tem belas vistas da Cinta Costera e do skyline da cidade.
Ruínas do Convento Santo Domingo

La Compañía de Jesús
Construída por volta de 1741, a igreja foi destruída por um incêndio em 1781 e danificada ainda mais por um terremoto em 1882, só restaram as ruínas, como as do Convento de Santo Domingo.
Onde comer no Casco Viejo

As opções são muitas, recomendamos o Restaurante Diablicos, onde jantamos. É o lugar ideal para provar a tradicional comida típica panamenha e também conhecer um pouco da cultura do país. O restaurante é todo decorado com figuras do folclore do Panamá e oferece também apresentações de música e dança típicas.
Onde se hospedar no Casco Viejo
Existem vários hotéis de qualidade no centro histórico, muitos deles instalados em belos casarões restaurados. A vantagem de ficar hospedado no local é pela farta oferta de bares e restaurantes. Conheça algumas ótimas opções:
- Hotel Bardot Boutique – Nota: 8,4 – próximo da orla
- Central Hotel Panama – Nota: 8,4 – na Praça Independância
- Oásis Hotel – Nota: 8,0 – melhor custo benefício
- Mais hotéis no Casco Antiguo
Mapa do Casco Viejo: principais atrações
Leia também:















Hola buenas tarde, soy Jessica Perea, periodista ecuatoriana y me gustaría pedirte por favor si puedes ayudarme con tus lindas imágenes sobre la ciudad de Panamá para yo poderlas utilizar para una entrevista realizada al Embajador de Panamá aquí en Brasíl.
Sigue mi instagram
@simplementejessperr_oficial
@essperr_entertainment como también te dejo el http://www.revista61brasilia.com.br donde yo soy columnista.
Te dejo mi número +5561994521919 en caso prefieras que hablemos por teléfono y desde ya agradezco infinitamente poniendo también a disposición para cuando necesites de información.
Grata