O que fazer em Milão: roteiro pelas 20 melhores atrações

Roteiro pelas melhores atrações de Milão. Conheça os principais pontos turísticos, dicas de onde se hospedar, quando ir e como chegar.

O que fazer em Milão - Bosco Verticale
Bosco Verticale

Descubra o que fazer em Milão, a capital da moda italiana e principal cidade do norte da Itália! Entre as atrações imperdíveis para um roteiro, se destacam a icônica Catedral do Duomo, a glamourosa Galleria Vittorio Emanuele II, as experiências culturais imperdíveis da Última Ceia de Da Vinci e os museus do Castello Sforzesco.

Outros lugares que você deve visitar em Milão, são o Parque Sempione, a Igreja de Santa Maria delle Grazie, o bairro de Navigli, a moderna Piazza Gae Aulenti e TreeVilla Park. É também o ponto de partida para excursões de 1 dias por destinos dos Alpes na fronteira entre Itália e Suíça.

Milão combina arte, história e estilo como nenhuma outra cidade italiana. Neste post, conheça as melhores atrações, dicas e roteiro para aproveitar ao máximo sua viagem a Milão!

Turismo em Milão

10 melhores passeios em Milão

Conheça os 10 passeios mais reservados na cidade ou saindo de Milão em um bate-volta para outros destinos da região:

Quando ir a Milão – Itália

Galeria Vittorio Emanuele II - Milão
Galeria Vittorio Emanuele II

As atrações de Milão podem ser visitadas o ano inteiro, contudo, o que muda é o calor ou o frio e a lotação da cidade que muda em alguns meses.

Minha dica é que você fuja de Milão nos meses de julho e agosto, quando o calor fica insuportável e é época de férias na Itália e na Europa, tudo fica mais caro e lotado de turistas.

O restante do ano é bom para visitar, mas leve em conta que no inverno faz frio na cidade, com temperaturas médias abaixo dos 10°C.

Voltar ao índice

Onde fica Milão: como chegar

Milão fica no norte da Itália, à apenas 50 km da divisa com a Suíça e dos Alpes Suíços. Fica a 278 km de Veneza, a 146 km de Gênova, a 303 km de Florença e a 573 km de Roma.

Estação Central de Milão
Cheguei na cidade pela Milano Centrale em um trem de alta velocidade vindo de Veneza

Milão tem três aeroportos internacionais: Malpensa, Linate e Bergamo-Orio al Serio. O Linate é o mais próximo e o Malpensa o mais importante. A partir deles é possível pegar um ônibus que leva até a estação central (Milano Centrale), ou ainda, transfer, taxi ou carro de aplicativo.

Outra ótima forma de chegar é de trem através da Estação Central de Milão (Milano Centrale), que recebe trens de alta velocidade de várias outras cidades italianas e européias.

Reserve o transporte com antecedência:

Se você vai fazer um roteiro de carro pela Itália a partir de Milão, recomendo reservar para retirar no aeroporto.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Outra boa forma de chegar a Milão, como também para visitar outras cidades da Itália é de trem. A estação Milano Central faz tanto a ligação com outras cidades, como com o metrô para outras partes da cidade.

Boa parte das atrações da lista do que fazer em Milão ficam agrupadas e você pode chegar caminhando. Para as mais distantes, recomendo ir de metrô até a estação mais próxima.

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Milão – Itália

Milão - Itália
Área mais moderna da cidade

Escolher onde ficar em Milão vai depender do seu orçamento, os melhores hotéis, mais bem localizados, como a região do Duomo e o Quadrilátero da Moda, costumam ser bem caros. Mas há variadas opções para quem tem orçamento mais apertado, que pode ficar mais distante, próximo a uma estação do metrô.

Eu me hospedei próximo da Estação de trem Milano Centrale, e achei um ótimo local, com boas opções de restaurantes e com fáceis meios de transporte.

Recomendamos que você faça suas reservas com antecedência, para que encontre mais opções disponíveis e para conseguir melhores preços.

Conheça algumas opções bem avaliadas em diferentes patamares:

Voltar ao índice

Ingressos que devem ser comprados com antecedência

Na lista do que fazer em Milão, é recomendado comprar alguns ingressos antecipados para não perder horas nas filas em sua viagem, assim, como para não ficar sem visitar.

Bernina Express - Suíça
Passeio de trem pelos Alpes Suíços

Voltar ao índice

Seguro Viagem e Internet

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na Europa. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.

MELHOR SEGURO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional. FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Use o cupom VIAGENSECAMINHOS15 e ganhe 15% de desconto.

Outro item muito importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar o Whatsapp, usar o GPS, Google Maps, chamar um Uber, e se comunicar com as pessoas e redes sociais.

Compre um chip ou eSim internacional com antecedência e chegue na Europa com internet. Recomendo o chip ou e-sim (chip virtual) ilimitado da SimPremium, que tem o melhor custo benefício.

CHIP INTERNACIONAL SIMPREMIUM – Chip físico ou virtual ilimitado com o melhor custo benefício do mercado. COMPRE SEU CHIP 5G PARA EUROPA! Use o cupom viagensecaminhos na compra e ganhe 20% de desconto!

Voltar ao índice

O que fazer em Milão: melhores pontos turísticos

Plaza del Duomo

| Catedral de Milão | Galeria Vittorio Emanuele II | Piazza Della Scala: Gallerie d’Italia e Teatro Alla Scala | Palazzo Brera | Fontana di Piazza Castello | Castello Sforzesco | Parque Sempione | Arco della Pace | Igreja Santa Maria delle Grazie e Última Ceia | Igreja San Maurizio al Monastero Maggiore | Parque Navigli Darsena | Naviglio Grande | Cemitério Monumental de Milão | Piazza Gae Aulenti | Biblioteca degli Alberi Milano (BAM) | Bosco Verticale | Piazza Duca d’Aosta e Estação Central de Milão | Estádio San Ciro | Museus em Milão.

Piazza del Duomo – Praça Central de Milão

Piazza del Duomo - Milão
Piazza del Duomo

A enorme Piazza del Duomo é a principal praça de Milão, na Itália, atração para iniciar seu roteiro pela cidade. Abriga a imponente Catedral de Milão (Duomo di Milano), uma das maiores e mais belas igrejas góticas do mundo, a Galleria Vittorio Emanuele II, um elegante centro comercial do século XIX, além de ser rodeada por edifícios históricos.

Catedral de Milão

Catedral de Milão
fachada frontal da Catedral

A Catedral de Milão (Duomo di Milano) é um dos marcos mais icônicos da Itália e uma das maiores igrejas góticas do mundo. Foi construída aos poucos entre 1386 e 1813, e é famosa por sua arquitetura gótica com 135 pináculos e mais de 3.400 estátuas.

A visita externa é livre através da praça, porém, a visitação interna, ao museu e aos terraços é paga e pode ser comprada em diferentes opções. Recomenda-se a compra antecipada de ingressos para evitar as filas gigantes, especialmente durante a alta temporada.

Reserve o ingresso do tour pela Catedral + terraços ou somente
a visita guiada pelo interior da Catedral.

A igreja abre à visitação, todos os dias, das 9h às 19h.

Galeria Vittorio Emanuele II

Galeria Vittorio Emanuele II - Milão
Galeria Vittorio Emanuele II

A Galleria Vittorio Emanuele II é uma elegante galeria comercial localizada ao lado da Piazza del Duomo, em Milão, projetada pelo arquiteto Giuseppe Mengoni e construída entre 1865 e 1877.

Considerada uma das primeiras galerias comerciais cobertas do mundo, destaca-se por sua arquitetura neorrenascentista, com uma impressionante cúpula de vidro e ferro. É uma importante atração de Milão que abriga lojas de luxo, cafés e restaurantes históricos.

A entrada e circulação é livre e dá acesso à 4 ruas diferentes.

Piazza della Scala: Gallerie d’Italia e Teatro Alla Scala

Piazza della Scala - Milão
Piazza della Scala

A Piazza della Scala é conhecida por abrigar o icônico Teatro alla Scala, um dos teatros de ópera mais renomados do mundo. A praça também conecta importantes pontos históricos, como a Galleria Vittorio Emanuele II e o Palazzo Marino, sede da prefeitura de Milão. No centro da praça, há uma estátua de Leonardo da Vinci, rodeada por esculturas de seus discípulos.

Para conhecer o interior do teatro, reserve a visita guiada pelo Teatro alla Scala.

Palazzo Brera

Palazzo Brera - Milão
Palazzo Brera

O Palazzo Brera, construído a partir de 1615), foi um colégio jesuíta, e abriga hoje a Pinacoteca di Brera, uma das mais importantes galerias de arte da Itália, além de outras instituições culturais como a Academia de Belas Artes. Fica no caminho entre a Galeria Vittorio Emanuele e o Castello Sforzesco no roteiro em Milão.

Reserve a visita guiada pelo bairro de Brera + Ingresso da Pinacoteca.

Abre de terça a domingo, das 8h30 às 18h.

Fontana di Piazza Castello

Fontana di Piazza Castello - Milão
Fontana di Piazza Castello

A fonte em frente ao Castelo Sforzesco, construída em 1936, é popularmente apelidada de “torta dos noivos” por seu formato circular e jatos de água em camadas. É um ponto de encontro que emoldura a entrada do castelo com charme e elegância, parada obrigatória para fotos em na lista do que fazer em Milão.

Castello Sforzesco – Milão

Milão - Castelo Sforzesco
Castelo Sforzesco

O gigantesco Castello Sforzesco foi construído em 1368 e ampliado no século XV pela família Sforza. Originalmente uma fortaleza, hoje é um dos marcos históricos de Milão que abriga também vários museus e coleções de arte, incluindo obras de Michelangelo, Leonardo da Vinci e mestres renascentistas. Entre os destaques estão o Museu de Arte Antiga, a Pinacoteca, o Museu Egípcio e a Sala delle Asse, decorada por Da Vinci.

A travessia pelo pátio do castelo entre a fonte e o Parque Sempione é livre, somente os museus que são atrações pagas.

Reserve o ingresso do museu do Castelo Sforzesco com audioguia.

Abre todos os dias, das 7h às 19h30.

Parque Sempione

Parque Sempione - Milão
Parque Sempione e o castelo ao fundo

O Parque Sempione, inaugurado em 1888, é um dos maiores e mais belos espaços verdes de Milão, situado atrás do Castello Sforzesco. Inspirado nos jardins ingleses, o parque oferece trilhas, lagos, áreas de lazer e monumentos como o Arco della Pace e a Torre Branca. É um local ideal para passeios, piqueniques e relaxamento ao ar livre.

Arco della Pace (Arco da Paz de Milão)

Arco della Pace - Milão - Itália
Arco da Paz

O Arco della Pace, localizado no final do Parque Sempione, foi construído entre 1807 e 1838 para celebrar as vitórias de Napoleão e símbolo da paz após as Guerras Napoleônicas. Com uma imponente estrutura neoclássica, o arco é decorado com esculturas e inscrições que representam a paz e a vitória.

Igreja Santa Maria delle Grazie e Última Ceia

Santa Maria delle Grazie - Milão
Igreja Santa Maria delle Grazie

A Igreja Santa Maria delle Grazie, construída entre 1463 e 1497, é um dos mais importantes monumentos de Milão e Patrimônio Mundial da UNESCO. Em seu refeitório está a famosa pintura “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci, uma das obras de arte mais icônicas do mundo.

A visita à igreja é gratuita, porém para visitar “A Última Ceia” é preciso comprar o ingresso com antecedência, pois está sempre esgotado para comprar na hora.

Reserve com antecedência a visita guiada à Última Ceia.

A igreja abre de segunda a sábado, das 7h às 13h e das 15h às 19h30 e domingo, das 7h30 às 12h30 e das 15h às 21h.

Igreja San Maurizio al Monastero Maggiore

Igreja São Maurício - Milão
Interior da igreja São Maurício

Construída no início do século XVI, é pouco expressiva por fora, mas impressionante por dentro. É conhecida como a “Capela Sistina de Milão” por seus impressionantes afrescos renascentistas, muitos deles pintados por Bernardino Luini, seguidor de Leonardo da Vinci. Localizada no antigo maior mosteiro feminino da cidade, é um tesouro artístico pouco conhecido, mas imperdível em um roteiro em Milão, Itália.

Abre de terça a domingo, das 10h às 17h30, com visitação gratuita.

Parque Navigli Darsena

Milão - Parque Navigli Darsena
Parque Navigli Darsena

Navigli Darsena é um parque de lazer que tem como principal destaque um lago artificial localizado próximo à Porta Ticinese, no bairro de Navigli. Construída em 1603, foi no passado um porto fluvial da cidade, conectando-se aos canais Naviglio Grande e Naviglio Pavese. Atualmente, é um belo local para caminhada e contemplação em meio à cidade de Milão.

Navigli Grande - Milão
Navigli Grande

O Naviglio Grande é o mais antigo e famoso canal de Milão, construído no século XII. Hoje é uma charmosa área turística repleta de bares, restaurantes, galerias de arte e mercados, conhecido por sua atmosfera vibrante e vida noturna animada.

Cemitério Monumental de Milão

Cemitério Monumental de Milão
Cemitério Monumental

O Cemitério Monumental de Milão é um dos locais mais surpreendentes para inserir em um roteiro por Milão, combinando arte, história e arquitetura. Inaugurado em 1866, já chama a atenção no seu enorme edifício de entrada que parece um palácio. É um verdadeiro museu a céu aberto, com centenas de esculturas e pequenos templos, dedicados a importantes personagens importantes da cidade.

Abre de terça a domingo, das 8h às 17h30 com entrada gratuita.

Piazza Gae Aulenti

Piazza Gae Aulenti - Milão
A moderna praça Gae Aulenti

Gae Aulenti é uma praça moderna e elevada no bairro de Porta Nuova, em Milão, inaugurada em 2012 e projetada pelo arquiteto César Pelli. É cercada por arranha-céus como a Torre UniCredit (a mais alta da Itália e o Unipol Tower. Possui design contemporâneo, fontes interativas, iluminação cênica, lojas, cafés e eventos culturais.

Biblioteca degli Alberi Milano

Milão - Parque Biblioteca degli Alberi Milano
Parque Biblioteca degli Alberi Milano

A Biblioteca degli Alberi Milano (BAM) é um grande e moderno parque urbano, localizado entre a Piazza Gae Aulenti e o bairro Isola, em Milão. Inaugurado em 2018, possui uma área de 9 hectares, possui florestas circulares, áreas para atividades físicas, playgrounds, espaços para relaxamento e eventos culturais. Fica ao lado de duas outras atrações: o espetacular Bosco Verticale e a moderna Piazza Gae Aulenti.

Bosco Verticale

Milão - Bosco Verticale
Bosco Verticale

Bosco Verticale é um conjunto de dois arranha-céus residenciais bastante incomuns, localizados em Milão, na Itália, famoso por integrar mais de 20 mil plantas e árvores em suas fachadas. Projetado pelo arquiteto Stefano Boeri e inaugurado em 2014, os edifícios de 110 e 76 metros de altura, são um marco da arquitetura verde e o projeto já recebeu prêmios internacionais.

Piazza Duca d’Aosta e Estação Central de Milão

Estação central de Milão
Piazza Duca d’Aosta e Estação Central

A Piazza Duca d’Aosta é uma importante praça localizada em frente à imponente Estação Central de Milão (Milano Centrale), uma das maiores e mais movimentadas da Europa. A estação, inaugurada em 1931, combina estilos arquitetônicos clássico e art déco, sendo um importante ponto de chegada e partida de trens nacionais e internacionais.

Estádio San Ciro

Estádio San Ciro - Milão - Itália
Estádio San Ciro

O Estádio San Siro, oficialmente chamado de Estádio Giuseppe Meazza, é o maior estádio da Itália, que compartilha jogos do Milan e Inter de Milão. Com capacidade atual de 80.018 espectadores, foi inaugurado em 1926, mas passou por diversas reformas, com a última ampliação feita para a Copa do Mundo de 1990.

O museu está geralmente aberto das 10h às 17h, e os tours guiados saem a cada 20 minutos, mas fecha para visitação em horários variáveis em dias de jogos.

Museus em Milão – Itália

Museo del Novecento e Palácio Real - Milão
Museo del Novecento e Palácio Real

Há inúmeros museus para visitar em Milão, abrangendo diversas áreas como arte, ciência, design e história. Segue uma lista dos principais:

Museus de Arte

  • Pinacoteca di Brera: Uma das mais importantes galerias de arte da Itália, com obras-primas de Rafael, Caravaggio e Mantegna.
  • Pinacoteca Ambrosiana: Fundada em 1618, abriga obras de Leonardo da Vinci, Caravaggio e Ticiano, além de uma biblioteca histórica.
  • Museo del Novecento: Dedicado à arte italiana do século XX, com destaque para o futurismo e outras vanguardas.
  • Gallerie d’Italia – Piazza Scala: Exibe obras do século XIX e XX, incluindo artistas como Canova e Boccioni.
  • Museo Poldi Pezzoli: Coleção privada de arte renascentista e barroca, em uma elegante residência do século XIX.
  • Museo Bagatti Valsecchi: Casa-museu com mobiliário e arte decorativa do Renascimento.
  • Galleria d’Arte Moderna (GAM) : Foca em arte dos séculos XVIII e XIX, com obras de artistas italianos e europeus.

Museus de Ciência e Tecnologia

  • Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia “Leonardo da Vinci: Um dos maiores museus de ciência e tecnologia da Europa, com modelos de invenções de Leonardo da Vinci.
  • Museu Cívico de História Natural de Milão: Fundado em 1838, possui uma vasta coleção de fósseis, minerais e dioramas de ecossistemas.

Museus Históricos e Culturais

  • Castello Sforzesco: Complexo de museus que inclui a Pinacoteca, Museu de Arte Antiga, Museu Egípcio e abriga a escultura Pietà Rondanini de Michelangelo.
  • Museu do Duomo: Exibe esculturas, vitrais e maquetes relacionados à Catedral de Milão.
  • Museu do Cenáculo Vinciano: Localizado no convento de Santa Maria delle Grazie, abriga a famosa pintura “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci.
  • Museu Arqueológico de Milão: Apresenta artefatos da história antiga de Milão, incluindo períodos romano e medieval.

Museus de Design e Moda

  • La Triennale di Milano: Centro de exposições dedicado ao design, arquitetura e arte contemporânea.
  • ADI Design Museum: Focado no design industrial italiano, apresenta a história do prêmio Compasso d’Oro.
  • Armani/Silos: Museu dedicado à carreira do estilista Giorgio Armani, com exposições de moda e design.

Casas-Museu e outras instituições

  • Villa Necchi Campiglio: Residência histórica com mobiliário original e obras de arte, representando o estilo de vida da elite milanesa do século XX.
  • Casa Museo Boschi Di Stefano: Exibe uma coleção de arte moderna italiana em um apartamento dos anos 1930.
  • Casa Manzoni: Casa onde viveu o escritor Alessandro Manzoni, autor de “Os Noivos”, preservada com mobiliário e objetos originais.

Roteiro em Milão

  • Comece pela Plaza del Duomo, onde estã também a Catedral de Milão, o Palácio Real, o Museo del Novecento, e a Galeria Vittorio Emanuele II.
  • Atravesse a galeria e saia na Piazza della Scala, onde você pode visitar o Museu Leonardo 3, o Teatro alla Scala e a Gallerie d’Italia. Caminhando mais um pouco você chegará ao Palazzo Brera.
  • Na sequência visite o monumental Castello Sforzesco com sua fonte e museus. Logo atrás dele fica a enorme área verde do Parque Sempione e depois o Arco della Pace.
  • Depois siga para a igreja Santa Maria delle Grazie (onde está a famosa pintura “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci e um pouco para frente, entre na igreja San Maurizio al Monastero Maggiore, que impressiona por suas pinturas.
  • Siga para o parque Navigli Darsena e a rua Naviglio Grande, repleta de restaurantes, ótimo local para comer.
  • Seguir de metrô até o Cemitério Monumental de Milão, um verdadeiro museu a céu aberto.
  • Seguir até a área moderna da cidade onde estão a Piazza Gae Aulenti, o Bosco Verticale e o Biblioteca degli Alberi Milano.

Reserve os ingressos, passeios e excursões em Milão

Voltar ao índice

Mapa de Milão: pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Milão, Itália, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS, HOTÉIS, PACOTES. Buscador de passagens aéreas em todas as cias aéreas. hotéis, pacotes e shows.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – MELHOR SEGUROS. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – SIMPREMIUM. Viaje para o exterior com a melhor conexão 5G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Siga nosso Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here