Moura é uma cidade histórica do Alentejo, em Portugal repleta de belas construções arquitetônicas e casas caiadas. O ritmo da cidade é ainda ditado pelas estações agrícolas, onde se destaca os vastos olivais.
Conquistada pelos mouros em 1166, Moura foi fundada oficialmente em 1295, data da reconstrução do Castelo. Majestosas construções e igrejas dividem espaço com casas brancas caídas e discretas capelas.
O imponente castelo de Moura é o ponto mais alto da cidade de onde se distribuem as ruelas, repletas de flores, local de comércio e opções gastronômicas. Além do castelo, destaca-se, o castelo, a igreja matriz São João Batista, a igreja do Carmo e igreja de São Francisco. Quanto aos estilos destaca-se a arquitetura árabe e militar, que fizeram parte de sua história.
Moura Portugal
- História de Moura – Portugal
- Quando ir a Moura – Portugal
- Onde fica Moura: como chegar
- Onde se hospedar em Moura
- O que fazer em Moura: pontos turísticos

História de Moura
Um breve resumo da história de Moura Portugal, revela que durante a ocupação romana da Península Ibérica, a cidade chamou-se Aruci Novum. Durante a ocupação muçulmanas seu nome foi alterado para Al-Manijah, passando para Moura depois do domínio cristão, em 1232.
Data de 1295 o ano oficial de fundação da cidade, quando o castelo foi reconstruído. A proximidade com a fronteira espanhola induziu a construção de torres de vigia para proteger o território em redor do castelo. Em tempos atuais, Moura foi elevada a cidade a 1 de fevereiro de 1988.
Quando ir a Moura – Portugal
Moura é um destino para visitar em qualquer época do ano. Tem um clima quente e temperado, com médias anuais de 17°C e 539 mm de chuvas anuais. O mês mais seco é julho, quando praticamente não chove, já o mais chuvoso em dezembro, com uma média de 75 mm.
Onde fica Moura: como chegar

A cidade de Moura pertence ao Distrito de Beja, região do Alentejo. Fica a 210 km de Lisboa, a 55 km de Beja, 75 km de Évora, e a 50 km da fronteira com a Espanha.
Não existe aeroporto ou linha de trem de passageiros nas proximidades. Com isso, a melhor forma de chegar a Moura para quem vem de fora é alugar um carro.
Estando de carro é possível conciliar um roteiro por vários destinos da região, como Évora, Monsaraz, Mourão, Mértola, entre outros. A região do Alentejo foi parte de nosso roteiro de viagem em Portugal.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os 2 melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
Onde se hospedar em Moura
A área próxima ao castelo e ao centro histórico é a mais indicada para se hospedar. Lá é a área mais turística, onde se encontra, cafés, restaurantes e lojinhas.
- Uma das melhores opções nesta área é o Hotel Santa Comba, que oferece ótimo custo benefício.
- Para quem prefere sossego, ficar em um hotel rural é uma boa alternativa. O Horta de Torrejais fica a apenas 2,5 km do centro, situado entre um pomar de oliveiras.
- Veja mais opções de hospedagem na cidade.

O que fazer em Moura: Pontos turísticos
Conheça as principais atrações de Moura em Portugal, que em sua grande maioria são antigas construções históricas.
Castelo de Moura

Localizado em uma posição dominante sobre a cidade, o castelo de Moura pode ser visto de longe por quem está chegando. Alguns vestígios levam a crer que a primeira construção do castelo se deu entre os séculos XI e XII.
Em 1295 ocorreu a reconstrução no modelo que se encontra atualmente. Algumas muralhas e a torre está intactas, enquanto o convento que existia em seu interior encontra-se em ruínas.
O castelo é aberto à visitação e do alto de sua torre se tem uma boa vista da cidade.
Jardim Dr. Santiago

Localizado em um lado do castelo, é um jardim bem cuidado misturado a uma praça. Possui um coreto, canteiros com árvores e flores, e bancos para sentar. Em seu interior há um pequeno lago com uma nascente, onde há alguns peixes.
Igreja matriz de São João Batista

Com arquitetura simples e apenas uma torre, a igreja de São João Batista foi erguida no séc. XVI porque a igreja do Castelo de Moura já não tinha espaço para comportar o povo da vila.
O interior da igreja é composto por três naves. A principal, com seu grande púlpito em mármore, era dedicada ao clero e a nobreza e as laterais para o povo. A capela mor é composta por azulejos sevilhanos em tons de azul.
Centro histórico de Moura

Além do castelo e igrejas, o centro histórico de Moura apresenta um belo conjunto arquitetônico em geral. Suas ruas estreitas e irregulares formam um labirinto de casas caiadas todas enfeitadas com vasos de flores.
Algumas delas foram destinadas somente a pedestres, que funcionam como um calçadão. Não deixe de circular e conhecer as lojinhas e restaurantes nesta área.
Igreja do Carmo e convento

Construído em 1251, o espaço foi o primeiro convento da Ordem dos Carmelitas de Portugal. Mais tarde funcionou como Hospital da Vila De Moura. Hoje encontra-se em ruínas, em projeto lançado para ser restaurado.
Igreja de São Francisco e convento

O Convento de São Francisco de Moura foi fundado em 1547, porém a obra se arrastou até 1693. Possui uma fachada bastante simples, porém seu interior revela belos detalhes, como a capela da Vieira, totalmente esculpida em mármore branco.
Museu municipal de Moura

O Museu Municipal de Moura preserva artefatos arqueológicos, principalmente coletados no Castelo de Moura, assim como objetos encontrados na região.
Os destaques vem da Idade do Ferro, com uma coleção de peças romanas, lápides islâmicas, e objetos dos séculos XVI e XVII.
Barragem do Alqueva

A Barragem de Alqueva possui formato de arco, situada no rio Guadiana, na região do Alentejo, divisa entre os distritos de Beja e Évora. A muralha possui 96 m de altura e 458 m de extensão.
A construção desta barragem teve como principal objetivo a produção de energia elétrica e represar água para uso na agricultura. O lago constitui o maior reservatório artificial de água da Europa Ocidental.
Fica a 13 km da cidade e no local há um mirante que oferece uma boa vista do complexo.
Seguro Viagem e Chip Internacional
O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista em Portugal. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
MELHOR SEGURO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional. FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Use o cupom VIAGENSECAMINHOS15 e ganhe 15% de desconto.
Não fique sem internet em sua viagem, compre um chip físico ou virtual (e-sim) 5G da SimPremium, com internet ilimitada com antecedência para chegar no país já com internet.
CHIP INTERNACIONAL SIMPREMIUM – Chip físico ou virtual ilimitado com o melhor custo benefício do mercado. COMPRE SEU CHIP 5G EUROPA! Use o cupom viagensecaminhos na compra e ganhe 20% de desconto!
Leia também:










