Saiba o que fazer em Bonito MS, o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Este guia prático vai ajudar você a organizar sua viagem e montar seu roteiro em Bonito.
Em Bonito MS estão alguns dos rios mais cristalinos do mundo. Os rios desta região do Mato Grosso do Sul possuem uma transparência incrível e são repletos de peixes, verdadeiros aquários naturais.
Há mais de 80 opções de passeios em Bonito espalhados em 38 locais diferentes em meio à natureza. Rios transparentes, nascentes, cachoeiras, grutas, dolinas e pássaros, são as principais atrações naturais.
Em Bonito, você pode fazer flutuações em rios cristalinos (como no Rio da Prata e Rio Sucuri), visitar grutas impressionantes (como a Gruta do Lago Azul) e explorar cachoeiras (como na Boca da Onça e Serra da Bodoquena). Além disso, pode praticar atividades como trilha, flutuação, mergulho, passeio de bote, boia cross, quadriciclo, cavalgada e arvorismo, entre outras…
Bonito MS
Navegue por este post
- Turismo em Bonito
- O que fazer em Bonito: Passeios e atrações
- Flutuações em Bonito MS
- Grutas em Bonito MS
- Mergulho em Bonito MS
- Cachoeiras em Bonito MS
- Outros passeios em Bonito MS
- Pontos turísticos de Bonito MS
- Agência em Bonito MS
- Mapa de Bonito: Passeios e atrações
- O que fazer em Bonito: Roteiro de 3, 5, 7 dias
- Quando ir a Bonito MS
- Onde fica Bonito: Como chegar
- Quanto tempo ficar em Bonito MS
- Onde se hospedar em Bonito MS
- Dicas de onde comer em Bonito MS
- O que levar na mala para Bonito MS

Turismo em Bonito MS
Bonito é o melhor destino de ecoturismo do Brasil e também o mais organizado. Prefeitura de Bonito, agências, transportes pontos turísticos e passeios, todos trabalham em conjunto.
As atrações de Bonito são mantidas com segurança e preservação ambiental. O número de visitantes é controlado pela prefeitura de Bonito MS e agências, as atividades possuem protocolos de segurança e de preservação.

Com isso, seu roteiro e os passeios escolhidos devem ser agendados com antecedência. Organizamos as informações mais importantes para você escolher o que fazer em Bonito MS, para que sua viagem seja um sucesso.
Porque as águas em Bonito são tão transparentes?

O segredo está no calcário! Os rios da região da Serra da Bodoquena possuem uma grande concentração de calcário (carbonato de cálcio). O calcário possui a propriedade de calcificar qualquer sólido presente na água, que fica mais pesado e vai parar naturalmente, no fundo do rio, filtrando a água.
Dicas de onde ficar em Bonito: Conheça 10 ótimas opções!
Há mais de 80 opções de passeios em Bonito espalhados em 38 locais diferentes. Os preços são tabelados pela prefeitura e pelos atrativos, com valores diferentes para baixa e alta temporada.
- A alta temporada em Bonito compreende a época de férias escolares e feriados prolongados.
- A baixa temporada compreende todo o restante do ano que escapa das férias escolares e feriados prolongados.

Quando reservar os passeios em Bonito MS
Os passeios devem ser reservados com antecedência, com uma das agências da cidade (no local ou online). Não é possível comprar o ingresso diretamente no local de cada atração.
Cada passeio de Bonito tem um número limitado de visitantes por dia e os mais concorridos podem lotar, principalmente na época de férias. Com isso, recomendo que reserve ainda algum tempo antes da viagem para não correr o risco de não conseguir vaga.
Todos os meus passeios foram reservados e organizados antecipadamente pela Acqua Studio de Viagens, que montou nosso roteiro e agendou todos os passeios e deslocamentos nos 8 dias em que estivemos em Bonito.
Para reservar os passeios em Bonito, recomendo que primeiro acesse a página de cadastro da Acqua, que lhe enviará o catálogo com os preços atualizados para você escolher os passeios. Logo a Acqua entrará em contato com você para formular um pacote e lhe enviar um orçamento!
SOLICITE A LISTA DE PASSEIOS COM PREÇOS AQUI!
O que fazer em Bonito: Passeios e atrações
Agora iremos listar os principais passeios em Bonito, dividido por categorias.
Flutuações
1 – Flutuação Rio da Prata
2 – Flutuação Nascente Azul
3 – Barra do Sucuri
4 – Rio Sucuri
6 – Aquário natural Baía Bonita
7 – Flutuação Lagoa Misteriosa
Grutas e formações
8 – Gruta do Lago Azul
9 – Gruta de São Miguel
10 – Gruta do Mimoso
11 – Gruta Catedral
12 – Abismo Anhumas
13 – Buraco das Araras
Mergulhos de cilindro
13 – Lagoa Misteriosa
14 – Abismo Anhumas
15 – Rio da Prata
Balneários
16 – Balneário Municipal
17 – Praia da Figueira
18 – Balneário Nascente Azul
19 – Jardim Ecopark
20 – Balneário Ilha Bonita
21 – Ecopark Porto da Ilha
22 – Balneário do Sol
23 – Refúgio da Barra
24 – Bosque das Águas
25 – Estrela do Formoso
Cachoeiras
26 – Cachoeiras Boca da Onça
27 – Rio do Peixe
28 – Estância Mimosa
29 – Ceita Corê
30 – Parque das Cachoeiras
31 – Cachoeiras Serra da Bodoquena
Outros passeios
32 – Fazenda San Francisco no Pantanal
33 – Boia cross e Bote
34 – Arvorismo
35 – Tirolesa
36 – Quadriciclo
37 – Cavalgada
38 – Bike
39 – Passeio de balão
40 – Projeto Jibóia
Baixe o catálogo de passeios com o tarifário atualizado!
O que fazer em Bonito: Flutuação

A flutuação consiste, literalmente em flutuar sobre a água, para observar a fauna e flora do rio. Cada rio é um imenso aquário natural com água incrivelmente transparente. Entre as opções do que fazer em Bonito, é a atividade mais procurada.
A flutuação em Bonito dura em média de 2 a 3 horas e incluindo o deslocamento e preparação, ocupa meio período do dia. O passeio inclui todo o equipamento (colete, snorkel, roupa de neoprene e calçado). Em todo o percurso haverá o acompanhamento da equipe de apoio.
Lista de flutuações em Bonito:
Flutuação Rio da Prata

A Flutuação no Rio da Prata é um dos passeios de ecoturismo mais renomados da região de Bonito e Jardim (Mato Grosso do Sul). O trajeto total de flutuação é de aproximadamente 2.200 metros e dura cerca de 2 horas na água, inserido em uma atividade total de cerca de 4 horas (incluindo trilha e orientações).
- Distância: 50 km de Bonito (município de Jardim MS)
- Tempo de atividade: 3 horas / Tempo total: Meio período
Flutuação na Nascente Azul

A Flutuação na Nascente Azul é um passeio realizado na nascente de um rio que apresenta um intenso e característico tom azul-turquesa. É um dos poucos locais onde se permite a prática de apneia (mergulho livre em profundidade), devido à profundidade da fenda da nascente (cerca de 7 metros).
O ingresso da flutuação inclui o Day Use no Balneário Nascente Azul.
- Distância: 35 km da cidade
- Tempo de atividade: 3 horas / Tempo total: Meio período
Onde se hospedar em Bonito: dica de 10 ótimas opções!
Flutuação Barra do Sucuri

A Flutuação na Barra do Sucuri é um passeio realizado no trecho final do Rio Sucuri, no local onde ele se encontra com o Rio Formoso (a “Barra”). O Rio Sucuri é mundialmente famoso por ser um dos mais cristalinos do planeta.
Esse passeio tem uma dinâmica diferente: o grupo faz uma subida de barco pelo rio, para depois iniciar a descida de flutuação (cerca de 1.300 metros).
- Distância: 17 km da cidade
- Tempo de atividade: 3 horas / Tempo total: Meio período
Flutuação no Rio Sucuri – Bonito MS

A Flutuação no Rio Sucuri é um dos passeios de ecoturismo mais renomados de Bonito (MS), realizada no rio que é considerado um dos mais cristalinos do mundo.
Sua visibilidade subaquática é excepcional, proporcionando uma visão nítida da rica vegetação aquática (o “jardim submerso”). O passeio começa com uma leve trilha pela mata ciliar até a nascente, onde inicia a flutuação segue por cerca de 1.800 metros.
- Distância: 19 km da cidade
- Tempo de atividade: 3 horas / Tempo total: Meio período
Aquário Natural Baía Bonita

É o atrativo de flutuação mais próximo da cidade, realizado nas águas cristalinas do Rio Baía Bonita e parte do Rio Formoso. É conhecido por ser o passeio ideal para iniciantes e famílias com crianças.
A atividade inclui uma caminhada curta por passarelas de madeira até a nascente, seguida pela flutuação em um trecho de aproximadamente 800 a 900 metros.
- Distância: 7 km da cidade
- Tempo de atividade: 2 horas / Tempo total: Meio período
Lagoa Misteriosa

A Flutuação na Lagoa Misteriosa é realizada em uma dolina (cavidade natural inundada) de água extremamente azul e transparente, localizada no município vizinho de Jardim (MS).
A profundidade total ainda é desconhecida (mais de 220 metros já foram registrados), dando a sensação de flutuar sobre o abismo com visibilidade de 60 metros.
A flutuação na lagoa é sazonal, devido à proliferação de microalgas que turvam a água na primavera/verão, ela geralmente só fica aberta para flutuação de abril a setembro/outubro, dependendo das condições climáticas.
- Distância: 50 km de Bonito (município de Jardim)
- Tempo de atividade: 2 horas / Tempo total: Meio período
Baixe o catálogo de passeios com o tarifário atualizado!
O que fazer em Bonito: Grutas
Há três grutas abertas à visitação em Bonito, além do Abismo Anhumas, uma atração subterrânea diferente. A mais conhecida delas é a Gruta Azul.
Lista das grutas de Bonito:
Gruta do Lago Azul

Considerada o cartão postal de Bonito, é o passeio contemplativo mais procurado. A Gruta do Lago Azul possui um lago de coloração azulada em seu interior, que é a sua principal atração.
Possui também variadas formações de calcário e raridades em seu interior, como o Tigre de Dentes de Sabre e a Preguiça Gigante. O acesso se dá através de escadarias.
- Distância: 19 km do centro
- Tempo de atividade: 2 horas
Gruta de São Miguel

Situada próxima à Gruta Azul, no Parque Ecológico Vale Anhumas, a Gruta de São Miguel é uma gruta seca, com belas formações de calcário.
O acesso começa por passarelas junto à copa das árvores e uma ponte pênsil de 200 metros. Depois o passeio segue por dentro da gruta e a saída e por outra boca.
- Distância: 16 km do centro
- Tempo de atividade: 2 horas
Gruta do Mimoso

A Gruta do Mimoso é uma caverna alagada onde você pode entrar na água com as opções de fazer flutuação ou mergulho em caverna. É a mais nova flutuação que entrou para a lista dos passeios em Bonito.
Para chegar ao lago é preciso descer 78 degraus em um percurso circular, realizado com iluminação apropriada. Um dos maiores destaques desse passeio de flutuação em caverna é o lago de águas cristalinas e azuis.
- Distância: 30 km da cidade
- Tempo de atividade: 1,5 horas / Tempo total: Meio período
Dicas de onde ficar em Bonito: Conheça 10 ótimas opções!
Gruta Catedral

Conhecida anteriormente como gruta São Mateus, também possui acesso por passarela suspensa e durante o passeio é possível conhecer variadas formações de calcário diferenciadas.
O passeio inclui um museu com animais empalhados e um acervo de objetos históricos.
- Distância: 16 km do centro de Bonito
- Tempo de atividade: 2 horas
Abismo Anhumas

Abismo Anhumas é o passeio mais incrível de Bonito, a maior aventura que se pode fazer por lá, e também o passeio mais caro.
É uma caverna, que conta com um lago de águas cristalinas com dezenas de cones de calcário de até 20m de altura formados há milhares de anos.
O acesso ao imenso buraco é feito através de um rapel mecanizado com 72 m de altura. Lá embaixo o passeio continua sobre o lago submerso, através de um passeio de bote e flutuação.
O Abismo Anhumas oferece três tipos de passeio: Contemplativo de bote, flutuação e mergulho de cilindro. Todos incluem a descida no fundo da gruta e passeio de bote.
- Distância: 23 km do centro de Bonito
- Tempo de atividade: 3 horas
Buraco das Araras

É um buraco gigante com 100 m de profundidade, 160 m de diâmetro e 500 m de circunferência. Seu interior é habitat de muitas espécies de aves, com destaques para as araras vermelhas e azuis, que se utilizam das fendas das rochas para procriar.
- Distância: 65 km de Bonito (em Jardim)
- Tempo de atividade: 2 horas
Baixe o catálogo de passeios com o tarifário atualizado!
O que fazer em Bonito: Mergulho com cilindro
Há três lugares onde iniciantes podem fazer mergulho com cilindro em Bonito. Lagoa Misteriosa, Nascente Azul e Rio da Prata.
Mergulho na Lagoa Misteriosa

O mergulho na Lagoa Misteriosa é feito em uma dolina, mapeada com 75 m de profundidade, porém com profundidade incerta. Um mergulhador já conseguiu chegar a 225 m. A transparência é incrível, que dá a sensação de estar voando sobre um abismo.
A aventura pode ser feita por qualquer pessoa com mais de 10 anos de idade e inicia por uma trilha antes do mergulho, que dura de 30 a 40 minutos.
- Distância: 50 km de Bonito (em Jardim)
- Tempo de atividade: 2 horas
Mergulho no Abismo Anhumas

Mergulho a uma profundidade de até 18 metros em um lago dentro da mais incrível caverna de Bonito. A paisagem é surreal com a passagem entre cones gigantes de calcário.
- Distância: 24 km de Bonito
- Tempo de atividade: 4 horas
Mergulho no Rio da Prata

Mergulho no Rio da Prata a uma profundidade que varia de 3 a 7 m, com duração de 30 min e percurso de 600 m. O trecho possui muitos peixes e vegetação subaquática.
- Distância: 50 km de Bonito (em Jardim)
- Tempo de atividade: 2 horas
Baixe o catálogo de passeios com o tarifário atualizado!
O que fazer em Bonito: Balneários
Há balneários realmente incríveis em Bonito, onde é possível relaxar nas águas cristalinas ao lado de cardumes de peixes. Alguns oferecem opções como tirolesas, passarelas suspensas, caiaques, entre outros.
Veja a lista de balneários de Bonito:
Balneário Municipal

De propriedade da prefeitura de Bonito, o Balneário Municipal é uma área de lazer onde se pode mergulhar livremente nas águas transparentes do Rio Formoso, repleto de cardumes de peixes.
Nas árvores do parque é comum ver e interagir com macacos prego. No local há áreas separadas para acampar e fazer churrasco.
- Distância: 6 km do centro
- Tempo de atividade: Day use
Praia da Figueira

A Praia da Figueira está situada em um lago repleto de peixes, especialmente pacus que parecem que pousam para fotos. Além da praia há uma rampa molhada e uma piscina abaixo dela.
No local é possível também praticar atividades aquáticas, como caiaque e tirolesa.
- Distância: 14 km do centro
- Tempo de atividade: Day use
Balneário Nascente Azul

Piscina ecológica em um lago de águas correntes repleto de cardumes de peixes e muitas plantas. Possui um circuito de aventuras aquáticas com tirolesa, pontes suspensas e muito mais.
- Distância: 36 km do centro
- Tempo de atividade: Day use
Jardim Ecopark

Situado às margens do Rio da Prata, o balneário é um aquário natural de águas cristalinas, repleto de peixes. Conta também com tirolesa e slak line.
- Distância: 57 km de Bonito (em Jardim)
- Tempo de atividade: Day use
Balneário Ilha Bonita

Fica às margens do Rio Formoso e oferece cachoeiras, trilhas, tirolesas e trampolins. Conta com toda infraestrutura para passar o dia.
- Distância: 12 km de Bonito
- Tempo de atividade: Day use
Conheça 10 opções de hospedagem em Bonito MS!
Ecopark Porto da Ilha

O Ecopark Porto da Ilha oferece várias áreas de banho, pequena cachoeira, e muita área verde. Há também caiaque e stad up disponível.
- Distância: 12 km de Bonito
- Tempo de atividade: Day use
Balneário do Sol

Balneário rodeado de verde, localizado junto ao rio Formoso, com águas correntes e transparentes, repleto de peixes, como Piraputangas, Dourados e Curimbas.
- Distância: 12 km de Bonito
- Tempo de atividade: Day use
Refúgio da Barra

Localizado junto ao Rio Formoso, recebe um número reduzido de visitantes para propiciar mais tranquilidade junto á natureza. Conta com uma área de 200 m para banho e decks em meio á muito verde.
- Distância: 17 km de Bonito
- Tempo de atividade: Day use
Balneário Bosque das Águas

Possui acesso ao rio através de vários decks ao longo das margens do Rio Formoso, com belos pontos para banho. O local oferece quiosques com churrasqueira para quem quer preparar um churrasco e passar o dia no local.
- Distância: 8 km de Bonito
- Tempo de atividade: Day use
Balneário Estrela do Formoso

O Estrela do Formoso é o balneário mais exclusivo de Bonito. Oferece uma linda vista da Serra da Bodoquena e se diferencia de outros balneários pelo tamanho dos decks da área de banho e pelo serviço.
É o único que possui pergolados e decks na beira do Rio Formoso que podem ser alugados. Não permite a entrada de alimentos e bebidas, mas possui bar e lanchonete com drinks e porções.
- Distância: 19 km de Bonito
- Tempo de atividade: Day use
Baixe o catálogo de passeios com o tarifário atualizado!
O que fazer em Bonito: Cachoeiras
Há vários parques que possuem um conjunto de cachoeiras para visitação. Alguns são passeios de meio dia e outros lugares para passar o dia todo, curtindo um banho nas águas transparentes.
Conheça as principais cachoeiras em Bonito:
Cachoeiras Boca da Onça

A visitação começa no alto da maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, a cachoeira Boca da Onça, com 156 m de altura e uma bela vista da Serra da Bodoquena.
Depois o roteiro segue pelas cachoeiras e piscinas naturais do Buraco do Macaco, Poço da Lontra, Cachoeira da Anta, do Jabuti, do Fantasma e a Garganta da Arara.
No local funciona também o único rapel de plataforma de Bonito, com 90 metros.
- Distância: 60 km de Bonito (em Bodoquena)
- Tempo de atividade: Dia todo (almoço incluso)
Rio do Peixe

O percurso pela Fazenda Água Viva leva a 6 trilhas que levam a belas cachoeiras e piscinas naturais do Rio do Peixe. Ao final do dia não perca a alimentação aos animais, oportunidade para fotografar araras azuis, tucanos e macacos.
- Distância: 36 km de Bonito
- Tempo de atividade: Dia todo (almoço incluso)
Estância Mimosa

A Estância Mimosa é uma fazenda que conta com uma trilha de 2,5 km, com 9 cachoeiras e 10 piscinas naturais para banho, além de plataformas de salto.
O percurso passa também por variadas espécies de árvores e é comum avistar animais.
- Distância: 24 km de Bonito
- Tempo de atividade: Meio período
Dicas de onde ficar em Bonito: Conheça 10 ótimas opções!
Ceita Corê

O passeio pelas cachoeiras de Ceita Corê é um dos mais tradicionais em Bonito. São 6 cachoeiras e paradas para banho, além de tirolesa.
À tarde tem a visitação à nascente do Rio Chapena que possui uma caverna inundada com 158 m de profundidade.
O restante do dia pode ser aproveitado nas dependências da fazenda que também oferece passeio a cavalo, caiaque e stand up.
- Distância: 36 km de Bonito
- Tempo de atividade: Dia todo (almoço incluso)
Parque das Cachoeiras – Bonito MS

Uma caminhada ecológica leva a 7 belas cachoeiras, todas com parada para banho. Em frente ás quedas há vários decks para fotos.
- Distância: 17 km de Bonito
- Tempo de atividade: Meio período
Cachoeiras Serra da Bodoquena

Trilha pelo Parque Nacional da serra da Bodoquena que leva a cachoeiras, piscinas naturais e duas grutas em meio à vegetação exuberante.
Para finalizar tem uma descida de 2 km em bote pelo rio e o resto da tarde para curtir o balneário.
- Distância: 70 km de Bonito (em Bodoquena)
- Tempo de atividade: Dia todo (almoço incluso)
Outros passeios em Bonito MS

Um passeio bem interessante e um pouco diferente é o bate-volta na Fazenda San Francisco, em Miranda, no Pantanal. Uma oportunidade para conhecer um pouco da região pantaneira de Mato Grosso do Sul.
Além dos vários passeios já citados, há muito outros em Bonito, que incluem atividades como passeio de bote, boia cross, duck, arvorismo, tirolesa, quadriciclo, cavalgada, bike, balão, entre outros.
Baixe o catálogo de passeios com o tarifário atualizado!
Pontos turísticos de Bonito MS
A maior parte dos pontos turísticos são os parques ecológicos onde acontecem os passeios, já citados acima. Conheça agora as poucas atrações na cidade:
Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade de Bonito tem como destaque o Monumento das Piraputangas circundado por fontes de água. Durante a noite o chafariz é ligado e o monumento ganha uma iluminação especial. No local há também uma placa com um pequeno resumo da história de Bonito.
Aquário de Bonito MS

Situado no centro da cidade, o aquário possui inúmeros tanques com mais de 60 espécies de peixes nativos da região. A visitação é acompanhada de um guia local e no final é possível acariciar arraias e tratar as piraputangas que pulam fora d’água em busca do alimento.
Abre das 9h às 22h
Projeto Jiboia

O projeto Jiboia é uma palestra sobre as serpentes que acontece toda noite, às 19h, no centro de Bonito. No final os visitantes tem a oportunidade de tirar fotos com uma jiboia.
Tempo: 2 horas
O que fazer em Bonito à noite
A vida noturna não é o forte em Bonito, mas o centrinho é bem legal, repleto de opções gastronômicas bem variadas. Depois de passar o dia fazendo passeios e atividades, escolha um bom restaurante, beba um drinque, depois descanse para o dia seguinte.
Veja as atrações que funcionam à noite na cidade:
- Praça da Liberdade – À noite a Praça fica movimentada, ganha iluminação e o chafariz é ligado.
- Projeto Jiboia – O projeto Jiboia é uma palestra sobre as serpentes que acontece toda noite, às 19h, no centro de Bonito. No final os visitantes tem a oportunidade de tirar fotos com uma jiboia.
Tempo: 2 horas (atração paga). - Aquário de Bonito – Situado no centro da cidade, o aquário possui inúmeros tanques com mais de 60 espécies de peixes da região.
Abre das 9h às 22h / Tempo: Livre (atração paga).
O que fazer em Bonito de graça

A única atração free em Bonito é a Praça da Liberdade, no centro da cidade. Porém há alguns passeios que ao serem comprados, dão direito a usufruir do balneário e estrutura do local.
Um exemplo é o parque Nascente Azul. Ao adquirir um dos passeios (flutuação, mergulho ou tirolesa), o visitante ganha o direito de usufruir do balneário e sua infraestrutura.
Dica de agência em Bonito
Uma das dúvidas de quem está planejando uma viagem em Bonito é com qual agência fechar os passeios.
Tanto os passeios como transportes são todos tabelados pela prefeitura de Bonito, então o preço é o mesmo em qualquer agência. Com isso, procure uma agência com boas referências e não perca tempo olhando cada uma.
Recomendamos a Acqua Stúdio de Viagens porque foi a agência que organizou todo meu roteiro em Bonito. A organização foi perfeita, não tivemos qualquer problema, tanto nos passeios como nos transportes.
Primeiro a agência faz uma análise do que o visitante pretende fazer em Bonito e em cima disso cria um roteiro super otimizado para aproveitar o máximo do destino.
Para reservar os passeios em Bonito, recomendo que primeiro acesse a página de cadastro da Acqua, que lhe enviará o catálogo com os preços atualizados para você escolher os passeios. Logo a Acqua entrará em contato com você para formular um pacote e lhe enviar um orçamento!
SOLICITE A LISTA DE PASSEIOS COM PREÇOS AQUI!
Mapa de Bonito: Pontos turísticos e atrações
No mapa abaixo é possível ver a localização de cada uma das atrações de Bonito MS e assim ter uma ideia dos deslocamentos necessários:
O que fazer em Bonito: Roteiro de 3, 5 e 7 dias
Flutuar nas nascentes e rios transparentes, curtir os balneários e cachoeiras, conhecer grutas, dolinas e paisagens incríveis, se aventurar em um mergulho, passeio de bote, boia cross, quadriciclo, cavalgada e arvorismo, estão entre as atividades para fazer em Bonito.
Realmente, há muito o que fazer em Bonito MS. Por isso iremos dar dicas de roteiros de 3, 5 e 7 dias, com atrações bem variadas, levando em conta atrações que visitamos.
Nota! Leve em conta que precisa mais um dia na ida e um na volta da viagem.
O que fazer em Bonito em 3 dias
- Dia 1: Gruta do Lago Azul e Grutas São Miguel pela manhã – Flutuação Rio Sucuri à tarde.
- Dia 2: Ceita Corê (Day use – balneário e cachoeiras com almoço).
- Dia 3: Flutuação Nascente Azul + almoço e balneário até o início da tarde – Boia cross Cabanas no meio da tarde
O que fazer em Bonito em 5 dias
- Dia 1: Gruta do Lago Azul e Grutas São Miguel pela manhã – Flutuação Rio Sucuri à tarde.
- Dia 2: Ceita Corê (Day use – balneário e cachoeiras com almoço).
- Dia 3: Buraco das Araras ou Lagoa Misteriosa pela manhã e Flutuação Rio da Prata à tarde
- Dia 4: Fazenda San Francisco (day use no Pantanal)
- Dia 5: Flutuação Nascente Azul + almoço e balneário até o início da tarde – Boia cross Cabanas no meio da tarde
O que fazer em Bonito em 7 dias
- Dia 1: Gruta do Lago Azul e Grutas São Miguel pela manhã – Flutuação Rio Sucuri à tarde.
- Dia 2: Abismo Anhumas da manhã ao início da tarde – Boia cross Cabanas no meio da tarde
- Dia 3: Ceita Corê (Day use – balneário e cachoeiras com almoço).
- Dia 4: Buraco das Araras ou Lagoa Misteriosa pela manhã e Flutuação Rio da Prata à tarde
- Dia 5: Fazenda San Francisco (day use no Pantanal)
- Dia 6: Flutuação Nascente Azul + almoço e balneário
- Dia 7: Cachoeiras Boca da Onça (dia todo)
Nosso roteiro em Bonito de 8 dias

- Dia 1: Transfer Campo Grande a Bonito (chegada no meio da tarde) – Aquário de Bonito.
- Dia 2: Grutas São Miguel cedo – Flutuação Rio Sucuri às 11h – Praia da Figueira à tarde.
- Dia 3: Gruta do Lago Azul cedo – Nascente Azul (flutuação, mergulho com cilindro, tirolesa, pêndulo e balneário – Check-point Abismo anhumas à tardinha
- Dia 4: Abismo Anhumas cedinho – Balneário Municipal – Boia Cross Cabanas no meio da tarde
- Dia 5: Mergulho na Lagoa Misteriosa pela manhã – Flutuação Rio da Prata à tarde
- Dia 6: Ceita Corê – Cachoeiras e da Fazenda Ceita Corê + day use.
- Dia 7: Fazenda San Francisco (dia todo no Pantanal)
- Dia 8: Transfer para Campo Grande.
Baixe o catálogo de passeios com o tarifário atualizado!
Quando ir a Bonito: Melhor época
Qualquer época é viável para visitar o destino, porém, há algumas particularidades que pode mudar a experiência de viagem.
Para saber qual a melhor época para ir a Bonito, leve em conta, principalmente dois fatores: Estação seca e chuvosa e baixa e alta temporada.

Estação seca em Bonito MS
A estação seca em Bonito vai de abril a setembro, com 100 mm de chuva/mês em média.
De maneira geral esta é a melhor época para visitar Bonito, quando chove pouco e as águas estão no auge da transparência.
Os meses de junho, julho e agosto são os que menos chove (em torno de 50mm), porém, é quando ocorrem eventuais ondas de frio, o que pode tornar um pouco desagradável na hora de entrar e sair da água.
Conclusão sobre os melhores meses: Abril, maio e setembro.
Estação chuvosa em Bonito MS
Entre outubro e março chove o dobro, em média 200mm ao mês.
A vantagem é que faz mais calor e as cachoeiras estão mais cheias.
Porém, há a tendência de que as águas fiquem mais turvas depois de uma sequência de dias de chuva, como também há alguns passeios que não funcionam nesta época, como a Lagoa Misteriosa, por exemplo.

Alta temporada em Bonito MS
Os preços dos passeios em Bonito são todos tabelados e um pouco mais caros na Alta Temporada. Outra questão é que há um limite diário de visitantes em cada atração e aumenta o risco de não conseguir vaga em algum.
A alta temporada em Bonito compreende a época de férias escolares e feriados prolongados.
- O período de férias escolares vai de 20 de dezembro a 30 de janeiro, e de 10 a 31 de julho.
- Já os feriados prolongados tem as datas variáveis, mais geralmente são os feriados nacionais: Carnaval, Páscoa, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Proclamação da República.
Baixa temporada em Bonito MS
A baixa temporada compreende todo o restante do ano que escapa das férias escolares e feriados prolongados, quando diminui a demanda.
Os valores dos passeios em bonito são mais baixos nesta época e tona-se mais tranquilo para se fazer.
Onde fica Bonito: Como chegar
Onde fica Bonito MS

Bonito é um município localizado no Sul do estado do Mato Grosso do Sul, a 260 km da capital Campo Grande. Porém, o destino Bonito abrange também atrações importantes nos municípios vizinhos de Jardim e Bodoquena, num raio de até 70 km.
A região da Serra da Bodoquena possui maciços de calcários, rochas que propiciam as águas de incrível transparência. Além disso, há uma variada fauna e flora com muito verde.

Como chegar em Bonito – Mato Grosso do Sul
Chegar a Bonito de avião
Há dois aeroportos de acesso à Bonito: Na própria cidade de Bonito (14 km do centro), e na capital Campo Grande (260 km de distância).
- Voar direto para Bonito é bem mais prático. Porém, a quantidade de voos é menor e os preços mais salgados.
- Voar a Campo Grande sempre vai custar mais barato, por oferecer uma boa quantidade de voos diários. Porém, você terá que fazer o deslocamento de 260 km (3h20) de Campo Grande a Bonito.

Como ir de Campo Grande a Bonito
Quem chegar de avião pelo aeroporto da capital, precisará encarar 260 km de asfalto numa viagem de 3h a 3,5h.
De Campo Grande a Bonito de carro alugado
Além do trecho Campo Grande-Bonito, o carro também será útil nos deslocamentos entre os passeios em Bonito.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os 2 melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
De Campo Grande a Bonito de transfer
O transfer compartilhado é a maneira mais comum e barata de ir do aeroporto de Campo Grande a Bonito. As vans saem do aeroporto de Campo Grande e deixam os turistas nos hotéis de Bonito. O traslado custa em torno de R$150 o trecho por pessoa (ref. 2025).

O transfer deve ser reservado com antecedência com a agência de receptivo em Bonito, junto com os passeios. Fizemos a reserva com a Acqua Studio de Viagem, agência que organizou nossos translados e passeios em Bonito.
Para reservar os passeios em Bonito, recomendo que primeiro acesse a página de cadastro da Acqua, que lhe enviará o catálogo com os preços atualizados para você escolher os passeios. Logo a Acqua entrará em contato com você para formular um pacote e lhe enviar um orçamento!
SOLICITE A LISTA DE PASSEIOS COM PREÇOS AQUI!
Leia também: Como chegar em Bonito, um artigo super completo e detalhado com todas as opções e preços.
Atenção! O estado de Mato Grosso do Sul tem fuso horário diferente, uma hora a menos que o horário de Brasília. Seu celular irá trocar automaticamente se estiver configurado, mas lembre-se de conferir quando chegar para não perder o horário dos transportes e passeios.
Quantos dias ficar em Bonito MS
As atrações são tantas que é difícil escolher o que fazer em Bonito, daria para ficar um mês fazendo passeios diferentes. Porém, há muitas atividades iguais, mas em lugares diferentes e algumas características distintas.
A flutuação, por exemplo, que é a principal atividade, é realizada em 7 lugares diferentes. Mas cada uma delas oferece um cenário com características ou algum incremento diferente.
Em nossa opinião, o mínimo para ficar em Bonito é de 3 dias inteiros para fazer ao menos uma atividade de cada tipo: Uma flutuação, uma gruta, um balneário, um parque de cachoeiras. Mas o ideal é ficar entre 5 e 7 dias para curtir mais atrações e outras atividades.

Dicas de onde ficar em Bonito: Conheça 10 ótimas opções!
Onde ficar em Bonito: hotéis e pousadas
A cidade de Bonito é bastante turística e conta com um bom número de hotéis e pousadas e estilos e padrões variados.
Para quase todos os passeios é preciso de transporte, que passa buscar os turistas nos hotéis da cidade. Ficar perto do centrinho torna-se melhor por concentrar mais opções gastronômicas e o comércio em geral.

Ficamos por 7 noites na Pousada Cambará, opção que oferece economia e um ótimo custo benefício, que atendeu muito bem nossas necessidades. Fica apenas um quarteirão da Praça da Liberdade.
Conheça outras opções:
- Hotel Marruá – Médio conforto – Nota: 8,3
- Zagaia Eco Resort – Luxo – Nota: 8,7
- Mais opções de hotéis e pousadas
Dicas de onde ficar em Bonito: Conheça 10 ótimas opções!
Onde comer em Bonito MS
A maior parte dos estabelecimentos gastronômicos de Bonito ficam nos arredores da Praça da Liberdade, e também na Rua Coronel Pílad Rébua, principal rua da cidade.

Entre os restaurantes mais famosos podemos citar o Juanita (um pouco mais afastado), a Casa do João (próximo à praça) e La Bonita (com música ao vivo na esquina da praça).
Mas há muitas opções, também de lanches e porções, onde se pode comer um pastel de Jacaré (no Pastel Bonito), ou até mesmo uma porção de tilápia, em uma das barracas da praça.
Voltar ao índice
O que levar em uma viagem a Bonito
Preparamos um checklist do que levar na mala em uma viagem para Bonito MS. Grande parte dos passeios serão na água e quase sempre faz calor.

Confira nossas dicas do que levar para Bonito em cada tipo de passeio:
- Flutuação nas nascentes e mergulho com cilindro – Roupa de banho, chinelo, toalha, Câmara Gopro – O equipamento, roupa e sapato de flutuação está incluso nos passeios – Não é permitido o uso de protetor solar e repelente
- Grutas e Buraco das Araras – Uso obrigatório de tênis – É permitido o uso de protetor solar e repelente
- Cachoeiras e balneários – Roupa de banho, chinelo, toalha, óculos de sol, chapéu ou boné, tênis ou papete (para as trilhas), protetor solar, repelente, roupas confortáveis.
- Bote e boia cross – Roupa de banho, papete ou chinelo, toalha, protetor solar, repelente. Não é permitido o uso de acessórios como relógio e joias.
- Arvorismo – Roupas confortáveis, tênis, protetor solar, repelente. Não é permitido o uso de acessórios como relógio e joias.
- Quadriciclo e cavalgada – Roupas confortáveis, uso obrigatório de calçados fechados, protetor solar, repelente.
- Pantanal – Roupas confortáveis e claras por conta dos mosquitos, tênis, óculos de sol, chapéu ou boné, protetor solar, repelente. Se quiser tomar banho de piscina na fazenda leve roupa de banho e toalha.
Outras dicas:
- Dinheiro – Leve uma quantia em dinheiro para consumos extras, pois como as atrações são todas em zonas rurais pode haver problemas com as máquinas de cartão devido à qualidade de sinal de internet.
- Bancos – Em Bonito tem os seguintes bancos: Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Sicredi.
- Água em Bonito – Não é aconselhável beber a água das torneiras em Bonito. Há uma alta concentração de calcário que pode gerar desconforto intestinal.
- Outro destino semelhante, com flutuações é Nobres, porém, a infraestrutura é mais modesta, mas os preços são mais em conta. Saiba o que fazer em Nobres MT.
Leia também:











criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens
Muito obrigado por este guia tão completo sobre Bonito! Estou planejando minha viagem e suas dicas foram extremamente úteis — é incrível ver tantas opções de passeios reunidas em um só lugar. Gostei muito do equilíbrio entre atrações famosas e lugares menos conhecidos. Com certeza vou montar meu roteiro com base nas suas recomendações. Parabéns pelo ótimo conteúdo!
Muito obrigado por este guia tão completo sobre Bonito!!
Seu blog está maravilhoso; obrigado por compartilhar conosco
thank yu so uch for taking the time to talk to us about this my friend