Pompeia
é uma das cidades arqueológicas mais impressionantes do mundo, localizada no sul da Itália. Enterrada pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., a cidade foi destruída, mas também, preservada pelas cinzas, revelando casas, templos, pinturas e ruas quase intactas.
Visitá-la é como voltar no tempo e explorar o cotidiano da Roma Antiga. Ideal para amantes de história, arqueologia e cultura, Pompeia é um destino imperdível na região da Campânia. Conheça suas ruínas, curiosidades e veja como a tragédia natural ajudou a conservar esse patrimônio mundial único da humanidade.
Pompeia – Itália
- História Pompeia – Itália
- Quando ir a Pompeia na Itália
- Onde fica Pompeia, como chegar e circular
- Onde se hospedar em Pompeia Itália
- O que fazer em Pompeia: melhores pontos turísticos
- Roteiro pelas ruínas de Pompeia
- Onde comer na cidade
- Dicas para uma viagem a Pompeia
- Mapa de Pompeia: pontos turísticos
- Imigração na Itália: documentos e regras
História de Pompeia – Itália
Pompeia foi uma próspera cidade do Império Romano, localizada ao sul de Nápoles, na Itália. Fundada no século VII a.C., cresceu como um importante centro comercial e cultural.
Em 79 d.C., foi subitamente soterrada pela lava e cinzas durante a erupção do vulcão Vesúvio. Porém, o que a destruiu também preservou as ruínas de suas construções, objetos e até corpos de forma impressionante.
Redescoberta no século XVIII, Pompeia se tornou um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, oferecendo um raro vislumbre da vida cotidiana na Roma Antiga.
Quando ir a Pompeia – Itália (melhor época)
A melhor época para visitar Pompeia é entre os meses de abril a junho e de setembro a outubro. Esses períodos oferecem temperaturas mais amena, menos chuvas e movimento turístico mais equilibrado, o que torna a visita às ruínas mais agradável.
Durante a primavera (abril a junho), os dias são ensolarados e as flores nos arredores deixam o cenário ainda mais bonito.
Evite os meses de julho e agosto, pois o calor é intenso, as temperaturas chegam a 35 °C, há poucos pontos de sombra e a cidade fica mais cheia por causa das férias escolares na Europa.
O inverno (novembro a março) tem clima mais frio e possibilidade de chuvas, mas pode ser interessante para quem prefere visitar com mais tranquilidade e preços mais baixos.
- Melhores meses: abril, maio, junho, setembro e outubro.
- Meses a evitar (se possível): julho e agosto (calor e lotação).
- Mais vazio, preços mais baixos, mas frio e chuvoso: novembro a março (inverno).
Onde fica Pompeia, como chegar e circular
Onde fica Pompeia
Pompeia está localizada aos pés do Vesúvio na região da Campânia, no sul da Itália, entre as cidades de Nápoles (24 km), Sorrento (27 km) e Amalfi (37 km) na Costa Amalfitana.
Como chegar a Pompeia – Itália
A forma mais prática de chegar a Pompeia é a partir de Nápoles ou Sorrento:
De trem (opção mais popular): Pegue a linha Circumvesuviana, que conecta Nápoles a Sorrento. Desça na estação Pompei Scavi – Villa dei Misteri, que fica a poucos metros da entrada principal do parque arqueológico.
De excursão ou transfer privado: Diversas agências oferecem passeios bate-volta saindo de Nápoles, Sorrento ou da Costa Amalfitana.
Excursão a Pompeia e Vesúvio saindo de Nápoles
Excursão a Pompeia e Sorrento saindo de Nápoles
De carro:
Pompeia é acessível pela rodovia A3 Napoli-Salerno. Há estacionamentos pagos próximos às entradas do sítio. É uma boa opção para quem está fazendo um roteiro de carro pelo país, foi assim que visitei Pompeia no meu roteiro pela Itália.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Como circular em Pompeia
Dentro do sítio arqueológico, a circulação é feita somente a pé. As ruínas cobrem uma área extensa, com calçamento irregular, então recomenda-se usar calçados confortáveis, levar água, protetor sola e, se possível, um mapa ou audioguia.
Para visitar a cidade moderna de Pompeia, é possível caminhar ou usar táxis e ônibus locais.
Onde se hospedar em Pompeia Itália
A melhor área para se hospedar em Pompeia é nos arredores da entrada principal do sítio arqueológico, especialmente próximo à estação Pompei Scavi – Villa dei Misteri. Essa região oferece fácil acesso às ruínas, conta com boas opções de restaurantes, transporte público (como a linha Circumvesuviana) e estrutura turística.
Outra área conveniente é o centro da cidade moderna de Pompeia, próximo à Piazza Bartolo Longo e à Basílica della Beata Vergine del Rosario. É uma área repleta de comércio, bares, e há uma entrada para as ruínas que fica próxima.
Ambas as áreas permitem visitar o sítio arqueológico a pé e oferecem boa mobilidade para quem deseja explorar outras atrações da região, como o Vesúvio, Nápoles ou a Costa Amalfitana.
Conheça algumas opções de onde se hospedar em Pompeia, que são bastante reservadas e bem avaliadas:
- Hotel Vittoria – Nota: 9,2 – Melhor hotel próximo da entrada do parque
- Hotel Zeus – Nota: 7,9 – o mais reservado praticamente na entrada do parque
- Villa Dei Misteri – Nota: 7,4 – Opção bastante procurada pertinho da entrada do parquet arqueológico
- Hotel del Sole – Nota: 8,0 – Um dos melhores na área entre a praça e as ruínas
- Pompeii Ruins De Charme B&B – Nota: 9,2 – Melhor custo benefício na área entre a praça e as ruínas
- Mais opções de hospedagem na cidade
O que fazer em Pompeia
Complexo arqueológico
As ruínas de Pompeia são os impressionantes vestígios de uma antiga cidade romana destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. Sepultada sob cinzas e pedras-pomes, a cidade ficou preservada por séculos.
Redescoberta no século XVIII, hoje é um dos sítios arqueológicos mais importantes e visitados do mundo, com casas, ruas, templos, teatros e mosaicos ainda visíveis.
Horários de funcionamento:
Verão (01 de abril a 31 de outubro) – das 9h às 18h.
Inverno (01 de novembro a 31 de março) – das 9h às 16h.
O ingresso normal para Pompeia comprado na portaria ou no site oficial custa €20. Existe também as opções plus com áudio guia ou a visita guiada com o acompanhamento de um guia que conta a história de Pompeia.
Reserve o seu ingresso com audioguia incluído
Reserve a visita guiada em Pompeia
Santuário de Nossa Senhora do Rosário
O Santuário de Nossa Senhora do Rosário é um importante centro de peregrinação católica localizado na cidade moderna de Pompeia. Construído no final do século XIX, possui um interior que abriga afrescos e obras sacras, com destaque para a imagem da Virgem do Rosário venerada por fiéis de todo o mundo. A basílica é um símbolo de fé e esperança, contrastando com as ruínas da antiga cidade romana.
Abre todos os dias, das 6h30 às 14h e das 15h às 20h, com entrada gratuita.
Vulcão Vesúvio
O Vesúvio é um dos vulcões mais famosos do mundo, conhecido por ter destruído Pompeia em 79 d.C. Ainda ativo, ele pode ser visitado e oferece uma vista panorâmica da Baía de Nápoles e da cratera vulcânica.
- Abre diariamente, geralmente das 9h às 17h (variando conforme a estação). Última entrada cerca de 1h antes do fechamento.
- A entrada custa cerca de €11 por adulto. É necessário fazer reserva antecipada online no site oficial do Parque Nacional do Vesúvio ou em agências que vendam o tour.
- Como chegar: Pode-se ir de carro ou com tours saindo de Nápoles (23 km) ou Pompeia (27 km).
- O acesso final à cratera é feito a pé, por uma trilha íngreme de cerca de 30 minutos com extensão de 1 km (2 km ida e volta). Se for contornar a cratera, aumenta em 2 km a caminhada.
Confira algumas opções de excursões ao Vulcão Vesúvio:
Transporte + ingresso ao Vesúvio + audioguia saindo de Pompeia
Trilha do Vesúvio com ingresso, guia e transporte saindo de Pompeia
Excursão ao Monte Vesúvio por conta própria saindo de Nápoles
Excursão a Pompeia e Vesúvio saindo de Nápoles
Roteiro em Pompeia – Itália
O parque arqueológico é bastante amplo e é essencial determinar um roteiro para não andar demais pelo complexo. Segue uma sequência de visitação, incluindo importantes atrações:
- Entre pela Porta Marina, a mais comum para quem chega de trem.
- Via dell’Abbondanza – Rua principal da cidade antiga — siga por ela e vá parando nos pontos ao redor.
- Foro (Forum) – Centro cívico e religioso, com vista para o Vesúvio.
- Templo de Júpiter (Tempio di Giove) – No fundo do Fórum, grande templo dedicado ao deus Júpiter.
- Macellum (mercado público) – Antigo mercado de alimentos, anexo ao Fórum.
- Termas Stabianas – Conjunto de banhos públicos bem preservados.
- Lupanar (bordel) – Pequeno e famoso pelas pinturas eróticas.
- Casa dos Vettii (Casa dei Vettii) – Uma das casas mais bem preservadas, com belos afrescos.
- Casa do Fauno (Casa del Fauno) – Mansão luxuosa, com o mosaico de Alexandre, o Grande.
- Teatro Grande e Teatro Pequeno (Odeon) – Complexo teatral com boa acústica e conservação.
- Palestra Grande (Grande Palestra) – Área de ginásio, ao lado do anfiteatro.
- Anfiteatro – Estrutura grandiosa usada para lutas e eventos públicos.
- Villa dos Mistérios (Villa dei Misteri) – Localizada fora dos muros, com belos murais dionisíacos. Pode ser visitada no retorno à entrada Porta Marina.
Observações:
- O tempo de visitação é de cerca de 3 horas e você pode visitar a igreja do Rosário e a praça da cidade nova na sequência, saindo pela outra porta.
- O roteiro pode ser invertido se você entrar por outra porta (como Piazza Anfiteatro).
Onde comer em Pompeia
As melhores áreas para encontrar restaurantes, pizzarias e cafés na cidade, são:
- Região da entrada “Porta Marina” (Pompei Scavi) – Área mais frequentada por turistas, com várias trattorias, pizzarias e bares próximos à entrada principal das ruínas.
- Centro moderno de Pompeia (Piazza Bartolo Longo e arredores) – Essa região concentra muitos restaurantes locais, cafés e gelaterias.
- Viale Giuseppe Mazzini e Via Sacra – As ruas que ligam o centro da cidade à zona arqueológica oferecem diversas opções gastronômicas.
Dicas gerais para uma viagem a Pompeia
- Planeje a visita cedo – Chegue logo na abertura do sítio arqueológico para evitar multidões e aproveitar o clima mais ameno.
- Use calçados confortáveis – As ruas de pedra são irregulares e podem ser escorregadias, então tênis ou sapatos fechados são indispensáveis.
- Leve água e proteção solar – Não há muitas sombras dentro das ruínas. Chapéu, protetor solar e garrafinha de água são essenciais, principalmente no verão.
- Reserve pelo menos 3 horas para o passeio – Pompeia é grande e cheia de detalhes interessantes.
- Combine a visita com outras atrações próximas – Aproveite para conhecer o Monte Vesúvio, a cidade de Nápoles ou a Costa Amalfitana, que ficam bem próximos.
Seguro Viagem e Chip Internacional
O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na Itália. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
MELHOR SEGURO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional. FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Use o cupom VIAGENSECAMINHOS15 e ganhe 15% de desconto.
Não fique sem internet em sua viagem, compre um chip físico ou virtual (e-sim) 5G da SimPremium, com internet ilimitada com antecedência para chegar no país já com internet.
CHIP INTERNACIONAL SIMPREMIUM – Chip físico ou virtual ilimitado com o melhor custo benefício do mercado. COMPRE SEU CHIP 5G EUROPA! Use o cupom viagensecaminhos na compra e ganhe 20% de desconto!
Mapa de Pompeia: pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de pontos de interesse em Pompeia, Itália, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
PASSAGENS AÉREAS, HOTÉIS, PACOTES. Buscador de passagens aéreas em todas as cias aéreas. hotéis, pacotes e shows.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – MELHOR SEGUROS. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – SIMPREMIUM. Viaje para o exterior com a melhor conexão 5G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.