San Gimignano, conhecida como a “Cidade das Torres”, é um dos destinos mais encantadores da Toscana. Com suas muralhas medievais, torres históricas e ruas de pedra, o vilarejo oferece uma atmosfera única e vistas de tirar o fôlego.
Fundada pelos etruscos no século III a.C., alcançou o auge do desenvolvimento durante a Idade Média como ponto de passagem na Via Francigena. As famílias rivais construíram torres para demonstrar riqueza e poder, com 72 torres no auge, restando 14 atualmente.
Neste guia, você vai descobrir quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em San Gimignano, Siena, além de sugestões de roteiros, dicas gastronômicas e informações práticas para aproveitar ao máximo sua visita a este Patrimônio Mundial da UNESCO.
San Gimignano – Itália
- Quando ir a San Gimignano – Siena
- Onde fica San Gimignano e como chegar
- Onde se hospedar em San Gimignano – Itália
- O que fazer em San Gimignano e arredores
- Onde comer na cidade
- Dicas para visitar a cidade
- Imigração na Itália: documentos e regras

Quando ir a San Gimignano – Siena
A melhor época para visitar San Gimignano é entre abril e junho ou setembro e outubro, quando o clima é agradável, as paisagens estão verdes e a cidade menos lotada.
Julho e agosto podem ser muito quentes e cheios de turistas, enquanto o inverno é mais tranquilo, mas com dias curtos e clima frio.
Onde fica San Gimignano e como chegar

Está localizada na província de Siena, na região da Toscana, Itália, entre a Florença (60 km) e Siena (45 km), e a 280 km de Roma.
Como chegar em San Gimignano
De carro: é a forma mais prática; o trajeto de Florença dura 1h15 e de Siena 50 min. Cheguei na cidade com carro alugado que fiz um roteiro pela Itália.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os 2 melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
Através de uma excursão: Se você está em Florença sem carro, a forma mais fácil de conhecer a cidade medieval, junto com outras da Toscana é através de uma excursão bate-volta de 1 dia, confira as opções:
De trem: não há estação de trem na cidade; a opção é combinar trem até Poggibonsi e depois ônibus até San Gimignano.
Como circular: a cidade é pequena e totalmente percorrida a pé. Estacione fora das muralhas em estacionamentos pagos, localizados nos dois extremos da cidade, fora da muralha.
Onde se hospedar em San Gimignano – Itália

Ficar dentro das muralhas medievais é a melhor opção para quem deseja viver a atmosfera histórica de San Gimignano e explorar tudo a pé. Se preferir economia ou tiver carro, escolha hospedagens nos arredores imediatos das muralhas, que oferecem fácil acesso e belas vistas.
Confira algumas opções de hospedagem:
- Hotel Bel Soggiorno – Nota: 9,1 – Uma das melhores opções na rua principal dentro da muralha
- Leon Bianco – Nota: 9,0 – Um dos mais reservados na praça principal dentro da muralha
- Hotel la Cistarna – Nota: 8,8 – Um dos mais reservados na praça principal dentro da muralha
- Il Nildo di Anna – Nota: 9,0 – O melhor custo benefício dentro da muralha
- Il Feudo – Nota: 8,8 – O melhor custo benefício em frente ao portão de entrada
- Mais opções de hospedagem na cidade
O que fazer em San Gimignano e arredores

O que fazer em San Gimignano – Siena
- Piazza della Cisterna – A principal praça da cidade, cercada por torres medievais e edifícios históricos.
- Piazza del Duomo – Onde fica a Collegiata di Santa Maria Assunta (Duomo de San Gimignano), com afrescos do século XIV; aberta diariamente, ingresso pago.
- Torre Grossa – A mais alta torre da cidade (54 m), aberta para visita; do topo, você tem vistas panorâmicas da Toscana.
- Museo Civico – Museu de arte e história localizado no Palazzo del Popolo; ingresso combinado com a Torre Grossa.
- Rocca di Montestaffoli – Ruínas de uma antiga fortaleza, ideal para fotos com paisagens deslumbrantes dos vinhedos.
- Museo della Tortura – Para quem gosta de curiosidades, exibe instrumentos de tortura medievais; entrada paga.

O que fazer nos arredores de San Gimignano – Itália
Os arredores da cidade reservam paisagens e cenários encantadores, com os vinhedos, vinícolas renomadas e vilarejos cheios de história. Veja as melhores opções de o que fazer nos arredores:

Passeio pelas colinas da Toscana – É muito prazeroso dirigir entre San Gimignano, Volterra e Siena, passando por estradas cênicas, com colinas repletas de vinhedos, oliveiras e ciprestes — cenário típico da Toscana!
Visitar vinícolas e degustar Vernaccia – Vernaccia é o vinho branco DOCG e as vinícolas oferecem tours e degustações nas zonas rurais próximas às estradas SP1 e SP47.

Monteriggioni – Localizado a cerca de 30 km, é uma vila medieval murada, famosa por suas torres e muralhas praticamente intactas. A Piazza Roma é o coração da cidade, e é possível caminhar sobre parte das muralhas. Veja o que fazer em Monteriggioni.
Volterra – Também a 30 km, Volterra encanta com seu centro histórico etrusco-romano, o Teatro Romano, o Palazzo dei Priori e as lojas de artesanato em alabastro.

Siena – A 45 km, Siena é um destino imperdível em uma viagem pela Itália: a Piazza del Campo, o Duomo di Siena e as ruelas medievais oferecem um dia repleto de história, cultura e ótima gastronomia.
Onde comer na cidade
As melhores opções de restaurantes e bares concentram-se na Piazza della Cisterna, na Piazza del Duomo e nas ruas Via San Matteo e Via San Giovanni, principais vias medievais repletas de trattorias, enotecas e gelaterias premiadas.
Dicas para visitar a cidade

- San Gimignano é pequena, mas costuma ficar cheia durante o dia com excursões; aproveite o início da manhã ou fim da tarde para passeios mais tranquilos.
- Use sapatos confortáveis, pois as ruas são de paralelepípedo e íngremes em alguns trechos.
- Se estiver de carro, estacione nos estacionamentos P1 a P4, localizados fora das muralhas.
- Não deixe de provar o famoso Vernaccia, vinho branco típico da região.
- Se estiver de passagem entre Florença e Siena, e se a intenção for apenas de conhecer a cidade medieval, umas 2 ou 3 horas são suficientes.
Considerações Finais

San Gimignano é uma parada imperdível em qualquer roteiro pela Toscana, combinando história, arquitetura, gastronomia e paisagens inesquecíveis. Planeje sua visita com calma para aproveitar o melhor desta pequena cidade amuralhada entre Florença e Siena, e ter uma experiência completa e autêntica na “Manhattan medieval” da Itália.
Seguro Viagem e Chip Internacional
O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na Itália. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
MELHOR SEGURO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional. FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!
Use o cupom VIAGENSECAMINHOS15 e ganhe 15% de desconto.
Não fique sem internet em sua viagem, compre um chip físico ou virtual (e-sim) 5G da SimPremium, com internet ilimitada com antecedência para chegar no país já com internet.
CHIP INTERNACIONAL SIMPREMIUM – Chip físico ou virtual ilimitado com o melhor custo benefício do mercado. COMPRE SEU CHIP 5G EUROPA! Use o cupom viagensecaminhos na compra e ganhe 20% de desconto!
Leia também:










