O templo budista de Três Coroas Chagdud Gonpa Khadro Ling, localizado no Rio Grande do Sul, é o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina.
O templo budista RS fica a 30 km de Gramado, pode ser visitado por qualquer pessoa. Para quem mora na região da Serra Gaúcha, é uma opção de passeio de final de semana. Quem vem de longe para visitar Gramado e Canela, pode encaixar esta atração no roteiro.
O Templo Budista Khadro Ling de Três Coroas é um centro destinado ao budismo Tibetano Vajraiana. Fica no alto de uma montanha e abriga retiros, construções ornamentadas e adereços que fazem parte desta cultura.
Templo Budista de Três Coroas
- Como é o Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling
- Como é a visitação ao Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling
- Onde fica o Templo Budista de Três Coroas e como chegar
- Quando visitar o Templo Budista RS
- Onde se hospedar
Templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling

Fundado em 1995 pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche, o templo budista se tornou um ponto turístico da cidade de Três Coroas e da região.
O que atrai os turistas são as belas construções tibetanas. As estátuas, as rodas de oração, as estupas, as cores vibrantes, e detalhes arquitetônicos, além da cultura.
O mestre Chagdud Rinpoche idealizou o templo não só para os seguidores desta crença. Mas também, para todos que quiserem visitar, independentemente de suas crenças ou tradições religiosas.
O Chagdud Gonpa Brasil faz parte de uma rede internacional de centros tibetanos. O templo central é o Chagdud Gonpa no Tibete, fundado no século XV. O objetivo principal é oferecer ensinamentos e práticas de meditação da tradição Nyingma do Budismo Tibetano Vajraiana.
O lugar inspira o silêncio e oração. Um lugar para conhecer as tradições tibetanas e um pouco da filosofia budista.
Conheça as principais atrações do Templo Budista de Três Coroas:
Templo budista Khadro Ling
A construção principal do complexo já é bonita por fora. Por dentro então, é um espetáculo de detalhes e cores. É impressionante a riqueza de detalhes e adereços, que vão desde as paredes, aos utensílios, e até no teto.
Uma pena, que lá dentro, não é permitido fotografar nem filmar. Com isso não podemos mostrar estas imagens aos leitores. O lugar é restritamente reservado à oração.
Para entrar é necessário tirar os calçados e deixar na porta de entrada. O chão do templo é de madeira e pintado, por isso este cuidado especial.
Templo Terra Pura

Terra Pura é a única replica da morada celestial de Padmasambava (construção que foi a morada de Rinpoche). Foi inspirado no monastério Zangdok Palri no vale de Dzogchen, no Tibet.
Uma belíssima construção com arquitetura na forma tradicional ocidental. O local abriga a Estupa com as cinzas de Chagdud Tulku Rinpoche, além de painéis nas paredes que ilustram e contam a sua historia.
Rodas de Oração

Conforme a tradição budista, o movimento giratório das Rodas de Oração, gera uma energia que se elevada ao céu e traz equilíbrio ao planeta.
Há duas construções repletas delas no local. A primeira é logo ao lado do templo principal. A outra é no terreno mais abaixo, ao lado das Estupas.
Estupas do templo budista
Segundo Wikipédia, Estupa (também chamada de pagode ou dágaba) é um monumento construído sobre os restos mortais de uma pessoa importante dentro da religião budista. Elas representam também a mente de Buda
No templo budista de Três Coroas há oito delas, enfileiradas em um terreno desnivelado. Possuem a base quadrada e a parte superior pontuda e cônica. São brancas, com detalhes dourados.
Estátua do Buda Akshobia

Estátua do Guru Rinpoche

A estátua fica na parte mais baixa do complexo, junto às Rodas de Oração.
Bandeiras do templo budista Khadro Ling
As bandeirinhas não são apenas decorativas na cultura budista. Elas tem mantras e preces, que tem como finalidade espalhar bênçãos pela região. É como se o vento da montanha que movimenta as bandeiras espalhasse as orações escritas nelas.
Jardim das 21 Taras

As 21 estátuas de Tara foram esculpidas em arenito, por artistas de Orissa, na Índia.
Livraria do templo
Abaixo do templo principal há uma lojinha e livraria. Nela é possível encontrar obras literárias sobre o budismo e artigos religiosos sobre esta crença.
Visitação ao centro budista de Três Coroas

Além dos templos e monumentos, o complexo é composto por uma comunidade de moradores. Estes (além de trabalhadores voluntários) são responsáveis pelas atividades e também pela manutenção do local.
O templo budista Khadro Ling é uma organização sem fins lucrativos, onde a visitação não é cobrada. Porém, contribuições voluntárias em dinheiro são aceitas.
Para quem quiser participar, o templo oferece práticas de meditação abertas ao público, aos domingos, às 8h. Recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência.
Onde fica o templo budista de Três Coroas e como chegar

O templo budista do Rio Grande do Sul se localiza a 7 km do centro de Três Coroas. O trecho é quase todo asfaltado, sendo que apenas os dois últimos quilômetros alternam entre calçamento e um pequeno trecho de chão batido.
Para quem vem de Porto Alegre, são 102 km de distância, 31 km de Gramado, 38 km de Canela 22 km de São Francisco de Paula. O caminho é sinalizado, mas o ideal é utilizar o GPS para facilitar.
Para quem chega de avião, a partir de Porto Alegre, e pretende alugar um carro. Aproveite para passar no templo budista antes de ir para Gramado e Canela.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os 2 melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
Quando visitar o templo Budista de Três Coroas
O Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling em Três Coroas, pode ser visitado em qualquer época do ano, mas fique atendo aos dias da semana e horários de visitação:
- Abre de quarta à sexta, das 9h30 até 11h30 e das 14h às 17h.
- Sábados, domingos e feriados, abre das 9h30 às 16h30.
- Segundas e terças não abre para visitação.
- A visita é gratuita, mas são aceitas doações solidárias.
- Não há restaurantes ou lanchonetes no local.
- Site oficial: www.templobudista.org/.
Onde se hospedar
A cidade possui algumas opções de hotéis e pousadas, além de alguns campings dentro dos parques de aventura e pousadas e chalés na zona rural. Conheça outras opções:
- Pousada Três Coroas – Nota: 9,4 – na cidade
- Flat Theobald – Nota: 9,7 – na cidade
- Mais opções de hospedagem
Roteiro pela região
Segue algumas dicas de lugares que visitamos nas proximidades que você pode incorporar ao seu roteiro pela região:













Tenho muitos amigos na internet budistas de Três Coroas, mas eu, paulista, ainda não conheci os templos, vontade não falta, ainda mais depois dessa página.
O templo é maravilhoso, já havia vido fotos no Face de amigos, mas está página me dá muita vontade de ir lá.