O Vale do Taquari é uma das regiões do Rio Grande do Sul que se destaca no turismo com muitas opções de ecoturismo, paisagens moldadas pelo Rio Taquari, além de algumas atrações em destaque como o Cristo Protetor de Encantado e o Viaduto 13 na Ferrovia do Trigo.
Lajeado é a maior cidade e Encantado vem se destacando turisticamente, mas a região do Vale do Taquari é repleta de pequenas cidades que reúnem atrações como trilhas, cachoeiras, mirantes, cicloturismo e experiências ligadas à cultura italiana e alemã.
Nesse post iremos mostrar 14 destinos que já visitamos no Vale do Taquari, destacando as suas principais atrações. Para cada uma delas, escrevemos um post detalhado com todas as dicas de visitação e pontos turísticos, confira!
Vale do Taquari RS
- 14 cidades do Vale do Taquari para turismo
- Mapa do Vale do Taquari RS
- 6 Melhores atrações no Vale do Taquari
- Lista de cidades do Vale do Taquari
14 cidades do Vale do Taquari para turismo
Segue uma seleção de 14 cidades do Vale do Taquari que já visitamos as suas atrações:
Lajeado | Encantado | Teutônia | Arvorezinha | Forquetinha | Dois Lajeados | Vespasiano Corrêa | Ilópolis | Itapuca | Muçum | Roca Sales | Nova Bréscia | Pouso Novo | Coqueiro Baixo.
Lajeado: capital do Vale do Taquari RS

Lajeado é considerada a capital do Vale do Taquari RS, um destino que combina turismo urbano, natureza e qualidade de vida. A cidade se destaca pelo Parque Histórico Municipal, Jardim Botânico, Parque dos Dick e pela orla do Rio Taquari, ideais para lazer ao ar livre. Com boa gastronomia, eventos culturais e infraestrutura completa, Lajeado serve como base para visitar a região.
Encantado: cidade do Cristo Protetor

Encantado é um dos principais destaques do Vale do Taquari, destino que se tornou referência no turismo religioso e cultural do sul do Brasil. A cidade abriga o Cristo Protetor de Encantado (maior estátua de Cristo do Mundo), além de várias outras atrações como a Lagoa Garibaldi, Belvedere Encantado e outras atrações.
Teutônia

Teutônia se destaca no Vale do Taquari pela forte herança alemã, a cidade encanta com a arquitetura enxaimel do Centro Administrativo. Explore a deslumbrante Lagoa da Harmonia, visite o Museu Henrique Uebel e conheça o artesanato do sapato de pau. Com gastronomia típica e paisagens naturais, Teutônia deve estar em seu roteiro nessa região do Rio Grande do Sul.
Arvorezinha

Arvorezinha é a Capital da Erva-Mate no Vale do Taquari, mas suas atrações de maior destaque são as cachoeiras e atrações naturais, especialmente o Perau do Facão, escolhida a mais bonita entre as cachoeiras do Rio Grande do Sul. Não deixe de visitar também o Perau de Janeiro, Cascata da Julia e a igreja São João Batista.
Forquetinha

Forquetinha é conhecida como a “Cidade Jardim” do Vale do Taquari. Referência no turismo rural do Rio Grande do Sul, o município encanta pela preservação da cultura germânica e arquitetura típica nos prédios públicos e construções da cidade. O Parque de Exposições Christoph Bauer e a Praça Dep. Júlio Redecker são as atrações mais imperdíveis.
Dois Lajeados

Em Dois Lajeados estão alguns dos incríveis viadutos ferroviários da Ferrovia do Trigo, no Vale do Taquari (RS). O Viaduto Mula Preta e o Pesseguinho (V15) são os destaques da trilha ferroviária por onde passa o Trem dos Vales (passeio turístico de Maria Fumaça).
- Saiba tudo sobre a Ferrovia do Trigo
- Opções de hospedagem em Dois Lajeados
Vespasiano Corrêa

Vespasiano Corrêa é o destino de um dos maiores viadutos ferroviários do mundo no Vale do Taquari. O grande destaque é o imponente Viaduto 13, palco de trilhas e rapel. Explore as paisagens cinematográficas da Ferrovia do Trigo e as belezas naturais das cachoeiras, como a Cascata Rasga Diabo, entre outras…
- Saiba tudo sobre o Viaduto 13 e a Ferrovia do Trigo
- Opções de hospedagem em Vespasiano Corrêa
Ilópolis

Ilópolis é conhecida como “Terra da Erva-Mate” no Vale do Taquari. As atrações da cidade são o histórico Museu do Pão, que preserva a cultura dos imigrantes italianos na cidade, a Praça Itália e a igreja matriz. No interior do município se destacam a cascata da Baleia e o Lago Verde.
Saiba o que fazer em Ilópolis
Itapuca

Itapuca é conhecida com a “Cidade dos Ventos” no Vale do Taquari. Com forte herança da imigração italiana, a cidade oferece paisagens rurais deslumbrantes e hospitalidade autêntica. Visite a histórica Igreja Matriz São José e a praça da cidade. No interior, há várias cachoeiras como a Cascata do Donato, da Capivara, Carazinho e o Salto do Pulador.
Saiba o que fazer em Itapuca
Muçum

Em Muçum, o principal destaque é a Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha, apelidada de “Princesa das Pontes”. Localizada às margens do Rio Taquari, a cidade é o ponto de partida do famoso Trem dos Vales. Além da ponte, não deixe de visitar o Mirante Nossa Senhora da Salete e o Mirante Bixo do Mato.
Roca Sales

Roca Sales é uma cidade situada às margens do Rio Taquari, onde se destacam algumas atrações históricas e arquitetônicas, como a igreja matriz São José e a praça, o Parque Náutico e o Moinho Cruzeiro do Sul. Fora da cidade, faça a trilha do Túnel Furado e fotografe no Casarão em Ruinas.
Nova Bréscia

Nova Bréscia é conhecida como “Terra dos Churrasqueiros” no Rio Grande do Sul. Localizada no charmoso Vale do Taquari, a cidade conta com uma bela igreja e praça matriz, repleta de monumentos. No interior do município há algumas cachoeiras como a Cascata Valgoi.
Pouso Novo

Pouso Novo é uma pequena cidade localizada no topo da serra do Vale do Taquari RS. A cidade possui uma bonita igreja e praça, mas o que encanta são as atrações de ecoturismo e belezas naturais, especialmente a Cascata Jardim das Deusas. Além dela, tem a Cascata do Moinho e a mística Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
Coqueiro Baixo

Coqueiro Baixo está entre as menores cidades do Rio Grande do Sul, mas com grandes belezas naturais. Possui várias cachoeiras em áreas bastante preservadas, como a Cascata do Canudo, do Pilão Baixo, do Arroio Bonito, Três Saltos Alto, Maria Flores e Véu de Maria.
Mapa do Vale do Taquari: cidades turísticas
No mapa abaixo é possível ver os ícones com a localização de cada uma das cidades do Vale do Taquari, citadas nesse post.
6 Melhores atrações no Vale do Taquari
Há inúmeras atrações nas cidades do Vale do Taquari, mas vamos citar aqui uma seleção de 6 atrativos que consideramos imperdíveis se você for montar um roteiro por essa região.

- O complexo do Cristo Protetor de Encantado tornou-se o principal cartão postal, um monumento de 43,5 m de altura, no topo da montanha.
- A Ferrovia do Trigo compreende o mais incrível trecho ferroviário do Brasil, repleto de viadutos e túneis entre as montanhas do Vale do Taquari.
- O Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa, é o mais alto viaduto das Américas com 143 metros de altura e 509 metros de comprimento, inaugurado em 1978.
- A Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha, em Muçum, possui bela arquitetura com 7 arcos, construída em 1963 sobre o Rio Taquari, com 290 m de extensão.
- O Cânion Perau do Facão, em Arvorezinha, abriga uma cachoeira de duas quedas que já foi eleita por duas vezes a mais bonita do Rio Grande do Sul.
- A Cascata Jardim das Deusas é uma cachoeira paradisíaca com uma gruta ao lado e uma piscina natural de águas verdes em Pouso Novo.
Cidades do Vale do Taquari

O Vale do Taquari é composto por 36 dos municípios: Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Fontoura Xavier, Forquetinha, Gramado Xavier, Ilópolis, Itapuca, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa e Westfália.
Leia também:










