Praias de Maceió – Alagoas: O que fazer na cidade

Maceió se destaca por suas praias de exuberante beleza natural, principalmente pela coloração e transparência de suas águas.

Maceió - Alagoas
  Por Jair Prandi
 

Maceió se destaca por suas praias de exuberante beleza natural, principalmente pela coloração e transparência de suas águas. É uma das orlas mais bonitas do Brasil, que lembra um pouco o mar do Caribe.

As praias de Maceió são os principais pontos turísticos, enfeitadas por coqueirais. Um dos destaques fica para a piscina natural da Pajuçara, a lagoa de Mundaú, os mirantes da cidade e os núcleos artesanais.

Além das praias urbanas, seguindo o litoral de Alagoas se encontram praias ainda mais belas, algumas desertas que parecem um paraíso.

Ao Sul se destacam: Foz do Rio São Francisco, Pontal do Coruripe, Praia do Gunga e Barra de São Miguel; enquanto ao Norte, podemos destacar: Praia da Sereia, Praia do carro Quebrado, Barra de Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.

Praia de Pajuçara
Praia de Pajuçara

Quando ir a Maceió – AL: Melhor época

Faz calor o ano todo em Maceió, neste aspecto, qualquer época é boa para visitar. Porém há alguns meses mais chuvosos que caracteriza o inverno do Nordeste, que vai de maio a junho. Se puder, evite esta época, mas não significa que vá chover direto.

A época de tempo mais firme vai de setembro até março, quando o mar também, fica mais bonito. Os meses de abril e agosto são épocas intermediárias entre o inverno e verão.

Nos meses de férias escolares (dezembro a fevereiro) Maceió recebe um maior número de visitantes. Com isso as praias ficam mais lotadas e consequentemente os preços de hospedagem tendem a ser um pouco mais altos.

Resumindo!

  • Melhores meses: Janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro.
  • Meses intermediários: Março, abril, agosto e setembro.
  • Piores meses (melhor evitar): Maio, junho e julho.

Como chegar a Maceió Alagoas

Para quem chega de avião, o aeroporto internacional Zumbi dos Palmares fica a 24 km da orla de Maceió.

Para quem vai de carro, a BR-101, principal rodovia do estado, passa a 30 km e conecta-se à capital pela BR-104. Outra alternativa é pela AL-101, rodovia estadual que acompanha o litoral de sul a norte de Alagoas.

Do aeroporto ao hotel na orla

Para ir do aeroporto ao hotel as melhores opções são de táxi, Uber ou ainda, carro alugado.
A corrida de táxi custa em torno de R$80 e o Uber em torno de R$50. Considere alugar um carro e pegar já no aeroporto se sua intenção é conhecer o litoral Norte e Sul de Alagoas.

Quando fomos, reservamos um carro com antecedência e pegamos direto no aeroporto, assim já economizamos no táxi. Para reservar é muito simples e dirigir em Maceió, é tranquilo!

Alugue um carro para sua viagem
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Maceió

A orla da praia Pajuçara é o principal point hoteleiro da cidade. Lá também se encontra a melhor estrutura turística, com restaurantes e lojinhas de artigos turísticos, como feirinhas de artesanato.

Pajuçara é também a praia da área urbana com maios balneabilidade, mais uma razão para ficar por lá. Outro bairro interessante é a Ponta Verde, que fica logo ao lado, com um visual bonito.

Na sequência, rumo norte fica Jatiúca, também com uma ótima estrutura hoteleira e gastronômica. Porém, o mar desta praia costuma não dar balneabilidade, mas é uma opção para hospedagem.

Abaixo listamos algumas opções bem recomendadas pelos hóspedes no Booking, confira:

Ótimas opções na orla de Pajuçara

Boas opções econômicas na orla de Pajuçara

Opções com ótimo custo benefício na Ponta Verde

Opções com ótimo custo benefício na Ponta Verde

Para escolher por localização, utilize o mapa abaixo. Escolha por preço e nota de avaliação. Clique no escolhido para visualizar mais detalhes.



Booking.com

Onde comer em Maceió

Tapioca recheada Maceió
Tapioca recheada (uma das delícias de Maceió

A maior parte dos restaurantes acompanha a orla desde Pajuçara até Jatiúca. Porém o local de maior concentração é na Praia de Jatiúca. Lá se encontram os mais variados tipos de pratos, com preços camaradas como, peixes, frutos do mar, tapiocas, entre outras comidas típicas.

Entre os restaurantes mais disputados, tem a Bodega do Sertão, com seu buffet com muitas opções de pratos regionais. Outra opção de self-service com melhor custo-benefício é a Casa da Mainha.

Se a intenção for comer frutos do mar, o Janga é um dos preferidos, mas, também com outras opções de pratos. Já as tapiocas são encontradas por tudo, inclusive na feirinha de Pajuçara, com opções doces e salgadas.

O que fazer em Maceió – Pontos turísticos

Piscina Natural da Pajuçara

Piscina natural da Pajuçara - MaceióÉ uma piscina de águas transparentes e mornas formada no mar. Fica entre os recifes a 1 km da costa, onde os turistas podem mergulhar entre os peixes.

O acesso ao local é feito por inúmeras jangadas movidas à vela que partem da Praia de Pajuçara. O ponto de embarque fica próximo à feirinha de artesanato.
Atenção: Este passeio é atraente somente com a maré baixa.

Feirinha da Pajuçara

feira de artesanato de Pajuçara
Foto: Eliane Correia de Sousa

Complexo de lojinhas de artesanato com trabalhos em palha, madeira e cerâmica, entre outros artefatos nordestinos. O local também é um bom lugar para comer uma boa tapioca, nas barraquinhas da orla.

Não deixe de provar as tapiocas de Maceió. Prato local feito com a goma da tapioca (fécula da mandioca), servido com recheios que podem ser salgados ou doces, à escolha do cliente.

Mirante São Gonçalo

Mirante São Gonçalo - MaceióO mirante fica na Praça Rosalvo Ribeiro, próximo a Igreja de São Gonçalo de onde se tem uma vista privilegiada do centro, do mar e do Porto de Maceió.

Passeio das Sete Ilhas

Passeio de barco pelas Lagoas de Mundaú e Manguaba, conhecendo os principais canais e ilhas, com belas paisagens e o encontro da lagoa com o mar.

As festividades realizadas na cidade anualmente atraem uma enorme quantidade de turistas, como o Maceió Forró e Folia e o Maceió Music Festival, além de suas festas de natal e réveillon.

As temporadas de cruzeiros em Maceió começam em novembro e se estendem até março, trazendo cerca de 100 mil turistas a cada temporada.

Praias de Maceió

Conheça as praias do município de Maceió.

Praia de Pajuçara

Praia Pajuçara - MaceióÉ a praia urbana mais procurada de Maceió. Possui águas calmas, mornas e transparentes, com sua orla repleta de coqueirais. Com a maré baixa surgem as piscinas naturais que ficam a 2 km mar adentro, onde os jangadeiros levam os turistas.

Pajuçara oferece uma excelente estrutura turística com calçadão, ciclovia, bares, restaurantes, hotéis, pousadas e edifícios residenciais.

Praia da Ponta Verde

Ponta Verde - MaceióÉ o pedaço mais bonito da orla de Maceió, onde a avenida beira-mar é mais ajardinada e enfeitada por coqueiros. Além de um visual lindo o local é bem servido de bares e restaurantes.

Fica entre jatiúca e Pajuçara, sendo que o lado de Pajuçara é mais ajardinado, enquanto o lado de Jatiúca, mais aberto e com faixa de areia mais larga.

Ponta Verde conta com uma ótima infraestrutura de hotéis, restaurantes, lojas comerciais e de grife. Possui os edifícios comerciais e residenciais com os apartamentos mais elegantes de Maceió.

Praia de Jatiúca

Praia Jatiúca - MaceióÉ o bairro mais novo da orla central de Maceió, e que vem se modernizando.
A praia é linda com águas verdes, mas não é protegida por recifes como as outras. Por isso é onde estão as melhores ondas de Maceió.

Em certas épocas do ano, principalmente no inverno é bom se certificar se o mar está próprio para banho. É bom consultar a balneabilidade.

Nesta praia está o resort Jatiúca Resort Hotel, escolhido um dos melhores resorts do país, de acordo com algumas revistas especializadas em turismo.
A praia conta ainda com barracas de comida típica, uma ampla ciclovia e pista de corrida. Em frente à praia de Jatiúca se encontram os principais estabelecimentos comerciais do lugar.

Praia da Cruz das Almas

Praia Cruz das Almas - MaceióSituada 6 km ao norte de Maceió esta praia é procurada por pescadores e surfistas, devido às suas ondas agitadas.

Hoje a praia é dividida em duas partes, uma quase deserta e a outra completamente urbanizada. Conta com barracas onde servem comida típica alagoana, além de restaurantes e algumas opções de hospedagem e casas para alugar.

Praia do Guaxuma

Praia Guaxuma - MaceióSituada 10 km ao norte da cidade, Guaxuma conta com muitas casas de veraneio de bom padrão. O mar no local é um pouco perigoso, mas durante a maré baixa, os arrecifes ajudam a proteger a praia formando belas piscinas naturais de águas cristalinas e mornas.

Praia da Garça Torta

Um dos destaques desta praia são pequenas piscinas naturais onde os peixes se amontoam. A praia conta também com uma vila de pescadores e plantação de coqueiros verdes que se contrastam com o forte azul do mar.
No local há casas para serem alugadas ou de proprietários que tem seu espaço por ali.

Praia do Riacho Doce

Situada a 14 km do centro, é uma tradicional vila de pescadores onde um riacho deságua no mar. É um lugar simples, ideal para degustar das iguarias feitas à base de mandioca e coco.

Praia da Sereia

Praia da Sereia - MaceióSituada a 16 km do centro, a Praia da Sereia, possui ondas fortes. Mas com sua praia protegida por um paredão de recifes, formando uma grande piscina natural com águas tranquilas e mornas. No local há uma escultura de sereia e um mirante com uma bela vista da paisagem.

Praia de Ipioca

Praia Ipioca - MaceióPraia com 8 km de extensão, localizada a 20 km do centro, com enseadas belíssimas de difícil ter acesso, pois a estrada passa um pouco longe da costa. O mar é azul intenso, com areias brancas e coqueirais.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here