Localizada no meio da rota fluvial do Rio Amazonas, entre Belém e Manaus, Santarém oferece belas atrações turísticas incluídas pela biodiversidade da Amazônia, com áreas de floresta tropical, grandes rios, igapós e cerrado.

Os principais atrativos turísticos de Santarém, são: Alter do Chão (que já foi considerada a mais bela praia fluvial do mundo); e o encontro das águas azuis do rio Tapajós com as águas barrentas do Amazonas.

Como chegar a Santarém

A melhor forma de chegar à cidade é pelo aeroporto Maestro Wilson Fonseca.
Outra forma tradicional são os barcos que fazem a maior parte do transporte da região circulando para todos os cantos, incluindo Manaus e Belém. Nós viajamos Manaus a Santarém de barco e voltamos de avião. Confira como foi nossa viagem de Manaus a Santarém de barco.
O acesso por estrada é complicado por contar ainda com grandes trechos de estradas de terra que ficam intransitáveis em períodos de chuva.

Vista aérea de Santarém
Vista aérea da cidade de Santarém

Onde ficar em Santarém

As melhores opções de hospedagem em Santarém se encontram na orla do Rio Tapajós, próximo ao calçadão e ao comércio; e no distrito de Alter do Chão, que conta com um bom número de pousadas.

Organize sua viagem para Santarém
Hotéis e pousadas em Santarém e Alter do Chão

Imagem aérea do Encontro das Águas em Santarém
Imagem aérea do Encontro das Águas em Santarém

Quando ir à Santarém

Assim como toda Amazônia, Santarém conta com dois períodos bem distintos.
Na época das cheias a cidade fica mais bela, quando o Rio Tapajós atinge seu nível máximo, emparelhando como o calçadão. Já as praias do Rio Tapajós, como Alter do Chão perdem seu encanto, pois a água encobre as praias.
Na época da vazante (de agosto a janeiro) o nível dos rios baixa muito e as belas praias do rio Tapajós se mostram, formando cenários paradisíacos.

Pontos turísticos de Santarém

Encontro das Águas – Rio Amazonas e Tapajós

Encontro das Águas – Rio Amazonas e Tapajós
Encontro das Águas – Rio Amazonas e Tapajós

Assim como Manaus, Santarém também tem seu encontro das águas. A cidade se encontra junto à foz do rio Tapajós, onde suas águas azuis se juntam com as águas barrentas do Amazonas.
Este fenômeno pode ser visto a partir do mirante, próximo à orla ou através de passeios de barco, que saem do Terminal Fluvial Turístico diariamente. Neste passeio, o visitante conhece também vários canais do rio Amazonas, como o Igarapé dos Padres e o Igarapé Açu.

Alter do Chão (praias fluviais)

Mais bela praia fluvial do mundo
Alter do Chão e a mais bela praia fluvial do mundo

Apelidada de Caribe da Amazônia, a vila de Alter do Chão tem a praia que foi considerada por algumas revistas como a “mais bela praia fluvial do mundo”.
A praia de Alter do Chão só aparece no período de vazante do rio Tapajós (entre os meses de agosto e janeiro), onde se forma a Ilha do Amor, entre a água azul-turquesa e areias brancas.
Pequenos barcos e canoas atravessam os turistas que passam o dia na ilha paradisíaca, onde há árvores e cabanas cobertas de palha.
A vila fica a 35 km do centro de Santarém, com acesso asfaltado, onde é possível chegar de taxi ou por linha de ônibus, que passa pelas ruas do centro.

Calçadão da Orla do Rio Tapajós

Calçadão da Orla do Rio Tapajós - Santarém
Calçadão da Orla do Rio Tapajós – Santarém

O calçadão da orla de Santarém é o ponto de encontro da cidade, principalmente à tardinha e a noite, quando o forte calor da região diminui e as pessoas saem para caminhar, comer fora, pescar no Rio Tapajós ou simplesmente passear.
No local os vendedores expõem seus produtos, os jovens saem para paquerar, pescadores pegam belos peixes, em pleno centro, e muito mais…

Floresta Nacional de Tapajós

Floresta Nacional do Tapajós
Floresta Nacional do Tapajós

A Floresta Nacional do Tapajós é uma área preservada, onde se pode ver trechos naturais da floresta Amazônica com árvores gigantescas como a Sumaúma, entre tantas outras espécies.
Além da floresta a área conta com terras ribeirinhas com seus igapós, lagos, onde se pode avistar jacarés e pássaros.

A unidade se encontra a cerca de 50 km da cidade, com acesso pela rodovia BR 163.

Praia de Ponta de Pedras

Praia de Ponta de Pedras - Rio Tapajós
Praia de Ponta de Pedras – Rio Tapajós

Bela praia do Rio Tapajós, que se destaca por suas formações rochosas em meio a areia branca, que se mostra mais na época da vazante. Além de sua beleza natural, a praia dispõe de alternativas de passeios, como o Lago Preto, Lago do Tapari, Lago do Jacaré, Canal do Jari e a Ilha do Meio.
A praia se localiza a 35 quilômetros da cidade, sendo 23 pela Rodovia Everaldo Martins e mais 12 por estrada de terra.

Mais Viagens e Caminhos na Amazônia

Relato de viagem á Amazônia – parte 1 – Rio Negro e Presidente Figueiredo
Relato de viagem à Amazônia – parte 2 – De Manaus a Santarém
Manaus, a capital da floresta Amazônica
Excursão de barco pelo Rio Negro 
Viagem de barco pelo Rio Amazonas – de Manaus a Santarém
Pontos Turísticos de Presidente Figueiredo

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker, do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here