Salinópolis é o principal destino de praias do estado do Pará e o preferido dos belenenses. O município do Nordeste do estado possui um litoral bastante recortado por enseadas, rios, igarapés e manguezais, comuns em toda essa área costeira.
Conhecida também como Salinas, a cidade era assim denominada até 1943, quando um decreto estadual mudou seu nome para Salinópolis. A cidade possui algumas das mais famosas praias do estado do Pará, como a praia do Atalaia (a mais famosa), Maçarico, Corvina e a praia do Farol Velho.
Com aproximadamente 40 mil habitantes, Salinópolis PA, é um mix de praias oceânicas, rios e ilhas que abrigam uma rica fauna e flora, mas também conta com vários pontos turísticos espalhados pela cidade.
Saiba o que fazer em Salinópolis, Pará, conheça as suas praias e pontos turísticos:
Turismo em Salinópolis
Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Salinópolis PA
Navegue por este post
- Quando ir a Salinópolis – Pará
- Onde fica Salinópolis: Como chegar
- Onde se hospedar em Salinópolis PA
- Praias de Salinópolis – Pará
- O que fazer em Salinópolis: Pontos turísticos
- Mapa de Salinópolis: Pontos turísticos
Quando ir a Salinópolis – Pará
Faz calor o ano todo em Salinópolis e região e a água do mar é morna, o que torna o banho bastante agradável. Porém, o que difere durante o ano é a época das chuvas e a época seca.
- Entre os meses de janeiro e maio, chove muito nessa região com volumes de mais de 300mm ao mês
- Entre agosto e novembro, praticamente não chove, sendo considerada a época mais seca, ótima para visitar o destino de praias.
- Os meses de junho, julho e dezembro, são épocas intermediárias em relação às chuvas, também boas épocas para praia.
- Procure evitar o mês de julho, final de dezembro e janeiro, época das férias escolares, quando as praias ficam super lotadas e o destino fica meio caótico.
Onde fica Salinópolis: Como chegar
Salinópolis fica no Nordeste do estado do Pará, a 216 km de Belém. Possui duas áreas bem distintas, uma que compõem a grande área urbana da cidade, e a outra onde fica a Praia do Atalaia, situada a 14 km de distância, no outro lado de uma baía.
O Aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Belém/ Val-de-Cans, situado a 213 km. Para visitar Salinópolis o ideal é estar de carro para se deslocar entre as praias e atrações, portanto, se você chegar de avião, o ideal é alugar um carro.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Onde ficar em Salinópolis PA
Salinópolis conta com um número considerável de opções de hospedagem, incluindo resorts, hotéis, pousadas, casas e apartamentos de temporada. Nossa estadia na cidade foi na Pousada Recanto do Sal, bem próximo da Orla Beira Mar.
Nos últimos anos a cidade vem vivendo um boom imobiliário, principalmente nos arredores da praia do Atalaia. Se você estiver de carro, a localização da hospedagem não é tão importante, porém, se estiver a pé, fique próximo a uma praia de sua escolha.
Conheça algumas opções de hospedagem em Salinópolis, que são bem avaliadas em diferentes estilos:
- Salinas Exclusive Gav Resorts – Nota: 9,2 – Próximo a Atalaia
- Salinas Park Resort – Nota: 8,9 – Próximo a Atalaia
- Hotel Concha do Mar – Nota: 7,6 – Beira mar em Atalaia
- Pousada Recanto do Sal – Nota: 8,9 – Bem próximo à Orla Beira Mar no centro
- Mais opções de hotéis, casas e apartamentos
Praias de Salinópolis – Pará
Iremos mostrar agora as principais praias de Salinópolis, no Pará. Existem ainda outras praias, porém, são mais desertas e de difícil acesso, algumas delas somente de barco ou por longas estradas de terra.
Praia do Atalaia – Salinas
Com um mar de águas mornas, a Praia do Atalaia é a mais famosa, a preferida e também a mais extensa, entre as praias de Salinópolis PA, com quase 6 km de uma larga faixa de areia clara. Atalaia conta também com uma área de dunas e uma lagoa de água doce, chamada lago da Coca-Cola.
Essa praia tem uma característica bem específica, onde dá para circular de carro e estacionar na faixa de areia, porém, é preciso ficar de olho no movimento das marés. Durante a maré baixa, a faixa de areia fica gigante e surgem várias piscinas naturais.
A Praia do Atalaia fica a 15 km do centro da cidade de Salinópolis, mas o bairro é repleto de hotéis, pousadas e agitados quiosques e barracas de praia e restaurantes. A metade Leste de Atalaia é praticamente deserta e preservada, ideal para caminhadas.
Praia do Farol Velho
A Praia do Farol Velho fica ao lado de Atalaia, onde o mar parece que dobra uma esquina. É um pouco mais reservada e tranquila para quem quer um local um pouco mais tranquilo. Também é possível entrar de carro na areia da praia, onde a maré muda bastante a faixa de areia.
Tem 4 km de extensão, mas na ponta esquerda, ganha o nome de Praia Ponta do Espadarte. Somente os primeiros 800 m tem ruas, no restante da praia só se tem acesso pela areia da praia.
Praia Ponta do Espadarte
A Ponta do Espadarte é uma opção diferente de praia, localizada em uma ponta estreita entre o Rio Arapepó e o mar do oceano Atlântico, sendo possível se banhar tanto nas águas calmas do rio, como nas agitadas ondas do mar. É uma praia para quem quer um local sossegado, conta com três estruturas de restaurantes.
Para chegar nessa praia é preciso fazer a travessia do rio, que tem 500 m de largura. Há barqueiros que levam os visitantes a partir da Praça do Pescador. Também é possível chegar de carro pela areia da praia do farol Velho durante a maré baixa, mas melhor não arriscar.
Praia do Maçarico
A Praia do Maçarico fica em frente à cidade de Salinópolis, porém, é uma praia preservada que conta com uma grande área verde, com igarapés, mangues e dunas.
Tem 1,3 km de extensão e o acesso é por uma passarela que atravessa o pequeno rio no final do calçadão da Orla beira Rio. Uma outra grande passarela está sendo construída (em 2023), junto ao calçadão da orla do Maçarico.
Praia da Corvina
Assim como a praia do Maçarico, a Praia da Corvina é uma praia preservada, sem qualquer infraestrutura á beira mar, possui uma larga faixa de areia, com vegetação e uma área de mangue.
O acesso á praia é por uma passarela de concreto que atravessa o mangue a partir do estacionamento. Junto à área de estacionamento há opções de lanchonetes e pousadas.
O que fazer em Salinópolis: Pontos turísticos
Além das praias, Salinas oferece também alguns belos pontos turísticos, naturais, históricos e arquitetônicos, confira!
Aqualand Park
O Aqualand é o maior parque aquático do Norte do Brasil e possui a maior piscina de ondas da América Latina. Tem várias piscinas, todoáguas radicais, uma grande área infantil, bar molhado, rio lento e inúmeras atrações em uma área de 70 mil m².
Está aberto à sócios e visitantes, junto ao resort, onde dá também para ficar hospedado.
- Abre todos os dias, das 10h às 17h.
- Consultar ingressos no site oficial.
Dunas do Atalaia
Um dos atrativos da Praia do Atalaia são as suas dunas que ocupam uma área na parte central da praia. É possível chegar nas dunas pela rua Dunas do Lago, que dá acesso também ao Lago da Coca-Cola, como também diretamente pela praia.
As dunas de areias brancas formam um belo cenário em contraste com a vegetação, lagoas e mangues.
Lago da Coca-Cola
Em meio às Dunas do Atalaia fica o Lago da Coca-Cola, uma lagoa que foi assim denominada por sua coloração escura semelhante ao refrigerante. O acesso é o mesmo que as dunas pela rua Dunas do Lago ou pela praia atravessando as dunas.
Calçadão Orla Beira Mar
A Orla Beira Mar é um calçadão composto por mirante e área de lazer situado junto à foz do Rio Arapepó. O lugar possui quiosques, quadras de esportes, ciclovia, pista de caminhada e paisagismo.
Na parte superior, junto ao estacionamento há várias barraquinhas de guloseimas e artesanato. É um dos locais mais movimentados por turistas à noite.
Orla do Maçarico
A Orla do Maçarico é um grande calçadão com quase 2 km de extensão, que acompanha a rua João Pessoa, em frente à Praia do Maçarico. É um ótimo lugar para caminhadas, onde há algumas estátuas de animais, algumas pracinhas e estabelecimentos.
Farol de Salinópolis
O Farol de Salinópolis foi inaugurado em 1852, mas a torre metálica atual é do ano de 1937. Tem 39 metros e se localiza na zona urbana da cidade, considerado um dos principais pontos turísticos de Salinópolis de importância histórica.
O Farol de Salinas foi tombado pelo Departamento de Patrimônio do Estado do Pará em 1994. É uma herança da época em que grandes embarcações passavam e ancoravam na costa de Salinópolis.
Igreja matriz de Salinópolis – Nossa Senhora do Socorro
A igreja matriz de Salinópolis, Nossa Senhora do Socorro, fica na rua João Pessoa no centro de Salinas. É uma igreja simples, mas junto com a praça, localizada em sua frente, forma um belo cenário e um ponto de encontro na cidade. Fica próxima ao Farol e à prefeitura de Salinópolis.
Igreja São Pedro
Inaugurada em 1975, a Igreja São Pedro fica em um bairro ao Sul da cidade, possui um formato arredondado diferenciado, com belas pinturas próximas do altar. Uma bela praça em sua frente complementa o cenário.
Praça do Pescador de Salinópolis PA
É uma pequena praça triangular, localizada às margens do Rio Arapepó, que foi criada para homenagear os pescadores, importantes personagens na cultura e desenvolvimento da cidade de Salinópolis, no Pará.
É em frente a essa praça que saem as pequenas embarcações tipo “rabetas”, para levar os turistas até a praia da Ponta do Espadarte.
Praça de Salinas
Praça localizada em frente ao Salinas Resort, às margens da PA-444 no caminho para a Praia do Atalaia. Nessa praça há um letreiro “eu amo Salinas”, uma réplica de uma caravela com esqueletos e estátuas de figuras dos filmes, como o Hulk.
Casa da Cultura Fonte do Caranã
Inaugurada em 2021, a Casa da Cultura Fonte do Caranã em Salinópolis, é um espaço destinado à arte e cultura, construído junto á uma área verde onde se situa uma fonte de água natural chapada de Caranã.
Mercado Municipal do Porto Grande
É um bom local para conhecer um pouco dos hábitos e cultura do povo de Salinópolis, situado na beira de um rio que deságua no mar, onde há um pequeno porto repleto de barcos de pesca.
Por lá se pode ver e comprar peixes, frutos do mar e produtos locais, além de saborear uma tapioca ou outras comidas típicas.
Ilhas de Salinópolis
Há muitas ilhas é igarapés com natureza praticamente intocada, ainda em Salinópolis. Vale a pena pegar um barco na Praça dos pescadores para conhecer lugares como a Ilha de Itaranajá e a ilha do Marco, como também fazer o passeio de barco até o berçário das aves guarás, cuja plumagem é um vermelho vivo.
Mapa de Salinópolis: Pontos turísticos
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Salinópolis PA, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Amo estado do Pará todos os anos tiramos pelo menos 15 dias pra curtir esse Estado maravilhoso. Conheço Belem, Bragança com a linda Praia de Ajuruteua, Salinopolis e suas praias lindas e a Ilha de Algodoal. Sou Tânia Mesquita, Arquiteta e sou de Manaus Amazonas.
Show Tânia! Esse nosso país é gigante com inesgotáveis opções de turismo.