A Ilha de Marajó é a maior ilha costeira do Brasil e a maior ilha fluviomarítima do planeta, com uma área de 40.100 km², localizada no Norte do estado do Pará. É banhada pelo rio Amazonas a oeste, pelo oceano Atlântico ao norte, pela baía do Marajó a leste e pelo complexo de canais do rio Tocantins e do rio Pará a sul e sudeste.
Marajó é dividida em 16 municípios, sendo que as cidades mais turísticas são: Soure, Salvaterra e Afuá. A ilha tem sua vegetação formada por rios, igarapés, áreas alagadas, campos, matas e praias.
Na cultura marajoara, de destacam as cerâmicas decoradas, os búfalos domesticados, a carne e o queijo de búfala. A Ilha do Marajó tem também o maior rebanho de búfalos do Brasil, com cerca de 600 mil cabeças.
Nesse post iremos mostrar como visitar e o que fazer na Ilha de Marajó no Pará, destacando suas principais atrações.
Turismo na Ilha de Marajó
Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer na Ilha de Marajó – Pará
Navegue por este post
- Quando ir à Ilha de Marajó – Pará
- Onde fica a Ilha de Marajó: Como chegar
- Como circular na Ilha de Marajó, no Pará
- Onde se hospedar na Ilha de Marajó – Pará
- Principais cidades da Ilha de Marajó – Pará
- O que fazer na Ilha de Marajó: Atrações de Soure
- O que fazer na Ilha de Marajó: Atrações de Salvaterra
- Praias Ilha de Marajó – Pará
- Mapa da Ilha de Marajó: Praias e atrações
Quando ir a Ilha de Marajó
A Ilha de Marajó pode ser visitada em qualquer época do ano, porém, há uma época mais chuvosa e outra menos. Faz calor o ano todo na ilha, que fica bem próxima à Linha do Equador, com temperaturas que oscilam entre 23°C e 33°C.
- Meses mais secos (média de 50mm/mês): De agosto a novembro.
- Meses mais chuvosos (média de mais de 300mm/mês): Janeiro a maio.
- Épocas com média pluviosidade (média de 150mm/mês): Junho, julho e dezembro.
No mês de julho, acontece anualmente o Festival Marajoara de Cultura Amazônica, um festival de música paraense que destaca os ritmos de carimbó, boi-bumbá, lundu marajoara, entre outros ritmos regionais.
Em novembro, acontece em Soure, o Festival do cavalo Marajoara, além do Círio de Nazaré no segundo domingo do mês. A procissão é puxada por cavalos e búfalos com homenagens culturais e a festa dura uma semana.
Onde fica a Ilha de Marajó: Como chegar
A Ilha de Marajó fica entre o Norte e Nordeste do Estado do Pará, na região Norte do Brasil. Soure é considerada a capital da ilha, localizada a 80 km de Belém, sendo que a cidade de Salvaterra fica logo a frente no outro lado do Rio Paracauari.
Outra cidade turística que fica no outro lado da ilha é Afuá, apelidada de “Veneza Brasileira”, situada a 85 km de Macapá, capital do Amapá.
Com chegar na Ilha de Marajó
Você pode chegar à Ilha de Marajó, basicamente de três formas: Através de um pacote de viagem (geralmente junta Belém com Marajó), com o apoio de uma agência, ou ainda, por conta própria. Seja qual for a forma escolhida, haverá um transporte de lancha ou ferry.
Para visitar a Ilha do Marajó, primeiro você terá que chegar de avião ou de carro em Belém. Por Macapá também é uma possibilidade para visitar a colorida cidade de Afuá.
Lancha de Belém a Ilha de Marajó: Soure e Salvaterra
O transporte mais rápido que faz o trecho por água de 80 km, de Belém a Soure e Salvaterra, são as lanchas que levam em torno de até 170 pessoas e levam 2,5 horas para fazer esse percurso.
No geral a viagem é tranquila, mas quando chega no trecho marítimo balança um pouco e pessoas que costumam enjoar é recomendado tomar um Dramin ou similar.
Quem opera o trecho Belém-Salvaterra-Soure (ida e volta) é a Master Motors, nos seguintes horários:
- Belém-Salvaterra-Soure (segunda a sábado): Saídas às 6h30 e as 8h15 do terminal Hidroviário de Belém.
Obs: A lancha das 8h15 nas quartas e sábados sai às 8h40. - Soure-Salvaterra-Belém (segunda a sábado): Saídas às 5h30 e 13h do trapiche de Soure, passando em Salvaterra, poucos minutos depois.
O bilhete custa R$62 (ref. agosto de 2023) cada trecho e pode ser pago em dinheiro ou no débito.
Obs: As passagens só podem ser compradas diretamente no guichê da Master Motors no terminal hidroviário de Belém ou em Soure e Salvaterra. Não é possível comprar online, por Whatsapp ou por telefone, pelo menos até o momento (agosto de 2023).
A venda de bilhetes em Belém ocorre nos seguintes horários: Segunda a sexta, das 6h às 14h – Sábados e feriados, das 6h às 10h.
Whatsapp para informações: (91) 98166-8297 – Segunda a sexta, das 6h às 20h – Sábado e domingo, das 8h às 12h.
Atenção! Aos domingos não há transporte de lancha entre Belém e a Ilha do Marajó e vice-versa, nem venda de passagens.
Importante! Se possível, compre a sua passagem no dia anterior para não correr o risco de ficar sem.
Obs: O ideal é se informar sobre os horários pelo Whatsapp da Master Motors (91) 98166-8297, pois os horários podem mudar com o tempo.
Catamarã de Belém a Ilha de Marajó: Porto Camará
Há a opção de transporte de catamarã até o Porto Camará, cidade bem mais ao Sul do que Soure, na Ilha de Marajó. Porém, é uma opção bem mais demorada e precisa ainda de um transporte adicional de van ou táxi do Porto Camará até Salvaterra (25 km) e depois fazer uma travessia rápida de barco pequeno até Soure.
Os barcos são operados por duas empresas e o ideal é consultar os preços e horários antes da viagem nos e-mails: [email protected] e [email protected].
Chegar na Ilha do Marajó de carro
Quem está de carro em Belém, pode chegar com ele na Ilha de Marajó, se desejar. A vantagem é de circular com maior facilidade e liberdade por lá.
A Balsa sai do Porto de Icoaraci, 20 km ao norte do centro de Belém, numa viagem dura 4h. Os preços e horários podem ser consultados no site da Henvil, que opera o trecho.
De Macapá a Ilha de Marajó: Afuá
Quem está em Macapá pode conhecer Afuá, cidade da Ilha do Marajó, conhecida como a “Veneza Marajoana”. A cidade é praticamente toda montada sobre passarelas e palafitas coloridas.
Há opções de barco e lancha com saída da Rampa de Santa Inês e táxi aéreo do aeroporto Júlio César. Consultar valores e horários nos contatos abaixo:
- Lancha Expresso Virgem da Conceição VI, lancha Berlinda da Maria e lancha Virgem da Conceição = Fone: (91) 99103-6481 (Afuá) / (96) 99106-2619 (Macapá).
- Lancha expresso AM Santos = Fone: (96) 99139-1022 (Afuá) / (96) 99102-2950 (Macapá).
- Brabo Táxi Aéreo = Fone: (91) 99179-7958 / 3233-4884
Como circular na Ilha de Marajó – Pará
Ao olhar no Google Maps pode-se observar que mais da metade da Ilha de Marajó é composta de matas, bastante recortada por rios, e o restante por campos e áreas alagadas, sem muitas estradas.
Para circular nas áreas povoadas como em Soure e Salvaterra, você irá precisar de algum transporte. Como dificilmente você estará de carro próprio, as melhores opções são contratar uma agência ou utilizar os serviços de moto táxi, bastante comum no local.
Ilha de Marajó com agência
Durante nossa visita à ilha utilizamos os serviços da Scafi Turismo, agência especializada em passeios locais e em formular roteiros na Ilha do Marajó.
Para mais informações e fazer uma cotação de passeios, acesse o botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem “contato por Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e solicite o orçamento!
Onde ficar na Ilha de Marajó: Dicas de hospedagem
Para quem chega a partir de Belém, as duas principais cidades, são Soure, que é considerada a capital da Ilha de Marajó, e Salvaterra, que fica em frente a Soure, do outro lado do Rio Paracauari.
Abaixo listamos algumas das opções de hospedagem na Ilha de Marajó, que são mais bem avaliadas por quem já se hospedou pelo Booking:
Hotéis e pousadas em Soure:
- Solar Encanto do Marajó – Nota: 9,1
- Hotel Marajó – Turismo de Experiência – Nota: 8,3
- Carabao Hostel – Nota: 9,4
Opções bem avaliadas em Salvaterra:
- Pousada dos Corações – Nota: 8,1
- Pousada Umuarama – Nota: 8,2
- Pousada Umuarama – Nota: 8,2
Voltar ao índice
Cidades mais turísticas da Ilha de Marajó – Pará
A Ilha do Marajó é dividida em 16 municípios, porém, iremos falar um pouco de três deles, que são os mais interessantes em termos de turismo, que são: Soure, Salvaterra e Afuá.
Soure
Localizada a 80 km de Belém, a cidade de Soure é considerada a capital da Ilha do Marajó, com população em torno de 25 mil habitantes (2023). Suas principais atrações são as belas praias, as fazendas de búfalos, a cultura e a culinária marajoara.
Confira as principais atrações de Soure, Pará:
- Praias: Barra Velha, Pesqueiro e Cajuúna
- Fazendas: São Jerônimo, Mironga e Bom Jesus
- Cerâmica Marajoara: Ateliê Arte Mangue e M’barayó
- Outras atrações como: Farol, Cruzeiro e Igreja matriz
Salvaterra
Com população em torno de 24 mil habitantes, Salvaterra fica em frente a Soure, separada apenas pelo rio, e tem atrações parecidas com Soure, com boas praias e outros atrativos.
As principais atrações de Salvaterra são:
- Praias: Vila de Joanes e Praia Grande
- Ruínas de Joanes, igreja Companhia de Jesus (séc XVII)
- Artesanato educativo rural da vila de Joanes -AERAJ
- Fazenda Curuanã
- Unidade de turismo rural açaí nativo – UTRAN
Afuá
Situada a 85 km de Macapá, no outro lado da Ilha de Marajó, Afuá tem cerca de 38 mil habitantes. Seu principal atrativo é a própria cidade repleta de canais e palafitas coloridas do final do século XIX, conhecida como a “Veneza da Ilha de Marajó”.
O que fazer na Ilha de Marajó: Atrações em Soure
Rio Paracauari – Ilha de Marajó
O Rio Paracauari é um dos maiores da ilha e se localiza entre as cidades de Soure e Salvaterra, cada uma de um lado do rio. Tem 500 m de largura no ponto de travessia e mais de 1 km na sua foz.
A orla do rio comtempla belas paisagens, principalmente dos barcos dos pescadores ancorados como também na hora do pôr do Sol, no final da tarde.
Igreja de Nossa Senhora da Consolação
Construída em 1988, é uma igreja católica simples de uma única torre, localizada no centro da cidade de Soure. Fica na terceira Rua, próxima ao Mercado Municipal e em sua frente há uma estátua de Nossa senhora de Nazaré.
Mercado Municipal de Soure
Mercado Municipal simples, mas é um bom local para se conhecer os produtos típicos locais, incluindo peças de artesanato, assim como ver os pescados da região.
É também um bom lugar para tomar um café com tapioca passada na manteiga ou coberta com queijo do Marajó.
Cruzeiro de Soure
Localizado na praça Magalhães Barata, o cruzeiro possui arquitetura de concreto, tendo ao centro uma Cruz de ferro. O monumento foi construído para homenagear o 25º aniversário das atividades dos padres Agostinianos em Soure, na Ilha do Marajó.
Farol de Soure – Ilha de Marajó
Localizado junto à foz do Rio Paracauari, o Farol de Soure é um dos pontos turísticos da Ilha do Marajó que é pouco frequentado. Localizado a 2 km do centro, fica num local de bela paisagem junto a numa prainha. Em frente ao farol há um igarapé e no outro lado dele a Praia do Garrote.
Artesanato e Cerâmica Marajoara
Além dos búfalos, a Cerâmica Marajoara é um dos marcos que deram fama à da Ilha de Marajó. Em Soure há alguns locais onde você pode encontrar belas peças de cerâmica e até mesmo peças em couro de búfalo.
- O Ateliê Arte Mangue Marajó, localizado no caminho para a Praia da Barra Velha, expõem esculturas em cerâmica de artistas locais.
- O M’barayó Cerâmica Marajoara tem peças de artesanato que melhor representam a cultura do local. O espaço oferece a oportunidade também de ver como as peças são feitas.
- Já no Curtume Art Couro Marajó, é possível comprar as mais variadas peças em couro de búfalo, como cintos, chinelos, entre outros produtos e peças artesanais.
Polícia montada em búfalo na Ilha de Marajó
A Ilha de Marajó é um destino incrível que reserva algumas surpresas e peculiaridades. Já imaginou uma polícia militar montada em búfalos, pois é, isso é real por lá.
É claro que há também, a polícia tradicional com suas viaturas, mas há um destacamento montado em búfalos. Após visitar o Mercado Municipal de Soure me deparei com dois policiais, que me deixaram tirar uma foto montado no búfalo deles.
Búfalo Alemão
Alemão é o nome do búfalo mais famoso de Soure. Ele ganhou fama pela coloração de seus pelos aloirados, por ser de uma raça diferente. Além de sua cor, ficou famoso também por adorar comer sorvete.
O Alemão pode ser encontrado no período da tarde junto à orla do Rio Paracauari, em frente à sorveteria anexa à Pousada Ilha Bela.
Fazenda Mironga – Soure
A Fazenda Mironga oferece a oportunidade de vivenciar o dia a dia da fazenda, onde o turista pode montar em búfalo, ter a experiência de tirar leite, além de provar as delícias da culinária oriunda dos animais, como queijo de búfala, manteiga, doce de leite, entre outras delícias. No local, é possível também adquirir os produtos.
Fazenda São Jerônimo – Soure
Esta fazenda ficou famosa por sediar um programa No Limite e por ter sido cenário da novela Amor Eterno Amor da Rede Globo.
A fazenda oferece passeios ecológicos com a interação de búfalos, junto com passeio de canoa, trilha com passarela suspensa no mangue e até travessia de rio no lombo do búfalo.
Fazenda Bom Jesus – Soure
O destaque na fazenda Bom jesus são as suas paisagens naturais que se assemelham muito com o Pantanal Matogrossense. O caminho para chegar na Praia de Cajuúna e Praia do Céu passa por dentro da fazenda, onde podem ser vistos búfalos na água, guarás e vários outros pássaros e animais.
Para acessar o espaço é cobrada uma taxa de R$10 por pessoa (ref. agosto de 2023), que também dá acesso ás praias.
O que fazer na Ilha de Marajó: Atrações em Salvaterra
Não cheguei a visitar Salvaterra, mas essas são suas principais atrações:
- Fazenda Curuanã – Salvaterra
- Ruínas de Joanes: igreja Companhia de Jesus do séc. XVII
- Unidade de Turismo Rural Açaí Nativo- UTRAN
- Artesanato educativo rural da vila de Joanes -AERAJ
Praias na Ilha de Marajó – Pará
Há muitas praias espalhadas pela ilha, porém iremos mostrar algumas das melhores praias da Ilha de Marajó e que possuem acesso mais fácil.
Obs: As praias locais sofrem bastante influência das marés, mudando bastante as paisagens, pois o mar recua bastante durante a maré baixa.
Praia da Barra Velha – Soure
Barra Velha é a praia da Ilha do Marajó mais próxima da cidade de Soute, situada a 3 km do centro da cidade. Fica junta à foz de um igarapé, possibilitando tanto banho de água doce como salgada.
Possui várias barracas com bares e restaurantes à beira mar que oferecem guarda sol e cadeiras. É uma praia cercada por mata com árvores típicas do mangue próximas ao mar.
Praia do Pesqueiro – Soure
A Praia do Pesqueiro á a mais famosa praia de Soure, na Ilha do Marajó. Também se localiza junto a um igarapé e possui uma extensa faixa de areia que fica gigante durante a maré baixa, quando se formam piscinas naturais.
Junto ao rio há uma vila que oferece ótima infraestrutura para os visitantes, e em frente ao mar há restaurantes com quiosque e guarda sol para os turistas. Fica a 10 km do centro de Soure PA.
Praia do Cajuúna – Soure
A Praia de Cajuúna é um lugar paradisíaco também junto ao encontro de um rio com o mar, onde se formam piscinas naturais, com uma larga faixa de areia e coqueiros à beira mar. Apesar de estar bem próxima da Vila Cajuúna, repleta de palafitas coloridas, parece uma praia deserta.
Fica a 16 km do centro de Soure, sendo que precisa passar pelas terras da fazenda Bom Jesus, onde é cobrada uma taxa de R$10 por pessoa (ref. ano de 2023). No caminho há belas áreas alagadas semelhantes ao Pantanal, com búfalos e aves.
Praia do Céu – Soure
A Praia do Céu fica a 1,5 km de Cajuúna, com acesso pela mesma estrada e também se localiza junto à uma vila, chamada de Vila do Céu. Diferente das outras praias, essa não fica junto a um igarapé. Possui uma larga faixa de areia e dois restaurantes à beira mar.
Praia Grande – Salvaterra
Localizada ao lado da cidade, a Praia Grande de Salvaterra tem quase 2 km de extensão e boa infraestrutura turística com pousadas e restaurantes à beira mar.
Possui faixa de areia mais estreita do que as praias de Soure e pedras nas duas pontas. Começa na zona urbana e se estende ao Sul por uma área mais preservada.
Praia de Joanes – Salvaterra
A Praia de Joanes fica junto à vila de mesmo nome, localizada 17 km ao sul do centro da cidade de Salvaterra, na Ilha de Marajó. Conta com uma orla arborizada com restaurantes e pousadas pé de areia.
No canto direito da praia ficam as Ruínas da Igreja Jesuíta de Nossa senhora do Rosário.
Mapa da Ilha de Marajó: Praias e atrações
No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos da Ilha do Marajó, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.
Agência na Ilha de Marajó
Durante nossa visita à ilha utilizamos os serviços da Scafi Turismo, agência especializada em passeios locais e em formular roteiros na Ilha do Marajó.
Para mais informações e fazer uma cotação de passeios, acesse o botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da agência. Envie a mensagem “contato por Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e solicite o orçamento!
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Boa tarde; adorei as dicas. Irei para o Marajo e Soure em Setembro de 2025 na segunda quinzena, mas ja estou pesquisando tudo onde ir, onde ficar, ja irei fechar o hotel e afins.
Legal Marcos, tenha uma ótima viagem!