Roteiro Uruguai e Buenos Aires de carro, saindo do Rio Grande do Sul, atravessando o Uruguai com travessia de catamarã até a Argentina.

Foram 3000 Km, saindo de Vacaria, atravessando o Rio Grande do Sul, até o Chuí. Atravessando o Uruguai pelo litoral até Colonia. Travessia para Buenos Aires no Buquebus. retornando ao Brasil por Rivera.

No Uruguai e Argentina é possível entrar somente com o nosso RG (identidade) desde que esteja em bom estado e com menos de 10 anos. Para o veículo é exigido o documento normal e o Seguro Carta Verde para quantia de dias que for ficar.

1º dia: De Vacaria a Rio Grande

Até Porto Alegre o trecho era bastante conhecido por nós, daí em diante a viagem seguiu por uma área extremamente plana.
Entramos em São Lourenço do Sul para conhecer a Lagoa dos Patos. a maior do mundo. Em Pelotas fomos conhecer o centro, que possui bastante prédios históricos. Em Rio Grande fomos direto à Praia do Cassino, a mais extensa do mundo. Seguimos 6 Km de carro pela praia, que mais parece uma rodovia de areia até chegar aos molhes da barra.

Molhes da Barra - Rio Grande
Molhes da Barra – Rio Grande

São 4 Km de molhes que vão mar adentro e protegem a entrada dos navios ao porto de Rio Grande. Lá pegamos uma das vagonetas a vela e seguimos pelos trilhos até o final, onde pode se apreciar a entrada dos navios.

Então fomos conhecer o centro de Rio Grande, que também possui muitos prédios antigos e voltamos ao Cassino, onde alugamos um Kitnet para passar a noite.

Mais sobre Rio Grande

2º dia: De Rio Grande ao Chuí

Chui - Rio Grande do Sul
Barra do Chui. Ponto mais ao sul do Brasil, divisa com o Uruguai

Trecho muito plano, extensas retas, cercado por lagoas, e com quase nada de infraestrutura no caminho. Só a rodovia no meio do nada.
Chegando em Chuí, fomos direto ao Arroio Chuí, a 10 Km da cidade. è o extremo sul do Brasil. Onde o Rio que divide os 2 países deságua no Oceano.

Forte São Miguel - Chuy - Uruguai
Forte São Miguel – Chuy – Uruguai

Voltamos, passamos direto pela cidade e fomos até o Forte São Miguel, já no lado Uruguaio a uns 6 Km da cidade. Após conhecer o bem conservado Forte de pedra, fomos fazer umas compras na Chuy Uruguaia. As 2 cidades, (2 países) divididas pela avenida central. Passamos a noite no lado Uruguaio

Conheça os pontos turísticos de Chuí

3º dia: Uruguai – de Chuy a La Paloma

Trocamos dinheiro no câmbio e entramos no Uruguai, fizemos a migração e seguimos pelas boas estradas de lá. Entramos poucos km adiante para conhecer o Forte e Parque Santa Tereza.

Punta del Diablo - Uruguai
Punta del Diablo

Seguimos viagem até Punta del Diablo. Cidade litorânea, muito diferente, onde casas são construídas em cima das pedreiras.
Mais a frente paramos para pegar um dos velhos caminhões de transporte entre as dunas para Cabo Polonio.

Lobos marinhos em Cabo Polonio
Observando os lobos marinhos em Cabo Polonio

Vila a beira mar isolada pelas dunas. As casas tem um estilo rustico. Lá subimos no farol, vimos centenas de leões marinhos entre as pedras. O lugar é fantástico.

Saiba mais sobre Cabo Polonio

Conhecemos mais 2 cidades no litoral. La Pedrera e La Paloma. Lá também subimos no farol ,onde se tem uma bela vista da linda cidade. Passamos a noite em uma cabana.

4º dia: De La Paloma a Atlântida

La Mano - Punta Del EstePunta Del Este. O mais famoso balneário Uruguaio. Linda e moderna cidade.
A Ponte da Barra é a entrada da cidade para quem vem do litoral norte.
Conhecemos a cidade, o monumento das mãos, as praias e o Porto pesqueiro, onde também tem leões marinhos e muitos iates.

Cais de Punta del Este

Daí seguimos a beira mar até Punta Balena, a 10 Km. lugar lindo, onde está a Casa Pueblo (casa na beira do penhasco que é uma verdadeira escultura).
Continuando fomos a Piriápolis. Linda cidade do litoral, onde tem um teleférico e mirante em cima do morro.
Daí seguimos até Atlântida, onde passamos a noite em hotel.

Saiba o que fazer em Punta del Este

Piriapolis - Uruguai
Mirante de Piriapolis

5º dia: De Atlântida a Colonia

Após uns 50 Km, chegamos a Montevideo, a capital Uruguaia, onde mora a metade da população do pais. Circulamos por toda a área costeira, praias do Rio da Prata, fomos até a Praça Central, Palácio Legislativo, estádio Centenário, Mercado do Porto e Cerro e Fortaleza.

Conheças as atrações turísticas de Montevideo

Montevideo - UruguaiSeguimos viagem até Colônia de Sacramento, cidade histórica, as margens do Rio da Prata. De onde saem os Buquebus. Enormes navios para passageiros e veículos que fazem a travessia de 60 Km para Buenos Aires.
Passeamos por Colonia e passamos a noite em uma pousada.

Colonia do Sacramento - Uruguai
Colonia do Sacramento – Uruguai

6º dia: Argentina – Buenos Aires

Deixamos a Camioneta em Colonia, embarcamos no Buquebus as 6 da manhã e chegamos ao porto de Buenos Aires as 9:00.

Buquebus - De Colonia a Buenos Aires
Área do bar – Buquebus

Buquebus = São enormes catamarãs que fazem a travessia pelo Rio da Prata. Uns levam 3 horas para atravessar, com capacidade de até 1200 pessoas e muitos veículos na parte inferior, outros são mais rápidos; levam 1 hora, mais são bem menores. Dentro do Buque tem lanchonete e Free Shop.
O ponto mais estreito é por Colonia, 60 Km de travessia, mas também tem saídas de Montevideo e Punta Del Este, todos para o porto de passageiros de Buenos Aires.

Buquebus - Buenos Aires
A bordo do Buquebus chegando a Buenos Aires

O esquema é o mesmo dos aeroportos, é preciso fazer check-in, passar pela alfândega e de preferencia comprar a passagem com antecedência. Para o embarque é bom chegar uma hora antes.
Confira o site do Buquebus: http://www.buquebus.com/cache/HomeARG.html
Confira o site do Colonia Express: http://www.coloniaexpress.com/ar/

Casa Rosada - Buenos Aires
Plaza de Mayo e Casa Rosada – Buenos Aires

Contratamos uma Van com guia e fizemos um city tour pela cidade. Fomos a Casa Rosada, Av de Mayo, Obelisco, La Bombonera, Caminito, entre outros lugares.

Estádio La Bombonera - Buenos Aires
La Bombonera – Boca Juniors

Quando voltamos do tour, almoçamos e ficamos caminhando pelo Puerto Madero até a hora de pegar o Buque de volta. Voltamos a Colonia e passamos a noite no mesmo lugar.

O que fazer em Buenos Aires – Principais pontos turísticos

Puerto Madero - Buenos Aires
Puerto Madero – Buenos Aires

6º dia: De Colonia a Rivera

Atravessamos os campos uruguaios, onde só se vê criações de gado e ovelha até Rivera. Cidade com zona de livre comércio, fronteira com o Brasil e a cidade de Santana do Livramento, dividida apenas por uma rua. A praça é dividida ao meio, metade cada país.
Fizemos compras e passamos a noite em hotel em Livramento.

Mais sobre Livramento e Rivera

Praça Internacional - Santana do Livramento e Rivera
Praça Internacional – Divisa Brasil – Uruguai

7º dia: De Livramento a Vacaria

Travessia das campanhas gaúchas, via Rosário do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz, Lajeado, Caxias, Vacaria.

Outras grandes viagens de carro que fizemos:
Viagem de 8000 km de carro por Argentina e Chile
Viagem pelo Peru com carro alugado