Roteiro Uruguai e Buenos Aires de carro

Roteiro Uruguai e Buenos Aires de carro, saindo do Rio Grande do Sul, atravessando o Uruguai com travessia de Buquebus até a Argentina.

Por Jair Prandi

Roteiro Uruguai e Buenos Aires de carro, saindo do Rio Grande do Sul, atravessando o Uruguai com travessia de catamarã até a Argentina.

Foram 3000 Km, saindo de Vacaria, atravessando o Rio Grande do Sul, até o Chuí. Atravessando o Uruguai pelo litoral até Colonia. Travessia para Buenos Aires no Buquebus. retornando ao Brasil por Rivera e Santana do Livramento.

No Uruguai e Argentina é possível entrar somente com o nosso RG (identidade) desde que esteja em bom estado e com menos de 10 anos. Para o veículo é exigido o documento normal e o Seguro Carta Verde para quantia de dias que for ficar.

Leia depois…

O que fazer no Uruguai: dicas e roteiros

Fizemos esta viagem de carro próprio porque moramos no Sul do Brasil, mas você pode viajar de avião a Montevidéu e alugar um carro!

Alugue um carro em Montevidéo para conhecer o Uruguai!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência e pague em Reais, sem IOF.
Faça sua cotação e reserve aqui!

1º dia: De Vacaria a Rio Grande

Até Porto Alegre o trecho era bastante conhecido por nós, daí em diante a viagem seguiu por uma área extremamente plana.

Entramos em São Lourenço do Sul para conhecer a Lagoa dos Patos, a maior do mundo, onde as atrações são as belas praias de água doce. Outro destino parecido com São Lourenço, também às margens da lagoa é a cidade de Tapes. Confira o artigo com dicas de Tapes pelo blog Nas Estradas do Planeta.

Em Pelotas fomos conhecer o centro, que possui bastante prédios históricos. Em Rio Grande fomos direto à Praia do Cassino, a mais extensa do mundo. Seguimos 6 Km de carro pela praia, que mais parece uma rodovia de areia até chegar aos molhes da barra.

Molhes da Barra - Rio Grande
Molhes da Barra – Rio Grande

São 4 Km de molhes que vão mar adentro e protegem a entrada dos navios ao porto de Rio Grande. Lá pegamos uma das vagonetas a vela e seguimos pelos trilhos até o final, onde pode se apreciar a entrada dos navios.

Então fomos conhecer o centro de Rio Grande, que também possui muitos prédios antigos e voltamos ao Cassino, onde alugamos um Kitnet para passar a noite.

2º dia: De Rio Grande ao Chuí

Chui - Rio Grande do Sul
Barra do Chui. Ponto mais ao sul do Brasil, divisa com o Uruguai

Trecho muito plano, extensas retas, cercado por lagoas, e com quase nada de infraestrutura no caminho. Só a rodovia no meio do nada.
Chegando a Chuí, fomos direto ao Arroio Chuí, a 10 Km da cidade. É o extremo sul do Brasil. Onde o Rio que divide os 2 países deságua no Oceano.

Forte São Miguel - Chuy - Uruguai
Forte São Miguel – Chuy – Uruguai

Voltamos, passamos direto pela cidade e fomos até o Forte São Miguel, já no lado Uruguaio a uns 6 Km da cidade. Após conhecer o bem conservado Forte de pedra, fomos fazer umas compras na Chuy Uruguaia. As 2 cidades, (2 países) divididas pela avenida central. Passamos a noite no lado Uruguaio

3º dia: Uruguai – de Chuy a La Paloma

Trocamos dinheiro no câmbio e entramos no Uruguai, fizemos a migração e seguimos pelas boas estradas de lá. Entramos poucos km adiante para conhecer o Forte e Parque Santa Tereza.

Punta del Diablo - Uruguai
Punta del Diablo

Seguimos viagem até Punta del Diablo. Cidade litorânea, muito diferente, onde casas são construídas em cima das pedreiras.
Mais a frente paramos para pegar um dos velhos caminhões de transporte entre as dunas para Cabo Polonio.

Lobos marinhos em Cabo Polonio
Observando os lobos marinhos em Cabo Polonio

Vila a beira mar isolada pelas dunas. As casas tem um estilo rustico. Lá subimos no farol, vimos centenas de leões marinhos entre as pedras. O lugar é fantástico.

Conhecemos mais 2 cidades no litoral. La Pedrera e La Paloma. Lá também subimos no farol ,onde se tem uma bela vista da linda cidade. Passamos a noite em uma cabana.

4º dia: De La Paloma a Atlântida

La Mano - Punta Del EstePunta Del Este. O mais famoso balneário Uruguaio. Linda e moderna cidade.
A Ponte da Barra é a entrada da cidade para quem vem do litoral norte.
Conhecemos a cidade, o monumento das mãos, as praias e o Porto pesqueiro, onde também tem leões marinhos e muitos iates.

Cais de Punta del Este

Daí seguimos a beira mar até Punta Balena, a 10 Km. lugar lindo, onde está a Casa Pueblo (casa na beira do penhasco que é uma verdadeira escultura).
Continuando fomos a Piriápolis. Linda cidade do litoral, onde tem um teleférico e mirante em cima do morro.
Daí seguimos até Atlântida, onde passamos a noite em hotel.

Piriapolis - Uruguai
Mirante de Piriapolis

5º dia: De Atlântida a Colonia

Após uns 50 Km, chegamos a Montevideo, a capital Uruguaia, onde mora a metade da população do pais. Circulamos por toda a área costeira, praias do Rio da Prata, fomos até a Praça Central, Palácio Legislativo, estádio Centenário, Mercado do Porto e Cerro e Fortaleza.

Montevideo - UruguaiSeguimos viagem até Colônia de Sacramento, cidade histórica, as margens do Rio da Prata. De onde saem os Buquebus. Enormes navios para passageiros e veículos que fazem a travessia de 60 Km para Buenos Aires. Passeamos por Colonia e passamos a noite em uma pousada.

Nossa passagem pela cidade foi muita rápida e visitamos apenas alguns pontos.
Veja mais dicas de o que fazer em Colonia del Sacramento pelo blog Buenas Dicas.

Colonia do Sacramento - Uruguai
Colonia do Sacramento – Uruguai

6º dia: Argentina – Buenos Aires

Deixamos a Camioneta em Colonia, embarcamos no Buquebus as 6 da manhã e chegamos ao porto de Buenos Aires as 9:00.

Buquebus - De Colonia a Buenos Aires
Área do bar – Buquebus

Buquebus = São enormes catamarãs que fazem a travessia pelo Rio da Prata. Uns levam 3 horas para atravessar, com capacidade de até 1200 pessoas e muitos veículos na parte inferior. Outros são mais rápidos; levam 1 hora, mais são bem menores. Dentro do Buque tem lanchonete e Free Shop.

O ponto mais estreito do Rio da Prata é por Colonia, 60 Km de travessia, mas também tem saídas de Montevidéu e Punta Del Este, todos para o porto de passageiros de Buenos Aires.

Buquebus - Buenos Aires
A bordo do Buquebus chegando a Buenos Aires

O esquema é o mesmo dos aeroportos, é preciso fazer check-in, passar pela alfândega. Dê preferencia para comprar a passagem com antecedência. Para o embarque é bom chegar uma hora antes.
Duas empresas fazem a travessia: A Buquebus e a Colonia Express.

Casa Rosada - Buenos Aires
Plaza de Mayo e Casa Rosada – Buenos Aires

Chegando ao porto de Buenos Aires, contratamos uma Van com guia e fizemos um city tour pela cidade. Fomos a Casa Rosada, Avenida de Mayo, Obelisco, La Bombonera, Caminito, Puerto Madero, entre outros lugares.

Poderíamos usar o metrô para visitar algumas atrações da cidade, mas como nosso tempo seria curto não usamos esta opção.

Estádio La Bombonera - Buenos Aires
La Bombonera – Boca Juniors

Quando voltamos do tour, almoçamos e ficamos caminhando pelo Puerto Madero até a hora de pegar o Buque de volta. Voltamos a Colonia e passamos a noite no mesmo lugar.

Leia também:

Puerto Madero - Buenos Aires
Puerto Madero – Buenos Aires

6º dia: De Colonia a Rivera

Atravessamos os campos uruguaios, onde só se vê criações de gado e ovelha até Rivera. Localizada na fronteira com o Brasil, a cidade conta com zona de livre comércio. É dividida apenas por uma avenida com a cidade gaúcha de Santana do Livramento. As duas cidades tem uma praça dividida ao meio, metade cada país.
Fizemos compras e passamos a noite em hotel em Livramento.

Praça Internacional - Santana do Livramento e Rivera
Praça Internacional – Divisa Brasil – Uruguai

7º dia: De Livramento a Vacaria

Travessia das campanhas gaúchas, via Rosário do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz, Lajeado, Caxias do Sul até Vacaria.

Seguro Viagem para o Uruguai

O Uruguai não exige obrigatoriedade de seguro Viagem para entrar e circular no país, porém é extremamente recomendável. O problema é que os hospitais do país atendem gratuitamente somente cidadãos uruguaios. Em caso de qualquer tipo de emergência, você tá ferrado.

Sempre imaginamos que nossa viagem vai ser uma maravilha e nada vai acontecer. Porém qualquer pequeno acidente ou até uma intoxicação alimentar pode fazer você gastar uma pequena fortuna em outro país. Sempre pesquisamos os seguros no site da Seguros Promo que compara os preços de diversas seguradoras. Basta escolher o plano que melhor atenda suas necessidades.

Atenção! Aproveite nosso cupom de 5% de desconto e + 5% na compra por boleto. O seguro é bem em conta, custa em torno de R$ 10 por dia.
Não arrisque! Faça uma cotação aqui! Reserve aqui e tenha desconto!

Mapa do roteiro da viagem ao Uruguai e Buenos Aires

Outras grandes viagens de carro que fizemos:

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

15 COMENTÁRIOS

1. Adorei !! Ficou caro esta viagem? Qto por pessoa? ParaBéns ! esta bem explicadinho e com lindas fotos! meu email é: luciaalves.alves@ gmail.com

2. Olá amigo e gremista! estou pensando em ir ver a final topa copa! estou procurando rotas e caminhos mais próximos, pois vou especificadamente para jogo então qualquer km e lucro! saberia me informar onde teria pontes que interligam os dois países, Uruguai e Argentina!

• Se mora em Porto Alegre:
      Por Uruguaiana são 1660 km
      Pode ir por Paysandu, atravessando um pedaço do Uruguai – 1525 km
      A última opção é atravessar todo o Uruguai e depois atravessar o Rio da Prata no Buquebus (pode deixar o carro no Uruguai ou em atravessar com ele), são 60 km de travessia do Rio da Prata até Buenos Aires , porém não sia barato. Total de 1460 km + a travessia.

• ola caro Jair ,
        adorei seu site muito show mesmo, tenho algumas duvidas se possivel me ajudar
        somos de Joinville/SC e planejo seguir de carro ate Chui como vc citou e fazer a rota pelo litoral do Uruguai todo ate colonia, ai vem a duvida, vejo que muita gente acaba deixando carro em colonia e seguindo de barco sem carro. qual motivo , muito caro ? nao compensa? ou seria seguranca? outra pergunta, aconselhas a levar dollar ou real mesmo? outros sites me aconselham a ficar uns 2 dias em punta de leste 2 dias montevideo 3 buenos aires , o que vc me diz , abs obrigado ate logo

• Olá, Igor!
          Passei só 1 dia em Buenos Aires, achei melhor deixar o carro em Colonia pela questão do trânsito de Buenos Aires que é muito complicado.
          Quanto a Punta del Este e Montevideo, se puder ficar 2 dias em cada um, tá de bom tamanho, dá para conhecer bem.
          Quanto ao dinheiro não sei dizer agora o que é melhor, já faz tempo que fui, mas na época troquei na fronteira mesmo.
          Ah! Não deixe de conhecer Cabo Polonio, no caminho!

3. Olá Jair.. Boa tarde! Muito bom seu relato de roteiro, muito bem explicado…obrigada por postar com grandezas de detalhes. Gostaria de saber se é tranquilo o trajeto do Rio Grande do Sul ate o Uruguai (questão de violência), se é fácil contratar um guia no lado Argentino, quantos dias vc indica ficar lá, se a nossa moeda é bem aceita no Uruguai como em Buenos Aires, se indica trocar um pouco. Obrigada

• Muito bem, Andreia! Obrigado!
      Na época em que fui achei bem tranquilo. É bem seguro viajar pelo Uruguai.
      Ao chegar no porto de Buenos Aires terá agentes oferecendo passeios, pode ter certeza disso!
      Quanto à moeda, troquei na fronteira entre Brasil e Uruguai e depois na entrada, na Argentina.

4. Ja fiz uma viagem dessas e digo que foi uma das melhores que ja fiz nos meus 75 anos
    Viajar de carro com a familia sempre é otimo

Att,
    Cornélio José Wiedemann ( TI & DBA )

5. Buenas Noches!
    Nescesito de mayores informaciones. Tengo una equipo de 16 personas q me gusta lheválos hasta argentina. Este paseo está perfecto para nosotros acá.

• Olá Paula! Faz bastante tempo que fiz essa viagem, difícil dizer, mas calcula gasolina, diárias de hotéis e um gasto diário com alimentação que terá uma boa ideia.

6. Olá Jair, tudo certo?
    Sou de bombinhas Sc e estou querendo viajar para Buenos aires de carro em maio, gostaria de saber qual caminho você indica, já que o ponto de partida entre a gente difere bastante, pretendo ficar na argentina 3-4 dias (não só em Buenos aires) mas estou em duvida por qual cidade devo atravessar a fronteira, teria algum lugar para indicar e que não precise de balsa para a travessia? Ou que seja mais tranquilo de atravessar?
    Tenho um cronograma de gastar no máximo 2 dias de viagem ate Buenos aires

• Olá Rafaella!
      Se não quer passar por balsa o caminho mais indicado para atravessar a fronteira é pro Uruguaiana.
      Mas se fosse eu iria pelo litoral do Uruguai para conhecer e talvez voltasse por Uruguaiana, mas claro, precisaria de bem mais tempo para ir parando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here