Urubici está localizada na Serra Catarinense. Muito conhecida por suas belezas naturais; cachoeiras, cavernas, cânions e serras. Mas principalmente por abrigar o local mais frio do Brasil. O Morro da Igreja.

Existem muitas atrações a serem exploradas em 3 sentidos diferentes:

No sentido Grão Pará, por estrada de terra, estão localizadas o maior número de atrações: Morro da Igreja e Pedra Furada, Serra do Corvo Branco, Cascata Véu da Noiva e Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Pela SC 430, rodovia que liga Urubici à São Joaquim e a Serra do Rio do Rastro as atrações são: Cascata do Avencal, Inscrições Rupestres e mirante da cidade.

Na direção de Rio Rufino, por estrada de terra a atração é o Morro do campestre.

No sentido norte está o acesso asfaltado e sinuoso para BR-282, onde não existem pontos turísticos, mas belas paisagens com araucárias.

Igreja de Urubici
Igreja de Urubici

Pontos turísticos de Urubici

Morro da Igreja

Ponto culminante habitado da Serra Geral com 1822 m de altitude, local em que a Aeronáutica instalou o CINDACTA II ,base de monitoramento aéreo dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

UrubiciTodos os anos no inverno há ocorrência de neve. Em 1996 foi registrada a temperatura mínima recorde no Brasil, de 17,8 ºC negativos, e 40 ºC negativo de sensação térmica por causa dos ventos. Baixas temperaturas são comuns, mesmo no verão.

Pedra Furada - Urubici
Pedra Furada, no Morro da Igreja

A visitação e das 09:00 h às 16:00 h.
Fica a 26 km do centro, sendo 10 km de estrada de terra (plana) e 16 km pavimentada (subida).
Do alto do morro é possível enxergar o Litoral Sul Catarinense. Na sua frente, chama a atenção a Pedra Furada. Escultura natural cartão-postal da cidade. A pedra tem uma abertura de 30 metros de circunferência.

Morro do Campestre

Morro do Campestre - UrubiciLocalizado um 8 km do centro, por estrada de terra, é uma imponente formação de arenito com, 1,380 metros de altitude. De cima do morro se tem uma ótima vista do Vale do Rio Canoas.
O acesso é pela estrada para Rio Rufino e numa fazenda particular. Dá para chegar perto do topo de carro.

Cascata do Avencal

Cascata do Avencal - Urubici
Cascata do Avencal, vista da parte superior

A cachoeira tem 100 metros de queda livre, fica a 7 km do centro, no sentido São Joaquim, por estrada pavimentada e pode ser visitada por cima e por baixo.
Na parte superior o acesso é fácil. Dá para chegar com o veículo na beira do precipício e tem 2 mirantes para se tirar belas fotos.
Na parte de baixo o acesso final é feito a pé (cerca de 800 metros), sendo que grande parte da trilha é sobre as pedras e elas se tornam bastante escorregadias próximo à cascata.

Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo BrancoUma linda estrada, formada por um emaranhado de escarpas e montanhas.
Possui o maior corte em rocha no Brasil com 90 metros. Apenas 600 metros da serra são pavimentados. Possui um mirante para se tirar belas fotos. Não é possível passar com veículos de grande porte por causa de suas curvas fechadíssimas.
O acesso de 30 km é de terra, pela SC 439, estrada que liga Urubici a Grão Pará, pela Serra Geral.

Saiba mais sobre a Serra do Corvo Branco

Cascata Véu da Noiva

Cascata Véu da Noiva - UrubiciFica no caminho para o Morro da Igreja, onde é só seguir a placa indicativa e andar não mais de 300 m em estrada de terra. A cascata fica em propriedade particular, onde também há uma tirolesa para os mais aventureiros.

Gruta N° Senhora de Lourdes

Gruta Nossa Senhora de Lourdes - UrubiciÉ uma gruta natural encravada nas rochas, onde existe a imagem da Santa e uma espécie de Igreja, por trás de uma cascata.
O acesso fácil, na beira do caminho para o Morro da Igreja, a 10 km do centro.

Mirante da cidade

Fica às margens da SC 430 a 4 Km do centro, no sentido São Joaquim. Do local, se tem uma vista completa da cidade de Urubici.

Inscrições Rupestres

Inscrições Rupestres - UrubiciFica às margens da SC 430, no sentido São Joaquim, a 3 km do centro. São inscrições deixadas por povos que habitaram a região há pelo menos 4.000 anos.

Cânion do Espraiado

Cânion do Espraiado - UrubiciLocalizado na parte sul do Campo dos Padres, a 1500 metros de altitude, este cânion apresenta grande beleza cênica, com escarpas, penhascos e cachoeiras, lugar ideal para trilhas e longas caminhadas. O local está sendo indicado para ser o mais novo Parque Nacional catarinense.
Fica a 39 km do centro, sendo 30 km pela SC 439 no sentido Serra do Corvo Branco, ate o começo da trilha que tem 9 km de extensão até o cânion.

Mais Viagens e Caminhos nas Serras do Sul do Brasil:
Serra do Rio do Rastro
Serra do Pinto e Rota do Sol
Estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here