Viagem ao Peru – Machu Pichu, Ollamtaytambo, Maras. Primeira parte de uma grande aventura no Peru, de avião e carro em 8 dias.

Relato de uma viagem de 8 dias desbravando as paisagens do Peru, de avião, de trem e de carro alugado, conhecendo, Machu Pichu, Ollamtaytambo, Pisac, Puno, Arequipa, Cânion Colca e 2000 km de estradas do altiplano da Cordilheira dos Andes.

Viagem ao Peru – Machu Pichu

Comprei as passagens de avião, bilhetes de trem e ingresso de Machu Pichu, reservei carro, pesquisei hotéis, atrações turísticas, meios de transporte, reservei o carro, tudo pela internet. Usando o Google Maps e mapa do Peru, tracei meu próprio roteiro, tendo assim total liberdade de escolher onde, quando e quanto tempo ficar em cada lugar.

Estrada para as Salinas de Maras - Peru
Estrada para as Salinas de Maras – Peru

1º dia – Viagem Vacaria – Porto Alegre – São Paulo – Lima

Viagem do Brasil ao Peru

Partimos de Vacaria, no Rio Grande do Sul, às 9:00 da manhã com destino ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre – 240 km de carro.
Guardamos o carro no estacionamento do aeroporto e pegamos o voo de Porto Alegre a São Paulo, às 15:17 h.
Chegada à São Paulo às 17:00 h (2:40 h de conexão)
Voo de São Paulo a Lima às 19:40 h (5 horas de voo)
Chegada a Lima às 22:55 h, já no horário do Peru, que tem seu fuso horário com 2: 00 h a menos que o Brasil.

SEGURO VIAGEM
Vai viajar ao exterior! Faça seguro viagemVai pro exterior! Faça seu Seguro Viagem, pois ele é obrigatório para viajar pela Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos, por exemplo, tem um custo médico diário de 2.000 Dólares (muito caro). Um seguro viagem para 10 dias custa apenas de R$ 150,00 a R$ 200,00. Compre em nosso site e tenha desconto! Faça uma cotação, sem compromisso!

No aeroporto de Lima

Em Lima, fomos encaminhados direto à alfândega onde carimbamos a entrada ao Peru, acertamos o relógio pelo horário local, pegamos as malas na esteira e trocamos apenas 50 dólares no Câmbio do aeroporto que não é muito favorável.
Fizemos check-in e despachamos as malas novamente para Cusco. Como o voo para Cusco só saia as 5:45 h da manhã, tivemos que passar a noite no aeroporto.

Não reservamos um tempo para conhecer Lima, depois bateu um arrependimento, poderíamos ter ficado um dia na capital para conhecer o básico. O Altier do blog Pé na Estrada tem um post bem completo sobre o que fazer em Lima.

Como Comprar Passagens Aéreas Baratas
Sobrevoando os ipicos nevados da Cordilheira – Voo de Lima a Cusco

2º dia – Lima a Cusco – Chinchero a Ollamtaytambo

Chegando em Cusco

Voo de Lima a Cusco às 5:45 – Chegada a Cusco às 07:05.
O voo entre Lima e Cusco é bem interessante, inicia com montanhas no deserto de areia e passa por cima de diversos picos nevados.

Reservamos um carro com antecedência com a RentalCars, para rodar no Peru. É o maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e onde encontramos o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF. Faça sua cotação e reserve aqui!

Pegamos as malas na esteira e tomamos um táxi até a locadora Hertz, onde havia reservado um carro econômico.
O funcionário da Hertz perguntou qual era o meu roteiro e logo me aconselhou a pegar um carro com motor mais forte, devido ao constante sobe e desce das montanhas e à grande altitude local, então aluguei um Corola 1.6.

Tomamos um café em uma padaria e trocamos dinheiro em uma das muitas casas de câmbio, com melhor cotação do que no aeroporto.
Deixamos para conhecer Cusco no final da viagem e seguimos rumo a Ollamtaytambo, via Chinchero.

Chinchero - Peru

Chinchero e Salinas de Maras

Após a saída tumultuada de Cusco, a rodovia se tornou bastante tranquila. Nossa primeira parada foi em Chinchero, onde paramos para tirar fotos, e na primeira caminhada, já sentimos os efeitos dos seus 3800 metros de altitude.

Paramos mais à frente em um mirante com vista para o Vale Sagrado, depois entramos à esquerda para conhecer as Salinas de Maras, por uma estrada de terra em boas condições com curvas e penhascos perigosos (15 km, ida e volta).

Salinas de Maras - Peru
Salinas de Maras – Peru

As Salinas de Maras são minas de sal com lagoas de evaporação em terreno inclinado. Desde tempos pré-Inca, o sal foi obtido em Maras por evaporação de água salgada de um córrego subterrâneo local.
A água é altamente salgada e emerge de uma corrente de água natural subterrânea com fluxo direcionado para um complexo sistema de pequenos canais construídos de modo que a água corre para baixo gradualmente para as várias centenas de pequenas lagoas em forma de escadas.

Cidade de Ollamtaytambo e ruínas ao fundo

Urubamba e Ollamtaytambo

Na sequência, passamos por Urubamba, onde na chegada se tem vistas panorâmicas da cidade, à partir das diversas curvas da estrada de acesso. Ao passar por Urubamba cruzamos por diversos Tuk Tuks (motocicletas de 3 rodas fechadas) utilizados como taxis ou como meio de transporte particular, que se fazem presentes em quase todas as cidades do Peru.
Quando terminou o asfalto, chegamos a Ollamtaytambo, cidade que parece ter parado no tempo, com construções de pedra e montanhas muito íngremes ao redor.

Crianças peruanas em Ollantaytambo

Passamos pela praça e fomos até o hotel reservado, no final de um beco. Tomamos um banho, dormimos um cochilo, pois passamos a noite no aeroporto, depois fomos conhecer as ruínas da cidade. Para entrar nas ruínas é preciso adquirir o boleto turístico, que dá direito a entrar em diversas ruínas, mas não dá para comprar separadamente.

Se não quiser comprar o boleto, em Ollamtaytambo, dá para ver quase tudo por fora, só não dá para subir as escadarias e terraços, já em frente às ruínas, há um grande centro de artesanato. Nas ruas da cidade, há canais onde a água desce das montanhas e circula em boa parte das ruas.

Parque arqueológico de Ollamtaytambo - Peru
Parque arqueológico de Ollamtaytambo

À noite, fomos jantar em um restaurante, provamos a Incakola, refrigerante tradicional do Peru, tem gosto de xarope, meio enjoativo. Quando voltamos ao hotel, dei por falta da mochila, levei um susto, já que estava nela; todo o dinheiro (Soles e Dólares), bem ao fundo, cartão de crédito, documentos, câmera digital e filmadora.

Voltei correndo e chegando lá a mochila estava perto do balcão, dei uma olhada rápida, pareceu estar tudo ali, a atendente chegou e agradeci. Dias depois percebi que estava faltando 50 dólares.
Fomos dormir cedo para recuperar o sono e no dia seguinte pegar o trem às 6:40 h na estação.
Distância percorrida no dia = 100 km

3º dia – Ollamtaytambo – Machu Pichu – Ollamtaytambo

Viagens e Caminhos - Machu Pichu
Viagens e Caminhos – Machu Pichu

Ollamtaytambo a Águas Calientes de trem

Levantamos as 5:30 h, tomamos o café as 6:00 h, fomos até a praça e pegamos um táxi Tuk Tuk até a estação que era um pouco distante. A vantagem dos Tuk Tuks é que são muito baratos, pagamos 2 soles (menos de R$ 2,00) para andar 1 km.

Estação de trem de Ollamtaytambo

Já havíamos comprado os bilhetes de trem, pela internet, alguns meses antes, foi só passar no guichê da Incarail e imprimir.
O trem saiu pontualmente no horário descrito e foi serpenteando, junto ao rio Urubamba, entre montanhas muito íngremes até chegar a estação de Águas Calientes.

Machu Pichu pueblo (Águas Calientes) - Peru
Machu Pichu pueblo (Águas Calientes) – Peru

Águas Calientes a Machu Pichu de ônibus

O próximo passo foi comprar o bilhete dos ônibus que fazem a subida do trecho final de estrada em caracol até a entrada de Machu Pichu.
Como havíamos comprado pela internet, tivemos que ir até o guichê para imprimir os bilhetes, depois entramos na enorme fila de acesso, onde se mistura gente dos quatro cantos do mundo, até que enfim entramos.

Machu Pichu

Machu Pichu é maior do que pensava, decidimos então começar pela parte alta, de onde se tem as melhores vistas clássicas do santuário. É preciso ter um pouco de paciência para tirar boas fotos, já que a disputa pelos melhores locais é grande.

Machu Pichu vista do sentido contrário

Tivemos muita sorte, o dia estava lindo e com visibilidade ótima, ficamos mais de 3 horas caminhando entre as ruínas, tirando fotos e curtindo. Iniciamos à esquerda pela parte alta, fomos descendo e dando a volta pela parte baixa até que cansamos e resolvemos sair e descer para Águas Calientes.

Montanha Machu PichuVolta a Ollamtaytambo

Águas Calientes é o povoado que serve como base para quem visita Machu Pichu, oferece muitas opções de hospedagem, restaurantes e estrutura turística, os turistas que vem de trem a partir de Cusco, geralmente passam a noite no povoado. Almoçamos, fizemos compras na enorme feira de artesanato local e fomos até a estação aguardar nosso trem de volta.

Na volta a Ollamtaytambo, sentamos com um casal de brasileiros e conversamos durante toda o trecho sobre viagens. Chegamos, jantamos e voltamos ao hotel. Neste dia o carro alugado ficou parado o dia todo no hotel.

Aqui você pode reservar um grande número de passeios e pacotes pela região. Todas as opções para chegar em Machu Pichu.

Confira os outros dois artigos que dão sequência ao relato de nossa grande viagem pelo Peru:
Aventura no Peru – parte 2
Aventura no Peru – parte 3

Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!