Ruínas de Ollantaytambo – Peru

Ollantaytambo é uma obra monumental da arquitetura Inca e a única cidade da era inca ainda habitada no Peru.

Ollamtaytambo - Peru
  Por Jair Prandi
 

Ollantaytambo é uma obra monumental da arquitetura Inca e a única cidade da era inca ainda habitada no Peru. Os pátios ainda mantêm sua arquitetura original.

Atualmente é um povoado, capital do Distrito de Ollantaytambo (Província de Urubamba), situado na parte sul a cerca de 90 km a noroeste da cidade de Cusco, a uma altitude de 2.792 metros.

Parque arqueológico de Ollamtaytambo - Peru
Parque arqueológico de Ollamtaytambo

Ruínas de Ollantaytambo

É um dos complexos arquitetônicos mais monumentais do antigo Império Inca, com seus muros descomunais, foi criado para ser uma cidade-alojamento, localizada estrategicamente para dominar o Vale Sagrado dos Incas.

Ruínas de Ollamtaytambo - Peru
Terraços de Ollamtaytambo

O tipo arquitetônico empregado, assim como a qualidade de cada pedra, trabalhada individualmente, especialmente o Templo do Sol e seus gigantescos monólitos impressionam os visitantes.

Pedras gigantescas nas Ruínas de Ollamtaytambo
Pedras gigantescas nas Ruínas de Ollamtaytambo

Algumas das rochas utilizadas na construção só são encontradas a alguns quilômetros da cidade, o que revela o domínio de técnicas avançadas de transporte de rochas. As pedras eram trabalhadas antes de serem transportadas mediante amarração de cordas.

Crianças peruanas em Ollantaytambo
Crianças peruanas em Ollantaytambo

Um boleto turístico é necessário para o acesso às Ruínas de Ollamtaytambo, que dá direito a visitar vários outros lugares de Cusco e do Vale Sagrado, mas não há um bilhete específico só para Ollamtaytambo.
Existem três diferentes tipos de bilhetes:
Um bilhete inteiro (válido por 10 dias e para todos os lugares), 130 soles;
Um bilhete de estudante (ISIC sudentcard exigido como prova), 70 Soles;
Um bilhete parcial (válido apenas para um dia e um número limitado de lugares) 70 soles.
A entrada com boleto turístico pode ser comprado na entrada das ruínas ou em Cusco.

Água canalizada em Ollantaytambo
Água canalizada em Ollantaytambo

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Cidade de Ollantaytambo

As ruas retas, estreitas e pitorescas formam quinze grupos de casas localizadas ao norte da praça principal da cidade, que constituem em si um verdadeiro legado histórico.

Ruas de Ollamtaytambo
Ruas de Ollamtaytambo

O local é um dos pontos de partida para Machu Picchu, através de sua estação ferroviária, com saída diária de trens para Águas Calientes, com trajeto feito entre 90 a 120 minutos.

Estação de trem de Ollamtaytambo
Estação de trem de Ollamtaytambo

A caminhada entre a estação de trem e a praça principal é de cerca de 400 m, com a opção dos Tuk Tuks que cobram um preço muito baixo para que não quiser caminhar.

Tuk Tuk em Ollamtaytambo
Táxis Tuk Tuk em Ollamtaytambo

Pinkullyuna é a colina, com armazéns incas com vista para a cidade, com acesso pela estrada mais próxima à base da colina, onde tem uma pequena placa indicativa que leva até uma série de ruínas e armazéns. O aceso é gratuito e oferece vistas espetaculares de Ollantaytambo, das ruínas e do Vale do Urubamba.

Praça de Ollamtaytambo e Pinkullyuna ao fundo
Praça de Ollamtaytambo e Pinkullyuna ao fundo

Entre a cidade e o caminho para as ruínas (passagem dos turistas) há um amplo mercado de artesanato com as peças coloridas típicas do Peru.

Mercado de artesanato de Ollantaytambo
Mercado de artesanato de Ollantaytambo

Mais Viagens e Caminhos nesta região do Peru


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here