O Cânion Colca é o mais profundo do mundo, com mais do que duas vezes a profundidade do Grand Canyon, nos Estados Unidos, chegando a 5000 m de profundidade, do topo das montanhas nevadas até o leito do rio.

É o terceiro destino turístico mais visitado do Peru, com cerca de 120 mil visitantes por ano, localizado no sul do Peru, a cerca de 160 km a noroeste de Arequipa e 40 km de Chivay, cidade que é a porta de entrada do Vale do Colca.

Mirante do Condor - Cânion Colca - Peru
Mirante do Condor – Cânion Colca

O canyon atinge sua maior profundidade, na região de Huambo, onde o rio tem uma altitude de 1.066 m e seu ponto mais alto tem 6.288 m de altura no Pico Ampato, um vulcão extinto coberto de neve, totalizando uma diferença de 5222 metros.

Mirante Cruz del Condor - Cânion Colca - Peru
Mirante Cruz del Condor – Cânion Colca – Peru

O cânion é famoso por ser a morada do Condor Andino (Vultur gryphus), que podem ser vistos de perto, voando no interior do desfiladeiro.

Condor no Cânion Colca
Condor no Cânion Colca

O mirante “Cruz del Condor” é o ponto turístico mais popular para ver os condores e o cânion, que atinge neste ponto grande profundidade.

Túnel de pedra na estrada do Cânion Colca
Túnel de pedra na estrada do Cânion Colca

O Vale do Colca tem cidades fundadas na época colonial espanhola, onde as pessoas locais mantêm suas tradições ancestrais e continuam a cultivar as plantações nos terraços Incas.

Portal da cidade de Chivay - Peru
Portal da cidade de Chivay – Peru

A cidade de Chivay situa-se no ponto médio do vale Colca, a uma altitude de 3.650 m, a agricultura dá lugar à pecuária, principalmente com a criação de alpacas e lhamas.

Vale do Colca - Peru
Visual do Vale do Colca

Abaixo de Chivay o vale vai se aprofundando, com uma série de pequenas aldeias e plantações ao longo dos cerca 56 km, entre Chivay e Cabanaconde.

Termas La Calera - Chivay
Termas La Calera – Chivay

As fontes termais La Calera, localizados em Chivay, a maior cidade do Vale do Colca, são uma boa opção para relaxar. Outras fontes termais, alguns desenvolvidos para uso turístico, estão espalhadas por todo o vale.

Nascente do Rio Amazonas - Peru
Nascente do Rio Amazonas

A fonte considerada a principal nascente do rio Amazonas, fica a uma altitude de 5.120 m, na zona de degelo dos Mismi, e é acessível a partir do Vale do Colca, através de uma viagem de um dia.

Como chegar ao Cânion Colca

A estrada entre Arequipa e Chivay, por si só, já é uma atração, chegando a atingir 4910 metros de altitude, no Mirante dos Andes. Existem várias opções de passeios, trilhas e aventuras no Vale e no Cânion, acessíveis a pé, a cavalo, ou de bicicleta, além de sítios arqueológicos, cavernas, atrações culturais e artesanatos.

Descendo a estrada para Chivay e Vale do Colca
Descendo a estrada para Chivay e Vale do Colca

Acesse o guia: Colca sem agências – muito bem elaborado pelo Sandro e veja tudo sobre (transportes, destinos, horários, trilhas, etc…)
Veja diversos mapas do Vale do Colca e região.

Mais Viagens e Caminhos nesta região do Peru

Roteiro de nossa viagem ao Peru – Parte 3
O que fazer em Arequipa
Estrada entre Moquegua e Arequipa
Lista de destinos que visitamos no Peru

COMPARTILHAR
Jair Prandi

Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

1 COMENTÁRIO

  1. Galera… li todo o relato de aventura no Peru com carro alugado e fiquei muito interessada em fazer este roteiro. A descrição da viagem foi muito boa e achei sensacional conseguir conhecer tantos lugares em tão pouco tempo. Parabéns a quem fez a descrição do roteiro!
    Gostaria, se possível, o contato de quem fez o passeio para obter mais informações.
    Michele Marangoni

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here