O que fazer em Cusco – Peru

Saiba o que fazer em Cusco, o principal destino turístico do Peru, capital arqueológica da América do Sul, situada a 3400 m acima do nível do mar.

O que fazer em Cusco - Peru
Catedral de Cusco
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Cusco, o principal destino turístico do Peru e capital arqueológica da América do Sul. Situada a 3400 metros de altitude, a cidade é repleta de construções históricas, além de muita cultura espanhola e andina.

Além de seus inúmeros atrativos, Cusco é a porta de entrada para conhecer Machu Picchu e o Vale Sagrado. A cidade recebe turistas vindos de todas as partes do mundo atraídos principalmente para visitar a enigmática cidade perdida dos Incas, Machu Pichu.

Caminhar pelas ruas de Cusco é como voltar ao tempo, entre as inúmeras ruelas, muralhas e construções de pedra. Depois de conhecer a cidade faça alguns dos vários passeios pela região do Vale Sagrado e conheça alguns os inúmeros sítios arqueológicos da cultura Inca.

Praça das Armas - Cusco
Praça das Armas – Cusco

Turismo em Cusco

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Cusco Peru

Navegue por este post

Quando ir a Cusco – Peru

Cusco pode ser visitada em qualquer época do ano. Mas quem viaja a este destino do Peru vai também a Machu Pichu. Então o melhor é escolher a época com menor incidência de chuvas.

A região possui duas estações bem definidas: Seca e chuvosa.

  • A estação seca vai de maio a setembro, (inverno local), porém de maio a agosto faz bastante frio por lá devido à altitude.
  • A época das chuvas (verão local) vai de novembro a março. Nestes meses as temperaturas são mais agradáveis, porém as chuvas são mais frequentes podendo estragar seus passeios.
  • Os meses de abril e outubro são meses de transição com o tempo mais indefinido, podendo chover, mas não muito.

Voltar ao índice

Onde fica Cusco: Como chegar

O que fazer em Cusco - Praça São Cristóvão
A cidade vista da Praça São Cristóvão

Cusco fica no centro da metade Sul do Peru, numa área montanhosa de transição entre uma região mais árida e deserta e a Amazônia Peruana, uma região mais verde e úmida. Fica a 1100 km de Lima, capital do Peru, por vias rodoviárias e a 390 km de Puno, cidade às margens do Lago Titicaca.

Pacotes para o Peru, Cusco e Machu Pichu

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, com várias opções de pacotes para o Peru, incluindo destinos como Cusco, Machu Pichu e Lima
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para o Peru, Cusco e Machu Pichu

Como chegar de avião

O Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete, de Cusco é um dos mais movimentados do Peru. Não há voos diretos do Brasil, mas há várias opções de voo com conexão em Lima.

O Aeroporto de Cusco fica a 5 km do centro da cidade e o ideal é pegar um táxi ou Uber. Como não há taxímetro, negocie o valor da corrida antes se pegar táxi, os preços são praticamente iguais.

Como chegar de ônibus

Muita gente chega a de ônibus no estilo mochileiro, depois de visitar outros destinos e fazer turismo no Peru e países vizinhos.

A empresa Tras Acreana faz a linha entre Rio Branco e Puerto Maldonado, no Peru, onde é possível pegar outra linha até Cusco. Mas, informe-se antes ligando para a rodoviária de Rio Branco, se pretende fazer essa rota. Dentro do Peru, a empresa Cruz del Sur é uma das melhores para viajar de ônibus.

Como chegar de carro

Se você gosta de longas viagens de carro, as duas principais rotas, saindo do Brasil, são entrando no Peru direto pelo Acre, ou ainda por Uruguaiana, no Rio Grande dSul, atravessando a Argentina e Bolívia ou Chile.

Chegar de avião e alugar um carro em Cusco é uma boa ideia, se a intenção for conhecer mais destinos do Peru. Foi assim que fizemos nosso roteiro pelo país.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Cusco – Peru

Cusco tem fama de ser um destino para mochileiros. Porém recebe todo tipo de turistas e oferece uma excelente estrutura, com variados tipos de hospedagem. A capital inca tem hotéis de excelente qualidade, com preços variados e também pousadas e hostels.

Onde ficar em Cusco
Hotel El Virrey Boutique – Ótima opção em frente a praça das Armas

A melhor localização para se hospedar em Cusco é próximo à Praça de Armas. Quanto mais próximo melhor, já que a área central oferece diversos pontos turísticos, restaurantes e lojinhas, onde circulam turistas do mundo todo.

Os meses de junho, julho e agosto são os que Cusco recebe mais visitantes. Portando se for neste período, procure reservar com maior antecedência.

Confira algumas opções bem avaliadas em Cusco.

5 ótimos hotéis na Praça central de Cusco

5 ótimos hostels próximos à Praça central de Cusco

Voltar ao índice

O que fazer em Cusco: Pontos turísticos

Ruas de Cusco e construções de pedra

Ruas estreitas de Cusco
Um dos charmes de Cusco são suas ruas estreitas, com muros e construções de pedras bem encaixadas, repleta de lojinhas e turistas dos quatro cantos do mundo circulando.

Praça Maior – Praça de Armas de Cusco – Peru

Praça das Armas - Cusco

A Praça de Armas é um ótimo lugar para sentar ao final da tarde, após as caminhadas e passeios históricos, para descansar e apreciar a atmosfera do lugar, observando o vai e vem dos turistas.

A praça central de Cusco difere de outras pelo mundo, por contar com duas enormes igrejas. A Catedral tem 3 naves e 12 capelas em seu interior, muito rica em imagens, quadros, ouro e prata. A outra também imponente é a Igreja Compania de Jesus, uma das mais belas amostras do estilo barroco andino.

Igrejas de Cusco

O que fazer em Cusco - Peru
Catedral de Cusco

Há muitas igrejas e conventos em Cusco, algumas são atrações incluídas no Boleto Turístico, então se pretende visitá-las é melhor adquirir um! O boleto completo permite visitar 16 atrações entre museus e centros arqueológicos, valendo por 10 dias. Já as três opções de boletos parciais incluem menos atrações e são válidas só por um dia (circuito 1 e 2) e dois dias (circuito 3).

Cusco - Igreja La Merced
Igreja La Merced

A Gisele do blog Viajei Bonito escreveu um artigo detalhado sobre o Boleto turístico de Cusco. confira!

Algumas das igrejas mais importantes são; Igreja e Convento de La Merced (1680), igreja e Convento de Santa Catalina (1605), igreja e Convento de San Domingo/Koricancha (1534). igreja de San Blas – (1560) e igreja e Convento de San Francisco (1645).

Mercado Central de Cusco

Mercado Central de Cusco
O Mercado Central de Cusco é o local ideal para se conhecer um pouco da cultura, artesanatos, produtos agrícolas e frutas do Peru. No local há opções de refeições muito baratas, sucos feitos na hora e guloseimas peruanas.

Parque arqueológico de Saqsaywaman

Ruínas de Saqsaywaman - Cusco
O Parque arqueológico de Saqsaywaman, com seus 10 mil anos, foi construído com pedras enormes, constituído por três plataformas, uma em cima da outra, situado em uma parte alta de Cusco. Além do complexo em si, o local oferece vistas incríveis da cidade.

Voltar ao índice

Passeios e excursões em Cusco e região

A dica para quem quer conhecer diversos sítios arqueológicos é comprar um dos boletos turísticos, que dão direito a entrada em diferentes atrações por um preço inferior aos ingressos comprados separadamente.

Uns 4 dias são suficientes para visitar os principais atrativos da região, como Machu Picchu, (uma das 7 maravilhas do mundo), a cidade de Cusco e o Vale Sagrado que inclui lugares como Pisac, Moray, Saqsaywaman, Salinas de Maras e Ollamtaytambo.

Machu Pichu

Viagens e Caminhos - Machu Pichu
Machu Pichu é o principal destino turístico do Peru, mas depende de Cusco por ser a cidade de acesso, que conta com aeroporto para receber os visitantes. Todo mundo que chega a Machu Pichu passa por Cusco, de onde também saem os trens para a cidade sagrada dos Incas.

Muitos aventureiros preferem ir a Machu Pichu caminhando. conheça as opções da Trilha Inca e Trilha Salkantay, opções de 2 a 5 dias caminhando pelas montanhas.

Reservar excursão a Machu Pichu de trem

Chinchero

Chinchero - Peru
Chinchero é um pequeno povoado situado a 28 km de Cusco, que se destaca por sua igreja (1563), suas ruínas, com muro de pedra e terraços agrícolas e por ainda preservar muitos costumes dos povos andinos, como tradições, hábitos e vestimentas.

Reservar excursão Chinchero + Passeio com Alpacas

Moray

Moray - Peru
Moray é um sítio arqueológico onde os incas aproveitaram a depressão natural da montanha para construir terraços arredondados e fazer experimentos alimentícios, especialmente com batatas.

Reservar excursão a Moray e Salinas de Maras

Pisac

Ruinas Incas de Pisac – Peru
Situada no Vale Sagrado, a 30 km de Cusco, Pisac tem duas atrações principais: as ruínas e um mercado de artesanato. Seus terraços se destacam por estarem incrustados nas montanhas, acima da cidade e pelos buracos feitos nas montanhas que serviam de sarcófagos para os corpos mumificados.

Reservar excursão ao Vale Sagrado dos Incas

Salinas de Maras

Peru - Salinas de Maras
O complexo Salinas de Maras é composto por centenas de pequenas represas de sal localizadas na borda de uma montanha no Vale Sagrado. O emaranhado de pequenas lagoas brancas em níveis diferentes forma um mosaico que cria um cenário espetacular.

Reservar excursão a Moray e Salinas de Maras

Montanha Arco-Íris (Montanha das Sete Cores)

Montanha das Sete Cores - Peru
Montanha das Sete Cores – Peru – Crédito: depositphotos.com

Conhecida como Vinicunca, Montanha das Sete Cores e também Montanha Arco-Íris, é uma montanha de 5200 metros de altitude, que apresenta uma mistura inacreditável de cores por conta dos minerais no solo.

Para chegar à Montanha de Sete Cores é preciso encarar 140 km de estrada a partir de Cusco, e depois uma trilha de 6 km, com altitude final de 5200 metros, um grande desafio pelo ar rarefeito e gelado.

Este passeio é oferecido pelas agências de Cusco e há opção de subir a montanha a cavalo.

Reservar tour Montanha das Sete Cores

Voltar ao índice

Mapa de Cusco: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Cusco, Peru, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Mais informações e dicas sobre Cusco e viagem ao Peru

  • A melhor maneira para chegar a Cusco é por via aérea, sendo necessário fazer conexão em Lima que conta vários voos diários.
  • É possível encontrar bons hotéis e restaurantes para atender todos os públicos, com preços razoáveis.
  • Há muitos táxis na cidade, geralmente uns carrinhos chamados Mini, com preços baixos, que também são negociados.
  • Cusco possui duas estações bem definidas: seca e chuvosa. A estação seca vai de maio a setembro, (inverno) e a época das chuvas (verão) vai de novembro a março.
  • A altitude de 3400 m fazem com que, em qualquer época do ano, seja possível sentir um pouco de frio e o desconforto do mal da altitude.
  • Para entrar no Peru, não é obrigatório ter passaporte, sendo possível utilizar apenas o RG brasileiro.
  • Os brasileiros não são obrigados a tomar nenhuma vacina para entrar em território peruano, mas é recomendável tomar a vacina contra febre amarela em regiões da selva Amazônica.
  • A moeda peruana é o Novo Sol.
  • O soroche ou mal da altitude, é sentido por quase todos que visitam o Peru, sendo que alguns sentem apenas um leve mal estar e outros sentem efeitos mais fortes.
    O ideal é ir se aclimatando ao longo dos dias, fazer refeições leves e tomar bastante água. Tomar o chá de coca, Soroche pills ou chupar balas de coca, o que ajuda bastante no alívio dos efeitos.

Voltar ao índice

Praça de Cusco

Seguro Viagem

Um Seguro Viagem é extremamente recomendado para viajar para o Peru. O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta. Não arrisque!

Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Chip Internacional

Outro item importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!

Voltar ao índice

Mais Viagens e Caminhos nesta região do Peru


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

2 COMENTÁRIOS

  1. Que guia maravilhosa sobre Cusco, um destino que realmente tem muito a oferecer! Este artigo fornece uma visão completa das atrações e experiências que podem ser desfrutadas nesta cidade cheia de história e cultura.

    Adoro como você menciona a beleza das ruas estreitas e dos edifícios históricos que fazem com que caminhar por Cusco seja como uma viagem no tempo. Além disso, é ótimo saber que Cusco é a porta de entrada para Machu Picchu e o Vale Sagrado, tornando-o um ponto de partida ideal para explorar a região.

    As dicas sobre a escolha do momento certo para visitar, o alojamento e a compra de ingressos são extremamente úteis para os viajantes. Também aprecio que você menciona a importância de respeitar a cultura local e contribuir de maneira positiva para a comunidade.

    Obrigado por compartilhar essa informação valiosa que certamente ajudará muitos viajantes a planejar sua visita a Cusco de maneira mais informada e enriquecedora. Estou ansioso para ler mais sobre outros destinos emocionantes no seu blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here