O que fazer em Santarém e Alter do Chão – Pará

Localizada no meio da rota fluvial do Rio Amazonas, entre Belém e Manaus, Santarém oferece belas atrações turísticas, com a praia fluvial de Alter do Chão.

Alter do Chão - Santarém - Pará
  Por Jair Prandi
 

Santarém se localiza no meio da rota fluvial do Rio Amazonas, entre Belém e Manaus. O destino oferece belas atrações turísticas incluídas pela biodiversidade da Amazônia, com áreas de floresta tropical, grandes rios, igapós e cerrado.

Os principais atrativos turísticos de Santarém, são: Alter do Chão (que já foi considerada a mais bela praia fluvial do mundo); e o encontro das águas azuis do rio Tapajós com as águas barrentas do Amazonas.

Santarém - Pará

Como chegar a Santarém

A melhor forma de chegar à cidade é pelo aeroporto Maestro Wilson Fonseca.
Outra forma tradicional são os barcos que fazem a maior parte do transporte da região circulando para todos os cantos, incluindo Manaus e Belém.

Nós viajamos de Manaus a Santarém de barco e voltamos de avião. Confira como foi nossa viagem de Manaus a Santarém de barco.

O acesso por estrada é complicado por contar ainda com grandes trechos de estradas de terra que ficam intransitáveis em períodos de chuva.

Calçadão na Orla do Rio Tapajós - Santarém - Pará
Calçadão na Orla do Rio Tapajós – Santarém – Pará

Onde ficar em Santarém

As melhores opções de hospedagem em Santarém se encontram na orla do Rio Tapajós, próximo ao calçadão e ao comércio.

Conheça alguns hotéis bem avaliados, no centro de Santarém próximo a orla.

Onde ficar em Alter do chão

No distrito de Alter do Chão, bastante procurado pelas praias fluviais, há um bom número de boas pousadas.

Conheça algumas pousadas bem avaliadas em Alter do Chão.

Calçadão da orla do Rio Tapajós – Santarém

Quando ir à Santarém

Assim como toda Amazônia, Santarém conta com dois períodos bem distintos.
Na época das cheias a cidade fica mais bela, quando o Rio Tapajós atinge seu nível máximo, emparelhando como o calçadão. Já as praias do Rio Tapajós, como Alter do Chão perdem seu encanto, pois a água encobre as praias.

Na época da vazante (de agosto a janeiro) o nível dos rios baixa muito e as belas praias do rio Tapajós se mostram, formando cenários paradisíacos.

Pontos turísticos de Santarém

Encontro das Águas – Rio Amazonas e Tapajós

Encontro das Águas do Rio Tapajós com o Rio Amazonas
Encontro das Águas do Rio Tapajós com o Rio Amazonas

Assim como Manaus, Santarém também tem seu encontro das águas. A cidade se encontra junto à foz do rio Tapajós, onde suas águas azuis se juntam com as águas barrentas do Amazonas.

Este fenômeno pode ser visto a partir do mirante, próximo à orla ou através de passeios de barco, que saem do Terminal Fluvial Turístico diariamente. Neste passeio, o visitante conhece também vários canais do rio Amazonas, como o Igarapé dos Padres e o Igarapé Açu.

Alter do Chão (praias fluviais)

Alter do Chão e a mais bela praia fluvial do mundo
Alter do Chão e a mais bela praia fluvial do mundo

Apelidada de Caribe da Amazônia, a vila de Alter do Chão tem a praia que foi considerada por algumas revistas como a “mais bela praia fluvial do mundo”.
A praia de Alter do Chão só aparece no período de vazante do rio Tapajós (entre os meses de agosto e janeiro), onde se forma a Ilha do Amor, entre a água azul-turquesa e areias brancas.

Pequenos barcos e canoas atravessam os turistas que passam o dia na ilha paradisíaca, onde há árvores e cabanas cobertas de palha.
A vila fica a 35 km do centro de Santarém, com acesso asfaltado, onde é possível chegar de táxi ou por linha de ônibus, que passa pelas ruas do centro.

Calçadão da Orla do Rio Tapajós

Calçadão da Orla do Rio Tapajós - Santarém
Calçadão da Orla do Rio Tapajós – Santarém

O calçadão da orla de Santarém é o ponto de encontro da cidade, principalmente à tardinha e a noite, quando o forte calor da região diminui e as pessoas saem para caminhar, comer fora, pescar no Rio Tapajós ou simplesmente passear.

No local os vendedores expõem seus produtos, os jovens saem para paquerar, pescadores pegam belos peixes, em pleno centro, e muito mais…

Porto dos barcos de linha

Ponto de embarque dos barcos de linha de Santarém
Ponto de embarque dos barcos de linha de Santarém

O porto dos barcos de linha de Santarém chama a atenção pelo grande número de barcos e pela intensa movimentação de passageiros e mercadorias. No local foi construído uma espécie de dique que represa a água do rio Tapajós e serve de calçadão, um fato curioso é que na época das cheias o nível do rio fica mais alto que a rua que acompanha a orla.

Floresta Nacional de Tapajós

Floresta Nacional do Tapajós

A Floresta Nacional do Tapajós é uma área preservada, onde se pode ver trechos naturais da floresta Amazônica com árvores gigantescas como a Sumaúma, entre tantas outras espécies.
Além da floresta a área conta com terras ribeirinhas com seus igapós, lagos, onde se pode avistar jacarés e pássaros.

A unidade se encontra a cerca de 50 km da cidade, com acesso pela rodovia BR 163.

Praia de Ponta de Pedras

Praia de Ponta de Pedras - Rio Tapajós

Bela praia do Rio Tapajós, que se destaca por suas formações rochosas em meio a areia branca, que se mostra mais na época da vazante. Além de sua beleza natural, a praia dispõe de alternativas de passeios, como o Lago Preto, Lago do Tapari, Lago do Jacaré, Canal do Jari e a Ilha do Meio.

A praia se localiza a 35 quilômetros da cidade, sendo 23 pela Rodovia Everaldo Martins e mais 12 por estrada de terra.

Mais Viagens e Caminhos na Amazônia


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

17 COMENTÁRIOS

  1. Ola. Jair, tudo bem contigo? Sou de SP e vou ficar com minha mulher em Belém e Alter do Chao de 25/12/17 a 5/1/18. Vou de Amazon Star de Belem a Santarem ou vice versa, mas estou em dúvida: pela data de saída do barco: seria melhor passar 1 dia e meio em Belem, dois e meio no barco e 5 em Alter do Chao, ou entao passar 3 dias em Alter, 2 de barco e 4 em Belém? Agradeço muito! Abracao!!!

    • Olá, Luís!
      Acho que 4 dias em Belém ,são demais, 5 dias em Alter do Chão também, mas como tem que escolher uma das alternativas, achoe melhor 1,5 dias em Belém e 5 dias em Alter do Chão curtindo as praias do rio Tapajós. Não pensou em conhecer Manaus também!

  2. olá pessoal como morador de belém,não aconselho ninguém a vir passear em belém,a cidade é muito violenta,suja,e barulhenta,Bom mesmo é ir pra santarém direto conhecer alter do chão,õ lugar lindo e tranquilo pra passear, abraços.

      • Uma colega minha veio do Pará para trabalhar em minha empresa. DISSE que é muito violento no Pará em geral! Para passear Redenção e Santarem é muito lindo!!

    • Passei 15 dias em Belém na época do Círio e foi lindo, a cidade estava em festa, amei, só achei caro os lugares para hospedar, talvez por ser época de festa. Gostei muito, passeamos em mosqueiro, salinas, e algodoal. em alguns lugares realmente faltam mais zelo pelo lugar como em vero-peso, no mercado municipal, e algumas áreas do centro e na praça da igreja da sé. No mais adorei a viagem foi inesquecível.

  3. Como verifico sobre os passeios ( Lago Preto, Lago do Tapari, Lago do Jacaré, Canal do Jari e a Ilha do Meio) ?
    Estou indo novamente em outubro / 2018.

  4. Olá.
    Curti seu post acima.
    Pretendo viajar de 01 a 09 de Janeiro 2021…visitando Santarém e Alter do Chão. Vc sugere roteiros, passeios, hotéis…acha que devo ficar hospedado em uma delas e visitar a outra ou vale a pena ficar hospedado nas duas por período diferentes…
    Obg

    • Olá, Augusto!
      Em Santarém, um dia inteiro já é suficiente. Você pode ficar mais um dia para visitar a Floresta nacional de Tapajós.
      Passe o resto dos dias aproveitando a praia de Alter do Chão. Lá há alguns passeios que você pode fazer, oferecidos pelos barqueiros locais.
      Você pode reservar a hospedagem aqui no site mesmo! Abraço!

  5. Estive recentemente em Santarém, e fiquei em uma acomodação muito aconchegante com uma praia em área privativa, com muito contato com a natureza e o único barulho que se ouve é o que vem do rio e dos pássaros e outros animais que tornam o cenário encantador. Pousada Coata.

  6. ALTER DO CHÃO
    A Amazônia é o santuário da natureza
    E um pedaço do céu de tanta beleza!
    Para os anjos da guarda da sua defesa,
    Alter do Chão é o altar dessa grandeza!

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

  7. Ola boa tarde.
    Estou querendo viajar em abril para Santarém
    Gostaria de saber como é o mes de abril por ai. Quais pontos turístico visita sobre as praias tbm???

  8. Amo Belem, tem mais pontos turisticos do que em Manaus/AM, se bem que a noite em Manaus/AM é tudo de bom, principalmente nos bares que ficam no Bairro Vieiralves, pelo que vi em Santarem so tem praia pra conhecer, nao vi sequer um ponto turistico, quanto ao comentario de uma pessoa acima, não vi nada de violencia pra que possa afastar o turista, talvez essa pessoa tenha ido a um local que de fato seja violento, ja viajei mais de 7 vezes e nunca fui roubada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here