O que fazer em São Luís do Maranhão: 20 pontos turísticos e dicas

Conheça os pontos turísticos de São Luís, sua praias e as opções de passeios pela cidade e região.

O que fazer em São Luís do Maranhão
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em São Luís, uma cidade de contrastes. Destino que tem como cartão postal o seu centro histórico, com cerca de 4000 construções coloniais. Ao mesmo tempo possui áreas modernas, como a parte litorânea entre a Ponta D’Areia e a Praia de Calhau.

O ideal para quem visita a capital, São Luís, é montar um roteiro incluindo outros pontos turísticos do Maranhão, como os Lençóis Maranhenses e atrativos próximos como Alcântara, Raposa e São José do Ribamar. Em São Luís, recomendamos de 2 a 3 dias; e nos Lençóis, reserve mais 3 ou 4 dias.

Como chegar em São Luís

Escrevemos também um outro post com dicas de como chegar, a melhor época para ir, e dicas de São Luís. Não deixe de ler este artigo complementar.

Onde ficar em São Luís do Maranhão

Os 2 polos hoteleiros de São Luís são o centro histórico, em meio às centenas de construções centenárias, e a área entre a Ponta D’Areia e a Praia de Calhau, a beira mar.

Piscina do hotel Brisamar - São Luís
Hotel Brisamar – São Luís

Durante nossa estadia na cidade, ficamos no Hotel Brisamar, uma excelente opção na Ponta D’Areia.

Confira abaixo algumas das melhores opções em cada região hoteleira de São Luis:
Boas opções no Centro histórico

Ponta d’Areia e São Marcos (à beira mar ou bem próximo)

Na Praia do Calhau (à beira mar ou bem próximo)

Mapa dos pontos turísticos de São Luís


O que fazer em São Luís: Centro Histórico

O centro histórico de São Luís foi tombado pelo Iphan em 1974 e inscrito como Patrimônio Mundial em 1997. O cartão postal da capital maranhense conta com cerca de 4 mil construções coloniais, com traços e azulejos de influência principalmente portuguesa.

Rua Portugal - Centro Histórico de São Luís
Rua Portugal – Centro Histórico de São Luís

Poderia ser um grande destino turístico, porém uma pequena parte foi revitalizada. O restante se encontra em completo abandono por parte do poder público. Diante disso, em muitas áreas, a sujeira e a degradação tomam conta do local, mas mesmo assim vale muito o passeio.

O que fazer em São Luís - Escadaria no Centro Histórico
Escadaria no Centro Histórico de São Luís

De preferência faça o passeio com um guia, e procure evitar os finais de semana. Pois o comércio não funciona, as ruas ficam mais desertas e tende a ficar perigoso. Nas segundas, boa parte das atrações também ficam fechadas.

Prédios do Centro Histórico de São Luís do Maranhão
Prédios do Centro Histórico de São Luís

As principais edificações se concentram no entorno da Rua Portugal e no largo do Palácio dos Leões. Dá para conhecer caminhando e fotografar externamente em pouco tempo, porém para visitas externas é necessário um dia inteiro.

Pontos turísticos São Luís do Maranhão: Centro histórico


O que fazer em São Luís: Praça Gonçalves Dias e Igreja dos Remédios

O que fazer em São Luís - Praça Gonçalves Dias

Localizada em uma parte alta do Centro Histórico, a praça oferece uma bela vista das construções e da orla do rio Anil. É uma bela praça rodeada por palmeiras e casarões históricos, onde se encontra a Igreja dos Remédios, construída em 1719.

O que fazer em São Luís: Rua Portugal

O que fazer em São Luís - Rua Portugal
Rua Portugal – Centro Histórico

Esta rua reúne o maior conjunto de casarões revestidos com azulejos coloniais. A rua também reúne atrações como a Casa do Nhozinho, e o mercado das Tulhas, com diversas lojinhas de artesanato e produtos regionais.

O que fazer em São Luís: Casa do Nhozinho

O que fazer em São Luís - Casa do NhozinhoA

Casa do Nhozinho é um museu instalado num casarão de 4 andares, na Rua Portugal. O lugar reúne o melhor da arte maranhense, sendo que boa parte são obras são do Nhozinho, além de peças indígenas, utensílios de pesca, entre outros.

Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 9h às 17h30, e domingos, das 9h às 12h30.

O que fazer em São Luís: Casa das Tulhas

O que fazer em São Luís - Casa das TrulhasA

Casa das Tulhas é um mercado circular onde se vende produtos regionais, de tudo um pouco. O destaque são as cachaças de vários tipos e a tiquira (um destilado de mandioca considerado afrodisíaco).

A Casa das Tulhas funciona de segunda a sexta, 6h às 20h; sábado, 6h às 18h e domingo, 6h às 13h.

O que fazer em São Luís: Casa do Maranhão

O que fazer em São Luís - Casa do Maranhão

Localizado próximo à Rua Portugal, o antigo prédio da Alfândega (1873), agora é sede do Centro de Produção de Artesanato do Maranhão.
Abre todos os dias das 9 h às 18 h.

O que fazer em São Luís: Palácio dos Leões

O que fazer em São Luís - Palácio dos Leões

A antiga e imponente fortaleza de São Luís erguida pelos franceses em 1612, hoje, é sede do governo do Maranhão. O enorme palácio conta com linda mobília e lustres dos séculos 18 e 19.
Visitas guiadas gratuitas, as segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h30.

Pontos turísticos de São Luís: Igreja matriz da Sé

O que fazer em São Luís - Igreja da Sé

No mesmo largo do Palácio dos Leões se encontra a Matriz da Sé, inaugurada em 1699, em estilo neoclássico e altar-mor revestido de ouro.
Visitação livre, mas fecha às segundas.

Pontos turísticos de São Luís: Teatro Arthur Azevedo

O que fazer em São Luís - Teatro Arthur Azevedo

Erguido auge do ciclo do algodão, por comerciantes portugueses, tem estilo neoclássico com detalhes em rococó.
As visitas internas são guiadas, de terça a sexta, das 14 h às 17 h, R$ 2.

Museu histórico e Artístico do Maranhão

O que fazer em São Luís - Museu histórico e Artístico do MaranhãoO

O museu é um enorme casarão do século 19 localizado na Rua do Sol.  Retrata a história e cultura do estado, com móveis, livros e objetos de época.
Abre de terça a domingo, das 9 h às 17:30 h. Entrada: R$ 5.

Convento das Mercês

O que fazer em São Luís - Convento das Mercês

Construído em 1654, o antigo convento abriga hoje o Memorial José Sarney, um espaço cultural e o Museu da Memória Republicana.
Abre de segunda a sexta, das 14 h às 18 h e sábado até as 12 h. A visita guiada é gratuita.

Lagoa de Jansen

O que fazer em São Luís - Lagoa do Jansen

O parque estadual da Lagoa da Jansen está localizado na área urbana de São Luís. Oferece uma bela paisagem e áreas de lazer, local para caminhadas, quadras esportivas e conta com vários restaurantes.
O problema do local é o mau cheiro da poluição e em locais mais isolados, há risco de assaltos.

Tour pelo centro histórico com agência

A melhor opção para conhecer o centro histórico com facilidade é fazer um tour com uma agência. A GetYourGuide oferece esta opção com reserva online, com antecedência.

Consular / Reservar tour

Praias de São Luís do Maranhão

Os 32 km de praias não são os principais atrativos de São Luís e não se comparam com outros destinos do Nordeste. As águas não são claras e geralmente estão impróprias para banho.

A dica é curtir a areia, caminhar pelo calçadão, aproveitar os quiosques à beira-mar, além de observar a grande variação da maré.
Conheça as principais praias de São Luís:

Praia Ponta D‘areia

Pontos turísticos de São Luís - Praia da Ponta da Areia

Localizada apenas a 4 km do centro, é a mais frequentada da cidade, principalmente por habitantes locais. Conta com vários quiosques e restaurantes, local de prática de futebol durante a maré baixa.

No início da praia foi construído um quebra mar com 550 metros de extensão mar adentro com um calçadão de onde se tem uma bela vista da beira mar e do por do sol.

Praia São Marcos

Pontos turísticos de São Luís - Praça dos Pescadores - Praia São Marcos

Localizada a 5 km do centro, a preferida da turma jovem e dos surfistas e praticantes de kitesurf. Conta com bares, quiosques e calçadão, sua paisagem é formada por dunas cobertas de vegetação.

No local se encontra também a Praça dos Pescadores, ode se encontra a escultura metálica dos pescadores puxando a rede.

Praia Calhau

Pontos turísticos de São Luís - Praia Praia Calhau na maré baixa

Localizada a 9 km do centro, a Praia Calhau conta com a Avenida Litorânea que acompanha toda sua extensão. Possui águas calmas, dunas, vegetação rasteira, quiosques padronizados e restaurantes sobre palafitas. Nos finais de semana, é bem frequentada tanto por banhistas quanto de adeptos de atividades esportivas, como corrida e ciclismo.

Praia Olho D’Água

Pontos turísticos de São Luís - Praia Olho D'água

Localizada a 10 km do centro, esta praia é urbanizada e oferece um visual rústico, formada por uma faixa larga de areia fina, dunas, morros e falésias. A Praia Olho D’Água conta com vários quiosques e é bastante procurada para prática de pesca de molinete e praticantes de esportes à vela.

Praia Araçagy

Pontos turísticos de São Luís - Praia Araçagy

Localizada a 19 km do centro de São Luís, Araçagy fica no município de São José de Ribamar. É uma das praias mais limpas da ilha, conta com ondas fortes e altas e na maré baixa, formam-se piscinas naturais.

Possui características diferenciadas, com quiosques de comidas típicas que servem os fregueses em barraquinhas individuais onde os automóveis ficam estacionados na areia.

Passeios em São Luís e atrações da região

Valparaíso Acqua Park

Pontos turísticos de São Luís - Valparaíso Acqua Park

Nada como um parque aquático para se refrescar no calorão do Maranhão. O Valparaíso Acqua Park se localiza a 20 km do centro de São Luís, na estrada de acesso a São José do Ribamar.

O parque conta com uma grande área e diversidade de piscinas e atrações, como Rio Lento, toboáguas radicais e rampa aquática. No local também funciona o restaurante Valparaíso.

Horário de Funcionamento: 10h às 17h.

Reservar excursão ao Valparaíso Adventure Park

Alcântara

Cidade histórica de Alcântara - Maranhão

A cidade histórica de Alcântara se localiza a 20 km de São Luís, no outro lado da Baía de São Marcos.
É uma cidade que parou no tempo, com construções suntuosas, ruas de pedras e muitas ruínas, são mais de 300 construções coloniais. O cartão-postal da cidadezinha são as ruínas da Matriz de São Matias, e os sobrados ao fundo.

Em Alcântara se pode fazer 3 coisas:

  • Circular pelas ruas históricas, um museu a céu aberto repleto de casarões coloniais e ruínas.
  • Participar das festas folclóricas, como a Festa do Divino (em maio); e o Tambor-de-Crioula (em agosto).
  • Comer Doce de Espécie, doce típico feito à base de coco, farinha de trigo, açúcar torrado e cravo.

Reservar excursão à Alcântara

São José do Ribamar

Igreja de São José do Ribamar

Situada a 32 km do centro da capital maranhense, de frente para a Baía de São José, no extremo leste da ilha, São José do Ribamar é o principal destino da fé no estado. No local se encontra o santuário do padroeiro do Maranhão.

A festa do santo padroeiro acontece durante 10 dias, em data móvel no mês de setembro, sempre por ocasião da lua cheia. Além da igreja, há uma estátua enorme do santo bem na ponta da península.

Raposa e as Fronhas Maranhenses

Raposa é uma cidade de pescadores, onde se vive da pesca e a produção de rendas, que vem despontando para o turismo.

O principal atrativo são as dunas chamadas de “Fronhas Maranhenses”, desenhadas por praias, dunas e manguezais da região, com destaque para Praia de Carimã, locais acessados por passeios de barco que atravessam o canal.

Reservar excursão à São José do Ribamar e Raposa

Rota das Emoções

Para quem tiver mais tempo, a Rota das Emoções é um roteiro incrível que inclui belíssimos destinos naturais, como Jericoacoara, Barra Grande, Delta do Parnaíba, Atins, Santo Amaro, Lençóis Maranhenses e muito mais.

Anualmente o Maurício do blog Viagens Possíveis faz a Expedição Rota das Emoções de Junho a Agosto, que é a melhor época para conhecer a região. É um roteiro de 12 dias saindo de Fortaleza, finalizando em São Luís.

Lençóis Maranhenses

É o principal destino turístico do Maranhão e o que trai mais turistas ao estado. Escrevemos alguns artigos com tudo que você precisa saber para ir aos Lençóis Maranhenses: Quando ir, como ir, onde ficar e excursões a fazer, confira:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

15 COMENTÁRIOS

  1. Olá… Já gostei de cara do seu blog e de como conta as histórias 🙂 Só gostaria de fazer uma observação: Raposa, no Maranhão, não é um vilarejo e nem povoado (Como parece…). É um município 🙂

  2. Boa tarde meu nobre
    Top as informações aprendi muito, e vou passa aos meus clientes…
    Sou taxista…
    Campos Filho

  3. Gostei das informações, mas ai so piorou minhas duvidas de onde se hospedar, cada lugar mais lindo que o outro…

  4. Bom dia!
    Para se hospedar em uma localização bacana para visitar esses lugares, qual seria a sugestão?

  5. Muito boa materia, nos tira muitas dúvidas, estarei de volta a são luis e vou colocar as dicas todas na minha rota!

  6. Boa noite!Temos 10 dias para aproveitar nossa viagem!Acha que ir a São Luís vale a pena?Ou tem destino melhor no nordeste?Obrigada desde já pela sua atenção!

    • Oi Gisele! isso vai depender muito do meio de transporte que vai utilizar e de onde vai sair.
      Se for chegar de avião para visitar os Lençóis reserva 1 dia para São Luís.
      Se estiver vindo de carro de Fortaleza, considere ir somente até os lençóis.

  7. Olá!
    Sou de São Luís e moro em São Paulo!
    Todos os pontos são válidos a conhecerem. Mas, a praia do olho d’água é tipo Santos, um fuê do gato rssss. Roteiros do centro histórico, vocês podem pegar ônibus de onde estiverem e ir para a praça Deodoro. Daí é andar no centro e aproveitar a comida os casarões históricos.

    Casa queiram conhecer os lençóis podem viajar com
    TH_EXCURSÕES (olhar o insta) Conhecidos e confiáveis!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here