Tour Monte Chacaltaya – La Paz – Bolívia

Saiba como é fácil chegar a 5421 m de altitude, no Monte Chacaltaya, na Bolívia. Lugar onde foi a estação de esqui mais alta do mundo.

Monte Chacaltaya - Bolívia
  Por Jair Prandi
 

Saiba como é fácil chegar a 5421 m de altitude, no Monte Chacaltaya, na Bolívia. Lugar onde foi a estação de esqui mais alta do mundo.

O pico Chacaltaya tem 5421 m de altitude, se localiza na Cordilheira dos Andes. Fica a apenas 37 km da cidade de La Paz e também bem próximo do Pico nevado Huayna Potosí (6088 m). Este é provavelmente o passeio onde se pode ir à maior altitude do mundo, sem ser um montanhista e de uma maneira bem acessível.

O nevado Chacaltaya é acessível através de um tour tradicional a partir de La Paz que leva até a estação de esqui mais alta do mundo. A partir da estação desativada (5375 m) há um pequeno trecho de 500 m de caminhada para chegar ao pico que tem 5421 m.

Chacaltaya - Bolívia
trilha do monte Chacaltaya e Huayna Potosí ao fundo

Monte Chacaltaya

Chacaltaya é uma montanha com seu pico a 5421 m, que se tornou uma atração turística bastante visitada nos arredores de La Paz.

Isso porque oferece a possibilidade de ir com transporte motorizado até uma altitude incrível. Também por oferecer belas paisagens com vistas das montanhas da Cordilheira Real, do nevado Huayna Potosí e das cidades de La Paz e El Alto.

Monte Chacaltaya - Bolívia
Descansando no topo do Chacaltaya

Estação de esqui mais alta do mundo

Um pouco abaixo do cume de Chacaltaya fica a estação de esqui de maior altitude no mundo (5300 m), ponto até onde se tem acesso por estrada. Atualmente, a estação de esqui mais alta do mundo está desativada por falta de volume de neve, decorrente das mudanças climáticas.

Além disso, foi a estação de esqui mais próxima à linha do Equador onde também ficava o restaurante mais alto do mundo.

Estação de esqui Chacaltaya
Lugar que foi a estação de esqui mais alta do mundo

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação aqui na Seguros Promo! Reserve e tenha 5% de desconto!

Como chegar ao Monte Chacaltaya

Apesar de ser uma montanha muito alta (5421 m) é relativamente fácil chegar até o Monte Chacaltaya a partir de La Paz. São apenas 37 km e há dezenas de agências que fazem este tour levando grupos por preços bem acessíveis. Dá para fazer também um passeio privado ou ir até mesmo de táxi, mas os preços serão bem mais altos.

Geralmente as agências de La Paz fazem este tour combinado com o tour de Valle de La Luna. Fizemos o tour com a Andes Dicovery e na sequência iremos contar como foi.

Tour Monte Chacaltaya - Bolívia
Estrada sinuosa que leva ao Monte Chacaltaya

Como é o tour ao Monte Chacaltaya

A van nos buscou no hotel por volta das 8:00 h e seguimos em meio ao trânsito caótico de La Paz. No caminho há uma parada para comprar água e snacks. Não há almoço durante o passeio e como é um tour em conjunto com o Valle de La Luna a volta acontece no meio da tarde.

Depois de subir para cidade de El Alto, seguimos pela rodovia pavimentada 41 e logo pegamos a estrada de terra que leva à montanha Chacaltaya.

Estrada Monte Chacaltaya - Bolívia
Estrada que leva ao Monte Chacaltaya

No meio do caminho fizemos uma parada para admirar a pico de Huayna Potosi (6088 m). Logo depois atingimos 5.000 m, onde a estrada estreita passa por curvas e precipícios. Neste ponto já havia neve ao redor da estrada, pois havia nevado ha poucos dias, em alguns lugares invadindo até a estrada.

Monte ChacaltayaChegamos embarcados até os 5.300 m junto à estação de esqui desativada, último ponto onde se chega de veículo. Neste ponto a paisagem já é esplêndida e o frio é intenso, mas ainda não é o topo.

Para chegar ao cume do Chacaltaya é preciso caminhar mais uns 20 minutos, porém com toda esta altitude este trecho de subida se torna exaustivo, muita gente desiste. Saiba mais sobre o mal da altitude, suas consequências e como minimizar os efeitos.

Huayana Potosí - Bolívia
Mirante da montanha Huayana Potosí

A subida da estação até o pico tem em torno de 700 metros e é indicada para quem tem bom condicionamento físico. Os mais sedentários só vão até a estação mesmo.
Confesso que senti bastante nesta subida. É preciso subir com calma, a respiração ofegante e o cansaço tomam conta, mas, seguindo passo a passo chegamos lá. Fomos os primeiros do grupo a chegar no topo.

Pico Chacaltaya
Metade da subida. Vista do Pico Chacaltaya ao fundo

A vista lá do alto é maravilhosa e a sensação de estar num lugar assim é muito boa. Ficamos um tempo no pico apreciando a paisagem e seguimos por mais 300 m até outro ponto onde tem umas antenas. Do local se tem uma vista fabulosa das montanhas vizinhas e lagos abaixo.

Vista Pico Chacaltaya
Uma das vistas do Pico Chacaltaya

O tempo entre a subida e permanência no Pico Chacaltaya é de 90 minutos aproximadamente e o tempo total do passeio é de aprox. 5 horas.

O que está incluso na excursão à Chacaltaya

O passeio oferecido pelas agências inclui: Transporte turístico e guia bilíngue.

As principais atrações do caminho, são: Vistas da cidade de El Alto, mirante da montanha Huayna Potosi, as Lagunas de Colores e o mirante do Chacaltaya.

O passeio a Chacaltaya junto com Valle de La Luna custa 22 USD (preço de 2021). Você terá que pagar 15 bolivianos de entrada, não inclusos no passeio. O ideal é reservar com antecedência, pela internet.

Reservar tour Chacaltaya + Valle de La Luna

Estação metereológica Chacaltaya
Estação metereológica aos pés do Chacaltaya

Dicas gerais sobre o tour Chacaltaya

Neve no Chacaltaya: A neve normalmente acontece nos meses chuvosos (verão), que vão de dezembro a março, e nos meses mais frios, que são junho e julho, mas com a presença de umidade, pode acontecer também em outras épocas, já que é sempre frio lá no alto. Fomos no início de setembro e havia muitos pontos de neve de alguns dias anteriores.

Aclimatação: Enfrentar os 5421 m de altitude não é brincadeira, por isso, procure deixar este passeio para o último dia em La Paz. Faça passeios leves primeiro em altitudes menores, aliás, La Paz já é muito alta, com 3600 m. Recomenda-se tomar chá de Coca, mascar folhas ou as pílulas Soroche antes de fazer o passeio.

Frio: Vá preparado para o frio, use roupas quentes, luvas, toca, casaco, protetor solar, protetor labial e óculos de sol.

Tour Monte Chacaltaya

Quando ir: Qualquer época. No verão (janeiro a março) é quando acontece os maiores volumes de neve. Nesta época pode haver cancelamento de passeio se tiver muita neve na estrada de acesso. Que é perigosa.

Quem leva: Fomos com a Andes Discovery. Porém, é possível fazer a reserva online com a Civitatis.

Quanta custa: O preço é de 22 USD por pessoa (ano de 2021) para os dois passeios juntos.

Outros passeios imperdíveis em La Paz e arredores

O Tour ao Monte Chacaltaya foi parte de nosso roteiro de viagem na Bolívia. Também visitamos La Paz, Valle de La Luna, Valle de Las Ánimas, Cânion de Palca. Fizemos também a excursão de 3 dias do Uyuni ao Atacama e o downhill da Estrada da Morte.


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

12 COMENTÁRIOS

  1. Que vista incrível! Não conhecia essa região da Bolívia. Gostei de ver! Bom saber que boa parte é de van porque nessa altitude… . Dica anotada!

  2. Nossa com essa atitude tem que ter pique, fomos para o Peru e lá chegamos perto dos 4.000m e meu marido sentiu um bocado. Eu até que me acostumei logo, mas ele passou uns 3 dias para ficar totalmente bem. O lugar é lindo e deve valar a pena o esforço para chegar.

  3. Visual maravilhoso, adoro esses passeios até montanhas. E o legal que a paisagem estava perfeita, num momento intermediário entre verão e inverno, adorei.

  4. Olá Jair! Muito bonito os vários lugares que colocaste aqui, é bom saber, adoro viajar, já sei é uma bela dica! Obrigada! Abraço! Marli

    • Este passeio é quase sempre feito junto com o Vale da Lua. retorna de Chacaltaya por volta das 13 h depois vai ao Vale da Lua, encerrando o tour por volta das 16 h.

    • Olá, Ariosvaldo! A trilha não é perigosa. Na minha opinião dá para ir com criança sem problema, claro, que com cuidado e com calma, que a altitude judia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here