As Salinas de Maras são impressionantes bancos de sal cultivados desde o tempo dos Incas. Este lugar inusitado forma um cenário fantástico na encosta de uma montanha do Peru.
Estas salinas inusitadas estão a 3.380 metros de altitude na encosta de uma montanha. As salinas são formadas por milhares de pequenas lagoas num terreno de aproximadamente 150×750 metros.
Cerca de 200 famílias cultivam o sal nestas lagoinhas que são alimentadas por pequenos canais de fontes de água salgada que brotam da montanha.
Desde o Império Inca o sal é cultivado no local através da evaporação da água salgada. O fluxo da água é direcionado para cada lagoa através de um sistema de pequenos canais que descem de lagoa em lagoa acompanhando o desnível do terreno.
Quando drenadas vão secando e formando os cristais de sal. Depois de seco o sal é raspado e recolhido, quando então a entrada de água é aberta novamente e o processo se renova, assim sucessivamente.
Como chegar às Salinas de Maras

As Salinas de Maras se localizam 4 km ao norte da cidade de Maras, 40 km de Cusco e 16 km de Urubamba, no Vale Sagrado do Peru.
Quem estiver de carro alugado (como foi nosso caso) e estiver indo de Cusco para o Vale Sagrado, basta pegar à esquerda antes de descer o vale para Urubamba.

No local há uma encruzilhada com placas indicando. São apenas 7 km, 5 deles em estrada de terra em bom estado.
A partir de Cusco, é fácil encontrar excursões nas agências que incluem as Salinas de Maras em um roteiro junto com Moray e o Vale Sagrado.
Visita à Salinas de Maras
O lugar se tornou uma atração turística e já na estrada, antes de chegar ao local, se tem uma vista incrível do mosaico brando no outro lado da montanha.
Para entrar nas salinas, é cobrado 10 Soles e antes há lojinhas de artesanato com produtos locais.
A visita acontece na parte mais alta das Salinas de Maras onde se tem uma boa visão. O visitante é livre para caminhar entre as lagoas, que são pequenas e tem pouca profundidade
Mais de nossa viagem ao Peru
Road trip de 2000 km no Peru
Como chegar em Machu Pichu
Cânion Colca – o mais profundo do mundo