As Salinas de Maras são impressionantes bancos de sal cultivados desde o tempo dos Incas. Este lugar inusitado forma um cenário fantástico na encosta de uma montanha do Peru.

Estas salinas inusitadas estão a 3.380 metros de altitude na encosta de uma montanha. As salinas são formadas por milhares de pequenas lagoas num terreno de aproximadamente 150×750 metros.

Cerca de 200 famílias cultivam o sal nestas lagoinhas que são alimentadas por pequenos canais de fontes de água salgada que brotam da montanha.

Peru - Salinas de MarasDesde o Império Inca o sal é cultivado no local através da evaporação da água salgada. O fluxo da água é direcionado para cada lagoa através de um sistema de pequenos canais que descem de lagoa em lagoa acompanhando o desnível do terreno.

Salinas de Maras - PeruQuando drenadas vão secando e formando os cristais de sal. Depois de seco o sal é raspado e recolhido, quando então a entrada de água é aberta novamente e o processo se renova, assim sucessivamente.

Como chegar às Salinas de Maras

Estrada para Salinas de Maras
Estrada para Salinas de Maras

As Salinas de Maras se localizam 4 km ao norte da cidade de Maras, 40 km de Cusco e 16 km de Urubamba, no Vale Sagrado do Peru.
Quem estiver de carro alugado (como foi nosso caso) e estiver indo de Cusco para o Vale Sagrado, basta pegar à esquerda antes de descer o vale para Urubamba.

Vista das Salinas de Maras a partir da estrada de acesso
Vista das Salinas de Maras a partir da estrada de acesso

No local há uma encruzilhada com placas indicando. São apenas 7 km, 5 deles em estrada de terra em bom estado.
A partir de Cusco, é fácil encontrar excursões nas agências que incluem as Salinas de Maras em um roteiro junto com Moray e o Vale Sagrado.

Salinas de Maras

Visita à Salinas de Maras

O lugar se tornou uma atração turística e já na estrada, antes de chegar ao local, se tem uma vista incrível do mosaico brando no outro lado da montanha.
Para entrar nas salinas, é cobrado 10 Soles e antes há lojinhas de artesanato com produtos locais.

Salinas de MarasA visita acontece na parte mais alta das Salinas de Maras onde se tem uma boa visão. O visitante é livre para caminhar entre as lagoas, que são pequenas e tem pouca profundidade

Mais de nossa viagem ao Peru

Road trip de 2000 km no Peru

Como chegar em Machu Pichu

Cânion Colca – o mais profundo do mundo


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here