Aracruz é uma cidade do litoral norte do Espírito Santo. Destaca-se por ser um local mais tranquilo e mais sossegado do que o resto do litoral capixaba.
O município conta com belas praias, a maioria fica no distrito de Santa Cruz. Mas a cidade não é conhecida apenas pelas praias. Há também atrações culturais, com construções antigas e aldeias indígenas.
As praias de Aracruz dividem espaço com o verde das reservas naturais, manguezais, rios e lagoas. O destaque é o rio Piraquê-Açú, que se divide em dois braços, com natureza preservada. Ideal para pesca e passeios.
Saiba o que fazer em Aracruz: Quando ir, como chegar, onde ficar, conheça as praias e pontos turísticos.

Quando ir a Aracruz – ES
Diferente da maioria das praias, a melhor época para viajar para Aracruz é no meio do ano. O inverno é mais agradável, seco e de céu limpo. Já o verão é de tempo mais quente e com maior índice de chuva.
As temperaturas anuais, normalmente são de 18°C à 32°C. E os meses indicados à visita são de abril a outubro. De novembro a março é o período mais chuvoso.

Como chegar a Aracruz – Espírito Santo
Aracruz está localizada a 70 Km da capital, Vitória. Os principais acessos são pela BR-101 e pelo Litoral através da ES-010. A cidade fica a 23 km do litoral, onde estão as praias, sua principal atração.
Saindo do aeroporto de Vitória te a cidade de Aracruz, são 73 km pela BR-101. Já para Coqueiral de Aracruz, no litoral, são 53 km, pela ES-010, rodovia que costeia o litoral.
Para quem chega de avião a melhor forma de deslocamento é alugar um carro. Pois irá precisar para se deslocar entre as praias também.
Alugue um carro em Vitória para sua viagem a Aracruz!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!
Para quem preferir ir de ônibus, a empresa Águia Branca faz o trecho Vitória a Aracruz, com preço em torno de R$30. O Expresso Aracruz e a Cordial transportes fazem a linha Aracruz a Coqueiral de Aracruz e entre as praias.
Onde ficar em Aracruz – Hotéis e pousadas
Existem diversas opções de hotéis e pousadas em Aracruz, tanto na cidade, como nas praias. Se sua intenção é curtir as praias, fique em uma delas.
Confira algumas dicas das opções com melhor custo benefício:
Dicas de hotéis na cidade de Aracruz:
- Hotel Bitti – Nota: 8,3 / Preço:$$
- Hotel Sollar – Nota: 8,9 / Preço:$$$
Dicas de pousadas em algumas praias:
- Pousada Brisa do Mar – Praia Barra do Saí / Nota: 8,3 / Preço:$
- Pousada Coqueiral – Coqueiral de Aracruz / Nota: 8,7 / Preço:$$
- Pousada Pouso da Pardoca – Praia Formosa / Nota: 9,2 / Preço:$$
Onde comer
A região de concentração de mais estabelecimentos gastronômicos são encontrados no centro da cidade de Aracruz. Já no litoral, as opções são á beira mar, nas praias com mais estrutura, com destaque para praia do Mar Azul e Barra do Sahy.
Praias de Aracruz ES
Aracruz tem diversos distritos com lindas e variadas praias, num litoral de 48 km, aproximadamente. A ES-010 passa próximo à todas as praias, que são em sua maioria preservadas, com enseadas, cercadas de árvores de restinga.
Ao Sul, começa pela praia de Gramuté, na divisa com o distrito de Nova Almeida, município de Serra. Ao norte termina na praia deserta de Comboios, na divisa com Linhares.
Conheça as praias de Aracruz – ES, no sentido Sul Norte:
Praia de Gramuté

Praia toda preservada, com vegetação e sem construções em sua orla. Tem 1,3 km de extensão, com águas tranquilas e quando a maré está baixa, se formam piscinas naturais no meio das pedras. Sua vegetação é diversificada, que lembra os mangues.
Localiza-se no Distrito de Santa Cruz, a apenas 150m da Rodovia ES-010. O acesso é por trilha, próximo ao Portal de Aracruz.
Praia Formosa

Sua areia é fina e larga, possibilitando a pratica de esportes como vôlei e futebol e caminhadas. A vegetação nos arredores possui características da Mata Atlântica. O SESC Formosa fica bem em frente à praia.
Praia de Santa Cruz

A praia de Santa Cruz fica junto à foz do Rio Piraquê e com isso tem em suas águas uma mistura de doce e salgada. Suas águas são limpas e calmas, praticamente uma lagoa, com algumas pedras.
Seu lado direito praticamente não possui construções e é cercado de vegetação. O lado esquerdo fica junto ao bucólico distrito de Santa Cruz e conta com uma vila de pescadores e diversos restaurantes.
Pontal do Piraquê-Açú

De lá saem os passeios de escuna pelo rio Piraquê-Açú. A primeira saída é às 10 h e a última é às 16 h, com o passeio durando aproximadamente 2 h.
Praia de Coqueiral de Aracruz

Na praia existem recifes, além das belas árvores e coqueiros que cercam a orla, formando uma linda paisagem. Há também próximo a areia da praia um grande gramado, entre os coqueirais, que serve como área de lazer.
A região ainda conta com uma aldeia indígena chamada Tekoá Porã.
Esta praia está na nossa lista das 10 melhores praias do Espírito Santo
Praia dos Padres

Com partes mais calmas e com partes mais agitadas, o mar chama a atenção de surfistas e também dos banhistas. A praia dos Padres tem cerca de 1 km, com uma estreita faixa de areia, com recifes e uma vegetação de restinga.
A vila da praia oferece uma boa estrutura com bons restaurantes e quiosques. Uma das praias mais movimentadas e agitadas do distrito de Santa Cruz.
Praia do Sauê

Praia do Mar Azul

Um pouco mais urbanizada, mas também com estilo rústico, a praia de Mar azul fica em frente à vila e tem cerca de 1 km. Possui águas claras, rasas e calmas, com algumas formações de arrecifes, formando uma paisagem deslumbrante.
Praia de Putiri

Com 1,3 km de extensão, a Praia de Putiri conta com uma pequena vila e possui pouca vegetação em sua orla. É formada por uma bucólica enseada, ideal para o descanso e contemplação.
Possui areia grossa, com algumas pedras, com águas limpas e ondas fracas. É rica em algas e fauna marinha.
Praia dos Quinze

A Praia dos Quinze é uma enseada com águas calmas e límpidas com 1 km de extensão. Sua orla possui uma faixa de vegetação de restinga preservada, entre a praia e a vila, mantendo um aspecto de praia selvagem.
É ótima para banho e caminhada, além de possuir alguns arrecifes e plataformas de pedras submarinas para prática de mergulho.
Barra do Sahy

A praia da Barra do Sahy possui uma ótima infraestrutura, com muitos bares e quiosques espalhados pela orla da avenida beira-mar. Possui também um grande calçadão e uma fileira de árvores em toda sua extensão de 2,5 km.
A praia tem areia grossa, água amarelada, e algumas pedras e é procurada por banhistas e ela também surfistas, por ter uma parte com ondas mais fortes. Em sua ponta esquerda deságua o córrego da Barra do Sahy que forma uma pequena lagoa.
É a praia de Aracruz com mais festas e agitações durante o verão e seu Carnaval é um dos mais populares da região.
Praia Virgem e Praia das Conchas
São duas praias localizadas nas proximidades da Barra do riacho. São praias mais desertas, mais indicadas para a pesca artesanal.
O que fazer em Aracruz: Pontos turísticos
A cidade de Aracruz não é só repleta de boas praias. Tem também outros pontos turísticos com uma riqueza cultural e história muito grande, além de passeios e outras atividades.
Aldeias Indígenas

Aracruz é o único município capixaba que possui índios vivendo em aldeias. Ao todo, são 9 aldeias, sendo 4 delas Guaranis, e outras 5 Tupinikins: Os Guaranis são os que ainda mantém sua cultura muito forte; já os Tupinikins acabaram perdendo um pouco das tradições, apesar de ainda tentarem mantê-las.
O destaque é a Aldeia Temática Piraquê-Açú, que não é uma aldeia comum. Sua estrutura foi montada para a gravação de um filme, chamado “O Eremita”, e depois foi aproveitada como ponto turístico.
Hoje os indígenas Guaranis recebem os turistas apresentando sua cultura com danças, comidas típicas e costumes. O valor para vivenciar essa experiência única é de R$20,00, mas a visita deve ser marcada antes para ser recebido e é assim que eles sobrevivem por lá, além dos artesanatos vendidos.
O número para contato é: (27) 996062754 ou (27) 999402743.
Passeio pelo rio Piraquê-Açú

Durante o trajeto é possível deslumbrar a paisagem do manguezal na beira do rio. Depois de cerca de 30 minutos, entra-se em um rio menor, chamado Piraquê-Mirim.
Lá há uma plataforma com um bar, com uma bela vista para o rio e o manguezal, onde é permitido a entrada na água.
Os passeios partem da vila de Santa Cruz, junto a foz, nos dois lados do rio.
SESC – Centro de Turismo Social e Lazer de Praia Formosa

O centro disponibiliza diversas piscinas em estilos variados, além de uma grande área verde. Há diversas trilhas e praças com temas de culturas de outros países e as áreas de lazer para festas, atrações e esportes.
Fica em frente à praia Formosa.
Estação Biológica Marinha Augusto Ruschi
A estação é uma reserva natural e particular aberta ao público, que incentiva a educação ambiental, conservar a natureza e fomentar pesquisas. O local possui área de camping, além de diversas trilhas. público de quinta-feira à domingo, das 7h às 16h, até nos feriados.
Museu histórico de Santa Cruz

Localizado no distrito de Santa Cruz, o museu funciona numa antiga construção do século XX, que funcionou como Casa de Câmara e Cadeia. O acervo é composto de elementos que representam aspectos da trajetória histórica do município.
Horários: De terça a sexta das 8h às 17h. Sábados e domingos, das 9h às 17h.
Conheça outros destinos da região:











Boa noite!
Em um final de semana, consigo fazer um tour pelas praias e no mosteiro? Se estiver contato
Se estiver de carro, consegue, sim, um final de semana é suficiente!
Acho que seria bom corrigir o termo índio, e colocar indígena.
Estou encantado com o lugar, procuro um lugar para mudar.