Como chegar à Gruta de Benagil – Algarve

A gruta de Benagil é um dos principais pontos turísticos do Algarve. Saiba como chegar!

2880
Como chegar à Gruta de Benagil

A Gruta de Benagil é um dos principais pontos turísticos do Algarve e provavelmente seu principal cartão postal, junto com a Ponta da Piedade e praias famosas como a praia da Marinha, Dona Ana e do Camilo.

Existem formas diferentes de como chegar a gruta de Benagil, que também pode ser visitada a partir de diferentes lugares, como Portimão, Faro e Lagos.

A gruta oferece uma paisagem impactante que quando vemos na Internet, que pensamos. ..Tenho que conhecer este lugar! Uma praia que fica dentro de uma gruta com duas entradas nas falésias e um buraco no teto que a torna iluminada, chamado de Algar de Benagil.

Neste post iremos mostrar como é e como chegar à Gruta de Benagil, em Carvoeiro, no Algarve.

Como é a Gruta de Benagil

Entradas da gruta de Benagil
Duas entradas da gruta

A gruta Benagil possui duas entradas a partir do mar, que são separadas por uma parede rochosa de arenito. A primeira entrada fica a apenas 100m do canto esquerdo da praia de Benagil, a segunda, uns 50m depois. Estas duas entradas são os acessos à gruta, onde os barcos de passeio param para fotos.

Algar de Benagil - Carvoeiro
Algar de Benagil e praia dentro da gruta

O Algar de Benagil é o buraco que tem no teto da gruta, que pode ser observado por cima através de uma trilha, porém não é possível descer pelo alto.

Cavernas de Benagil

Grutas de Benagril - Algarve - Portugal
Vista aérea com o Algar de Benagil na parte de cima e a praia ao fundo

A gruta Benagil é a cereja do bolo, mas não é a única no local. As falésias nos arredores do Carvoeiro são repletas de pequenas cavernas acessíveis pelo mar.

Há diferentes passeios de barco que levam os turistas para conhecer algumas delas.

Mesmo no passeio mais curto, que dura 30 minutos, conhecemos umas 8 grutas.

Praia de Benagil

A praia de Benagil é uma das muitas belas praias do Algarve. Porém, se tornou famosa por abrigar a fantástica gruta de Benagil. É a partir dela que partem as lanchas de passeio para as grutas da região.

Praia de Benagil - Carvoeiro - Algarve - Portugal
Vista aérea da Praia de Benagil

A praia tem 130m de extensão, uma larga faixa de areia, e um mar cristalino com um azul intenso e um visual belíssimo. Cercada de altas falésias possui uma rampa de acesso em seu lado direito.

Como chegar à Gruta de Benagil

Como falamos, a gruta de Benagil fica a cerca de 150m do canto da praia de mesmo nome. A praia de Benagil pertence ao município de Lagoa, no Algarve, mais especificamente à freguesia de Carvoeiro, porém a vila de Carvoeiro fica a 4km de distância.

Para quem chega de carro há um vasto estacionamento, mas não em frente à praia. Depois de passar pela praia siga por mais 200m, subindo o morro onde fica o estacionamento gratuito.

Dá para chegar na prainha da gruta de várias formas: Barco, de caiaque, paddle stand up, e até mesmo a nado. veja como!

Como chegar ao Algar de Benagil, por cima

Algar de Benagil - Portugal
Algar de Benagil

A partir do estacionamento é muito fácil chegar ao Algar de Benagil. Basta caminhar por 350m em direção ao mar, margeando as falésias que irá encontrar o grande buraco.

Atualmente o buraco encontra-se cercado por ter suas bordas com rochas instáveis, que podem vir a desabar. Porém há um abertura em um dos lados onde o pessoal acaba entrando para fotografar.

Vista aérea do Algar de Benagil - Carvoeiro
Vista aérea do Algar , fotografado com nosso drone

Esta trilha por cima faz parte de um caminho chamado de Percurso dos Sete Vales Suspensos, onde é possível seguir a caminhada por belas paisagens até a Praia da Marinha.

Passeio de barco à Gruta Benagil

A partir da praia de Benagil há dois passeios diferentes pelas grutas, com duração de 30min e de 1 hora. São feitos em lanchas com capacidade para 8 pessoas.

Atenção! O passeio pode ser reservado no loca, sim! Mas o problema é a grande procura. Com isso, em alta temporada talvez seja melhor reservar online, com antecedência.

Passeio de Barco gruta de Benagil
Passeio de lancha, que leva ao interior da gruta

O passeio de 30 min faz a visitação a 8 grutas, custa 15 Euros e vai até a praia da Marinha. O passeio de 1 hora custa 30 Euros e abrange uma área maior, com umas 20 grutas.

Fizemos o passeio de 30 minutos e adoramos. Além da gruta principal o piloto entrou em outras grutas e fez manobras radicais, dando emoção ao passeio.

Passeio de lancha em Benagil

Atenção! Durante a parada de 5 min na gruta de Benagil não é permitido descer na praia que fica dentro da gruta, somente fotografar de dentro da lancha.
Lemos relatos de barcos que deixaram descer, mas creio que já não é mais possível. De qualquer forma pergunte antes de contratar o passeio.

A GetYourGuide oferece vários passeios de diferentes formas até as grutas.
O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF e você garante o passeio. E ainda poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Consultar opções de passeio!

Se sua intenção é desembarcar na praia você deve optar por ir de caiaque ou de Stand Up Paddle.

De caiaque ou Stand Up Paddle

Escolha esta opção se você realmente quiser desembarcar na prainha dentro da gruta. Porém saiba que na temporada de verão o aluguel de caiaques é muito disputado e você pode ficar por horas esperando ou nem conseguir se não chegar cedo para reservar.

Na praia há aluguel de caiaque (15 Euros para 45 min) e Stand Up Paddle (30 Euros para 45 min. Para chegar até a gruta leva-se em torno de 5 min remando.

Caiaque na gruta de Benagil
De caiaque atá a gruta – Crédito: Getyourguide

Gruta de Benagil à nado

Para quem é bom nadador e acostumado á nadar, chegar á gruta de Benagil nadando também é uma opção. Mas saiba que mesmo no verão, a água nesta região do Algarve é sempre gelada. A gruta fica a apenas 150 metros do canto esquerdo da praia de benagil.

Passeio de barco a partir de outras cidades do Algarve

Para quem vai no verão, saiba que não é preciso se deslocar até a praia de Benagil para conhecer a gruta. Há passeios até as grutas saindo de Portimão, Albufeira, Faro e da praia de Carvoeiro. A Marina de Portimão é um dos locais com mais disponibilidade.

Considerando que no verão é difícil conseguir vaga para os passeios diretamente na praia de Benagil, pode ser uma ótima opção a partir de Portimão. A distância é de cerca de 11km pelo mar. A partir da praia do carvoeiro são 5km.

Consultar opções de passeio!

Grutas de Benagil - Carvoeiro - Portugal

Melhor época e horário para visitar a Gruta de Benagil

A gruta pode ser visitada o ano todo, porém na temporada de verão os ingressos aos passeios podem se esgotar rapidamente, já nas primeiras horas da manhã. Nós visitamos no mês de março, final de inverno, e foi bem tranquilo.

Quanto ao melhor horário, muitos dizem que é na parte da manhã, especialmente próximo ao meio dia, quando a gruta está mais iluminada. Podemos dizer que visitamos no meio da tarde e a iluminação estava ótima.

Se for no verão saiba que terá que chegar bem cedo para conseguir ingresso para passeio de barco ou para reservar caiaque ou SUP, pois esgotam rápido.

Gruta de Benagril – FAQ

  • Onde fica a Gruta de Benagril?
    Fica próximo à Praia de Benagril, na freguesia de Carvoeiro, no município de Lagoa, região do Algarve, Portugal.
  • Como chegar à gruta de Benagril?
    Chega-se à prainha da gruta somente pelo mar. As opções são de barco, lancha, caiaque, Stand Up Paddle ou a nado.
  • De onde sai o passeio de barco para as grutas de Benagril?
    Há opções a partir da Praia de Benagril, de das marinas de Portimão, Albufeira e Lagos.
  • Como ir de Faro para Benagril?
    Benagril fica a 60 km de Faro. O ideal é ir de carro. Há outras opções como ônibus, táxi ou Uber. Um táxi custa de 70 a 80 Euros.
  • Dá para visitar Benagril no inverno?
    A gruta pode ser visitada o ano todo, inclusive o passeio é mais tranquilo no inverno. No verão há longas filas de espera.
  • É possível acessar a gruta por cima?
    Não há acesso à praia da gruta por cima. É possível apenas visualizar através do Algar, na parte superior.

Leia também:

O que fazer em Carvoeiro: Praias e atrações

56 pontos turísticos de Lisboa Portugal

O que fazer em Albufeira: Praias e pontos turísticos


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Avatar
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom post, Jair.
    Fiquei com uma dúvida que talvez você, por gentileza, possa me ajudar. Você menciona que a gruta fica bem próxima à praia. É possível ir nadando (sou bom nadador). Saberia qual seria a distância a nado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here