Como chegar à Gruta de Benagil – Algarve

A gruta de Benagil é um dos principais pontos turísticos do Algarve. Saiba como chegar!

Como chegar à Gruta de Benagil
  Por Jair Prandi
 

A Gruta de Benagil é um dos principais pontos turísticos do Algarve e provavelmente seu principal cartão postal, junto com a Ponta da Piedade e praias famosas como a praia da Marinha, Dona Ana e do Camilo.

Existem formas diferentes de como chegar à Gruta de Benagil, que também pode ser visitada a partir de diferentes lugares, como Portimão, Faro e Lagos.

A gruta oferece uma paisagem impactante que quando vemos na Internet, que pensamos – tenho que conhecer este lugar! Uma praia que fica dentro de uma gruta com duas entradas nas falésias e um buraco no teto que a torna iluminada, chamado de Algar de Benagil.

Neste post iremos mostrar como é e como chegar à Gruta de Benagil, em Carvoeiro, no Algarve.

Grutas de Benagil – Portugal

Navegue por este post

Como é a Gruta de Benagil

Entradas da gruta de Benagil
Duas entradas da gruta

A gruta Benagil possui duas entradas a partir do mar, que são separadas por uma parede rochosa de arenito. A primeira entrada fica a apenas 100m do canto esquerdo da praia de Benagil, a segunda, uns 50m depois. Estas duas entradas são os acessos à gruta, onde os barcos de passeio param para fotos.

Algar de Benagil - Carvoeiro
Algar de Benagil e praia dentro da gruta

O Algar de Benagil é o buraco que tem no teto da gruta, que pode ser observado por cima através de uma trilha, porém não é possível descer pelo alto.

Voltar ao índice

Cavernas de Benagil

Grutas de Benagril - Algarve - Portugal
Vista aérea com o Algar de Benagil na parte de cima e a praia ao fundo

A gruta Benagil é a cereja do bolo, mas não é a única no local. As falésias nos arredores do Carvoeiro são repletas de pequenas cavernas acessíveis pelo mar.

Há diferentes passeios de barco que levam os turistas para conhecer algumas delas.

Mesmo no passeio mais curto, que dura 30 minutos, conhecemos 8 grutas.

Powered by GetYourGuide

Voltar ao índice

Praia de Benagil

A praia de Benagil é apenas uma das muitas belas praias do Algarve. Porém, se tornou famosa por abrigar a fantástica Gruta de Benagil. É a partir dela que partem as lanchas de passeio para as grutas da região.

Praia de Benagil - Carvoeiro - Algarve - Portugal
Vista aérea da Praia de Benagil

A praia tem 130m de extensão, uma larga faixa de areia, e um mar cristalino com um azul intenso e um visual belíssimo. Cercada de altas falésias possui uma rampa de acesso em seu lado direito.

Voltar ao índice

Como chegar à Gruta de Benagil

Como falamos, a Gruta de Benagil fica a cerca de 150m do canto da praia de mesmo nome. A praia de Benagil pertence ao município de Lagoa no Algarve, mais especificamente à freguesia de Carvoeiro, porém a vila de Carvoeiro fica a 4km de distância.

Para quem chega de carro há um vasto estacionamento, mas não em frente à praia. Depois de passar pela entrada da praia siga por mais 200m, subindo o morro onde fica o estacionamento gratuito.

Dá para chegar na prainha dentro da gruta de várias formas: Barco, de caiaque, paddle stand up, e até mesmo a nado. Veja como!

Como chegar ao Algar de Benagil, por cima

Algar de Benagil - Portugal
Algar de Benagil

A partir do estacionamento é muito fácil chegar ao Algar de Benagil. Basta caminhar por 350m em direção ao mar, margeando as falésias que irá encontrar o grande buraco.

Atualmente o buraco encontra-se cercado por ter suas bordas com rochas instáveis, que podem vir a desabar. Porém há uma abertura em um dos lados onde o pessoal acaba entrando para fotografar.

Vista aérea do Algar de Benagil - Carvoeiro
Vista aérea do Algar , fotografado com nosso drone

Esta trilha por cima faz parte de um caminho chamado de Percurso dos Sete Vales Suspensos, onde é possível seguir a caminhada por belas paisagens até a Praia da Marinha.

Passeio de barco à Gruta Benagil

A partir da praia de Benagil há dois passeios diferentes pelas grutas, com duração de 30min e de 1 hora. São feitos em lanchas com capacidade para 8 pessoas.

Atenção! O passeio pode ser reservado no local, sim! Mas o problema é a grande procura. Com isso, em alta temporada é melhor reservar online, com antecedência.

Passeio de Barco gruta de Benagil
Passeio de lancha, que leva ao interior da gruta

O passeio de 30 min contempla a visitação à 8 grutas e vai até a praia da Marinha. O passeio de 1 hora abrange uma área maior, com aproximadamente 20 grutas.

Fizemos o passeio de 30 minutos e adoramos. Além da gruta principal o piloto entrou em outras grutas e fez manobras radicais, dando emoção ao passeio.

Passeio de lancha em Benagil

Atenção! Durante a parada de 5 min na gruta de Benagil não é permitido descer na praia que fica dentro da gruta, somente fotografar de dentro da lancha.
Lemos relatos de barcos que deixaram descer, mas creio que já não é mais possível. De qualquer forma pergunte antes de contratar o passeio.

Além do passeio no local há passeios de barco e catamarã, de 2 horas saindo de Portimão (10 km) e Albufeira (15 km) que contempla uma costa rochosa e praias fantásticas.

A GetYourGuide oferece vários passeios de diferentes formas até as grutas.
O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF e você garante o passeio. E ainda poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Consultar opções de passeio!

Se não conseguir comprar online saindo da Praia de Benagil, a Civitatis tem a opção saindo da Praia do Carvoeiro, que fica a 4 km de distância.

Passeio pelas Grutas de Benagil saindo da praia do Carvoeiro

Nota! Se sua intenção é desembarcar na praia você deve optar por ir de caiaque ou de Stand Up Paddle.

De caiaque ou Stand Up Paddle

Escolha esta opção se você realmente quiser desembarcar na prainha dentro da gruta. Porém saiba que na temporada de verão o aluguel de caiaques é muito disputado e você pode ficar por horas esperando ou nem conseguir se não chegar cedo para reservar, então reserve online antes da viagem!

Na praia há aluguel de caiaque (15 Euros para 45 min) e Stand Up Paddle (30 Euros para 45 min. Para chegar até a gruta leva-se em torno de 5 min remando. Há opções também de tour guiado tanto com caiaque como de paddle, confira!

Ver opções de tour e aluguel de caiaque e paddle!

Caiaque na gruta de Benagil
De caiaque atá a gruta – Crédito: Getyourguide

Gruta de Benagil a nado

Para quem é acostumado a nadar, chegar a gruta de Benagil nadando também é uma opção. Mas saiba que mesmo no verão, a água nesta região do Algarve é sempre gelada. A gruta fica a apenas 150 metros do canto esquerdo da praia de Benagil.

Passeio de barco a partir de outras cidades do Algarve

Para quem vai no verão, saiba que não é preciso se deslocar até a praia de Benagil para conhecer a gruta. Há passeios até as grutas saindo de Portimão, Albufeira, Faro e da praia de Carvoeiro. A Marina de Portimão é um dos locais com mais disponibilidade.

Considerando que no verão é difícil conseguir vaga para os passeios diretamente na praia de Benagil, pode ser uma ótima opção a partir de Portimão. A distância é de cerca de 11km pelo mar. A partir da praia do carvoeiro são 5km.

Consultar opções de passeio!

Grutas de Benagil - Carvoeiro - Portugal

Voltar ao índice

Melhor época e horário para visitar a Gruta de Benagil

A gruta pode ser visitada o ano todo, porém na temporada de verão os ingressos aos passeios podem se esgotar rapidamente, já nas primeiras horas da manhã. Nós visitamos no mês de março, final de inverno, e foi bem tranquilo.

Quanto ao melhor horário, muitos dizem que é na parte da manhã, especialmente próximo ao meio dia, quando a gruta está mais iluminada. Podemos dizer que visitamos no meio da tarde e a iluminação estava ótima.

Se for no verão saiba que terá que chegar bem cedo para conseguir ingresso para passeio de barco ou para reservar caiaque ou SUP, pois esgotam rápido.

Voltar ao índice

Onde se hospedar

Como já mencionamos aqui, dá para visitar a gruta em passeios siando de Carvoeiro, Portimão e Albufeira. Portanto, considere se hospedar em uma dessas cidades.

Voltar ao índice

Mapa da Gruta de Benagil e acessos

No mapa abaixo é possível saber a localização da praia, da gruta e do estacionamento, onde começa a trilha de acesso ao topo.

Voltar ao índice

Gruta de Benagil – Algarve (faq)

  • Onde fica a Gruta de Benagil?
    Fica próximo à Praia de Benagil, na freguesia de Carvoeiro, no município de Lagoa, região do Algarve, Portugal.
  • Como chegar à gruta de Benagil?
    Chega-se à prainha da gruta somente pelo mar. As opções são de barco, lancha, caiaque, Stand Up Paddle ou a nado.
  • De onde sai o passeio de barco para as grutas de Benagil?
    Há opções a partir da Praia de Benagil, de das marinas de Portimão, Albufeira e Lagos.
  • Como ir de Faro para Benagil?
    Benagril fica a 60 km de Faro. O ideal é ir de carro. Há outras opções como ônibus, táxi ou Uber. Um táxi custa de 70 a 80 Euros.
  • Dá para visitar Benagil no inverno?
    A gruta pode ser visitada o ano todo, inclusive o passeio é mais tranquilo no inverno. No verão há longas filas de espera.
  • É possível acessar a gruta por cima?
    Não há acesso à praia da gruta por cima. É possível apenas visualizar através do Algar, na parte superior.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

9 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom post, Jair.
    Fiquei com uma dúvida que talvez você, por gentileza, possa me ajudar. Você menciona que a gruta fica bem próxima à praia. É possível ir nadando (sou bom nadador). Saberia qual seria a distância a nado?

  2. eu gostaria de fazer o passeio de barco que vcs fizeram. saindo de Benagil mesmo. O link que vc colocou é para o GetYourGuide e lá não encontrei essa opção. Vc teria o link para fazer reserva com antecedência?

  3. Olá, Jair!
    Não encontrei este passeio que vc falou, de 30 minutos, no link que vc colocou. Onde eu poderia contratar este passeio? Com qual empresa vc contratou?

    • Olá, Tânia! Contratei quando cheguei na Praia de Benagil, porém, foi em baixa temporada, em alta provavelmente terá filas e demora na espera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here