O que fazer em Albufeira: 28 praias, dicas e atrações

Conheça as praias e pontos turísticos de Albufeira, este belo destino do Algarve.

O que fazer em Albufeira - Portugal
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Albufeira Portugal. Conheça as praias e pontos turísticos deste belo destino do Algarve. Neste guia completo iremos dar dicas também da melhor época, como chegar e melhores lugares para se hospedar na cidade.

A cidade de Albufeira fica no distrito de Faro, na famosa região do Algarve, extremo sul de Portugal. Nesta área litorânea estão algumas das mais belas praias da Europa. O significado de Albufeira é um lago formado por uma barragem ou represa.

Albufeira é mais frequentada no verão por suas praias, mas a cidade possui também um belo centro histórico e outras atrações. É a cidade mais movimentada da região do Algarve, que possui também uma noite agitada, repleta de bares e restaurantes.

A cidade de Albufeira é também uma das melhores para se hospedar no Algarve. A partir dela você pode conhecer as vizinhas, Lagoa e Carvoeiro, Portimão, Lagos e Sagres.

Neste post você vai conhecer as atrações e passeios para conhecer em Albufeira, todas as praias e pontos turísticos.

Albufeira - Praia de Arrifes
Praia de Arrifes

Guia de Albufeira – Portugal: Navegue pelo post

O que fazer na cidade

Pontos turísticos

Passeios

Praias

O que fazer à noite

Quando ir

Como chegar

Onde se hospedar

Onde comer

Seguro Viagem Portugal

O que fazer em Albufeira – Portugal

  1. Curtir as praias: Albufeira possui 20km de costa, com belas praias de estilos variados. A praia de São Rafael é uma das mais bonitas, repleta de belas falésias.
  2. Caminhar pelo centro histórico: Localizado em frente à praia do Peneco, o centrinho e a orla são locais agradáveis para uma caminhada.
  3. Curtir a noite agitada do centrinho: O centro de Albufeira é bem animado, repleto de bares e restaurantes.
  4. Visitar os museus: Visite os museus da Arqueologia e da Arte Sacra e também as igreja do centro.
  5. Mirantes da praia central: O Mirante do Pau da Bandeira e proximidades, propicia vistas agradáveis e é também é uma região gastronômica. No outro lado da praia central fica o elevador e o Miradouro do Peneco.

Pontos turísticos de Albufeira

Além de suas belíssimas praias, Albufeira oferece belas atrações históricas e outros pontos turísticos. Conheça os mirantes, igrejas e museus da cidade:

Centro histórico de Albufeira

Centro de Albufeira
Centro histórico da cidade – Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes / Fonte: Flickr

O centro histórico de Albufeira compreende uma vila tradicional. Não há grandes atrações e o beleza está na simplicidade das casas caiadas e ruas estreitas sobre as colinas que levam ao mar.

Muitas das ruas recebem apenas pedestres e são repletas de cafés, restaurantes e lojas que levam a uma pitoresca praça central, rodeada de opções gastronômicas.

Museus e igrejas em Albufeira

Centro histórico de Albufeira
Vista aérea do centro histórico

As atrações culturais não são o forte da cidade, mas há algumas opções:
O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira funciona desde 1999, localizado na parte antiga da cidade. O Museu de Arte Sacra fica dentro da Igreja de São Sebastião.

A Igreja matriz foi construída em 1782 em estilo neoclássico. A Torre do Relógio é outro monumento religioso e que também era uma antiga torre muçulmana. A Igreja de São Sebastião foi construída na metade do século XVIII e de traços mais populares, apresentando uma cúpula muito bonita.

Marina de Albufeira

Marina de Albufeira
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

A Marina de Albufeira é considerada a mais segura e abrigada de Portugal. É um complexo turístico de alta qualidade e um centro de diversão e lazer, com áreas verdes, hotéis, restaurantes, bares, lojas, e piscinas.

A marina é constituída por um canal de entrada, com largura de 25 metros, e uma área de 6,6 hectares para grandes veleiros e embarcações médias. Suas águas se classificam com Bandeira Azul, na questão ambiental, segurança, serviços e qualidade da água.

Miradouro do Pau da Bandeira

Albufeira - Mirante do Pau da Bandeira

O Miradouro do Pau da Bandeira é o principal mirante de Albufeira. Está situado sobre a falésia ao lado esquerdo da praia do Peneco. Proporciona belas vistas da área central da cidade e das praias do Peneco e de Albufeira.

Junto ao mirante há um longo calçadão e uma praça com bancos. Há acesso por escadas rolantes a partir do Largo 25 de Abril, na parte baixa.

Elevador e Miradouro do Peneco

Albufeira - Elevador do Peneco
Mirante do Peneco – Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

O elevador do Peneco está situado no canto direito da praia do Peneco (praia central da cidade), junto a um penhasco. Liga a parte alta da cidade com a praia. Junto a ele há um mirante que oferece uma vista completa da praia. O elevador é público e gratuito.

Miradouro do Róssio

O Miradouro do Róssio é uma plataforma de madeira, cercada, sobre uma falésia. Fica logo depois do elevador do Peneco e oferece uma bela vista do mar e parcial da praia.

Miradouro Coronel Águas (Porto de pesca)

Localizado na rua Coronel Águas, oferece ótima vista panorâmica para o porto de pesca, pois fica acima dele, sobre a falésia. Logo à frente há passarelas e escadarias que dão acesso à parte de baixo.

Passeios em Albufeira

A GetYourGuide oferece vários passeios e tours de um dia nos arredores de Albufeira e destinos do Algarve, como as Grutas de Benagil. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Praias de Albufeira – Algarve

Albufeira - Portugal - Praia de Arrifes
Bela vista aérea da Praia de Arrifes

Com cerca 30 km de costa, o município de Albufeira possui um grande número de praias com bandeiras azul. São praias muito bonitas e preservadas, com águas azuis muito limpas.

Os serviços de apoio das praias funcionam de Maio a Outubro, quando há vigilância e aluguel de equipamentos, como os toldos, cadeiras e espreguiçadeiras. Conheça as praias de Albufeira, no sentido Oeste a Leste.

Praia do Galé e Praia Manoel Lourenço

Praia Galé - Albufeira - Algarve
Praia do Galé – Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

Situada no extremo leste do município de Albufeira, a Praia do Galé possui uma extensa faixa de areia retilínea e dunas baixas. Logo em seguida vem a praia de Manoel Loureço, que é separada apenas por apedras.

As duas juntas somam 2,4 km de um litoral reto, com algumas áreas de rochas. O Acesso pedonal às praias é feito por rampas ou por escadas de madeira.

Praia da Balbina e Praia do Evaristo

Praia do Evaristo - Albufeira - Algarve
Praia do Evaristo – Foto: Stefano Barbano / Local Guide Maps

As duas pequenas praias ocupam uma mesma enseada, divididas por áreas rochosas. Ficam entre rochedos de baixa altura e possuem pedras espalhadas na praia. É um bom lugar para observar a vida marinha nas poças que se criam entre as pedras.

Praia do Castelo

Praia do Castelo - Albufeira - Algarve
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

Praia de 150m de extensão e larga faixa de areia dourada, com mar azulado e transparente. A praia está inserida entre imponentes paredes rochosas de 30 metros de altura, que formam um belo cenário natural.

No canto Leste da praia fica a formação rochosa que faz lembrar um castelo e dá o nome à praia. O acesso à praia faz-se através de escada em madeira. Possui estacionamento e restaurante.

Praia da Maré das Porcas e Praia da Fraternidade

Praia da Maré das Porcas - Algarve
Praia da maré das Porcas – Foto: Bernhard Ohlrogge / Local Guide Maps

A Praia da Maré das Porcas possui 70m e é cercada por belas falésias. É vizinha da praia do Coelho, separada por um penhasco à beira mar, mas é possível ir de uma praia à outra contornado o rochedo.

No lado direito há um outro rochedo que possui uma passagem por um arco natural que leva à pequenina praia da Fraternidade, com apenas 30m de areia.

Praia da Coelha

Praia da Coelha - Albufeira - Algarve
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

A Praia da Coelha é uma das mais bonitas de Albufeira, também cercada de belas falésias. Tem 180m e divide uma mesma baía com a praia da Maré das Porcas e a praia da Fraternidade.

A estrada de acesso desce por uma vale e termina em um restaurante onde há uma pequena escada de acesso à areia.

Praia da Ponta Grande e Praia Secreta

Praia Secreta - Albufeira - Algarve
Praia Secreta – Foto: Karen Yamaki / Local Guide Maps

A Praia da Ponta Grande possui 120m e é totalmente cercada por penhascos. Não possui acesso por escadaria, apenas pelo mar ou por uma gruta que dá passagem para a praia Secreta.

A praia Secreta fica escondida em um grande buraco nas falésias. A água do mar chega até ela através de uma gruta que dá passagem também aos aventureiros com caiaque. Além desta passagem há um outro acesso íngreme entre as rochas.

Praia da Ponta Pequena, Praia do Ninho da Andorinha e Praia dos Piratas

São três pequeninas praias localizadas em pequenas enseadas formadas pelos rochedos. Possuem pedras misturadas à areia e são mais indicadas à contemplação através das trilhas no alto.

Praia de São Rafael – Albufeira

Praia São Rafael - Albufeira - Algarve

Com 270m de extensão, a praia de São Rafael é uma das mais bonitas praias de Albufeira. Possui um mar muito bonito e convidativo para banho de mar. A faixa de areia é larga, com um belo conjunto de formações rochosas coloridas.

O acesso é fácil por estrada com estacionamento. Para descer à praia há uma rampa com um restaurante na areia.

Praia da Vigia e Praia dos Arrifes

Vista aérea da praia Vigia e praia Arrifes - Albufeira - Algarve
Vista aérea da praia Vigia e praia Arrifes

As praias Vigia e Arrifes ficam lado a lado, separadas apenas por um monte de pedras. São belas praias de mar transparente, com formações rochosas situadas junto ao mar.
O acesso é o mesmo para as duas pelo ado de Arrifes, onde há área de estacionamento e um restaurante.

Praia do Peneco e Praia dos Pescadores

Albufeira - Algarve - Portugal
Praia do Peneco, Pescadores, e centro de Albufeira

Peneco é a praia que fica em frente ao centro histórico da cidade de Albufeira. A praia dos Pescadores fica em frente a zona mais baixa do centro. Na verdade as duas são uma única praia com 630m, que muda de nome em cada ponta.

A praia possui uma larga faixa de areia que vai desde o elevador até um pequeno cais. Possui grande infraestrutura com opções de hospedagem e restaurantes à beira mar.
Possui algumas falésias e há 4 acessos diferentes a partir da cidade. O acesso principal fina no canto esquerdo onde a cidade fica no mesmo nível da areia, onde há uma grande praça.

Na parte central, o acesso é por um túnel escavado na rocha que sai em baixo de um hotel, para a areia. No lado direito ficam os outros dois acessos, por um elevador e uma escadaria.

Praia do Inatel e Praia dos Alemães

Praia dos Alemães - Albufeira - Algarve

Estas duas praias na verdade são uma única extensão de areia com 1300m. Porém o lado direito é chamado de Praia do Inatel devido a um grande hotel à beira mar. Nas traseiras da praia existem vários complexos de apartamentos e hotéis de férias.

Possuem uma larga faixa de areia. No lado direito há uma alta falésia. Na parte central, junto ao hotel há um vale que desce ao nível da areia, onde está o principal acesso. No lado esquerdo, há muitas porções de falésias mais pequenas.

Praia dos Aveiros

Praia dos Aveiros - Albufeira - Algarve
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

Praia em forma de concha, com 100m, com áreas rochosas nos dois lados. Fica em uma área quase particular, cercada de grandes hotéis.

Praia da Oura

Praia da Oura - Albufeira - Algarve
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

Oura tem 800m de extensão e uma larga faixa de areia e áreas rochosas nas duas pontas. Esta praia possui uma ampla infraestrutura turística onde estão instalados grandes hotéis, em sua metade no lado direito.
A metade esquerda possui paisagens mais naturais, com falésias coloridas que seguem até a Pedra dos Bicos.

Praia da Santa Eulália e Praia da Balaia

Praia de Santa Eulália - Albufeira - Algarve
Praia de Santa Eulália – Albufeira – Algarve – Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

Estas duas praias formam uma única enseada e tem apenas nomes diferentes em cada um dos lados. Santa Eulália fica à direita e Balaia à esquerda. Possuem falésias nas duas extremidades e na parte central uma área mais rasa, onde fica o Grand Real resort e o Atlântico bar.
Possui uma grande infraestrutura na parte central, enquanto as pontas da praia são de áreas mais preservadas.

Praia Maria Luisa

Praia Maria Luisa - Albufeira - Algarve
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

Com 500m de extensão, a praia Maria Luisa fica num belo vale onde se misturam as cores ocres das falésias com o verde da vegetação. Nesta praia ficam alguns clubes de praia, além de hotéis e áreas residenciais. É uma ótima praia para caminhadas, pois há trilhas para as praias vizinhas, como a praia Olhos D’água.

Praia Olhos D’água

Praia dos Olhos D'água - Albufeira - Algarve
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

Olhos D’água é uma belíssima praia que mistura a beleza de suas águas, com os tons ocres das falésias e o verde das árvores. Os dois lados da praia são assim, com muita beleza natural.
A parte central fica a parte mais urbana, com calçadão e aruá principal, repleta de lojinhas e opções gastronômicas. Na vila há ótimas opções de hospedagem.

Praia da Falésia

Praia da Falésia - Albufeira - Algarve
Crédito: Vitor Oliveira / Portuguese_eyes

A praia da Falésia é a maior praia de Albufeira, com 5,6 km de extensão em linha reta. Começa logo depois da praia Olhos D’água com o nome de praia do Barranco e segue até o molhe, na divisa com Vilamoura, com algumas mudanças de nome.

Quase todo seu comprimento é marcado por uma alta falésia que assume colorações que vão do laranja ao branco. Possui vários acessos durante o percurso com boas opções de hospedagem, nas proximidades.

O que fazer em Albufeira à noite

Albufeira tem a noite mais a noite movimentada entre os destinos do Algarve, até mesmo fora da temporada de verão. A cidade é repleta de restaurantes, cafés, bares e pubs, principalmente na área central da cidade.

O centro histórico conta com polos gastronômicos que ocupam ruas inteiras que são destinadas apenas a pedestres. Na praia de Oura, a 3 km do centro há uma rua chamada de “The Strip” que é o point da turma jovem, lotada de bares, pubs e baladas.

O que fazer em Albufeira

Quando ir a Albufeira no Algarve

As águas do mar do Algarve costumam geladas o ano todo, mas refrescantes no forte calor do verão da região. Portanto a melhor época para aproveitar as praias de Albufeira são no verão europeu, entre os meses de junho e agosto. Porém nesses meses de férias se prepare para pegar as praias bem lotadas de europeus e com isso, sobem os preços de hospedagem.

Os meses de maio e setembro, que também são meses quentes e tem dias longos, bons pegar praia. Nestes períodos ainda tem a vantagem de encontrar as praias menos lotadas. O restante do ano é ideal para apenas conhecer as praias e atrações com calma.

Entre maio e setembro praticamente não chove no Algarve. No restante do ano chove pouco, e mesmo nos meses mais chuvosos a média é de apenas 60mm.

Albufeira - Portugal
Vista aérea do centro da cidade

Como chegar a Albufeira – Portugal

O aeroporto mais próximo é o de Faro, localizado a 43km de Albufeira. A TAP oferece voos diários entre Lisboa e Faro, com a duração de 40 minutos. Porém pode ser mais vantajoso seguir direto de Lisboa para Albufeira de carro alugado, trem ou ônibus.

De carro: Albufeira fica a 260km de Lisboa conectadas por auto estradas rápidas. Leva-se em torno de 2:30h para percorrer o trecho de carro.

A grande vantagem de ir de carro é a liberdade nos deslocamentos pelas praias do Algarve. Porém se for no verão, terá dificuldades de estacionar em alguns lugares.

Foi esta a forma que escolhemos. Alugamos um carro em Lisboa (que reservamos ainda no Brasil) e pudemos conhecer vários destinos do país, incluindo o Algarve.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF!
Faça sua cotação e reserve aqui!

De trem: A empresa Comboios Portugal tem linhas que saem da estação do Oriente, em Lisboa para o Algarve, com parada na estação Ferreiras, em Albufeira. A viagem dura de 3:05h e o preço é de 27 Euros o trecho.

De ônibus: A Rede Expressos de ônibus conecta Lisboa a Albufeira, no Algarve. O tempo de viagem é de 2:45 horas e o preço por trecho é de 19 Euros.

Onde ficar em Albufeira

Hotel Colina do Mar
Quarto do Hotel Colina do Mar

O melhor local para se hospedar em Albufeira é do centro até a praia da Oura. É a região mais bem centralizada e com maior concentração de opções de hospedagem, gastronômicas e de comércio.

Há também várias praias que possuem ótimas opções de hotéis e resorts, como as praias de São Rafael, Santa Eulália e Olhos D’água.
Passamos apenas uma noite em Albufeira e ficamos no hotel Colina do Mar, muito próximo ao centro. No mês de março, quando fomos, foi uma opção com ótimo custo benefício.

Confira algumas boas opções de hospedagem em Albufeira:

Onde comer em Albufeira

Como já comentamos, o centro da cidade oferece uma grande área onde se concentram muitos bares, cafés e restaurantes. Há ruas inteiras que se tornaram polos gastronômicos. A orla da praia do Peneco também é repleta de opções.

Seguro Viagem Portugal

Se vai viajar para Portugal, não esqueça o Seguro Viagem. É obrigatório para viajar para os países da União Europeia e deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros. O apólice do seguro pode ser exigido ainda na imigração do aeroporto.

Sempre utilizamos o site da Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem, dentro de seu orçamento.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Nota: Queremos agradecer a Vitor Oliveira pela colaboração com várias imagens deste artigo. Não conseguimos visitar todas as praias e ele gentilmente disponibilizou suas fotos de Albufeira. Obrigado pela parceria! Álbum de Vitor Oliveira – Portuguese_eyes.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here