Cidades do Rio Grande do Sul: 60 destinos turísticos

Guia de Turismo Rio Grande do Sul - 10 regiões e 30 cidades para você montar seus roteiros de viagem!

Cidades do Rio Grande do Sul
Vista aérea do centro da cidade, Prainha e Praia Grande ao fundo
  Por Jair Prandi
 

Conheça 60 cidades do Rio Grande do Sul para fazer turismo. Lista de 10 regiões e as melhores cidades turísticas gaúchas com suas principais atrações.

Os pontos turísticos do Rio Grande do Sul são bastante variados e a identidade cultural bastante diversa, herdada de povos colonizadores. Da Serra Gaúcha ao Pampa, do Litoral a Fronteira Oeste, do Chuí às Missões, o estado oferece roteiros com belas paisagens e uma rica herança cultural, arquitetônica e gastronômica.

Em razão de sua história e localização geográfica, na divisa com Uruguai e Argentina, o Rio Grande do Sul costuma receber muitos turistas dos países da América do Sul, como também brasileiros que visitam principalmente a Serra Gaúcha.

Dividimos as cidades turísticas do Rio Grande do Sul em 10 regiões, onde iremos destacar cada uma delas com suas principais cidades e atrações.

Mirante do Cânion do Tabuleiro - São José dos Ausentes
Cânion do Tabuleiro em São José dos Ausentes

Rio Grande do Sul – Dados gerais do estado

  • De acordo com o IBGE, há 497 cidades no Rio Grande do Sul espalhadas em uma área de 281.748 km².
  • A população do Rio Grande do Sul é de 11,43 milhões (estimativa de 2020).
  • A capital do estado é Porto Alegre, com 1,5 milhão de habitantes (2020) e 4,3 milhões na Região Metropolitana.
  • As 5 cidades mais populosas são: Porto Alegre (1,49 milhões), Caxias do Sul (517 mil), Canoas (348 mil), Pelotas (343 mil) e Santa Maria (283 mil).

Turismo Rio Grande do Sul

Navegue por este post

O que fazer no Rio Grande do Sul: 60 cidades turísticas

O que fazer em Gramado
Portal da cidade de Gramado

Na Serra Gaúcha se concentram alguns dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul. O clima romântico, a diversidade e quantidade de parques temáticos, a culinária e a arquitetura de cidades como Gramado e Canela agradam os turistas.

Mas há muito mais para ver no estado, como as paisagens incríveis da região dos cânions, a região da Uva e do Vinho, os complexos termais, missões jesuíticas e muitas cidades com atrações de ecoturismo e de caráter cultural e arquitetônico que iremos mostrar nesse post.

Rio Grande do Sul: 60 Cidades turísticas

Lagoa do Violão - Torres RS
Vista aérea da Lagoa do Violão – Torres RS

Gramado, Canela, Porto Alegre, Bento Gonçalves, talvez sejam essas as primeiras cidades do Rio Grande do Sul que são lembradas em termos de turismo.

Mas, agora iremos mostrar 60 cidades e uma breve descrição dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul, divididas por 10 regiões.
Nota! Na descrição de cada cidade há um link que leva ao post detalhado de cada destino. Confira!

Voltar ao índice

Região Metropolitana de Porto Alegre

Na região metropolitana de Porto Alegre, incluímos algumas sub-regiões, como Vale do Caí, Paranhana, Vale do Rio dos Sinos, Encosta da Serra, Delta do Jacuí e Centro-Sul.
As melhores opções de turismo nessa área estão na capital Gaúcha, além de várias outras cidades com opções de ecoturismo, especialmente belas cachoeiras.
Conheça os principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul nesta região:

1 – Porto Alegre – Capital do Rio Grande do Sul

Orla do Guaíba e Usina do Gasômetro
Orla do Guaíba e Usina do Gasômetro ao fundo

A capital do Rio Grande do Sul se destaca pela quantidade de parques e prédios históricos no centro. A orla do Lago Guaíba é tomada de parques que convidam à prática de esportes e atividades ao ar livre, com destaque para região da Usina do Gasômetro.

Além disso, um roteiro cultural e arquitetônico pelo centro leva a vários museus e prédios históricos. O tour na Arena do Grêmio e no estádio do Internacional também são programas legais para quem gosta do futebol.

2 – Três Coroas

Budda do Templo Budista de Três Coroas
Budda do Templo Budista de Três Coroas

A apenas 25 km de Gramado, mas já fora da região da Serra Gaúcha, Três Coroas se destaca pela atividade de rafting em três diferentes parques no Vale do Paranhana.
Outra atração muito procurada é o Templo Budista de Três Coroas Chagdud Gonpa Khadro Ling localizado no alto de uma montanha.

3 – Riozinho e Rolante

Vista aérea da Cascata do Chuvisqueiro
Vista aérea da Cascata do Chuvisqueiro

Situado em uma região próxima a Três Coroas, colocamos esses destinos por conta de duas belíssimas cachoeiras:

A Cascata do Chuvisqueiro situada em Riozinho, com 76 m de altura é possivelmente a mais bonita cachoeira do rio Grande do Sul. Já a Cascata das Andorinhas em Rolante, apesar de bem menor, uma cachoeira bem diferente por estar situada junto a uma gruta.

Voltar ao índice

Turismo Rio Grande do Sul – Serra Gaúcha

Canela - Serra Gaúcha
Cascata do caracol, em Canela

Na Serra Gaúcha, agrupamos as cidades da Região das Hortênsias e da Região da Uva e do Vinho.
Na Região das Hortênsias estão as mais famosas cidades do Rio Grande do Sul, como as consagradas Gramado e Canela, além de Nova Petrópolis.

Já a Região da Uva e do Vinho, também apelidada de “Toscana Brasileira”, é o berço da cultura italiana no Rio Grande do Sul. Essas características são marcantes em roteiros como o “Caminhos da Colônia”, em Flores da Cunha e Caxias do Sul, e nos “Caminhos de Pedra”, em Bento Gonçalves.

No encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos, que representa o legado histórico, cultural e gastronômico dos imigrantes aliado a modernidade das vinícolas com infraestrutura qualificada para o turismo.
Conheça as principais cidades turísticas do Rio Grande do Sul nessa região:

4 – Gramado

O que fazer em Gramado - Lago Joaquina Rita Bier
Lago Joaquina Rita Bier

A cidade de Gramado é um dos principais destinos turísticos românticos do Brasil e o principal destino de turismo no Rio Grande do Sul. A aconchegante cidade é ideal para quem quer conhecer a influência alemã e italiana.

A farta rede hoteleira de qualidade, excelência nos serviços, a arquitetura, urbanismo e culinária, aliada aos vários parques temáticos atraem públicos de todos os tipos.

Aproveite e reserve suas experiências na Serra Gaúcha com Civitatis. Uma empresa nacional de reserva online que oferece os melhores preços e opções de passeios.

5 – Canela

Vista aérea do centro de Canela - RS
Vista aérea do centro de Canela

Canela é um complemento à Gramado e as duas juntas formam um grande polo turístico. Além das atrações urbanas como a magnífica catedral de pedra e os vários parques temáticos, Canela oferece belíssimas atrações naturais.

Parques como a Cascata do Caracol e o Parque da Ferradura mesclam muito bem as atrações naturais com atrações temáticas como o Skyglass e os bondinhos Parque da Serra. Já o Parque Terra Mágica Florybal é um dos preferidos das crianças.

6 – Nova Petrópolis

Praça das Flores - Nova Petrópolis
Praça das Flores – Nova Petrópolis

Entre Gramado e Caxias do Sul, ainda na região das Hortênsias, fica a bela Nova Petrópolis. É uma cidade muito charmosa com construções em estilo alemão, belas praças e uma convidativa gastronomia.

O destaque da cidade é o parque Aldeia do imigrante, um parque ecológico e temático que reconstitui uma vila típica alemã do século 19.

7 – Caxias do Sul

Castelo Chateau Lacave - Caxias do Sul
Castelo Chateau Lacave – Caxias do Sul

Maior cidade da Serra Gaúcha e grande polo industrial mecânico, Caxias do Sul mantém ao mesmo tempo as características de uma cidade do interior.

Há vários roteiros turísticos pelo interior do município, alguns entre videiras e vinícolas, outros com paisagens naturais de cachoeiras e outras atrações, além de parques e até um castelo na cidade.

8 – Bento Gonçalves

Spa do Vinho - Luxo em meio aos parreirais
Paisagem no vale dos Vinhedos

Conhecida com a capital brasileira do vinho, Bento Gonçalves não recebeu este título à toa. Vinícolas e videiras se espalham por todo interior do município formando belíssimos cenários.

O passeio de Maria Fumaça pela Serra, o Vale dos Vinhedos e o Caminhos de Pedra estão entre suas principais atrações. Mas há muito mais a ser explorado.

Aproveite e reserve suas experiências em Bento Gonçalves com Civitatis. Uma empresa nacional de reserva online que oferece os melhores preços e opções de passeios.

9 – Garibaldi

Degustação dos espumantes da Vinícola Garibaldi
Degustação dos espumantes da Vinícola Garibaldi

Conhecida com Capital Brasileira do Espumante, Garibaldi conta com vinícolas consagradas especializadas em espumantes, como a Vinícola Garibaldi, Peterlongo e Chandon, entre outras.
O destino também tem uma parada no roteiro da Maria Fumaça, além de roteiros na zona rural repletos de história e gastronomia.

10 – Farroupilha

Salto ventoso - Farroupilha
Salto Ventoso, em Farroupilha

Localizada entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves, Farroupilha apresenta duas atrações de destaque.
O Salto Ventoso é uma bela cachoeira que dá a possibilidade de acesso por trás da queda. Uma grande gruta com uma passarela abaixo dá acesso a essa travessia.
A outra importante atração é o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, que recebe milhares de romeiros no mês de maio.

11 – Flores da Cunha

Flores da Cunha - Praça da Bandeira
Praça central de Flores da Cunha

Também vizinha à Caxias do Sul, Flores da Cunha é outro destino da Serra Gaúcha que respira a uva e o vinho.

O interior do município possui cenários repletos de videiras, cantinas e vinícolas, semelhante ao vale dos Vinhedos de Bento. O destaque fica para a sofisticada vinícola Luiz Argenta.

12 – Veranópolis

 

Mirante do Rio das Antas - Veranópolis
Mirante do Rio das Antas em Veranópolis

Veranópolis ganhou fama nacionalmente por ser considerada a “capital brasileira da longevidade”, uma das três cidades brasileiras onde sua população vive mais tempo e também conhecida como a “Princesa dos Vales”, terra de descendentes de imigrantes italianos.

Entre as principais atrações da cidade se destacam a sua igreja matriz, o restaurante giratório e o portal turísticos. Na zona rural se destaca o Mirante Belvedere, a Ponte Ernesto Dornelles, a Cascata da Usina Velha e a Gruta Indígena.

13 – Nova Prata

Caldas do Prata - Nova Prata
Caldas do Prata – Piscinas externas

A grande atração de Nova Prata é parque termal Caldas do Prata juntamente com a cachoeira do Rio da Prata. As duas atrações ficam no mesmo parque, sendo que o complexo termal fica ao lado do rio e de um penhasco, num belo cenário natural.

Mas há outras atrações na cidade como o belo portal decorado om pedras de basalto e a igreja matriz, além de outras atrações.

14 – Antônio Prado

Centro histórico de Antônio Prado
Centro histórico de Antônio Prado

Considerada a cidade mais italiana do Brasil, Antônio Prado, é uma cidade onde os costumes e a cultura italiana são muito presentes. Entre os moradores é comum os habitantes falarem em italiano ou com um sotaque bastante puxado.

Além disso, o centro da cidade possui uma bela coleção arquitetônica com um amplo casario preservado de madeira no centro histórico.

15 – São Marcos

Cachoeira do Rio São Marcos
Vista aérea da cachoeira do Rio São Marcos

São Marcos é uma cidade da Serra Gaúcha que faz parte da Rota da Uva e do Vinho, localizada entre a serra do Rio das Antas e a Serra do Rio São Marcos. A região é repleta de videiras, várias cantinas, vinícolas e adegas, com a ótima comida italiana.

No turismo os destaques são o Morro do Calvário, a Praça Central Dante Marcucci, e o Vale do Rios das Antas, na rota da BR 116. Os principais eventos são o Encontro de Carros Antigos de São marcos e a Festa dos Motoristas de São Marcos.

16 – Campestre da Serra

Ponte do Korff - São Manoel - Campestre da Serra
Ponte do Korff – Travessia do Rio das Antas, entre São Manoel e Criúva

Campestre da Serra é um município da Serra Gaúcha, pequena cidade com poucos anos de existência, que oferece algumas belas atrações.

O município é um grande produtor de uvas e suas principais atrações turísticas são a Ponte do Korf, centenária ponte de ferro e pedra sobre o Rio das Antas, a Cachoeira da Usina e o Fervedor do Rio das Antas.

Veja o que fazer em Campestre da Serra

Voltar ao índice

Turismo no Rio Grande do Sul – Campos de Cima da Serra e Cânions Gaúchos

Campos de Cima da Serra são os campos de altitude gaúchos, uma região importante no turismo RS. Nessa região se concentra o mais impressionante conjunto de cânions da América Latina.

Belíssimos campos naturais ondulados, com matas de araucárias e rios com lajeados e cachoeiras, formam belíssimas paisagens naturais.
Conheça as cidades do Rio Grande do Sul situadas na região dos Campos de Cima da Serra:

17 – São Francisco de Paula

Vista aérea do Lago São Bernardo - São Francisco de Paula
Vista aérea do Lago São Bernardo – São Francisco de Paula

Situada no caminho entre Canela e os cânions de Cambará do Sul, numa área de transição entre a Serra Gaúcha e os campos de altitude, fica a cidade de São Francisco de Paula.
Na cidade se destaca o charmoso Lago São Bernardo. Na zona rural os destaques são as belas pousadas, várias quedas d’água em lugares como o parque das 8 cachoeiras e o Passo da Ilha.

18 – Cambará do Sul

Cânion Itaimbezinho - Mirante do Cotovelo
Mirante do Cotovelo

Em Cambará do Sul estão alguns dos maiores e mais conhecidos cânions do Brasil. Os campos são cortados abruptamente por penhascos de centenas de metros que fazem a divisa natural do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.

O cânion Itaimbezinho e o cânion Fortaleza são os mais famosos. Porém há muitos outros, além de cachoeiras espalhadas pelo município, como a Cascata dos Venâncios.

19 – São José dos Ausentes

Cânion Amola Faca - São José dos Ausentes
Vista aérea do Cânion Amola Faca

São José dos Ausentes é considerada a cidade mais fria do estado e após várias visitas consideramos também, como o melhor destino de ecoturismo no Rio Grande do Sul.

Possui 8 grandiosos e belíssimos cânions, como o Monte Negro, Amola Faca, Boa Vista e Tabuleiro. Tem também cachoeiras gigantes, pousadas e hotéis fazenda em meio a cenários belíssimos.

20 – Bom Jesus

Fazenda das Cascatas - Mirante da Ferradura
Mirante da Ferradura e Cachoeirão

Bom Jesus não possui cânions como as cidades vizinhas, mas belas paisagens de campos e cachoeiras. Os destaques ficam para a Barragem do Rio dos Touros e a Fazenda das Cascatas, uma caminhada ecológica que leva a uma sequência de 3 belas cachoeiras.

Saiba o que fazer em Bom Jesus

21 – Jaquirana

Cachoeira Passo do S
Vista aérea da Cachoeira Passo do S em Jaquirana

Ainda menos conhecida a pequenina cidade de Jaquirana entrou em nossa lista por dois lugares muito pouco conhecidos. A cachoeira do Passo do S é uma enorme queda do Rio Tainhas que despenca logo após uma passagem de carro pelo rio.
Outra bela atração é a Cascata dos Venâncios na divisa com o município de Cambará do Sul.

Conheça o Passo da Ilha e Passo do S

22 – Vacaria

Vinícola Campestre - Vacaria
Vista aérea da vinícola

Terra do Rodeio Internacional, a maior festa tradicionalista da América Latina, Vacaria é também se destaca como um dos maiores produtores de maça no Brasil.
Entre as atrações turísticas se destacam a sua bela catedral de pedra, o Parque das Cachoeiras, com suas 3 belas quedas e a belíssima Vinícola Campestre.

Voltar ao índice

O que fazer no Rio Grande do Sul – Região do Vale do Taquari

Nessa região, um dos grandes destaques é a Ferrovia do Trigo, um ícone da engenharia militar que se tornou um importante ponto turístico do Rio Grande do Sul. Mas há várias cidades que oferecem bons atrativos turísticos, confira!

Ferrovia do Trigo

Viaduto Mula Preta
Travessia do viaduto Mula Preta na trilha da Ferrovia do Trigo

A Ferrovia do Trigo tornou-se uma atração conhecida nacionalmente devido ao trecho espetacular da ferrovia na Serra, onde são feitas longas caminhadas. A mais famosa atração é o Viaduto 13.

O trecho de quase 50 km é repleto de enormes viadutos e túneis em uma região bastante acidentada, que se tornou uma atração turística. Fica entre os municípios de Muçum, Dois Lajeados, Vespasiano Correia e Guaporé.

23 – Guaporé

O que fazer em Guaporé - Cristo Redentor
Cristo Redentor de Guaporé

Guaporé é conhecida como a “Capital da Hospitalidade”, cidade situada no limite entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha, polo da indústria de joias e de lingerie.

Entre os atrativos não deixe de conhecer o Cristo Redentor onde fica o mirante da cidade, a Praça Vespasiano Corrêa e a Igreja Matriz Santo Antônio.
Guaporé é também o ponto de partida do passeio de trem mais bonito do Brasil, que ocorre eventualmente, o Trem dos Vales, que passa pela Ferrovia do Trigo e o incrível Viaduto 13.

24 – Serafina Corrêa

La Nave Degli Imigrante - Serafina Corrêa
Monumento La Nave Degli Imigrante

Serafina Corrêa é mais um pedacinho da Itália no Rio Grande do Sul que resgata a cultura e as tradições de seus imigrantes, localizada em uma área de transição entre a serra e o planalto gaúcho.

Na Via Gênova, avenida que passa em frente à prefeitura de Serafina Corrêa, há um conjunto de réplicas de prédios históricos da Itália. No local há uma réplica do Castello Inferiore di Marostica, da Casa di Romeo, da Casa di Giulietta, a La Rotonda.

25 – Vila Maria

Cascata do Maringá - Vila Maria RS
Cascata do Maringá

Vila Maria é uma pacata cidade do Rio Grande do Sul, conhecida como Capital Regional do Ecoturismo pelos seus atrativos naturais, situados no interior do município.

Na cidade as duas principais atrações são o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Salete. Na zona rural os destaques ficam por conta da Cascata do Maringá e a Cascata do Porongo.

Vila Maria RS: 10 pontos turísticos

26 – Encantado

Cristo Protetor de Encantado RS
Cristo Protetor de Encantado RS – Foto divulgação

Encantado é uma cidade do Rio Grande do Sul situada no vale do taquari, que ganhou fama recentemente pela construção da maior estátua de Cristo do Brasil, com 37,5 m de altura, e 43,5 m incluindo o pedestal.

A estátua começou a ser construída em 2019 e foi concluída em março de 2022, terá um elevador que leva o visitante até o coração do Cristo. O restante da infraestrutura do complexo deverá ser concluído até o final de 2022.

27 – Casca

Ponte Romana de Vila Evangelista
Ponte Romana e casas históricas de Vila Evangelista

Casca RS é uma pequena cidade gaúcha que foi colonizada principalmente por imigrantes italianos, que ainda hoje preservam muitos elementos da cultura, dialeto e culinária.
O distrito de Evangelista é uma de suas principais atrações, uma vila histórica cultural e turística, repleta de casarões antigos de madeira, além do Museu Luigi Pinzetta, que conta com um casarão todo mobiliado da época dos imigrantes.

Veja o que fazer em casca RS

28 – União da Serra

Ponte do Salto Pulador - União da Serra RS
Ponte do Salto Pulador em União da Serra

União da Serra é uma bucólica cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul, com menos de 1200 habitantes, mas que oferece belos cenários de paisagens naturais.

Suas atrações ficam por conta suas belas cachoeiras, pelas igrejinhas e casarões de madeira herdados pela colonização italiana, e pelo parque União da Serra que conta com ótima infraestrutura.

Saiba o que fazer em União da Serra

29 – Marau

Marau - Rio Grande do Sul
Vista aérea da praça central e igreja matriz de Marau

Marau é uma cidade do Rio Grande do Sul situada entre o Norte do estado e a região do Vale do Taquari, cidade conhecida como a Capital Nacional do Salame.

Entre suas principais atrações se destacam a igreja matriz Cristo Redentor, a praça central, os santuários de Lourdes e de Santa Catarina, além de algumas cachoeiras na zona rural do município.

Voltar ao índice

Turismo Rio Grande do Sul – Vale do Rio Pardo

No Vale do Rio Pardo se destacam cidades colonizadas por alemães como Santa Cruz e Venâncio Aires, além de algumas cidades históricas como Rio Pardo e Cachoeira do Sul.
Conheça as principais cidades do Rio Grande do Sul nessa região!

30 – Santa Cruz do Sul

O que fazer em Santa Cruz do Sul
Catedral São João Batista em Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul é uma bela cidade do Rio Grande do Sul, bonita e organizada, referência na imigração alemã, famosa por sediar a melhor Oktoberfest do estado.

O grande destaque turístico de Santa Cruz do Sul é a imponente catedral São João Batista, a maior catedral da América Latina em seu estilo arquitetônico, primeira da lista das 10 igrejas mais bonitas do Rio Grande do Sul.

31 – Venâncio Aires

Venâncio Aires
Vista aérea do centro de Venâncio Aires

Próxima a Santa Cruz, Venâncio Aires também entra na lista do Turismo Rio Grande do Sul com uma fantástica igreja matriz, cidade conhecida pelo título de Capital Nacional do Chimarrão.

Na cidade, o grande destaque é a imponente Igreja Matriz São Sebastião Mártir. Na zona rural, a cascata do Chuveirão é a principal atração, porém há vários outros pontos turísticos como a figueira centenária, mirantes e as pequenas igrejas espalhadas no interior do município.

32 – Cachoeira do Sul

Igreja matriz de Cachoeira do Sul RS
Catedral e Chateau d’Eau em Cachoeira do Sul

Cachoeira do Sul é uma das mais antigas cidades do Rio Grande do Sul, conhecida como a “Capital Nacional do Arroz” e também considerada uma das quatro capitais farroupilhas no RS.

Seu principal cartão-postal é o Château dEau (Castelo das Águas, traduzido do francês) junto com a catedral Nossa Senhora da Conceição. Outros pontos turísticos de destaque são a Igreja Santo Antônio, a Ponte de Pedra de Botucaraí (1848), e a Ponte do Fandango (1961).

33 – Rio Pardo

O que fazer em Rio Pardo - Praia dos Ingazeiros
Praia dos Ingazeiros – Rio Jacuí – Rio Pardo

Rio Pardo é uma cidade do Rio Grande do Sul com mais de 200 anos de história, repleta de antigas construções ainda conservadas, como se vê na Rua da Ladeira, primeira rua calçada no RS.

Ao longo de sua história, a cidade acolheu importantes personagens da história do Brasil, como a Princesa Isabel, Dom Pedro II e Getúlio Vargas. Rio Pardo fica junto ao encontro de dois importantes rios do Rio Grande do Sul, o Rio pardo e Rio Jacuí.

Voltar ao índice

Principais cidades do Rio Grande do Sul no Litoral Norte Gaúcho

As praias não são o forte no turismo Rio Grande do Sul, mas podemos destacar algumas, especialmente Torres, com seu litoral único no Brasil, recordado por penhascos de basalto.
Há também as cidades da região do Litoral, que não ficam à beira mar, mas sim, nas encostas da serra, repletas de cachoeiras.

34 – Torres

Penhascos do Morro do Meio - Torres
Penhascos do Morro do Meio – Torres

Conhecida como a mais bela praia Gaúcha, Torres não ganhou esse título à toa. Boa parte de suas praias são divididas por penhascos rochosos, com destaque para a Praia da Guarita e a Praia da Cal. O platô acima das falésias é lugar ideal para caminhadas e fotos.

Além das falésias, a cidade é cortada por dunas, lagoas e o Rio Mampituba, que divide o Rio Grande do Sul de Santa Catarina. Aproveite para fazer também um passeio de balão em Torres, que acontece todos os dias.

35 – Capão da Canoa

Calçadão de Capão da Canoa
Calçadão e praças à beira mar

Pela maior proximidade de Porto Alegre, Capão da Canoa da Canoa é o principal destino do Litoral Gaúcho. Não apresenta pontos turísticos significativos, mas vale a visita se for no verão.
Em Capão há dois grandes parques aquáticos: O Acqua Lokos e o Marina Park, ambos com muitas atrações interessantes.

36 – Tramandaí

Tramandaí - RS
Vista aérea do rio e a cidade

Outra praia do Litoral Norte Gaúcho que vale a visita no verão é Tramandaí. Entre os principais pontos turísticos, tem a plataforma de pesca e a Barra do Rio Tramandaí, que a separa da cidade de Imbé.

Aproveite para dar uma esticadinha na praia de Cidreira, caminho que atravessa uma área de dunas repleta de torres eólicas.

37 – Cidreira

Vista aérea das dunas
Dunas e a cidade ao fundo

A Praia de Cidreira é a que fica mais próxima de Porto Alegre, considerada um dos balneários mais antigos do Rio Grande do Sul e a mais visitada no passado.

Metade de seu território é constituído por dunas, que formam belos cenários entre o mar e algumas lagoas. Suas principais atrações são o farol centenário, a plataforma de pesca, a estátua de Iemanjá, suas dunas e as três lagoas que circundam a região.

38 – Maquiné

Cascata do Garapiá em Maquiné

Maquiné é uma pequena cidade que se destaca no Turismo Rio Grande do Sul pelas belas cachoeiras, situadas no distrito de Barra do Ouro nas encostas das montanhas.

As cachoeiras mais conhecidas de Maquiné são a Cascata do Garapiá e a Cascata da Forqueta, na Barra do Ouro. Mas tem também a Cachoeira do Escangalhado e a gigantesca Cascata da Água Branca, com 259m de altura e difícil acesso.

39 – Itati

Túnel da reversão - Serra do Pinto
Túnel da reversão – Serra do Pinto – Itati

Itati é um município do Rio Grande do Sul, pouco conhecido, mas rico em diversidade geográfica, na transição entre a Serra Gaúcha e o Litoral Norte.

Entre as principais atrações se destacam a espetacular Serra do Pinto e o conjunto de cachoeiras da Chapada dos Vagalumes.

40 – Três Cachoeiras

Poço do Morcego - Três Cachoeiras
Poço do Morcego – Três Cachoeiras

Três Cachoeiras é outra pequena cidade do Rio Grande do Sul, situada no Litoral Norte entre uma grande lagoa e as montanhas.

Tem como principais atrações duas cachoeiras que formam belíssimas piscinas naturais de águas verdes, o Poço das Andorinhas e o Poço dos Morcegos, rodeados pela mata nativa.

Veja o que fazer em Três Cachoeiras

41 – Terra de Areia

Cachoeira do Ressaco - Terra de Areia
Cachoeira do Ressaco – Terra de Areia

Terra de Areia tem em seu território uma mistura de faixa de praias, lagoas e áreas de serra, com belíssimas cachoeiras. A cidade é conhecida como a capital gaúcha do abacaxi.

Possui alguns pontos turísticos com destaque para a Cachoeira do Ressaco e a Trilha das 10 Cachoeiras, situadas na encosta da serra.

Voltar ao índice

Cidades do Rio Grande do Sul – Região Sul

Esta região é marcada por extensas praias, dunas e enormes lagoas de água doce, que se estendem até o Chuí, na fronteira com o Uruguai.
Entre as cidades do Rio Grande do Sul nesta área podemos destacar, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e Chuí, confira!

42 – Rio Grande

Molhes da Barra - Rio Grande
Molhes da Barra – Rio Grande

A cidade de Rio Grande é a mais antiga do estado e com isso possui um vasto patrimônio em seu centro histórico. A cidade conta com vários museus interessantes e belas praças na cidade.
Junto à Barra da lagoa dos Patos fica o molhe de 4 km, local dos passeios de vagoneta e logo ao lado se inicia a Praia do cassino, considerada a maior praia do mundo.

43 – Pelotas

Centro Histórico de Pelotas RS

Pelotas está entre as principais cidades do Rio Grande do Sul e apesar de não ser considerada uma cidade turística, possui bons atrativos.
Os principais pontos turísticos de Pelotas estão ligados às construções históricas e arquitetônicas da cidade, com destaque para os casarões do centro, o Mercado Público, a Catedral Metropolitana, Catedral Anglicana e o Museu da baronesa.

44 – São Lourenço do Sul

Lagoa dos Patos - São Lourenço do Sul
Lagoa dos Patos – São Lourenço do Sul

São Lourenço do Sul fica às margens da Lagoa dos Patos, considerada a maior lagoa de água doce do mundo. O destino se destaca por suas praias de águas calmas e por ser um lugar sossegado para recarregar as energias.

    • Veja

o que fazer em São Lourenço do Sul

45 – Chuí

Chui - Rio Grande do Sul
Barra do Chui. Ponto mais ao sul do Brasil, divisa com o Uruguai

A cidade mais ao Sul do Brasil se separa da Chuy Uruguaia pelo canteiro central da avenida. É uma zona de livre comércio, procurada para compras, mas possui também algumas atrações.

No litoral fica a Barra do Chuí e a Praia da Barra. Já no lado uruguaio não deixe de visitar o Forte São Miguel, uma fortaleza muito bem preservada.

Voltar ao índice

Cidades Rio Grande do Sul – Região Noroeste e Missões

Na região das Missões está um conhecido ponto turístico do Rio Grande do Sul, de muita importância histórica, as Ruínas de São Miguel. Junto a ele destacamos Ametista do Sul, capital da Ametista e o Salto do Yucumã, maior do mundo em largura.

46 – São Miguel das Missões

Ruínas de São Miguel das Missões
Ruínas de São Miguel das Missões

Em São Miguel das Missões está um dos pontos turísticos Rio Grande do Sul mais antigos. O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um patrimônio da humanidade, e anexo fica o Museu das Missões.

As ruínas e o museu preservam remanescentes do tempo em que os jesuítas chegaram ao Brasil, em 1549, para catequizar os povos indígenas que habitavam o Sul do país.

47 – Ametista do Sul

Restaurante subterrâneo de Ametista do Sul
Restaurante subterrâneo em Ametista do Sul

A Capital Mundial da Pedra Ametista não ganhou este título à toa. São 136 minas (48 delas ativas). O subsolo da cidade é como um formigueiro, repleto de túneis e escavações.

Algumas das minas desativadas passaram a receber visitantes, onde hoje funcionam restaurantes e vinícolas subterrâneas. Há também museus, lojas e várias atrações que envolvem a pedra ametista.

48 – Salto do Yucumã – Derrubadas

Salto do Yucumã
Salto do Yucumã – Foto: Wikimedia creative commons

No município da pequena cidade de Derrubadas, na divisa com a Argentina fica o Salto do Yucumã, outro importante ponto turístico do Rio Grande do Sul.

O Salto do Yucumã é considerado a mais extensa queda longitudinal do mundo, com 1800 metros de largura. A altura das quedas varia conforme o nível do rio Uruguai, podendo chegar a 20 metros e a profundidade média do canal é de 110 metros.

49 – Santo Ângelo

Santo Ângelo - Praça Pinheiro Machado
Santo Ângelo – Praça Pinheiro Machado e catedral ao fundo

Santo Ângelo é considerada a Capital das Missões, cidade com belezas arquitetônicas relacionadas com as tribos guaranis e a cultura missioneira que marcaram presença nessa região do Rio Grande do Sul.

As principais atrações da cidade estão agrupadas no centro, junto à Praça Pinheiro Machado, onde está também a belíssima Catedral Angelopolitna, e os prédios históricos da prefeitura e do museu municipal.

50 – Ijuí

Parque da Pedreira - Ijuí
Parque da Pedreira em Ijuí

Ijuí é uma cidade do Rio Grande do Sul, vizinha a Santo Ângelo conhecida por ser Terra das Culturas diversificadas, Terra das Fontes de Água Minerais e Portal das Missões.

Apesar de não ser reconhecida como um destino turístico, há algumas atrações da cidade que merecem a visita, além de algumas cachoeiras e parques aquáticos no interior do município.

Voltar ao índice

Turismo Rio Grande do Sul – Região Norte

No Norte do estado, se destacam dois complexos de águas termais na lista do que fazer no Rio Grande do Sul, Machadinho e Marcelino Ramos. Bem próximo, no lado catarinense tem também a Termas de Piratuba e Termas de Itá.

51 – Termas de Machadinho

Piscinas externas das Termas de Machadinho
Piscinas externas das Termas de Machadinho

Localizado a 1,5 km da cidade, o Parque Aquático Termas Machadinho conta com várias piscinas internas e externas com águas termais a 45ºC.

O parque aquático fica em uma bela e espaçosa área arborizada e possui ótima infraestrutura com restaurante, quiosque para lanches, e muito mais. Em seu entorno há uma boa estrutura com hotel, apartamentos e casas de aluguel.

52 – Termas de Marcelino Ramos

Águas termais de Marcelino Ramos
Termas de Marcelino Ramos

Localizada ao lado do Rio Uruguai, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as termas de Marcelino ramos são mais uma opção no estado.

Além das termas e as várias piscinas internas e externas, a cidade oferece outras atrações, como a enorme ponte rodoferroviária e o Santuário de Nossa Senhora da Salete.

53 – Passo Fundo

Passo Fundo - Parque da Gare
Vista aérea do Parque da Gare – Passo Fundo

Passo Fundo é a maior cidade do Norte do Rio Grande do Sul, conhecida como “Capital do Planalto Médio”, “Capital do Norte” e “Capital Nacional da Literatura“.

Apesar de não ser considerada uma cidade turística do Rio Grande do Sul, Passo Fundo conta com diversos parques e praças, além de marcos arquitetônicos de valor histórico e monumentos espalhados pela cidade.

Voltar ao índice

Cidades do Rio Grande do Sul – Região Central e Campanha

O Turismo RS na região central do estado é bem variado. A maior cidade da região é Santa Maria com atrações arquitetônicas e culturais, já Ivorá, Caçapava do Sul e Nova Esperança do Sul são destinos de ecoturismo.
Em Mata, o destaque são os fósseis vegetais, enquanto Restinga Seca se destaca pelo complexo termal Termas Romanas.
Conheça os pontos turísticos do Rio Grande do Sul na região central do estado!

54 – Santa Maria

O que fazer em Santa Maria RS
Largo da Locomotiva – Santa Maria

Santa Maria é a maior cidade da região central do Rio Grande do Sul, possui 8 instituições de ensino superior, sendo a maior delas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fundada em 1960.
Santa Maria é também o berço da paleontologia no Brasil, onde em 1902 foi encontrado um Rincossauro, primeiro fóssil da América do Sul. Colonizada por imigrantes italianos possui atrações arquitetônicas e culturais, como as várias igrejas, alguns museus e praças.

55 – Ivorá

Cânion da Piruva - Ivorá
Cânion da Piruva – Ivorá

Ivorá é uma pequena cidade da região central do estado do Rio Grande do Sul, com grande potencial no ecoturismo, situada em uma área montanhosa, repleta de cachoeiras, cânions e belezas naturais.

Ivorá tem 38 cachoeiras oficialmente registradas e algumas ainda desconhecidas e de difícil acesso. Algumas delas já estão acessíveis ao turismo, algumas de visitação auto guiada, outras são trilhas guiadas como a travessia do Cânion do Piruva.

56 – Restinga Seca

Termas Romanas
Termas Romanas recanto Maestro

Restinga Seca tem sua história ligada à antiga Estação Férrea, hoje restaurada. Mas o que impulsionou o turismo no município foi a recente inauguração das Termas Romanas, um marco para o turismo no Rio Grande do Sul.

O parque Termas Romanas, localizado no distrito de Recanto Maestro, é o único parque aquático com águas termais salgadas, naturais e medicinais do Brasil. Além do amplo parque termal, o local ganhou um resort com completa infraestrutura.

57 – Caçapava do Sul

O que fazer em Caçapava do Sul
Pedra da Abelha vista do topo da Pedra do Segredo

Apesar de ainda pouco explorada no turismo do Rio Grande do Sul, Caçapava do Sul possui importante atrações, principalmente de origem geológica, como a Pedra do Segredo.

Na cidade há interessantes pontos turísticos históricos e arquitetônicos, como o Forte Dom Pedro II, entre outros… Na zona rural, gigantescas formações rochosas, grutas e cachoeiras, são os atrativos.

58 – Mata

Jardim Paleobotânico de Mata RS
Jardim Paleobotânico de Mata RS

Mata é uma cidade do Rio Grande do Sul situada no centro do estado, repleta de fósseis de madeira petrificada espalhados pelo município, tanto que se tornou conhecida como a “cidade da pedra que foi madeira”.

A cidade é um verdadeiro museu a céu aberto, situada sobre uma imensa floresta de fósseis de aproximadamente 200 milhões de anos. Os fósseis vegetais foram descobertos em 1976 pelo Padre Daniel Cargnin.

59 – Nova Esperança do Sul

Gruta Nossa senhora de Fátima - Nova Esperança do Sul
Gruta Nossa Senhora de Fátima – Nova Esperança do Sul

Nova Esperança do Sul é uma pequena cidade do Centro-Oeste do Rio Grande do Sul, localizada no Vale do Jaguari, que conta com belas atrações naturais e também históricas.

Entre os principais pontos turísticos de Nova Esperança do Sul se destacam a bela Gruta de Nossa Senhora de Fátima e as cachoeiras. A atração histórica fica por conta da centenária igreja São Caetano.

Veja o que fazer em Nova Esperança do Sul

60 – Santana do Livramento

Compras no Uruguai
Praça internacional – Santana do Livramento e Rivera

Santana do Livramento, junto com a vizinha Uruguaia Rivera, são praticamente uma única cidade só, uma brasileira e a outra uruguaia, divididas apenas por uma avenida e uma praça internacional.

O local é muito procurado para compras, pois é uma área de livre comércio. A pouco tempo Livramento ganhou uma importante atração turística, o Parque Aquático Amsterland.

Voltar ao índice

Rio Grande do Sul: Mapa das Cidades turísticas

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada uma das 60 cidades do Rio Grande do Sul citadas nesse post. As cores diferentes dos ícones representam as 10 diferentes regiões.

Conclusão sobre o Turismo Rio Grande do Sul

Como puderam ver há muitas alternativas de cidades do Rio Grande do Sul para montar os mais variados roteiros de viagem.
Há ainda outras cidades gaúchas que estão em nossos planos que queremos explorar em breve para depois incluir nessa lista.

Algumas perguntas e respostas rápidas sobre o Rio Grande do Sul:

  • Qual a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul? A cidade de Rio Grande, fundada em 16 de fevereiro de 1737.
  • Qual a maior cidade do Rio Grande do Sul? Porto Alegre, com aproximadamente 1,5 milhões de habitantes.
  • Qual a cidade mais fria no Rio Grande do Sul? São José dos Ausentes costuma ter as médias mais baixas de temperatura.
  • Qual a cidade mais bonita do Rio Grande do Sul? Gramado, em geral, é a cidade que tem a arquitetura e urbanismo mais bonito.

Passeios turísticos no Rio Grande do Sul

Conheça algumas opções de passeios nos principais destinos do Rio Grande do Sul, que podem ser reservados online, com antecedência!

Voltar ao índice

Como chegar ao Rio Grande do Sul: Aeroportos

O Aeroporto Internacional Salgado Filho é de longe a melhor opção para chegar ao estado, com uma ampla oferta de voos nacionais e alguns internacionais. É quase sempre a opção que oferece voos com melhor custo benefício, mas se você vai viajar para outra região ou cidades do Rio Grande do Sul, vale a pena pesquisar outros aeroportos.

O segundo aeroporto mais movimentado do Rio Grande do Sul, é o Aeroporto Regional de Caxias do Sul Hugo Cantergiani.

Se você vem de fora do estado e quer visitar uma parte das cidades do Rio Grande do Sul que iremos mostrar, recomendamos que alugue um carro. Há também passeios bate e volta, mas para apenas alguns dos destinos.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Quando ir ao Rio Grande do Sul

O clima no Rio Grande do Sul é subtropical e por ser o estado mais ao Sul do Brasil, tem um inverno bastante rigoroso. Na região da Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra e Campanha, é bastante comum ocorrer geadas e temperaturas entre 5 e -5 graus.

Neve no Rio Grande do Sul - Vacaria RS
Neve em Vacaria RS, que ocorreu em julho de 2021

As três cidades mais frias são Vacaria, Bom Jesus e São José dos Ausentes, situadas nas regiões de maior altitude nos campos de Cima da Serra. As geadas são comuns entre maio e setembro e a eventual ocorrência de neve é mais comum entre julho e setembro.

Não existe uma melhor época para fazer turismo no Rio Grande do Sul. As chuvas são bem distribuídas durante o ano, com isso escolha a época pela estação do ano, cada uma com características diferentes:

  • Se gosta de curtir o frio vá entre maio junho e agosto.
  • Para curtir as praias e cachoeiras vá entre novembro e março.
  • Para atividades em geral, vá em qualquer época do ano.
Cachoeira dos Venâncios - Cambará do Sul
Cachoeira dos Venâncios – Cambará do Sul

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

10 COMENTÁRIOS

  1. Prezado, adoro o teu site. Gosto muito do teu blog.

    Te envio uma sugestão de destino: novas águas termais: Termas Romanas no distrito de Recanto Maestro, cidade de Restinga Seca. é um lugar que o turismo está começando a se desenvolver. Segue site https://www.resorttermasromanas.com/
    Restinga Seca faz parte da região conhecida como Quarta Colônia de Imigração Italiana (composta pelos municípios de Silveira Martins, Ivorá, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande e São João do Polêsine, Agudo, Itaara e Restinga Seca).
    São pequenas cidades muito próximas umas das outras.
    São João do Polêsine e Silveira Martins possuem boas opções gastronômicas e cascatas; Agudo também se destaca com café colonial. Ivorá tem diversas cascatas.
    Eu sou do interior de Restinga Seca, mas moro no Rio. Nesse período da pandemia, fiquei 1 ano de volta no Rio Grande do Sul e aí acabei redescobrindo o meu Estado.
    Tenho mais dicas das cidades da região, se precisar, pode contar comigo. Abraço

  2. Adorei as listagens, muito completas!
    deu pra falar de praticamente de todos pontos turísticos do Rio grande do sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here