Machu Picchu Pueblo, também conhecido como Aguas Calientes, é a parada obrigatória e o coração pulsante para quem visita a cidadela inca no Peru. Localizado no vale do Rio Urubamba, o povoado oferece uma infraestrutura completa com hotéis e gastronomia típica.
As principais atrações incluem o relaxante complexo de águas termais, o colorido Mercado de Artesanato e o Museu de Sítio Manuel Chávez Ballón. Para os amantes da natureza, os Jardins de Mandor e o Borboletário são imperdíveis.
Situado na Região de Cusco, às margens do Rio Urubamba, é o ponto de partida oficial dos ônibus da Consettur e da estação de trem para quem busca explorar a Cidade Sagrada dos Incas Machu Pichu, mundialmente conhecida.
Machu Picchu Pueblo (Águas Calientes)
- Onde fica Machu Pichu Pueblo: como chegar
- Onde se hospedar em Machu Pichu Pueblo
- O que fazer em Machu Pichu: pontos turísticos
- Quando ir a Machu Pichu Pueblo
Onde fica Machu Picchu Pueblo (Águas Calientes) e como chegar

Onde fica Machu Picchu Pueblo
Machu Picchu Pueblo, popularmente conhecido como Aguas Calientes, está localizado no departamento de Cusco, no Peru. Ele fica situado no vale profundo abaixo das ruínas incas, às margens do Rio Urubamba, a uma altitude de aproximadamente 2.040 metros.
Como chegar a Machu Picchu Pueblo
Por ser um vilarejo cercado por montanhas e selva, não existem estradas para carros que cheguem diretamente ao local. As duas únicas formas de acesso são:
1. De Trem (A forma mais comum)
A maioria dos turistas utiliza os serviços das empresas PeruRail ou Inca Rail. Os trens partem de três estações principais:
- Poroy (Cusco): Cerca de 3h30 de viagem.
- Ollantaytambo (Vale Sagrado): A rota mais frequente, com 1h30 de duração.
- Urubamba: Opção de luxo saindo de hotéis específicos.
2. Pela Rota Amazônica (A forma econômica)
Para quem busca economizar, é possível ir de van/carro de Cusco até a hidrelétrica (Santa Teresa). De lá, faz-se uma caminhada de cerca de 10 km (3 horas) seguindo os trilhos do trem até o povoado, ou pega-se um trem curto de 30 minutos.
Como circular no povoado
Machu Picchu Pueblo é um lugar pequeno e pedestre, onde você fará tudo caminhando: da estação de trem ao hotel, restaurantes e às famosas águas termais.
Como chegar às Ruínas de Machu Pichu

Ônibus para as Ruínas (Consettur): Para subir até a cidadela de Machu Picchu, você deve pegar os micro-ônibus licenciados que partem do centro do povoado. A subida leva cerca de 25 minutos por uma estrada em zigue-zague (Estrada Hiram Bingham).
Trilha a Pé para as Ruínas: Viajantes com bom preparo físico podem optar por subir as escadarias de pedra, uma caminhada íngreme de aproximadamente 1h30.
Reserve a excursão guiada a Machu Pichu com ônibus e ingresso
Reserve a excursão guiada a Machu Pichu com trem, ônibus e ingresso, saindo de Cusco
Onde se hospedar em Machu Picchu Pueblo

Como o vilarejo é pequeno e totalmente peatonal, a “melhor localização” depende se o foco do viajante é logística, silêncio ou economia.
Onde se hospedar em Machu Picchu Pueblo: Melhores Áreas
1. Arredores da Estação de Trem (Logística e Praticidade)
Esta é a zona mais movimentada. É ideal para quem chega tarde ou parte muito cedo e não quer carregar malas pelas ladeiras do povoado.
2. Próximo ao Ponto de Ônibus (Consettur)
Ficar nas ruas que levam ao embarque dos ônibus para as ruínas é a escolha estratégica para quem quer ser um dos primeiros a entrar em Machu Picchu.
3. Margens do Rio Urubamba (Vistas e Tranquilidade)
A área que acompanha o curso do rio oferece as hospedagens mais cênicas. O som da água ajuda a abafar o barulho do centro turístico.
Conheça algumas boas opções de hospedagem em Aguas Calientes:
- Pousada 1911 – Nota: 8,9 – Uma das melhores opções perto da estação
- Inkas Land – Nota: 8,3 – Opção econômica perto da estação
- Tierra Viva Machu Picho Hotel – Nota: 8,9 – Uma das melhores opções perto do ônibus
- Amakonkay MachuPichu – Nota: 8,2 – Junto à praça central
- Mais opções de hospedagem no povoado
O que fazer em Águas Calientes – Peru
Machu Picchu

Banhos Termais de Aguas Calientes

As famosas águas termais que dão nome alternativo ao povoado (Aguas Calientes) são o refúgio perfeito para relaxar após as trilhas. Localizadas no final da Avenida Pachacutec, as piscinas possuem propriedades medicinais com águas sulfurosas que brotam do subsolo rochoso em temperaturas que variam de 38°C a 46°C.
Mercado de Artesanato

Situado logo na saída da estação de trem, o Mercado de Artesanato de Machu Picchu Pueblo é uma explosão de cores e cultura andina. É o local ideal para adquirir lembranças autênticas, como roupas de lã de alpaca, tecidos feitos à mão, joias em prata e cerâmicas tradicionais. O mercado é um labirinto de corredores onde a negociação faz parte da experiência.
Jardins de Mandor
A cerca de 40 minutos de caminhada seguindo os trilhos do trem, os Jardins de Mandor são um tesouro escondido para os amantes da natureza e do ecoturismo. Este jardim botânico privado abriga uma biodiversidade incrível, com diversas espécies de orquídeas, plantas medicinais e árvores nativas. O ponto alto da visita é uma belíssima cachoeira de águas cristalinas, onde é possível se conectar com a energia da selva peruana.
Montanha Putucusi

Montanha Putucusi é uma montanha adjacente a Machu Picchu que pode ser acessada por uma trilha. Siga os trilhos do trem em direção a Santa Teresa e logo vai se deparar com uma trilha para cima a direita. (Se você chegar a um túnel de trem, é por que já passou.)
Museu de Sítio Manuel Chávez Ballón
Localizado próximo à Ponte Ruínas, na base da montanha, este museu é fundamental para quem deseja aprofundar o conhecimento histórico antes ou depois de subir ao santuário. O acervo conta com artefatos incas, ferramentas de construção e painéis explicativos que detalham como Machu Picchu foi erguida. O museu também possui um belo jardim botânico anexo, que demonstra a flora local.
Borboletário (Mariposario de Machu Picchu)
O Mariposario de Machupicchu é um centro de conservação dedicado à preservação e estudo das centenas de espécies de borboletas da região. Localizado a cerca de 15 minutos de caminhada do centro, o espaço oferece visitas guiadas onde se aprende sobre o fascinante ciclo de vida desses insetos e sua importância para o ecossistema local.
Quando ir a Machu Picchu Pueblo (Águas Calientes)

A melhor época para visitar Machu Picchu Pueblo (Aguas Calientes) e a cidadela inca é durante a estação seca, que vai de maio a outubro. Nesse período, o céu costuma estar limpo e o risco de chuvas que atrapalham a vista clássica das ruínas é mínimo.
- De Maio a Agosto:
É a alta temporada com dias ensolarados e fotos perfeitas, este é o momento ideal. Reserve trens e ingressos com pelo menos 3 a 4 meses de antecedência. - Em Abril, Setembro e Outubro:
São considerados por muitos especialistas como a melhor época real para viajar, com um equilíbrio entre clima bom e um fluxo menor de turistas. - De Novembro a Março:
É a Estação Chuvosa com clima imprevisível. Janeiro e fevereiro são os meses mais chuvosos.
Leia também:










