O Cânion do Colca é o mais profundo do mundo, com mais do que duas vezes a profundidade do Grand Canyon, nos Estados Unidos, chegando a 5000 m de profundidade, do topo das montanhas nevadas até o leito do rio.
É o terceiro destino turístico mais visitado do Peru, localizado no sul do país, a cerca de 160 km a noroeste de Arequipa e 40 km de Chivay, cidade que é a porta de entrada do Vale do Colca.
O Cânion do Colca atinge sua maior profundidade, na região de Huambo, onde o rio tem uma altitude de 1.066 m e seu ponto mais alto tem 6.288 m de altura no Pico Ampato, um vulcão extinto coberto de neve, totalizando uma diferença de 5222 metros.
O Vale do Colca é famoso também por ser a morada do Condor Andino (Vultur gryphus), que pode ser visto de perto, voando no interior do desfiladeiro.
Cânion do Colca
- Onde fica o Cânion do Colca: como chegar
- Excursões ao Cânion do Colca saindo de Arequipa
- Onde se hospedar para visitar o Vale do Colca
- Quando ir ao Vale do Colca
- O que fazer no Vale do Colca

Onde fica o Cânion do Colca e como chegar
O Cânion do Colca e também o Vale do Colca ficam no Sul do Peru. O Mirador Cruz del Cóndor, que é a principal atração, fica a 42 km de Chivay, a 207 km de Arequipa, a 337 km de Puno, e a 445 km de Cusco.
O Vale do Colca foi parte de nosso roteiro pelo Peru onde circulamos 2000 km com um carro alugado que retiramos em Cusco e visitamos vários destinos do país.
Faça sua busca com a DISCOVER CARS e com a RENT CARS!
Compare os preços de várias locadoras simultaneamente com os 2 melhores buscadores do mercado! Encontre o melhor preço e reserve com antecedência!
A estrada entre Arequipa e Chivay, por si só, já é uma atração, chegando a atingir 4910 metros de altitude, no Mirante dos Andes. Existem várias opções de passeios, trilhas e aventuras no Vale e no Cânion, acessíveis a pé, a cavalo, ou de bicicleta, além de sítios arqueológicos, atrações culturais e artesanatos.

O guia Colca sem agências tem mais dicas para visitar o cânion por conta própria.
Outra forma de chegar (sem precisar alugar carro) é através das excursões disponíveis, saindo de Arequipa. Confira as opções abaixo!
Excursões ao Cânion do Colca saindo de Arequipa

Há diversas opções de excursões saindo de Arequipa para o Vale do Colca. Tem tour de 1 dia, saindo bem cedo e também tour de 2 dias visitando mais lugares, confira!
Excursão a Chivay e ao Cânion Colca | Excursão de 1 dia ao cânion mais profundo do mundo e ao pitoresco povoado andino de Chivay.
Reservar excursão a Chivay e Cânion Colca</
Excursão de 2 dias ao Cânion Colca | Excursão de 2 dias ao Cânion Colca e ao mirante Cruz del Cóndor, cidade de Chivay, Reserva Nacional de Salinas e Aguada Blanca e águas termais.
Reservar Tour de 2 dias ao Vale do Colca e ao mirante Cruz del Cóndor</
Excursão ao Vale do Colca finalizando em Puno | Excursão de 1 dia ao Cânion Colca e cidade de Chivey, finalizando em Puno, idela para seguir o roteiro para o Lago Titicaca.
Reservar a excursão ao Vale do Colca finalizando em Puno </
Tour pela Rota do Sillar + Cânion de Culebrillas | Excursão de 1 dia para conhecer o trabalho milenar dos pedreiros de silhar e numa quebrada virgem ao cânion de Culebrillas.
Reservar tour pela Rota do Sillar + Cânion de Culebrillas</
Onde se hospedar para visitar o Vale do Colca

O local de hospedagem vai depender de seu roteiro no Peru. Muita gente fica hospedado em Arequipa e faz um passeio bate-volta, mas se sua viagem é de carro alugado, opte por se hospedar uma noite em Chivay.
Conheça algumas ótimas opções de hospedagem em Arequipa e Chivay:
- Hotel Las Tambos Boutique – Nota: 9,2 – uma das melhores opções no centro de Arequipa
- Hotel Los Andes – Nota: 9,1 – melhor custo benefício no centro de Arequipa
- Mais opções de hotéis em Arequipa
- Opções de hospedagem em Chivay
Quando ir ao Vale do Colca – Peru

A melhor época para visitar o Cânion do Colca é durante a estação seca, que vai de abril a novembro.
- Vantagem: O céu está quase sempre azul e limpo, ideal para fotografar a arquitetura de sillar e os vulcões.
- Ideal para: Trilhas no Cânion do Colca e a subida ao vulcão El Misti, já que o risco de chuva é mínimo.
- Atenção: Os meses de junho, julho e agosto são os mais frios à noite no Cânion do Colca, onde as temperaturas podem cair abaixo de zero.
Estação de Chuvas: De Dezembro a Março – Embora o Vale do Colca não sofra com chuvas tão intensas quanto Cusco ou Machu Picchu, viajar nesta época requer atenção:
- Clima: Tardes nubladas com pancadas de chuva ocasionais.
- Dica: É a época mais barata e com menos turistas, mas a visibilidade dos condores no Cânion do Colca pode ser prejudicada pelas nuvens.
O que fazer no Vale do Colca

O mirante “Cruz del Condor” é o ponto turístico mais popular no Cânion do Colca, tanto para ver os condores e como pela vista panorâmica do cânion, que atinge neste ponto, uma grande profundidade.

O Vale do Colca tem cidades fundadas na época colonial espanhola, onde as pessoas locais mantêm suas tradições ancestrais e continuam a cultivar as plantações nos terraços Incas, que podem ser vistas em abundância no caminho.

A cidade de Chivay situa-se no ponto médio do Vale do Colca, a uma altitude de 3.650 m, a agricultura dá lugar à pecuária, principalmente com a criação de alpacas e lhamas.
Abaixo de Chivay o vale vai se aprofundando, com uma série de pequenas aldeias e plantações ao longo dos cerca 56 km, entre Chivay e Cabanaconde.

As fontes termais La Calera, localizados em Chivay, a maior cidade do Vale do Colca, são uma boa opção para relaxar. Outras fontes termais para uso turístico, estão espalhadas por todo o vale.
A fonte considerada a principal nascente do rio Amazonas, fica a uma altitude de 5.120 m, na zona de degelo dos Mismi, e é acessível a partir do Vale do Colca, através de uma viagem de um dia.
Leia também:











Galera… li todo o relato de aventura no Peru com carro alugado e fiquei muito interessada em fazer este roteiro. A descrição da viagem foi muito boa e achei sensacional conseguir conhecer tantos lugares em tão pouco tempo. Parabéns a quem fez a descrição do roteiro!
Gostaria, se possível, o contato de quem fez o passeio para obter mais informações.
Michele Marangoni