Conheça a Chapada Diamantina, um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, com o melhor roteiro pelas principais atrações, compostas de cachoeiras, piscinas naturais, grutas, formações rochosas e trekkings com paisagens incríveis.
Este roteiro de 10 dias comtempla os locais imperdíveis para conhecer e viver as melhores aventuras de Norte a Sul da Chapada Diamantina, incluindo atrações como o Morro do Pai Inácio, Fazenda Pratinha, Cachoeira da Fumaça, Vale do Pati e Cachoeira da Fumacinha, entre tantas outras.
Neste post iremos tirar todas as suas dúvidas sobre este roteiro Chapada Diamantina, que comtempla o que há de melhor no ecoturismo da Bahia, para você tirar ele do papel e viver esta aventura.
Roteiro Chapada Diamantina
- Roteiro de 10 dias na Chapada Diamantina
- Agência que faz este roteiro
- Como chegar na Chapada Diamantina
- Quando ir à Chapada Diamantina
- Onde ficar na Chapada Diamantina Bahia
- Mapa do roteiro na Chapada Diamantina Bahia
Roteiro de 10 dias na Chapada Diamantina
Dia 1 – Gruta da Lapa Doce e Fazenda Pratinha
Localizada em Iraquara, Chapada Diamantina, a Gruta da Lapa Doce é uma das maiores cavernas do Brasil, com mais de 20 km de extensão mapeada, repleta de formações de estalactites e estalagmites. O passeio guiado é composto de uma caminhada de 2 km, incluindo uma travessia de 1 km pela caverna com lanterna.
A Fazenda Pratinha é um destino de fácil acesso, ideal para quem busca contato com a natureza sem esforço. O destaque é a piscina natural e a gruta de águas transparentes, além da Gruta Azul, separada. O parque oferece ótima infraestrutura e atrações como flutuação, tirolesa, caiaque, entre outros.
- Trajeto de carro do roteiro Chapada Diamantina, saindo de Lençóis, dia 01: 124 km (parte em asfalto e parte de chão).
- Caminhada total do dia: 3,5 km.
Dia 2 – Cachoeira do Mosquito, Poço do Diabo e Morro do Pai Inácio
A Cachoeira do Mosquito fica no Complexo Turístico Fazenda Santo Antônio, tem 70 m de queda e é boa para banho, acessível por trilha leve de aproximadamente 2,5 km ida e volta. O nome “Mosquito” vem dos pequenos diamantes, chamados “mosquitinhos”, garimpados na região. O local conta com infraestrutura de estacionamento, restaurante, lanchonete e banheiros.
O Poço do Diabo faz parte do Rio Mucugezinho e pode ser acessado por uma trilha leve de cerca de 2 km ida e volta até o poço. A cachoeira tem aproximadamente 20 m de queda e forma um poço de águas escuras e geladas, ideal para banho. O local conta com boa infraestrutura: estacionamento, restaurante, lanchonete, banheiros e loja de artesanato.
O Morro do Pai Inácio é o principal cartão postal da Chapada Diamantina, com uma belíssima vista panorâmica a 1.120 m de altitude. A trilha é íngreme, mas curta, com cerca de 1,5 km ida e volta. É m ótimo local para ver o pôr do sol. No local há apenas uma guarita de cobrança de ingresso.
- Trajeto de carro no segundo dia do roteiro Chapada Diamantina: 110 km (parte em asfalto e parte de chão).
- Caminhada total do dia: 5,5 km
Dia 3 – Cachoeira da Fumaça e Cachoeira do Riachinho
Localizada no Vale do Capão (município de Palmeiras), dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a cachoeira da Fumaça é uma atração imperdível em um roteiro na Chapada Diamantina. Com 340 m, considerada uma das cachoeiras mais altas do Brasil. É uma queda singular por criar o efeito “fumaça” com frequência, quando o vento forte dispersa as gotículas antes que atinjam o chão, criando uma névoa impressionante.
A trilha é de 12 km (ida e volta), considerada de moderada a difícil, pela subida inicial íngreme de 2 km.
A cachoeira do Riachinho é uma queda de aproximadamente 12 m, formando um grande poço de águas limpas, ideal para nadar. É um excelente complemento à trilha da Cachoeira da Fumaça, pois fica no caminho com uma trilha de apenas 500 m ida e volta.
- Trajeto de carro do dia 03: 145 km a partir de Lençóis (tudo asfalto). O início da trilha fica a 2 km do centrinho de Vale do Capão.
- Caminhada total do dia: 12,5 km.
Dia 04 – Parque da Muritiba
O Parque Natural Municipal da Muritiba fica do lado da cidade de Lençóis, uma unidade de conservação que oferece um circuito de cerca de 5 km, com 8 atrações onde se destacam os “caldeirões” do Rio Serrano, que funcionam como hidromassagem natural, além do Poço Halley, a Cachoeirinha, Cachoeira da Primavera, os Salões de Areia Colorida e o mirante com vista panorâmica de Lençóis.
Caminhada total do dia: Cerca de 5 km saindo e voltando pela cidade de Lençóis.
Dia 5, 6 e 7 – Trekking do Vale do Pati (3 dias)
O Trekking do Vale do Pati, na Chapada Diamantina (BA), é considerado um dos mais belos do Brasil. O percurso atravessa cânions, rios, cachoeiras e paisagens espetaculares, com pernoites em casas de nativos em meio às montanhas.
A caminhada de 3 dias possui trechos desafiadores, mas recompensados por mirantes como o Morro do Castelo e o Cachoeirão. É uma experiência imersiva na natureza e cultura local, ideal para aventureiros em busca de paisagens únicas.
- No primeiro dia subimos pelo Mirante do Aleixo, passamos pelo Mirante do Pati e descemos até o centro do vale.
- No segundo dia subimos o Morro do Castelo, onde visitamos a caverna e o mirante, depois descemos para um banho de cachoeira.
- No terceiro dia fomos ao espetacular Mirante do Cachoeirão onde fica a Pedra do Cavalo, depois retornamos pela saída do Aleixo, em Guiné, e seguimos para Ibicoara.
- Trajeto de carro para o Vale do Pati (de Lençóis ao estacionamento Aleixo, em Guiné): 93 km.
- Caminhada no Vale do Pati (3 dias): 48 km
Dia 8 – Cachoeira do Buracão com rapel
A Cachoeira do Buracão, localizada no Parque Natural Municipal do Espalhado, em Ibicoara, é também uma atração imperdível para um roteiro na Chapada Diamantina. Sua queda livre tem cerca de 85 m de altura, emoldurada por um cânion estreito que desemboca num poço profundo, cercado por um paredão de 90 m.
A trilha de 3 km (6 km ida e volta) é de nível fácil e plana margeando o rio Espalhado, passando por outras quedas, como as cachoeiras das Orquídeas, Recanto Verde e Buracãozinho. No final da trilha, é necessário atravessar um corredor do cânion, nadando ou caminhando pelas rochas, sempre com colete salva‑vidas e acompanhamento de guia credenciado.
Outra opção com mais aventura e adrenalina é descer de rapel e sair do cânion flutuando. Há um rapel fixo no local que custa R$240 e inclui as fotos feitas pelos operadores.
- Trajeto de carro saindo de Ibicoara: 28 km
- Caminhada total do dia: 6 km
Dia 9 – Cachoeira da Fumacinha
A Cachoeira da Fumacinha, localizada em Ibicoara, é na minha opinião, a mais bonita da Chapada Diamantina, assim como a sua trilha. Possui uma queda impressionante de cerca de 100 m, cercada por paredões que podem chegar a 300 m de altura.
A trilha tem 18 km (ida e volta), considerada difícil pelo constante sobe desce em pedras e obstáculos, o que exige bom condicionamento físico. Só é permitida com guia credenciado e se o rio não estiver muito cheio.
- Trajeto de carro a partir de Ibicoara: 31 km
- Caminhada total do dia: 18 km
Dia 10 – Poço Encantado e Poço Azul
O Poço Encantado fica no município de Itaetê, e foi a primeira atração do 10º dia no meu roteiro na Chapada Diamantina. É uma caverna inundada com águas incrivelmente cristalinas, profundas (cerca de 60 m), e incrivelmente transparente.
A principal atração é o feixe de luz solar que atravessa uma fenda no teto e incide sobre a água, criando um espetáculo azul-turquesa. O fenômeno acontece entre abril e setembro, das cerca de 10h às 13h30.
O Poço Azul, localizado no município de Nova Redenção, é uma gruta inundada com águas cristalinas e tonalidade azul intensa, resultado da refração da luz solar que entra por uma fenda, especialmente entre fevereiro e outubro, entre 12h30 e 14h.
Tem entre 16 e 20 m de profundidade, e a clareza é tanta que se vê troncos, pedras e formações rochosas no fundo. Os visitantes podem flutuar com colete salva-vidas e máscara, por 20 min.
- Trajeto de carro do 10º dia: Ibicoara ao Poço Encantado (125 km) + 30 km até o Poço Azul e + 95 km até lençóis = 250 km.
- O acesso ao Poço Encantado e também ao Poço Azul são feitos por escadarias. Não há trilhas.
Agência que faz este roteiro
A única agência que oferece este roteiro de 10 dias na Chapada Diamantina, pronto em um pacote é a Lençóis Trekking, fiz este roteiro com eles e recomendo pelo excelente serviço prestado
O pacote inclui:
- Guia nos 10 dias
- Transporte nos 10 dias
- Taxas de entrada nos atrativos
- Alimentação nos 3 dias do Vale do Pati
- Hospedagem em Lençóis (4 noites)
- Hospedagem no Vale do Pati (2 noites)
- Hospedagem em Ibicoara (2 noites)
- Hospedagem em Mucugê (1 noite)
*Todas as hospedagens incluem café da manhã.
Há também outras opções de pacotes, como o de 6 dias, somente no Vale do Pati ou outros roteiros personalizados.
Os leitores do Viagens e Caminhos tem um desconto de 5% ao entrar em contato pelo botão de Whatsapp abaixo e enviar a mensagem ou mencionar o cupom VIAGENSAECAMINHOS.
Onde fica a Chapada Diamantina e como chegar
A Chapada Diamantina fica no centro do estado da Bahia, em pleno sertão, porém, em uma área de montanhas. Lençóis, que é a principal cidade, fica a 420 km de Salvador, mas é uma região muita ampla de aproximadamente 150 km de extensão.
As opções de aeroportos são o de Salvador e também o de Lençóis:
Chegando em um voo em Lençóis
O aeroporto de Lençóis fica a 15 km da cidade, é o único na Chapada Diamantina, e recebe 2 voos semanais (quintas e domingos) da Azul, saindo de Salvador às 14h30 e saindo de Lençóis às 16h10.
Do aeroporto de Lençóis até a cidade (15 km) não há serviço de carro de aplicativo ou táxi. A melhor forma é comprar o voucher online do transfer compartilhado, que custa R$50 por pessoa.
- Site para comprar o transfer do aeroporto à pousada.
- Site para comprar o transfer da pousada para o aeroporto na volta.
Chegando em um voo em Salvador e de ônibus ou carro para Lençóis
Chegando pelo aeroporto de Salvador, você terá três opções para o deslocamento de 420 km até Lençóis: de avião (como mencionado acima), de ônibus ou de carro.
- De ônibus: A Viação Guanabara oferece três horários diários de ônibus com opções de bancos convencionais ou leito. A viagem dura 7 horas e o horário noturno é uma opção para economizar também uma noite de pousada. Os preços vão de R$135 a R$326 (ref. julho de 2025).Horários de Salvador a Lençóis: às 8h, 13h e 23h
- Horários de Lençóis a Salvador: às 9h, 13h45 e 22h50.
De carro
: ir de carro alugado também pode ser uma boa opção para fazer um roteiro por conta própria. Mas tenha em mente que o carro ficará 3 dias parado (se for fazer o Vale do Pati) e outras atrações como Buracão e Fumacinha precisa de guia.
RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!
Quando ir à Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina pode ser visitada em qualquer época do ano, porém, as experiências nos atrativos poderão ser diferentes dependendo da época.
Outubro a Março (estação chuvosa)
Características
: chuvas mais frequentes, paisagens exuberantes, rios e cachoeiras cheios e caudalosos.
Vantagens: ideal para quem quer ver quedas d’água no auge e a vegetação mais verde.
Desvantagens: algumas trilhas podem ficar mais escorregadias ou até intransitáveis; maior chance de pegar chuvas nas trilhas.
Abril a Setembro (estação seca)
Características
: clima mais seco e estável, com dias ensolarados e noites frescas.
Vantagens: melhor período para trilhas longas, como o Vale do Pati, pois as condições dos caminhos são mais seguras. O céu limpo garante vistas panorâmicas incríveis.
Desvantagens: rios e cachoeiras podem estar com menor volume d’água, e a vegetação pode parecer mais amarelada em alguns pontos.
Melhor época
Podemos afirmar que a melhor época tende a ser logo no início da estação seca (de abril a junho) quando as acachoeiras tendem a estar ainda com bom volume de água.
Onde ficar na Chapada Diamantina Bahia
A cidade de Lençóis é a principal base e também a mais bem estruturada para se hospedar na Chapada Diamantina, repleta de restaurantes e comércio em geral. Mas para um roteiro mais extenso, o ideal é utilizar também outras bases como o Vale do Capão, Mucugê e Ibicoara.
Conheça algumas opções de hospedagem nestas cidades:
- Vila Pugliesi Hotel Boutique – Nota: 9,8 – A melhor opção na Praça de Lençóis
- Vila Sancar Pousada – Nota: 8,7 – Em Lençóis, ótimo custo benefício, a poucos metros da praça
- Chapada Casas da Izete – Nota: 9,1 – Opção econômica em Lençóis
- Villaflor Pousada – Nota: 9,3 – uma das melhores no Vale do Capão
- Pousada Pico da Vila – Nota: 8,9 – econômica no Vale do Capão
- Pousada Mucugê – Nota: 8,6 – Boa opção em Mucugê
- Hotel Raio do Sol – Nota: 8,2 – Boa opção em Ibicoara
Mapa do roteiro na Chapada Diamantina Bahia
Leia também:
PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.
PASSAGENS AÉREAS, HOTÉIS, PACOTES. Buscador de passagens aéreas em todas as cias aéreas. hotéis, pacotes e shows.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – MELHOR SEGUROS. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – SIMPREMIUM. Viaje para o exterior com a melhor conexão 5G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.