Cambará do Sul é conhecida como a cidade dos cânions. A pequena cidade localizada nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul é dona dos maiores cânions do Brasil.
Os desfiladeiros de Cambará do Sul fazem a divisa natural entre a Serra Gaúcha e a Planície Catarinense. A parte de cima dos cânions fica no Rio Grande do Sul e a parte de baixo, em Santa Catarina. As bordas dos penhascos dividem os dois estados.
Além dos imensos paredões com quase mil metros de altura, Cambará do Sul tem belas cachoeiras, rios e coxilhas verdejantes. O destino ganhou ainda mais notoriedade após aparecer em minisséries e novelas da Globo, como “A Casa das Sete Mulheres”.
Quando ir a Cambará do Sul – RS: Melhor época
Em se tratando dos cânions e toda sua grandiosidade o que determina a melhor época é a melhor visibilidade. Geralmente a visibilidade nos cânions é maior durante os meses de inverno (maio a agosto).
Já durante o verão há maior incidência de nevoeiros. Mas isso não garante nada, em se tratando do tempo e da natureza, depende muito da sorte.
O fenômeno ocorre devido ao choque de correntes de ar frio e quente e não é possível saber com antecedência como estará a visibilidade no dia seguinte. As vezes a neblina dissipa rapidamente e em outras pode durar horas.
Nos meses de inverno, as geadas são bem comuns pela manhã, proporcionando belos espetáculos. Já no verão, dá para aproveitar as cachoeiras e as piscinas naturais de algumas trilhas, como a do Rio do Boi, por dentro do cânion Itaimbezinho.
Como chegar a Cambará do Sul – Rio Grande do Sul
Cambará do Sul possui acesso pavimentado através da rodovia RS-020, que liga com São Francisco de Paula, Canela e se conecta com a Rota do Sol (RST-453), estrada que liga Caxias do Sul ao Litoral Gaúcho.
Outros acessos não pavimentados são por Praia Grande, cidade que fica em baixo da serra, no lado catarinense, por Jaquirana e por São José dos Ausentes, por longas estradas de terra.
Muita gente que chega de avião por Porto Alegre, aluga um carro e monta um roteiro por Canela, Gramado e Cambará do Sul.
Alugue um carro para sua viagem pela Serra Gaúcha!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência
Faça sua cotação e reserve aqui!
Outra alternativa para quem vem de longe e está em Canela e Gramado, é o bate e volta de 1 dia ao cânion Itaimbezinho.
Acesso aos cânions
Muita gente pensa que os dois principais cânions ficam juntos, porém, ficam em direções opostas. O Itaimbezinho a 18 km do centro e o Fortaleza a 23 km.
É possível conhecer os dois em um único dia (eu mesmo já fiz as trilhas dos dois no mesmo dia), mas é bem puxado. O melhor é visitar um em cada dia e curtir bem cada lugar.
As estradas de terra que dão acesso aos cânions geralmente são ruins, bem pedregosas em alguns trechos. Qualquer carro normal pode ir, porém terá que trafegar bem devagar. Também há agências, que oferecem transporte e guia para os passeios no centro da cidade.
Para entender melhor as atrações e acessos, visualize o mapa abaixo!
Onde ficar em Cambará do Sul
Cambará oferece uma boa estrutura de hotéis e pousadas, tanto na pequena cidade, como no interior, principalmente nas estradas de acesso aos cânions. As pousadas do interior oferecem belos cenários com campos e araucárias.
Confira abaixo algumas dicas de pousadas:
Algumas das pousadas do interior mais bem avaliadas
Algumas das opções mais bem avaliadas na cidade de Cambará do Sul
Cânions de Cambará do Sul
Ao contrário do que muita gente imagina, há vários desfiladeiros em Cambará do Sul, e não somente o Itaimbezinho e o Fortaleza. Porém, alguns deles são pouco conhecidos por ter acessos mais complicados, através de longas caminhadas.
Os outros cânions são: Índios Coroados, Faxinalzinho, Malacara, Molha Coco e Churriado, entre outros. Conheça os principais cânions de Cambará do Sul:
Cânion Itaimbezinho
O cânion Itaimbezinho é o mais famoso do Brasil. É o que chama mais a atenção por suas paredes paralelas e verticais. O desfiladeiro Itaimbezinho mede 5.800 km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura.
Está localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, a 18 km do centro de Cambará do Sul. O acesso é por estrada de terra, no sentido litoral, para Praia Grande.
Para mais informações, acesse: Cânion Itaimbezinho – Detalhes das trilhas, cachoeiras e acesso.
Cânion Fortaleza
O Fortaleza é o maior de todos os cânions de Cambará do Sul. Seus paredões tem 7.500 m de extensão e, em alguns pontos, chega a 900 metros de altura. O nome se deve ao formato geológico, que lembra uma fortaleza.
O cânion fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro. O trecho compreende 14 km de asfalto e 9 km em estrada de terra.
Para mais informações, acesse: Cânion Fortaleza – Detalhes das trilhas, cachoeiras e acesso.
Cânion dos Índios Coroados
Este cânion é bem menor, mas possui fácil acesso. Oferece um belo visual de frente para as cachoeiras Gêmeas dos Índios Coroados.
A partir da portaria do Itaimbezinho basta seguir mais 5,5 km pela estrada que leva à Praia Grande. O acesso à trilha é na construção abandonada na beira da estrada, no início da Serra do Faxinal. Basta caminhar por 600 metros para ir até a borda do cânion.
Saiba mais sobre o Cânion Índios Coroados
Cambará do Sul pontos turísticos
Conheça outros atrativos de Cambará, além dos cânions:
Passo da Ilha
Lugar de grande beleza, em um enorme lajeado do Rio Tainhas. Fica na divisa entre Cambará do Sul e São Francisco de Paula, onde há uma ilha com mata de araucária.
No local não há ponte, a passagem de veículos é por dentro do rio em duas etapas, tendo que passar pela ilha. Na ilha funciona um camping que conta com boa estrutura.
Saiba mais sobre o Passo da Ilha
Lajeado da Margarida
Formado pelo Rio Camisas, o lajeado tem mais de 50 metros de extensão. Possui pequenas quedas d´água e piscinas naturais que são um convite para o banho.
Ao redor há muito campo e árvores nativas, ideal para piqueniques.
Algumas fazendas e agências de turismo realizam caminhadas e passeios a cavalo no local, que é aberto ao público. Fica a 12 km do centro da cidade, com acesso por estrada de terra.
Cascata dos Venâncios
Esta é uma das mais lindas cachoeiras da região. Possui quatro quedas d’água o que proporciona massagens relaxantes. Suas águas são cristalinas, formadas pelo Rio Camisas.
Fica a 23 km do centro da cidade, na Fazenda Cachoeira, divisa entre os municípios de Cambará do Sul e Jaquirana.
Serra do Faxinal
A Serra do Faxinal liga Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, com a planície de Praia Grande, litoral de Santa Catarina.
A estrada de chão batido proporciona belas vistas das escarpas da Serra Geral, enfrentando um grande desnível em pouca distância.
Saiba mais sobre a Serra do Faxinal
Igreja matriz de Cambará do Sul
Construída em 1945, a Igreja Matriz São José se localiza em frente à praça principal, no centro da cidade. Sua torre possui 32 metros de altura e em seu interior possui pinturas, além de belíssimos vitrais.
Em sua torre há um relógio que mostra a hora, a temperatura, e o nome da cidade.
Museu Irmã Tarcila Afonso
O museu foi criado em 2001, instalado em um antigo casarão de madeira, com dois pisos, no centro. Possui mais de 400 peças, a maior parte delas doada por moradores, que ajudam a contar um pouco da história de Cambará do Sul.
O Museu Municipal Irmã Tarcila Afonso abre todos os dias, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.
Passeios e atividades
As pousadas e agências também oferecem opções de passeios e atividades, como cavalgadas, tirolesas, passeios de quadriciclo, entre outros.
Mais Viagens e Caminhos na região das cânions
As 10 mais incríveis cachoeiras do Rio Grande do Sul
PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!
PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Olá JP, parabens pelo blog, estarei indo para Cambara nos proximos dias, sei que as trilhas não são sinalizadas, corro risco de se perder se for sem guia? As trilhas são abertas ou em mata fechada?
Abraço
João PAulo
Não há perigo de se perder e irá encontrar outras pessoas no caminho. As trilhas são todas em campo aberto.
Nossa muitas paisagens e lugares lindos para se visitar, nem cheguei a olhar tudo mas têm alguns lugares aqui no Rio Grande do Sul que não fizemos ainda, parabéns pelas fotos, belíssimas !!!
Obrigado Sarah!
Estas paisagens dos câninos são mesmo fantásticas!
Esse lugar é lindo demais! Fiz um bate e volta a Cambará do Sul partindo de Gramado, mas só deu pra conhecer um pouco do Itambezinho. Preciso voltar. Suas fotos tão lindas. Parabéns pelo post!
Não sabia que dois caniôns fazem fronteira entre dois estados brasileiros. São deslumbrantes, se as entidades de turismo souberem promover, têm aí um motivo de atração de visitantes estrangeiros muito forte (se pensarmos na quantidade de turistas que procuram o Grand Canyon).
Há muitos anos, visitei uma cascata de Itambé na fronteira entre SP e BH. É um nome por aí?
São vários cânions, existem outros menos conhecidos, entre os dois estados em que a borda faz a divisa natural. No alto o Rio Grande e o vale, santa Catarina.
Itaimbezinho, em Tupi Guarani (língua indígena) significa pedra afiada.
Paisagens arrebatadoras, uma ótima pedida para quem gosta de ecoturismo e turismo e aventura. Fomos às Serras Gaúchas mas na época essa região não aparecia nos roteiros, uma pena não ser muito divulgado.
Pois é, Fabíola! Então está na hora de voltar.
A cada dia com mais vontade de conhecer esse lugar! O cenário é maravilhoso. Fiquei com uma dúvida: é fácil fazer as trilhas sem guias ou é melhor contratar um pacote com agência? O que você recomenda?
As trilhas são bem tranquilas de fazer e bem definidas, não há necessidade de guia. Se você estiver de carro pode ir tranquilamente por conta própria até a área de estacionamento dos Parques nacionais, só irá precisar de agência se estiver em outra cidade e não quiser alugar alugar um carro.
Acho esse lugar maravilho, tenho muita vontade de conhecer. Quero fazer a trilha do Rio do boi, vc sabe se é necessário guia?
É indispensável. Não é permitido fazer esta trilha sem guia. leia a matéria – https://www.viagensecaminhos.com/2018/01/trilha-do-rio-do-boi.html
Quanto estive em Gramado fiquei com vontade de fazer as trilhas pelos canyons, porém não deu tempo. Preciso voltar urgente! Ótimas dicas no post! Já estou me programando. Obrigado por compartilhar