O que fazer em Puerto Varas, Chile: 15 melhores atrações

Puerto Varas se localiza na Região dos Lagos, no Chile, é conhecida como a "Cidade das Rosas", e famosa por abrigar o magnífico Vulcão Osorno.

Puerto Varas
A cidade com a vista da igreja matriz e o Vulcão Osorno ao fundo
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Puerto Varas, charmosa cidade do Chile, situada na Região dos Lagos, a cerca de 960 km ao sul de Santiago. Com aproximadamente 38 mil habitantes, é conhecida como a “Cidade das Rosas”, é o ponto de partida para a popular travessia internacional dos lagos andinos até Bariloche.

A cidade de Puerto Varas, Chile, foi colonizada por alemães, e com isso é repleta de belas casinhas em estilo enxaimel, típico da arquitetura alemã. Sua principal paisagem é do Lago Llanquihue com o espetacular Vulcão Osorno ao fundo.

As casas do circuito histórico da cidade são feitas de alerce, uma árvore muito resistente que não pode mais ser cortada. O sistema do uso de pequenas placas de madeira (tejuelas) foi herdado dos habitantes de Chiloé.

Além dos pontos turísticos, a lista do que fazer em Puerto Varas tem vários passeios nos arredores, como o Vulcão Osorno, Saltos del Petrohue, Lago Todos Los Santos, Cochamo, Frutillar, entre outros.

Vulcão Ososrno
Vulcão Ososrno, área próxima da última estação do teleférico

Turismo em Puerto Varas

Navegue por este post

O que fazer em Puerto Varas: 18 Pontos turísticos

Caminhar pela orla do lago Llanquihue, visitar os Saltos de Petrohué e subir o vulcão Osorno estão entre as principais atividades na lista do que fazer em Puerto Varas, Chile. Confira a lista de pontos turísticos:

  1. Igreja do Sagrado Coração de Jesus
  2. Calçadão da Avenida Costanera, píer e Plaza de Armas
  3. Casa Kuschel
  4. Museu Pablo Fierro
  5. Cerro Monte Calvario
  6. Mirador la Puntilla
  7. Parque Philippi
  8. Vulcão Osorno
  9. Saltos Petruhué
  10. Lago Llanquihue
  11. Lago Todos los Santos
  12. Cochamo
  13. Llanquihue
  14. Frutillar
  15. Puerto Montt
  16. Praia Puerto Chico
  17. Praia Venado
  18. Praia Ensenada

O que fazer em Puerto Varas: Pontos turísticos urbanos

1 – Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Puerto Varas - Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Igreja do Sagrado Coração de Jesus

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, erguida entre 1915 e 1918, destaca-se numa parte alta da cidade e impõe sua respeitável presença germânica em madeira, com telhados coloridos de vermelho e suas três torres vistas de quase toda a cidade.

2 – Calçadão da Avenida Costanera, píer e Plaza de Armas

Costanera Puerto Varas
Obras de arte no mirante circular da Costanera

Na orla e o calçadão da Avenida Costanera estão boa parte dos pontos turísticos de Puerto Varas, da área urbana. Com 3 km de extensão, acompanha a orla do lago Llanquihue e no píer, próximo da Plaza de Armas, se tem a melhor vista do lago e dos vulcões Osorno e Calbuco, principal cartão postal de Puerto Varas, Chile.

3 – Casa Kuschel

Casa Kuschel - Puerto Varas
Casa Kuschel

A Casa Kuschel é o casarão típico mais bem preservado de Puerto Varas, na Região dos Lagos. Atualmente, funciona como uma loja de artigos da região e como escritório de promoção do Parque Pumalín.

4 – Museu Pablo Fierro

Museu Pablo Fierro - Puerto Varas
Fachada do Museu Pablo Fierro

Localizado junto à orla, o Museu Pablo Fierro tem um visual diferente, que impressiona pela curiosa arquitetura e pelos objetos inesperados que fazem parte da decoração externa.

Seu interior preserva milhares de objetos antigos e quadros que retratam os mais diversos cenários. Pablo Fierroé o proprietário e artista idealizador do local, que apresenta o seu espaço desorganizado, mas bastante curioso.

Não há cobrança de ingresso, mas pede-se uma contribuição espontânea.

5 – Cerro Monte Calvario

Mirante do Monte Calvário - Puerto Varas
Mirante do Monte Calvário

Localizado na zona alta de Puerto Varas, o parque possui um cenário da Via Crucis representada por pequenas capelas. No topo há um altar e um mirante que você pode ver uma boa vista da cidade e do Lago Llanquihue e os vulcões Osorno e Calbuco.

6 – Mirador la Puntilla

La Puntilla - Puerto Varas
escultura de metal em La Puntilla

O mirante tem como principal destaque, a Escultura da Princesa Licarayen, instalada no local conhecido como La Puntilla, em Puerto Varas. A escultura vazada em ferro de uma mulher com os braços estendidos representa a lenda mapuche de criação dos vulcões Osorno e Calbuco.

O local possui também uma área gastronômica com vários trailers que servem os mais variados tipos de lanches.

7 – Parque Philippi

Parque Philippi - Puerto Varas
cruz no Parque Philippi

Construído em 1951, o parque fica em um morro ao lado da cidade, que tem uma cruz em seu cume, que se tornou um dos ícones de Puerto Varas. Possui um mirante, mas com a vista tapada pela vegetação, que poderia ser mais bem aproveitado.

É um lugar para desfrutar de uma amostra da abundante flora nativa do lugar, possui áreas de florestas, trilhas para caminhadas e uma pista de montain bike.

Voltar ao índice

O que fazer em Puerto Varas: Atrações próximas fora da cidade

8 – Vulcão Osorno

Vulcão Ososrno
Vulcão Ososrno, área próxima da última estação do teleférico

O imponente Vulcão Osorno, com seu cume sempre nevado, possui 2652m de altura e forma uma paisagem fantástica entre os lagos Llanquihue e o de Todos os Santos.

Chega-se de carro, por asfalto até a estação de esqui, onde dá para percorrer trilhas ou subir pelo teleférico até a última estação que dá acesso a uma área que sempre tem neve, mesmo no verão.

Escalar este vulcão é uma aventura, sua cratera foi inteira coberta pelo gelo. O único jeito de chegar até interior dela é por uma caverna chamada Gruta Azul, com o acompanhamento de um guia.

O teleférico funciona a partir das 11h.

9 – Saltos Petruhué

Saltos Petruhué
Saltos Petruhué

O escoamento das águas do Lago de Todos os Santos forma o Rio Petruhué, que desce por corredeiras e cascatas entre as rochas vulcânicas, formando um belo cenário com águas cor de esmeralda com o vulcão ao fundo.
No local tem passarelas e mirantes para fotos, outras trilhas pela mata, além de lojinhas de artesanato e produtos locais.

  • Abre todos os dias, das 9h às 18h.
  • O ingresso adulto para chilenos custa $3500 e para estrangeiros $7500 Pesos Chilenos (ref. fev. 2024).

10 – Lago Llanquihue

Lago Llanquihue - Região dos Lagos - Chile
Lago Llanquihue – Região dos Lagos – Chile

É o segundo maior lago do Chile e o terceiro maior lago natural da América do Sul, forma paisagens fantásticas com o Vulcão Osorno ao fundo e abriga no seu contorno, pitorescas e belas cidadezinhas turísticas como: Puerto Varas, Frutillar, Puerto Octay e Llanquihue.

11 – Lago Todos los Santos

Lado de Todos los Santos - Petruhué
Lado de Todos los Santos – Petruhué

Também conhecido como Lago Esmeralda, em referência à cor de suas águas, é cercado por bosques nativos, cascatas e cordilheiras, com destaque para as vistas fantásticas dos vulcões Osorno e Calbuco.

Pelo lago, a partir da localidade de Petruhué, se faz a travessia dos lagos até Bariloche. Fica a 60 km da cidade.

12 – Cochamó

Cochamo - Chile

Comunidade localizada ao sul de Ensenada, em um vale cercado por montanhas de granito de 1000 metros e cachoeiras, paraíso dos adeptos de escaladas e caminhadas. A estrada leva somente até o vale, a partir daí, só caminhando ou a cavalo. Fica a 93 km da cidade.

13 – Llanquihue

Llanquihue - Chile
Llanquihue – Chile

Pequena cidade que leva o nome do lago por estar às suas margens, tem como atrativos a sua praia e construções em estilo alemão. Além disso, o que chama muito a atenção são as esculturas de madeira ao ar livre espalhadas por toda a cidade. Fica 10 km ao Norte de Puerto Varas.

14 – Frutillar

Frutillar - Chile
Frutillar – Chile

Frutillar é uma pequena e charmosa cidade balneário situada na margem oeste do Lago Llanquihue. Esta cidade de bela arquitetura e tradições alemãs, é repleta de atrações e praias no lago, um destino já bastante consolidado no turismo. Fica 30 km ao Norte de Puerto Varas.

Saiba mais sobre Frutillar

15 – Puerto Montt

Costanera de Puerto Montt
Costanera de Puerto Montt, principal área de lazer da cidade

Puerto Montt, situada a 20 km, é a cidade chilena conhecida por ser o ponto de partida para a Patagônia. A zona portuária é um local estratégico para quem deseja se aventurar em cruzeiros e excursões.

Por ser uma área que recebe todo tipo de mercadoria, é também um bom destino para compras, além de ser um centro pesqueiro, com a cultura do salmão e uma rica gastronomia.

Saiba o que fazer em Puerto Montt: 7 pontos turísticos

Voltar ao índice

Praias de Puerto Varas

Na orla do Lago Llanquihue, entre a cidade e o Vulcão Osorno, podemos destacar três belas praias de areias negras (Puerto Chico, Venado e Ensenada). Tem também as praias de Llanquihue e Frutillar.

16 – Praia Puerto Chico

Puerto Varas - Praia Puerto Chico
Praia Puerto Chico

A Praia de Puerto Chico é a praia urbana de Puerto Varas com mais de 1 km de extensão. A faixa de areia é um pouco estreita e costuma ficar lotada nos meses de verão, mesmo com água gelada.

17 – Praia Venado

Puerto Varas - Playa Venado
Playa Venado

A praia Venado fica a 18 km da cidade, rumo ao Vulcão Osorno. Fica em uma bela enseada em forma de meia lua com a vista do Vulcão Osorno ao fundo. A praia fica às margens da rodovia e possui uma área de estacionamento.

18 – Praia de Ensenada

Puerto Varas - Praia Ensenada
Praia Ensenada

Ensenada é um povoado turístico situado às margens do lago Llanquihue, praticamente aos pés do Vulcão Osorno, a 45 km da cidade. A praia tem quase 2 km de extensão e é também bastante visitada.

Voltar ao índice

Melhores passeios de Puerto Varas: Chile

Mais passeios em Puerto Varas e Região dos Lagos:

Voltar ao índice

Onde fica Puerto Varas: Como chegar

Puerto Varas fica 1016 km ao Sul de Santiago, capital do Chile, a 320 km de Pucón e a 304 km de Bariloche, na Argentina, por vias rodoviárias.

Quem visita Puerto Varas costuma aproveitar para conhecer também a capital Santiago ou Bariloche, no lado argentino dos lagos andinos. A travessia entre Puerto Varas e Bariloche é linda e pode ser feita de carro, ônibus ou pelo Cruce Andino, num passeio, parte por terra, outra navegando.

Vulcão Osorno - Puerto Varas - Chile
Belo cenário na estrada de acesso ao Vulcão Osorno

Pacotes para a região dos Lagos Andinos, Chile

A Viajar Barato é uma agência brasileira muito confiável e que oferece os melhores preços, com algumas opções de pacotes para esta região do Chile.
Consulte as opções, valores e informações no botão abaixo!

Opções de pacotes para os Lagos Andinos do Chile

De avião

O voo a partir de Santiago dura menos de 2 horas, sendo que o principal aeroporto da região é o de Puerto Montt, localizado a de 25 km de Puerto Varas, Chile. As principais companhias que operam no aeroporto são a LAN e Sky.

Saindo do Aeroporto há serviço de ônibus até Puerto Montt e Puerto Varas, além de táxis e translados.

De ônibus

Quem busca economia pode também optar por viajar de ônibus a partir de Santiago e Bariloche. A Cruz del Sur e TurBus são duas das empresas que fazem esses trechos.

De carro

Já fiz uma viagem de camioneta na Argentina e Chile, saindo do Brasil numa longa viagem que visitei destinos como Pucón, Valdívia, Puerto Varas e Bariloche. Também é possível ir de avião até Santiago e alugar um carro.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde se hospedar em Puerto Varas – Chile

Puerto Varas - Chile
Plaza das armas e Costanera mais ai fundo, no centro da cidade

Apesar de ser uma cidade pequena, Puerto Varas oferece um grande número de hotéis de qualidade. As melhores localizações para se hospedar são no centro ou na Costanera, via que margeia o Lago Llanquihue.

Se você for para este destino durante o verão, é bastante recomendamos que reserve a sua hospedagem com antecedência, quando os preços sobem e a cidade fica lotada.

Confira algumas das melhores opções para se hospedar em Puerto varas, Chile:

Voltar ao índice

Quando ir a Puerto Varas – Chile

Puerto Varas recebe turistas durante o ano todo, mas a experiência de visitação torna-se diferente conforme a época do ano.

  • Para fazer atividades ao ar livre, o verão é recomendado. Nessa época as temperaturas estão mais agradáveis e o tempo, mais seco com dias longos. Mas nessa época os hotéis estrão mais lotados e mais caros.
  • Para ver neve, o inverno é a melhor época, mas é também o período mais chuvoso e mais frio. Uma das vantagens é que os hotéis têm preços melhores e você poderá até esquiar por lá.

A região dos Lagos é bastante chuvosa em geral, principalmente entre os meses de maio e agosto. As temperaturas podem ficar negativas nos dias mais frios do inverno, mas a média é de 7ºC. No verão, a média é de 14ºC, podendo passar dos 20ºC durante o dia.

Voltar ao índice

Mapa de Puerto Varas: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Puerto Varas e ter uma noção dos acessos.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here