Arequipa é uma cidade do Peru localizada numa área de oásis, em vale a 2300 metros de altitude, rodeado de vulcões, sendo o mais próximo deles o Misti, com 5825 metros de altitude.

A cidade tem cerca de 841 mil habitantes e é um dos destinos turísticos do Peru, conhecida como “Cidade Branca”, devido a muitos de seus edifícios serem construídos com uma pedra clarinha denominada sillar, retirada do vulcão Chachani.

Praça das Armas - Arequipa
Praça das Armas – Arequipa

A cidade é cercada por um belo cenário natural, aos pés dos vulcões El Misti (5.825m), Chachani (6.075m) e Picchu Picchu (5.664m). Mas sua altitude de 2.300m não incomoda. Nas redondezas, há vales, desertos, montanhas, canyons e outros vulcões.

Cidade de Arequipa e Vulcão Misti ao fundo
Cidade de Arequipa e Vulcão Misti ao fundo

Arequipa possui um lindo centro histórico, com edifícios dos séculos XVI a XVIII, e arquitetura muito rica que lhe valeu o título de Patrimônio da Humanidade, atribuido pela UNESCO.

Centro histórico de Arequipa
Centro histórico de Arequipa

O que fazer em Arequipa – Principais pontos turísticos

A cidade é grande, mas sua parte interessante, que é seu centro colonial, pode ser percorrido a pé, visitando seus museus, igrejas, praças e monumentos. Para os mais aventureiros dispostos a fazer trekking, rafting, passeios até o Cânion Colca, o que não faltam são agências que fazem estes passeios.

Plaza de Armas

Praça das Armas de Arequipa

Linda praça central da cidade, com um belo chafaris e enfeitada por palmeiras, é ponto de encontro de turistas e moradores nos finais de tarde, onde está a catedral, a Igreja da Companhia, outros belos edifícios, lojas, restaurantes, hotéis, agências de viagens e confeitarias.

Yanahuara

Yanahuara - ArequipaLocalizado no bairro de mesmo, a 2 km do centro, o local está em uma parte alta da cidade de onde se tem uma bela vista de Arequipa, e de seus três vulcões mais famosos. No local tem uma torre construída no século XIX com arcos e casas antigas feitas de cantaria.

Igreja da Companhia

Igreja da Companhia de Jesus - ArequipaConjunto de igreja e convento, localizada no canto da praça central, construída em 1698, tem sua estrutura de cantaria, com um belo pátio interno em estilo barroco.

Mosteiro de Santa Catarina de Siena

Mosteiro de Santa Catarina de Siena - ArequipaFundado em 1579, foi muitas vezes afetado por terremotos e reconstruído, fica próximo à praça principal. Considera-se como os edifícios religiosos mais importantes do Peru.

Catedral de Arequipa

Catedral de ArequipaBela construção do século XVII que ocupa todo o lado norte da praça e impressiona por seu tamanho e imponência. Seu interior é rico de ornamentos em ouro e objetos de valor, com destaque para o altar maior, o gigantesco órgão belga; e as doze enormes estátuas de madeira dos apóstolos na nave central.
A igreja foi abalada por terremotos e parcialmente reconstruída diversas vezes, sendo que a última foi em 2001, quando uma das torres desabou no meio da praça.

Museo de los Santuários Andinos de la Universidad Santa Maria

Museo de los Santuarios Andinos de la Universidad Santa MariaEste museu estuda os achados dos santuários localizados nos vulcões da região e foi criado em razão da descoberta da múmia de uma menina que foi sacrificada aos deuses no cume do vulcão Ampato, perto de Arequipa. Seu corpo foi encontrado em 1995 em excelente estado de conservação. A famosa múmia recebeu o nome de Juanita e é a mais bem preservada encontrada até hoje no território do antigo império inca.

Canyon Colca

Cânion Colca - PeruConsiderado o Cânion mais profundo do mundo, atingindo uma profundidade de 3.400 metros, é um dos principais destinos turísticos do Peru. Fica a cerca de 200 km de Arequipa de onde sai uma caravana de vans, toda madrugada para levar turistas a esse passeio.
Leia mais sobre nossa visita ao Cânion Colca.

Mais sobre esta região do Peru
Aventura no Peru – parte 3
Estrada entre Moquegua e Arequipa
Estrada entre Arequipa e Chivay
Destinos que visitamos no Peru
Mais sobre a cidade no Sundaycooks

COMPARTILHAR
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here