Machu Pichu é o destino turístico mais famoso do Peru e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Localizada nos Andes, a 2400 metros de altitude, a antiga cidade inca impressiona por sua arquitetura de pedra, terraços agrícolas e paisagens montanhosas.
Entre as principais atrações estão o Templo do Sol, a Praça Sagrada, o Intihuatana e a vista clássica da cidadela. O passeio pode ser feito a partir de Cusco ou Ollamtaytambo, com opções de trem, Caminho Alternativo ou pela Trilha Inca.
Declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, Machu Picchu combina história, cultura e natureza, sendo uma experiência imperdível para quem busca turismo histórico e aventura na América do Sul.
Saiba onde fica, como chegar, quando ir, e todas as dicas para visitar Machu Pichu, a Cidade Sagrada dos Incas!

Machu Pichu
- História de Machu Pichu, Peru
- Quando ir Machu Pichu, Peru
- Onde fica Machu Pichu: como chegar
- Como chegar de trem e ônibus
- Machu Pichu pelo caminho Alternativo
- Chegar pela Trilha Inca
- Onde se hospedar para visitar Machu Pichu
- Mapa de Machu Pichu
História de Machu Pichu
A história bem resumida de Machu Pichu diz que a cidade da montanha foi construída no século XV, como o símbolo maior do Império Inca. Foi descoberta pelo historiador americano Hiram Bringman em 24 de julho de 1911, quando estava coberta pela floresta.
Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.
Quando ir a Machu Pichu, Peru
- A melhor época para visitar Machu Picchu é durante a estação seca, entre maio e setembro, quando há menos chuvas, trilhas em melhores condições e maior visibilidade das montanhas.
- Os meses de junho, julho e agosto são os mais procurados, com clima estável e dias ensolarados, porém com maior número de turistas.
- Para quem busca equilíbrio entre bom clima e menor movimento, abril e maio ou setembro e outubro são ideais.
- Já a estação chuvosa, de novembro a março, apresenta paisagens mais verdes, mas com chuvas frequentes — fevereiro costuma ter restrições em trilhas como a Trilha Inca.

Onde fica Machu Pichu e como chegar
Machu Pichu fica em uma região montanhosa de florestas no centro da metade sul do Peru, a 160 km de Cusco, que é a porta de entrada e tem o aeroporto mais próximo para quem quer visitar o local.
A cidade mais próxima, que fica a apenas 6 km chama-se Machu Pichu Pueblo, também conhecida como Águas Calientes, situada praticamente no pé da montanha.
Indo por conta própria, não é tão simples, exige um bom trabalho de logística. Uma opção mais prática é ir com agência ou tour programado.

Existe 3 formas de chegar ao santuário dos Incas:
- Chegar de trem e ônibus.
- Pelo Caminho alternativo.
- Caminhando pela trilha Inca.
Machu Pichu de trem e ônibus
O mais comum é chegar até Aguas Calientes de trem, que parte de Cusco ou Ollamtaytambo, depois subir a montanha de ônibus em 20 minutos e que parte a cada 15 minutos. (Pode-se subir a pé, mas a subida é árdua e demora 1:30h).

Trajeto de trem a partir de Cusco
Da estação de Poroy, em Cusco, até Águas Calientes são 4 horas de trem, que parte em diversos horários. Cabe a cada um avaliar, mas geralmente quem faz este trajeto vai no período da tarde e passa a noite em Águas Calientes.
- Somente a PeruRail faz este trajeto.
- Preço aproximado – Trem de Cusco (estação Poroy) a Águas Calientes – 75 dólares – total de 150 dólares = ida e volta.

Trajeto de trem a partir de Ollamtaytambo
De Ollamtaytambo até Aguas Calientes são 2 horas de trem, que parte em diversos horários. Também dá para passar a noite no povoado, mas há a opção de ir cedo e voltar à tarde. Fui e voltei no mesmo dia e sobrou tempo. Se pretende conhecer as Ruinas de Ollamtaytambo é vantagem pegar o trem por lá.
- Duas empresas fazem este trecho: PeruRail e IncaRail.
- Preço aproximado – Trem de Ollamtaytambo a Águas Calientes – 55 dólares – total de 110 dólares = ida e volta.
Para saber os preços atualizados e horários dos trens, consulte o Site da Peru Rail e o site da Inca Rail.
O bilhete também pode ser comprado em Cusco ou na estação de Ollamtaytambo, mas se deixar para última hora, corre algum risco de não encontrar.
Se comprar pela internet, você deve imprimir o comprovante e no dia do embarque entregar no guichê da estação do trem para emitirem seu bilhete.

Trajeto de ônibus – Águas Calientes a Machu Pichu
- A passagem do ônibus é vendida no ponto de embarque de Aguas Calientes e pode ser comprada na hora, sem problemas.
- Preço aproximado – Ônibus de Águas Calientes a Machu Pichu – 10 dólares – total de 20 dólares ida e volta.
- O ingresso de entrada a Machu Pichu pode ser comprado com antecedência pela internet, em Cusco ou em Águas Calientes.
- Preço aproximado – Entrada Machu Pichu – 45 dólares
- Obs: Se quiser subir em Huayna Pichu (montanha mais alta que fica em frente a Machu Pichu) você deve comprar este bilhete específico, que é um pouco mais caro e tem limite de 400 pessoas por dia, sendo 200 pessoas as 7h e 200 as 10h.
- Para informações atualizadas consulte o site de Machu Pichu.

Atenção: Não suba a montanha sem o ingresso, que não é vendido na portaria do parque.
A compra pela internet funciona da mesma forma que o bilhete de trem, com o sistema de compras internacional e também deve-se passar no guichê para retirar o bilhete.
Reservar o tour completo a Machu Pichu com trem, ônibus e ingressos</
Machu Pichu pelo Caminho alternativo

Esse é o caminho mais utilizado pelos mochileiros que pretendem gastar o mínimo possível para chegar a Machu Pichu.
O trajeto é trabalhoso e por conta própria, pois se leva um dia inteiro, envolvendo ônibus, van e caminhada. A vantagem é a economia, além de passar por paisagens incríveis, com o Passo de Abra Malaga, a 4330 metros de altitude.
A sequência para ir de Cusco a Machu Pichu dessa forma é a seguinte:
- Transporte (Cusco – Hidrelétrica): Ônibus/van ida e volta custa aproximadamente entre 15 e 25 Dólares.
- Caminhada (Hidrelétrica – Águas Calientes): Gratuita, cerca de 2h30 a 3h pelos trilhos do trem.
- Ingresso Machu Picchu: (cerca de US$ 40 a 45).
- Hospedagem: dessa forma você chegará à tardinha em Águas Calientes e terá que dormir lá por 2 noites.
Há também, agências vendendo este pacote pela Rota Alternativa, que saem da Plaza de Armas bem cedo, chega a Santa Maria, no horário do almoço e vai até a hidrelétrica de Santa Teresa, onde existe um posto de controle do Parque Arqueológico de Machu Picchu.
Desse ponto começa a caminhada de 3 horas pelos trilhos até Águas Calientes. Ao chegar os turistas são encaminhados para o hotel.
A volta é realizada pelo mesmo trajeto no dia seguinte à visita a Machu Picchu.

Veja o que está incluso o pacote Machu Picchu by Car:
- Ida e volta de van para hidrelétrica de Santa Teresa.
- 2 cafés da manhã, 2 refeições.
- Guia em Machu Picchu.
- 2 diárias em Hotel de Águas Calientes.
- Ticket de entrada ao parque arqueológico.
Reservar excursão de 2 dias a Machu Pichu pela Rota Abra Malaga
Machu Pichu pela Trilha Inca

Esta opção é para quem quer aventura. Pela Trilha Inca chega-se pela Porta do Sol, depois de caminhar de 2 a 4 dias, dependendo da opção escolhida.
As agências providenciam os transportes e equipamentos, ingresso e o retorno de trem. É necessário reservar com bastante antecedência, pois existe um limite diário de 500 pessoas e não é possível fazer a Trilha Inca sozinho. Você tem que obrigatoriamente contratar uma agência cadastrada pelo governo peruano.

Além dos serviços de guia, de carregadores e montadores de barracas, as agências oferecem alimentação e água. É recomendável que você leve alimentos complementares para os intervalos entre as refeições, pois não há lanchonetes pelo caminho.
Se você for fazer a Trilha Inca a entrada para Machu Picchu estará inclusa, assim você não precisa fazer a reserva de ingresso ao sítio arqueológico pela internet.
Cusco fica a 3400m de altitude, recomenda-se ficar pelo menos 2 dias inteiros na cidade antes de qualquer caminhada para aclimatação.

Trilha Inca clássica – 4 dias / 3 noites
Caminho clássico completo. (300 dólares)
A Trilha Inca é o caminho de 42 km que os Incas percorriam para chegar a Machu Pichu e passa por vários sítios arqueológicos, com altitude máxima de 4200m.
Trilha Inca curta – 2 dias
De trem até um ponto e o restante caminhando, com altitude a 2300m e você não precisa dormir no acampamento de montanha, mas num hostel em Águas Calientes.
Trilha Inca Salkantay – 5 dias
A Trilha Salkantay passa pelo nevado Salkantay e chega em Aguas Calientes e não em Machu Pichu como a Trilha Inca. São 65 km e demora no total 5 dias e 4 noites, sendo o último dia o de visita a Machu Pichu. (180 dolares).

Esta trilha é mais desgastante, atingindo 4600 m de altitude além do frio exigindo um pouco mais de preparo do viajante, tanto no físico como nas vestimentas.
A vantagem da Salkantay é que não é preciso fazer reserva antecipada, pois não há um limite diário, além de passar por paisagens belíssimas de transição do nevado para selva Amazônica.
Há também outras opções de tours que mesclam trechos de trem e trechos de trilha, confira:
Onde se hospedar
As hospedagens para antes, depois e durante a visita a Machu Pichu vão depender muito da opção que você vai usar para chegar à Cidade Sagrada dos Incas. Mas basicamente, você irá se hospedar em Cusco, Ollantaytambo e Aguas Calientes.
Mapa de Machu Pichu e opções de acesso
Leia também:












Olá pessoal!!
primeiramente parabéns pelo blog, sensacional suas dicas
As construções incas são conhecidas por estar sempre em harmonia com a natureza e com a paisagem que as rodeiam. Assim que, qual a melhor maneira de chegar a construção mais icônica e famosa dessa cultura, do que uma trilha que lhe deixará entrar em contato com a natureza que fez parte da mesma? O Peru conta com as trilhas mais bonitas de toda a América Latina, tendo a Trilha Inca a número 1 e a Trilha Salkantay a número 2
recomendo muito fazer uma das trilhas
Obrigado, Ricardo! Ótimo comentário!
Excelente guia para Machu Picchu! Gostei muito da clareza e dos detalhes de cada opção de transporte. A inclusão de dicas práticas sobre a compra de passagens e o planejamento antecipado é muito útil para qualquer viajante que deseje explorar essa maravilha do mundo sem contratempos. Obrigado por compartilhar informações tão valiosas que, sem dúvida, ajudarão muitos a ter uma experiência mais agradável e organizada.