Cidades de Santa Catarina: 50 destinos turísticos

Guia de Turismo Santa Catarina - 6 regiões e 50 cidades para você montar seus roteiros de viagem pelo estado!

908
Cidades de Santa Catarina: 50 destinos turísticos
Visual fantástico de parte da cidade de Balneário Camboriú

Conheça 50 cidades de Santa Catarina para fazer turismo. Lista de 6 regiões e as melhores cidades turísticas catarinenses com suas principais atrações.

Santa Catarina é um estado abençoado pela natureza, com atrações turísticas para todos os gostos. É um dos mais completos estados brasileiros em termos de turismo, com praias paradisíacas, belas montanhas, grandes cachoeiras, cidades históricas e também modernas.

  • No Litoral de Santa Catarina há praias para todos os gostos, algumas ótimas para surf, outras com mar transparentes e calmo para banhistas.
  • Na Serra Catarinense estão as cidades mais frias do Brasil, repletas de atrações naturais, cachoeiras e formações rochosas, além de estradas cinematográficas.
  • Na planície Sul as pequenas cidades próximas a cadeia de montanhas da Serra Geral são repletas de trilhas que levam a mirantes e cachoeiras gigantes.
  • O Vale Europeu e Nordeste de Santa Catarina mesclam belas paisagens naturais com a arquitetura e cultura alemã.
  • No Oeste de Santa Catarina estão alguns dos melhores balneários termais do estado.
Vista aérea da Cascata do Avencal
Cascata do Avencal, uma das atrações de Urubici, Serra Catarinense

Turismo Santa Catarina

Conheça 50 lugares para conhecer em Santa Catarina – cidades e seus pontos turísticos. Já visitamos todas elas, e o link de cada uma, leva a um guia de turismo completo com informações.

Litoral de Santa Catarina: Cidades turísticas

Praias de Santa Catarina - Praia da Armação e Matadeiros - Florianópolis
Praia da Armação e Matadeiros, em Florianópolis

Após percorrer praticamente todo o litoral brasileiro, podemos afirmar que o Litoral de Santa Catarina, com seus 500km de extensão, é o mais completo do Brasil. São centenas de praias dos mais variados tipos.

O Litoral Sul começa com longas praias retilíneas, mas chegando em Laguna o litoral começa a ficar recortado, onde as montanhas se encontram com o mar. A partir daí estão algumas das melhores praias para surf, também repleta de dunas e paisagens belíssimas.

A partir de Florianópolis seguindo para o Litoral Norte aparecem também as melhores praias para banhistas.

Conheça as principais cidades turísticas do Litoral de Santa Catarina. A lista mostra os destinos do Norte para o Sul do Litoral Catarinense. Também escrevemos um artigo mostrando as 20 melhores praias de Santa Catarina em nossa opinião.

São Francisco do Sul

Prainha - São Francisco do Sul
Vista aérea da Prainha e praia da Enseada ao fundo

A Ilha de São Francisco do Sul desvenda cenários de belas praias, com destaque para a Praia da Enseada e a Prainha. Outro destaque é o centro histórico de São Francisco do Sul, a cidade mais antiga do estado, de onde saem os passeios de barco pela Baía de Babitonga.

Barra Velha

Cristo de Barra Velha
Mirante do Morro do cristo, no centro da cidade

Com praias urbanizadas e menos acidentadas, Barra Velha possui várias praias que acompanham a BR-101. Possui também praias mais desertas ao norte como a da península que acompanha a lagoa de Barra velha.
Na cidade o destaque é o Mirante do Cristo, com a vista da parte central.

Piçarras

Piçarras SC
Molhe Sul de Piçarras SC

Uma continuação do litoral de Barra Velha, Piçarras oferece praias semelhantes com uma orla urbanizada. Na parte Sul, na divisa com o município de Penha há um belo calçadão às margens do Rio Piçarras que leva até a sua foz. O local é ponto de partida para os passeios de barco.

Penha

Beto Carrero World - Penha - SC
Beto Carrero World vista da avenida de acesso

As praias de Penha se distribuem entre algumas montanhas que avançam até o mar, ainda com algumas praias desertas e pouco conhecidas e outras repletas de barco de pescadores.
Além das praias a cidade se destaca por abrigar o Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina, que recebe milhares de visitantes o ano todo.

Navegantes

Praia Gravatá - Navegantes - SC
Praia Gravatá, em Navegantes

Navegantes possui praias mais extensas e com poucos acidentes geográficos. Os pontos mais urbanizados ficam nas extremidades do município, próximo ao Rio Itajaí, no centro, e na praia Gravatá, na divisa com Penha.

Itajaí

Mirante do Morro da Cruz - Itajaí
Mirante do Morro da Cruz – Itajaí

Itajaí é uma cidade portuária que oferece atrações variadas, como praias, mirantes, atrações históricas e arquitetônicas. Entre as praias, os destaques ficam para a praia de Cabeçudas e a Praia Brava.

Na cidade, não deixe de visitar o mirante da cruz, com a vista da cidade e também vá até o molhe para ver um dos navios gigantes passando que acessam o porto de Itajaí.

Balneário Camboriú

Prédios mais altos de Balneário Camboriú
Visual fantástico de Balneário Camboriú através de nosso drone

Balneário Camboriú vem ganhando fama internacional pelos seus prédios gigantes e grandes empreendimentos temáticos. Entre as praias se destacam a Praia das Laranjeiras, ótima para banho de mar e as praias que acompanham a Rodovia Interpraias.

Na cidade, a orla super urbanizada de prédios gigantes, divide a atenção com atrações como os bondinhos do parque Unipraias, a Roda gigante, o Aquário, os passeios de barco, entre outras…

Itapema

Praia central de Itapema
Praia central de Itapema

Itapema é uma das cidades preferidas do litoral de Santa Catarina para as férias de verão. Suas boas praias e a ótima infraestrutura atraem os visitantes. Á noite os restaurantes e shoppings com lojas de fábrica dão também opções de compra aos visitantes.

Quem fica em Itapema tem também a facilidade de visitar as cidades de Santa Catarina que são vizinhas, como Balneário Camboriú, Porto Belo e a paradisíaca Bombinhas.

Porto Belo

Praia de Porto Belo
Praia urbana de Porto Belo

Situada entre Itapema e Bombinhas, Porto Belo possui algumas praias urbanas. Porém, os destaques desta cidade de Santa Catarina são a paradisíaca praia da Ilha de Porto Belo e a escondida Praia do Estaleiro.

Porto belo também é destaque pelos passeios de barco e pela praia do Caixa D’Aço, local de concentração de lanchas e iates para festas com bares flutuantes.

Bombinhas

Praia da Sepultura - Bombinhas
Praia da Sepultura – Bombinhas

Situada em uma península bastante recortada por baías, enseadas e morros, Bombinhas é dona do mais belo conjunto de praias entre as cidades de Santa Catarina. Entre as praias há também ótimas trilhas para caminhadas, como a trilha do Morro do Macaco.

Possui praias de águas cristalinas com mar calmo e também, outras com ondas. Entre os destaques estão as prainhas de águas transparentes e mansas entre a Praia da Sepultura e a Praia urbana de Bombinhas.

Governador Celso Ramos

Prainhas de Ganchos de Fora - Governador Celso Ramos
Vista aérea das prainhas e a praia de ganchos de Fora

Governador Celso Ramos é menos conhecida, mas de grande potencial, que agora que vem despontando para o turismo em Santa Catarina. Seu litoral possui características semelhantes ao de Bombinhas.

Possui várias praias paradisíacas situadas em enseadas de mar calmo e ainda algumas lindas praias desertas acessíveis somente por trilhas.

Florianópolis – Capital de Santa Catarina

Av. Beira Mar - Florianópolis
Vista aérea da avenida Beira Mar Norte

A enorme Ilha de Santa Catarina, como é chamada a ilha do município de Florianópolis é repleta de lindas praias.

Há praia para todos os públicos, algumas excelentes para o surf, como a Praia Mole e Praia Joaquina, outras com completa infraestrutura para veranistas, como a Praia dos Ingleses e Praia Canasvieiras.

Há também enseadas de mar calmo como Lagoinha do Norte e Ponta das Canas, as de alto padrão como do Santinho e Praia Brava, além das desertas como a espetacular Praia da Lagoinha do Leste.

Palhoça

Pedra do Urubu - Guarda do Embaú
Mirante da Pedra do Urubu, em Guarda do Embaú

Apesar de um pouco ofuscada por Florianópolis, por ficar logo ao Sul da ilha, Palhoça oferece um belo conjunto de praias, algumas urbanizadas, outras desertas e paradisíacas.

Guarda do Embaú é mais famosa entre as suas praias, enquanto a pequena praia do Maço, procurada para quem gosta de acampar. Em Palhoça há também belas trilhas para percorrer entre as suas praias.

Garopaba

Praia Ferrugem e da Barra ao fundo, em garopaba

Garopaba é uma cidade de Santa Catarina que divide espaço entre pescadores e turistas, enquanto suas praias de grande beleza natural possuem boas ondas para surf e cenários perfeitos para caminhadas.

Desde a Praia vermelha na divisa com Imbituda, até a Praia Gamboa na divisa com Guarda do Embaú, tendo as Dunas de Siriú ao centro, há cenários belíssimos de praias e montanhas com belíssimas trilhas para trekking como a trilha da Pedra Branca.

Imbituba

Praia do Rosa - Imbituba
Praia do Rosa – Imbituba

As praias de Imbituba são como uma continuação de Garopaba, com características bem similares e também de grande beleza natural. Imbituba é famosa também pelas baleias francas que sempre aparecem no inverno.

Entre suas praias mais famosas podemos citar a Praia do Rosa e sua belíssima baía, e a Praia da Vila e suas ondas perfeitas para o surf. Já na Barra de Ibiraquera a areia divide espaço entre a lagoa e o mar.

Laguna

Farol de Santa Marta
Farol de Santa Marta – Laguna

Assim como São Francisco do Sul, Laguna é uma das cidades de Santa Catarina que se destaca por seu preservado centro histórico e suas praias com longas dunas e faixas de areia.

Um de seus cenários mais belos e o conjunto natural e arquitetônico que compõem a vila do Farol de Santa Marta. Há várias praias desertas em Laguna, mas a Praia do Mar Grosso, na cidade, oferece ótima infraestrutura.

Araranguá

Morro dos Conventos
Morro dos Conventos e o rio Araranguá ao fundo

A região de Araranguá, no Litoral Sul de Santa Catarina, possui um mar mais retilíneo, praticamente sem acidentes geográficos.
O destaque é o Morro dos Conventos, uma formação rochosa entre as dunas, que funciona como mirante e é também ponto de decolagem de parapente e local de prática de rapel.

Voltar ao índice

Serra Catarinense

Serra do Rio do Rastro - Santa Catarina
Vista aérea da Serra do Rio do Rastro, na Serra Catarinense

A Serra Catarinense é um dos destaques do turismo em Santa Catarina. As cidades mais frias do Brasil, além do aconchego das pousadas oferecem inúmeras atrações naturais e temáticas.

As cidades de Santa Catarina que mais se destacam nesta região são Urubici e Bom Jardim da Serra, porém há também muitas atrações em mais 5 destinos da serra, confira!

Urubici

Cachoeira do Rio dos Bugres
Cachoeira do Rio dos Bugres em Urubici

Urubici é disparado o melhor destino da serra Catarinense e um dos melhores destinos de inverno no Brasil. A cidade vem ganhando cada vez mais destaque no turismo em Santa Catarina por suas inúmeras atrações naturais.

Cânions e montanhas como o Morro da Igreja, formações rochosas como a Pedra Furada, e estradas espetaculares como a Serra do Corvo Branco, são algumas das atrações que atrai o turista.
Já as belíssimas pousadas entre araucárias e montanhas dão o charme especial para quem curte um friozinho com conforto.

Bom Jardim da Serra

Cânion do Funil - Bom Jardim da Serra
Cânion do Funil – Bom Jardim da Serra

A cinematográfica Serra do Rio do Rastro e mais 3 cânions gigantes são os principais lugares para visitar em Santa Catarina, nesta cidade.

Quem sobe a sinuosa e íngreme rodovia espremida entre os penhascos, chega ao topo dos Campos de Cima da Serra, onde o Cânion do Funil, Cânion das Laranjeiras e Cânion da Ronda, revelam sues penhascos com centenas de metros.

São Joaquim

Belvedere de São Joaquim
Belvedere de São Joaquim

Por muitos anos considerada a cidade mais fria do Brasil, São Joaquim perdeu este título para a vizinha Urupema, após instalação de radar meteorológico.
Hoje a cidade destaca-se por belas pousadas e vem crescendo no turismo dos vinhos de altitude.

Urupema – Cidade mais fria do Brasil

Praça central de Urupema
Vista aérea da praça central de Urupema

Urupema se destaca por ser a cidade mais fria de Santa Catarina e também de todo o Brasil, por suas médias durante o ano. Nos dias mais frios do inverno o termômetro da praça chega a marcar -6°.

Urupema ganhou fama depois que do Jornal Nacional começou a mostrar a Cascata que Congela, nos dias mais frios do ano, localizada no município.

Alfredo Wagner

Trilha da Base dos Soldados de Sebold
Trilha da Base dos Soldados

Recentemente fizemos verdadeiras expedições para desbravar e mostrar as belezas naturais de Alfredo Wagner aos nossos leitores. Com grande potencial ao ecoturismo, esta cidade de Santa Catarina fica numa área de transição da serra ao vale.

Inúmeras cachoeiras e grutas se espalham entre as montanhas, tendo como a atração destaque os Soldados de Sebold, montanhas rochosas nos contrafortes do campo dos Padres.

Bom Retiro

Bom Retiro SC - Cânion Papuã
Cânion Papuã e a cachoeira ao fundo, em Bom Retiro

Bom Retiro foi outra grata surpresa que tivemos ao explorar recentemente. Pouco conhecido ainda em Santa Catarina no turismo, Bom Retiro possui um bom número de belas cachoeiras, montanhas e mirantes ideais para a prática do ecoturismo.

Lages

O que fazer em Lages
Monumento em uma praça de Lages

A maior cidade da região serrana de Santa Catarina foi a primeira a abrir as porteiras de suas fazendas a hospedagem rural no Brasil.

Possui alguns pontos turísticos na cidade, mas é na zona rural que estão suas atrações que mais agradam, como nos belos campos da Coxilha Rica, região de antigas fazendas que vem se abrindo ao turismo.

Voltar ao índice

Cidades de Santa Catarina – Planície do Sul

Entre os lugares para conhecer em Santa Catarina, esta é uma região que possui muitas atrações ainda pouco conhecida pelos brasileiros. Os principais atrativos são as cachoeiras gigantes e as belas montanhas no sopé de cânions, acessíveis através de trekkings.

Conheça as principais cidades de Santa Catarina para turismo nessa região, no sentido Sul a Norte:

Praia Grande – Santa Catarina

Morro do campestre - Praia Grande SC
Trilha do Morro do Campestre, em Praia Grande

A cidade catarinense de Praia Grande é conhecida como a capital dos cânions e tornou-se bastante famosa também pelos inúmeros balões que fazem voos diários na cidade.

Diferente de Cambará do Sul de onde os cânions são vistos de cima no lado gaúcho, Praia Grande SC fica na parte de baixo de vários cânions, entre eles o Itaimbezinho.

O destino é repleto de atividades de ecoturismo, como canionismo, rapel, cavalgadas, voo de balão e trekking, como a famosa Trilha do Rio do Boi.

Timbé do Sul

Serra da Rocinha
Vista aérea da Serra da Rocinha

Ainda com pouca estrutura turística, Timbé do Sul deve crescer no turismo em Santa Catarina, após a conclusão da cinematográfica Serra da Rocinha.

A rodovia liga a planície do litoral catarinense aos altos dos Campos de Cima da Serra e aos cânions de São José dos Ausentes. Na encosta dos cânions cachoeiras e piscinas naturais são as atrações.

Veja o que fazer em Timbé do Sul

Morro Grande – Santa Catarina

Cachoeira do Bizungo - Morro Grande - SC
Cachoeira do Bizungo em Morro Grande

Outro destino de Santa Catarina que fizemos verdadeiras expedições para desbravar e conhecer foi Morro Grande. A pequena e pouco conhecida cidade guarda no interior do município belas cachoeiras e grutas.

Os destaques ficam para a belíssima cachoeira do Bizungo com mais de 100 m de altura, as paleotocas, antiga morada de animais pré-históricos e a trilha do Pico Realengo.

Nova Veneza

Praça de Nova Veneza - SC
Vista aérea da praça de Nova Veneza e a Rua Coberta

Essa pequena e aconchegante cidade de Santa Catarina oferece um misto de ecoturismo, um destino romântico e gastronômico. A cidade mais italiana de Santa Catarina oferece bela atrações turísticas na cidade e restaurantes de comida típica italiana.

Na encosta das montanhas, longas trilhas levam à várias cachoeiras gigantes, algumas cm mais de 100 m de altura, mas o destaque é a cachoeira do cantão e suas sucessivas quedas.

Criciúma

Mina de visitação em Criciúma SC
Mina de carvão aberta à visitação em Criciúma

A maior cidade do Sul de Santa Catarina oferece algumas atrações turísticas, além de servir de base para visitar outros destinos da região, como Nova Veneza, Siderópolis e Treviso.

Entre seus principais pontos turísticos, podemos citar a Mina Octavio Fontana, única mina de carvão aberta à visitação no Brasil; o Museu de Zoologia da UNESC; o Parque Cinquentenário e Parque das Nações.

Siderópolis

Barragem do Rio São Bento - Siderópolis
Barragem do Rio São Bento – Siderópolis

A pequena cidade de Siderópolis, situada na encosta das montanhas revela belos cenários. A Barragem de São Bento e seu entorno é uma das principais atrações desta cidade de Santa Catarina.

Já entre as formações rochosas destacam-se a Janela Furada e a Gruta da Serrinha, acessíveis através de trilhas. Próximo à cidade fica o Santuário Nossa Senhora de Fátima com uma enorme estátua da santa.

Treviso

Mirante do Cristo e a cidade ao fundo
Mirante do Cristo e a cidade ao fundo

Outro destino pouco conhecido no turismo Santa Catarina é a pequena cidade de Treviso, próxima a Siderópolis e Criciúma. Suas atrações são ligadas ao ecoturismo, com várias cachoeiras e formações rochosas acessíveis

Entre as atrações destacam-se a Pedra dos Dois Dedos, Cachoeira Cirenaica, cachoeira do Rio Manin e o Mirante do Cristo.

Grão Pará

Serra do Corvo Branco - Grão Pará - SC
Visual das montanhas no caminho de Grão Pará a Urubici

Situada abaixo da cinematográfica Serra do Corvo Branco, Grão Pará revela os mais belos cenários com as montanhas ao fundo. Além da estrada que cruza as montanhas, destacam-se a Trilha das Pirâmides, a Serra Furada, a cachoeira Olívio Kuelkamp e a trilha Rio Túnel.

Obs: esta foi uma das únicas cidades desta lista de Santa Catarina turismo que ainda não exploramos, mas pretendemos visitar em breve.

Voltar ao índice

Região do Vale Europeu – Santa Catarina turismo

Pomerode - Paraíso Enxaimel Mundo Antigo
Paraíso Enxaimel Mundo Antigo, em Pomerode

Neste bloco iremos destacar as cidades de Santa Catarina que compõem a região turística do Vale Europeu e também do Vale do Rio Itajaí.

Esta região se destaca pela forte influência germânica em sua arquitetura e cultural além de outros atrativos.

Conheça as opções de turismo em Santa Catarina, nessa região:

Rio do Sul

Catedral de Rio do Sul
Vista aérea da Catedral S/ao João Batista

Apesar de pouco divulgada em termos de turismo, Rio do Sul oferece algumas belas opções, tanto urbanas, como naturais, na zona rural.

Na cidade, o destaque fica por conta da majestosa catedral São João batista e os dois rios que cortam o centro. Na zona rural, a cachoeira da Magia e o Morro do Funil são duas das opções.

Blumenau

Vila Germânica Blumenau
Vila Germânica – Blumenau

A maior cidade do vale do Itajaí possui forte influência germânica, tanto que sedia a famosa Oktoberfest. Construções típicas enxaimel e pontes em estilos variados estão entre as atrações urbanas.

Pomerode

O que fazer em Pomerode
Paraíso Enxaimel Mundo Antigo – Pomerode

Reconhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode é uma pequena e charmosa cidade do vale Europeu. Próxima a Blumenau a cidade oferece um bom número de atrativos, incluindo museus, um zoológico e atrações temáticas.

É um bom lugar para provar a autêntica comida alemã e observar as inúmeras casas de arquitetura enxaimel.

Timbó

Complexo Turístico Jardim do Imigrante - Timbó
Complexo Turístico Jardim do Imigrante – Timbó

Apesar de não possui muitas atrações turísticas, incluímos esta cidade na lista de turismo Santa Catarina por uma atração belíssima localizada no centro.

O complexo turístico Jardim do Imigrante forma um belo cenário junto ao Rio Benedito. Uma pequena barragem forma cachoeiras artificiais, enquanto uma estilosa ponte de pedestres leva a uma construção enxaimel de grande beleza.

Jaraguá do Sul

Chiesetta Alpina - Jaraguá do Sul SC
Chiesetta Alpina – Jaraguá do Sul SC

Esta importante cidade de Santa Catarina, com vocação industrial, conhecida como a capital da malha, revela também boas opções para turismo.

Enquanto os museus e prédios históricos contam a história dos colonizadores, os parques e praças, como o parque Malwe, são as opções urbanas de lazer. Fora da cidade o Morro da Boa Vista e a Chiesetta Alpina são os melhores mirantes no topo das montanhas.

Brusque

Brusque SC
Brusque SC

Brusque é uma das melhores opções para turismo de compras em Santa Catarina. A cidade oferece alguns shoppings com lojas de fábrica com bons preços. Entre as atrações turísticas, destacam-se as imponentes igrejas, o Parque das Esculturas e o Parque Zoobotânico. A 38km de Brusque fica o Parque das Cavernas de Botuverá.

Opções de hotéis em Brusque

José Boiteux

Cachoeiras de José Boiteux
Cachoeira do Rio Wiegand – José Boiteux

A pequena José Boiteux entrou em nossa lista dos lugares para visitar em Santa Catarina por abrigar três belas cachoeiras de grande beleza cênica.
Vale a pena incluir em um roteiro pela região para conhecer a cachoeira do Rio Laeisz, cachoeira do Encontro e cachoeira do Rio Wiegand.

Voltar ao índice

Cidades de Santa Catarina: Turismo no Nordeste do estado

Visitamos recentemente as cidades de Santa Catarina localizadas no Nordeste do estado, que também é marcada pela influência de imigrantes alemães.

Além dos museus e a arquitetura urbana, os destinos oferecem passeios interessantes e belas paisagens rurais.

Conheça as opções de turismo em Santa Catarina no Nordeste do estado:

Rio Negrinho

Passeio de Maria Fumaça Rio Negrinho
Estação ferroviária de Rio Negrinho – Saída do passeio de Maria Fumaça

O grande destaque do destino é o passeio de Maria Fumaça entre Rio Negrinho e Corupá, conhecido como Trem da Serra do Mar, o mais longo do Brasil com locomotiva a vapor.
Além do trem, Rio Negrinho oferece algumas atrações urbanas e a fazenda Evaristo uma opção de lazer rural com completa infraestrutura.

São Bento do Sul

São Bento do Sul SC
Praça e igreja de São Bento do Sul SC

A maior cidade da região Nordeste de Santa Catarina possui várias construções em estilo enxaimel e alguns museus. Mas o que chama a atenção na cidade é a igreja matriz situada em um morro com uma imponente escadaria.

Na descida da serra ficam as atrações naturais, como a Cachoeira do Braço Esquerdo e o Morro da Igreja, formação rochosa vista de longe em toda a região.

Campo Alegre – Turismo rural em Santa Catarina

Rampa do Bugio - Campo Alegre SC
Balanço da Rampa do Bugio em Campo Alegre

Campo Alegre se destaca como um ótimo destino de turismo rural em Santa Catarina. É bastante procurado por moradores de Joinville que sobem a Serra Dona Francisca em busca de como um refúgio para descansar.

Com belas paisagens de araucárias, o destino é repleto de cabanas. Os destaques naturais ficam por conta da Cascata Paraíso e o salto do Engenho.

Corupá

Mosteiro de Corupá SC
Mosteiro de Corupá

A pequena cidade de Corupá se localiza em uma planície cercada de montanhas. A poucos quilômetros do centro fica o Mosteiro de Corupá, uma das mais imponentes obras arquitetônicas de Santa Catarina.

Já na encosta das montanhas há várias cachoeiras, com destaque para a Rota das Cachoeiras, com destaque para a Cachoeira do salto Grande, com 125 m de altura.

Opções de hotéis e pousadas em Corupá

Joinville – Maior cidade de Santa Catarina

Pórtico de Joinville
Vista aérea do Pórtico de Joinville

A maior cidade de Santa Catarina mistura atrações urbanas, rurais e culturais. Entre os principais eventos destacam-se o Festival de Dança e a Festa das Flores.

Entre os atrativos da cidade há alguns museus, o parque Zoobotânico e a Rua das Palmeiras. Na zona rural se destaca a Cascata de Piraí, Estrada Bonita e a Estrada do Quiriri.

Campos do Quiriri

Pedra da Tartaruga - Campos do Quiriri
Pedra da Tartaruga – Campos do Quiriri

Campos do Quiriri não é uma cidade, mas que incluímos na lista de lugares para conhecer em Santa Catarina por abranger vários municípios.
É uma região de campos de altitude com vários picos de grande beleza natural, como a Pedra da Tartaruga.

Saiba tudo sobre os Campos do Quiriri e a Pedra da Tartaruga

Voltar ao índice

Cidades de Santa Catarina: Turismo no Oeste do estado

Apesar de possuir poucos destinos turísticos, a porção Oeste do estado conta com algumas opções que inclui águas termais.
Conheça as opções de turismo em Santa Catarina na região Oeste:

Chapecó

O que fazer em Chapecó
Vista aérea da cidade de Chapecó

Chapecó é a maior e principal cidade do Oeste Catarinense, conhecida pelo Chapecoense, time de futebol que ficou marcado pelo trágico acidente aérea.

Na cidade há algumas atrações urbanas, como parques e praças, o Memorial da Chapecoense, a igreja e o Monumento ao desbravados. Nos arredores há belas paisagens no vale do rio Uruguai.

Treze Tílias

Praça de Treze Tílias
Praça e igreja matriz de Treze Tílias

Treze Tílias é a cidade de Santa Catarina conhecida por sua forte influência austríaca, herdada dos imigrantes da região do Tirol. Uma das tradições herdadas dos imigrantes são as esculturas em madeira.

A pequena e aconchegante cidade é bonita e organizada, com a maioria de suas construções em estilo Tirolês, com detalhes nas sacadas, floreiras e entalhes em madeira.

Piratuba

Termas de Piratuba
Termas de Piratuba

Piratuba é o mais completo destino de águas termais de Santa Catarina, com completa infraestrutura. O bairro que rodeia o parque termal possui belos hotéis e comércio e restaurantes.

O parque termal bem diversificado divide espaço com outras atrações como o Trem das Termas, Maria Fumaça que faz o passeio até Marcelino Ramos.

Itá

Parque termal de Itá e o lago do Rio Uruguai ao fundo

A antiga cidade de Itá foi inundada após a construção da barragem que abastece a Usina de Itá. Com isso uma nova cidade foi construída, ganhando destaque no turismo em Santa Catarina.

Entre as atrações, destacam-se o Parque termas de Itá, a antiga torre da igreja que restou no meio do lago, o Ecoparque com arvorismo e tirolesa, entre outras atrações.

Voltar ao índice

Mapa de Santa Catarina: Cidades turísticas

No mapa de Santa Catarina abaixo é possível visualizara localização de cada uma das cidades citadas acima. As cores diferentes dos ícones servem para separar por região.

Voltar ao índice

Como chegar ao estado de Santa Catarina

Para quem chega de avião, o aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz é o que oferece a maior quantidade de voos diários e consequentemente os melhores preços.
Outros aeroportos importantes são o de Chapecó (Oeste do estado), de Navegantes (região de Balneário Camboriú) e de Joinville (Nordeste do estado).

PASSAGENS PROMO – Acesse o buscador de passagens aéreas promocionais com os melhores preços do mercado! Pague em até 10x!
FAÇA SUA BUSCA DE VOOS BARATOS!

Para quem chega dos estados mais próximos, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, vale a pena ir de carro próprio. As principais rodovias de acesso são:

  • Rodovia BR-101 que atravessa todo o Litoral de Santa Catarina.
  • BR-116 que atravessa a área central do estado.
  • BR-470 e BR-282 que atravessam o estado na horizontal.

Para quem chega de avião é quer conhecer várias das cidades de Santa Catarina mostradas acima, a melhor forma é alugar um carro no aeroporto de chegada.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

As 10 maiores cidades de Santa Catarina

Saiba quais são as maiores cidades de Santa Catarina por população a partir da última estimativa IBGE (julho de 2020). De acordo com esta estimativa a população do estado de Santa Catarina é de 7 252 502 habitantes.

O que fazer em Joinville
Vista aérea do centro da cidade de Joinville

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina em população, com quase 600 mil habitantes, diferente do que muita pensa, que seja Florianópolis.

Saiba quais são as maiores cidades de Santa Catarina por população:

  1. Joinville: 597 658 hab.
  2. Florianópolis: 508 826 hab.
  3. Blumenau: 361 855 hab.
  4. São José: 250 181 hab.
  5. Chapecó: 224 013 hab.
  6. Itajaí: 223 112 hab.
  7. Criciúma: 217 311 hab.
  8. Jaraguá do Sul: 181 173 hab.
  9. Palhoça: 175 272 hab.
  10. Lages: 157 349 hab.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here